ATA Nº 3/CONSCER/UFFS/2021

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2021

Aos vinte e oito dias do mês de abril de dois mil e vinte um, às treze horas e trinta minutos, por meio do sistema de conferência on-line Webex, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária de 2021, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Marcela Alvares Maciel (Coordenadora Acadêmica Substituta); Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Bernardo Berenchtein (Coordenador do Curso de Agronomia); Luis Eduardo Azevedo Modler (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Douglas Santos Alves (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Cristiane Funghetto Fuzinatto (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Ana Maria de Oliveira Pereira (Coordenadora Adjunta do Curso de Geografia); Débora Clasen de Paula (Coordenadora do Curso de História); Matheus Fernando Mohr (Coordenador Adjunto do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Maria Silvia Cristofoli (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Leandro Galon (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Juçara Spinelli (Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Edison Kiyoshi Tsutsumi, Pedro Germano dos Santos Murara e Valdecir José Zonin (Representantes Docentes); Bruno Zucuni Prina e Ricardo da Conceição (Representantes Técnico-Administrativos); Lucas Vilar Huguenin e Camila Carvalho de Farias (Representantes Discentes); e, Marisa Inês Betiato (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Tarita Cira Deboni e Denise Knorst da Silva (Representantes Docentes); Marlei Devensi Janisch (Representante Técnico-Administrativo); Anye Pedroso Theisen (Representante Discente); e, Greisi Mara Bianchini (Representante da Comunidade Regional). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Sandra Simone Höpner Pierozan (Coordenadora Acadêmica); Alcione Roberto Roani (Coordenador do Curso de Filosofia); Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Marlon Brandt (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Daniel Francisco de Bem [titular] e Marília Teresinha Hartmann [suplente], Denise Cargnelutti, Ulisses Pereira de Mello e Natália Biscaglia Pereira (Representantes Docentes); Domingos Roque Pavan (Representante Técnico-Administrativo); Daniel Felipe Schuba Chiella (Representante Discente); e, José Valério Cavalli (Representante da Comunidade Regional). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Ilton Benoni da Silva (Coordenador Adjunto do Curso de Filosofia) e Fabio Francisco Feltrin de Souza [suplente] (Representante Docente). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. 1.1.1. Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2021. Inicialmente, foi apreciada a Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2021. Não havendo considerações, a ata foi aprovada. 1.2. Informes. 1.2.1. Direção. O Diretor do Campus manifestou pesar pelo falecimento do professor Robson Olivino Paim, ocorrido no dia 17 de abril de 2021, destacou as diversas contribuições que o docente prestou à universidade e informou que foi decretado luto oficial por três dias. Oportunamente, serão realizadas homenagens aos servidores falecidos nesse período de paralisação das atividades presenciais. Também prestou condolências pelo falecimento do pai da professora Marilia Teresinha Hartmann e pelo falecimento da mãe da professora Renata Portugal Oliveira. Informou que no dia 16 de abril de 2021, participou de audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que tratou da democracia nas universidades federais. Relatou também que se encontra em período de composição, a Comissão Eleitoral Local do CONSUNI, destacou que será necessário indicar representantes do segmento docente, técnico-administrativo e discente, até o dia 12 de maio de 2021. A seguir, relatou que, conforme deliberação do Conselho de Campus, em sua última sessão ordinária, realizou diálogo com o Prefeito Municipal de Erechim acerca da oferta de transporte público ao Campus. Salientou que, na oportunidade, o Prefeito manifestou as dificuldades enfrentadas pela empresa prestadora do serviço, que trabalha com deficit operacional, especialmente devido à diminuição de passageiros frente ao isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. O Diretor solicitou ao Prefeito para que, caso haja subsídio público à empresa, a linha para o Campus seja disponibilizada como contrapartida. Com relação à consulta à Procuradoria, o Presidente apresentou o Despacho do Reitor Nº 216/2021-GR, encaminhado em resposta ao Ofício Nº 16/2021-CER. Por meio do referido despacho, o Reitor informa que a Procuradoria Jurídica é um órgão de assessoramento acerca da legalidade dos atos administrativos, cabendo aos gestores públicos a busca por alternativas sobre os procedimentos para atender as demandas. Dessa forma, no momento, a Direção manterá o diálogo com os entes envolvidos para tentar resolver essa demanda. Por fim, o Diretor relatou sobre a campanha de arrecadação de banners usados, para doação ao Presídio Estadual de Erechim, para confecção de sacolas ecológicas pelas detentas. Na sequência, a professora Marcela Alvares Maciel informou que, em virtude de férias da professora Sandra Simone Höpner Pierozan, estará no exercício da Coordenação Acadêmica, até o dia 30 de abril de 2021. Finalizando os informes da Direção, a Coordenadora Administrativa fez um relato acerca andamento das obras que foram licitadas em 2020, dentre elas, a do poço artesiano, do galpão agrícola, do cercamento das áreas experimentais e a da cantina. Também relatou que o Pró-Reitor de Planejamento informou, em reunião administrativa, que foi liberado o orçamento e que os empenhos relativos a passagens e diárias podem ser encaminhados. 1.2.2. Comissões. O conselheiro Bruno Zucuni Prina informou que os seguintes processos foram analisados pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição do Campus Erechim (CAPPRR-ER): 23205.016735/2020-14 – Ione Iolanda dos Santos; 23205.002535/2021-57 – Gabriel Eidelwein Silveira; e, 23205.004231/2021-24 – Mariane da Silva Pisan. Os processos tiveram parecer desfavorável devido à inexistência de código de vaga disponível para contrapartida às instituições de origem. 1.2.3. Gerais. A conselheira Adriana Salete Loss informou que o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas realizou o processo de recredenciamento e em breve será lançado o edital de credenciamento. Até o dia 03 de maio de 2021, está aberto o processo seletivo discente para o programa. O conselheiro Lucas Vilar Huguenin agradeceu ao Diretor pelos encaminhamentos relativos ao transporte público, manifestou sua indignação com os retornos recebidos e destacou que discutirão alternativas junto aos demais estudantes. Nesse sentido, o Diretor do Campus ressaltou a importância dos serviços públicos e dos servidores públicos, esclarecendo que as empresas privadas visam sempre ao lucro e que eventuais prejuízos dos serviços concedidos à iniciativa privada acabam sendo cobrados dos contribuintes em forma de subsídios públicos. A conselheira Maria Silvia Cristofoli relatou que há cerca 15 dias tomou posse a nova diretoria nacional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), presidida pelo professor Romualdo Portela. Também houve a eleição das diretorias estaduais, sendo que a UFFS está representada e a professora Maria Silvia Cristofoli assumiu a Vice-Presidência. Alertou ainda para o fato de que, a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, está havendo uma tentativa de empobrecimento das licenciaturas, sendo necessário ficar atentos e mobilizados para essa questão. A conselheira Juçara Spinelli comunicou que o Programa de Pós-Graduação em Geografia passou pelo processo de credenciamento e está sendo finalizando o processo de recredenciamento. Até o dia 17 de maio de 2021, o programa está com o processo seletivo discente em aberto. Por fim, o Diretor lembrou que, além do processo seletivo discente do Mestrado em Geografia, estão abertos os processos seletivos discentes do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e também do Mestrado Profissional em Educação. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi exposta a ordem do dia. Por solicitação do professor Altemir José Mossi, foi sugerida a inclusão de ponto de pauta para tratar da apreciação de proposta de celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRAPA - Clima Temperado, como item 2.2. Em virtude da presença do professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, membro da Comissão Eleitoral do Conselho de Campus, também solicitou-se a antecipação, para o início da pauta, do item “2.9. Revisão das proporcionalidades dos segmentos acadêmicos no Conselho de Campus”. Com relação à solicitação do conselheiro Bernardo Berenchtein, ficou definido que a discussão acerca da autorização para realização de aulas práticas de campo seja realizada no ponto de pauta relativo à revisão do Nível de Segurança Operacional (NSO). Não havendo manifestações em contrário, a pauta foi aprovada com as alterações sugeridas, passando-se, de imediato, à discussão do primeiro item. 2.1. Revisão das proporcionalidades dos segmentos acadêmicos no Conselho de Campus. Inicialmente, o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, membro da Comissão Eleitoral do Conselho de Campus, apresentou ao plenário a proposta de revisão das proporcionalidades dos segmentos acadêmicos no Conselho de Campus. Ao analisar o quantitativo de vagas dos representantes eleitos do Conselho de Campus, a Comissão Eleitoral constatou que, com a inclusão da Coordenação do Mestrado em Geografia e a previsão de inclusão das coordenações do Curso de Geografia - Bacharelado e Ciências Biológicas - Bacharelado, o percentual de docentes no Conselho de Campus ficará em 73%. Tendo em vista que a LDB exige um percentual mínimo de 70% de docentes nos colegiados deliberativos, e considerando a não sobre-representação do segmento, a Comissão Eleitoral encaminhou a proposta de revisão dessas proporcionalidades. Após breves esclarecimentos, o plenário deliberou pela proposta de redução do quantitativo de vagas dos representantes docentes eleitos, ficando estabelecida a seguinte proporcionalidade: I. Docentes: 04 (quatro) representantes eleitos; II. Técnico-administrativos: 03 (três) representantes eleitos; III. Discentes: 03 (três) representantes eleitos. 2.2. Apreciação de proposta de celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRAPA - Clima Temperado. Na sequência, o professor Altemir José Mossi explanou ao plenário os termos da proposta de celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRAPA - Clima Temperado. Por envolver docentes de diferentes cursos, a proposta necessita de aprovação do Conselho de Campus. Conforme o docente, o objeto deste acordo é o de possibilitar o desenvolvimento de tecnologias para produção de base ecológica que visam avaliar e recomendar práticas de manejo para a adaptação de genótipos de feijão em sistemas agroflorestais e avaliação de genótipos de feijão e batata-doce em sistemas de produção de base ecológica para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Após os esclarecimentos, considerando o exposto, o plenário manifestou-se favoravelmente à proposta de celebração do Acordo de Cooperação Técnica conforme apresentado. 2.3. Homologação de indicação à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). De imediato, o Presidente informou que em consulta realizada aos docentes, a professora Lisandra Almeida Lisovski disponibilizou-se a integrar a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), em substituição à professora Denise Cargnelutti, na condição de suplente. A indicação foi submetida à apreciação do plenário, sendo a mesma homologada. 2.4. Homologação da composição da Comissão Executiva do Fórum Permanente dos Servidores Técnico-Administrativos. Ato contínuo, foram apresentadas as indicações das servidoras Elitana Antoniolli e Irene Cosmo Neta para compor a Comissão Executiva do Fórum Permanente dos Servidores Técnico-Administrativos, na condição de Presidente e Vice-Presidente respectivamente. Submetidas à análise dos conselheiros, as indicações foram homologadas. 2.5. Homologação da composição do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. A seguir, foi apresentado o Ofício Nº 18/2021-CCEAS-ER, relativo à composição do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que foi homologado conforme segue: I. Coordenadora: Cristiane Funghetto Fuzinatto; II. Coordenador Adjunto: Pedro Eugênio Gomes Boehl; III. Coordenador de estágios: Eduardo Pavan Korf; IV. Representantes do Domínio Específico: Roberto Valmir da Silva (titular) e Adriana Dervanoski (suplente), Gean Delise Leal Pasquali Vargas (titular) e Clarissa Dalla Rosa (suplente), Liérson Borges de Castro (titular), Helen Treichel (titular) e Anderson André Genro Alves Ribeiro (suplente), Denise Cargnelutti (titular) e Paulo Afonso Hartmann (suplente); V. Representantes do Domínio Comum: Bárbara Cristina Pasa (titular) e José Mario Vicensi Grzybowski (suplente); VI. Representantes do Domínio Conexo: Débora Regina Schneider Locatelli (titular); VII. Representantes Discentes: William Mateus Kubiaki Levandoski (titular) e Andressa Janaina Warken (suplente), Letícia Raquel Paliga (titular) e Laura Helena dos Santos (suplente); VIII. Representantes Técnico-Administrativos em Educação: Rodrigo Burin (titular) e Renato Calegari (suplente); IX. Representantes da Comunidade Regional: Saionara Eliane Salomoni (titular) e Laís Bencke Tonatto (suplente). 2.6. Homologação da composição do Colegiado do Curso de Filosofia. Na sequência, foi apresentado o Ofício Nº 09/2021-CCLF-ER, atinente à composição do Colegiado do Curso de Filosofia, que foi homologado com conforme segue: I. Coordenador: Alcione Roberto Roani; II. Coordenador Adjunto: Ilton Benoni da Silva; III. Coordenador de Estágios: Celso Eidt; IV. Representantes do Domínio Específico: Eloi Pedro Fabian (titular) e Bruno Ramos Mendonça (suplente), Joice Beatriz da Costa (titular) e Thiago Soares Leite (suplente), Marcio Soares (titular) e Vicente de Paula Almeida Junior (suplente); V. Representantes do Domínio Comum: José Martins dos Santos (titular) e Roberto Carlos Ribeiro (suplente); VI. Representantes do Domínio Conexo: Leandro Carlos Ody (titular) e Maria Silvia Cristofoli (suplente); VII. Representantes Discentes: Franciely Camargo Pinto (titular) e Camila Carvalho de Farias (suplente); VIII. Representantes Técnico-Administrativos em Educação: Janecler do Prado Dobrovolski (titular) e Sonia Venturin (suplente); IX. Representantes da Comunidade Regional: Neri Pies (titular) e Douglas Cenci (suplente). 2.7. Alteração da data da 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus. De imediato, o Diretor relatou que no final do ano passado, o calendário de sessões do Conselho de Campus foi elaborado com base na Resolução Nº 52/CONSUNI/UFFS/2020, que previa o término do semestre 2020-1, no dia 27/10/2021. Essa resolução foi alterada pela Resolução Nº 66/CONSUNI/UFFS/2021, na qual a data do término do semestre 2020-1 foi alterada para 23/10/2021. A 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus está prevista para o dia 25/10/2021 (segunda-feira), quando já será período de recesso. Dessa forma, sugeriu que a referida sessão fosse antecipada para o dia 18/10/2021, que é a segunda-feira que antecede o dia 23/10/2021. Não havendo manifestações em contrário, a alteração sugerida foi aprovada. 2.8. Recomposição da comissão responsável por fazer o diagnóstico da implantação do Campus e propor metodologia para elaboração do Plano Diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Ato contínuo, foi apresentada a solicitação do conselheiro Luís Eduardo Azevedo Modler para desligamento da comissão responsável por fazer o diagnóstico da implantação do Campus e propor metodologia para elaboração do Plano Diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, designada por meio da Resolução Nº 45/CONSC-ER/UFFS/2019. O conselheiro justificou sua solicitação em virtude da necessidade de condução do trabalho da comissão a partir da atuação de um profissional Arquiteto e Urbanista e considerou que o processo de redistribuição do professor Murad Jorge Mussi Vaz para outra instituição, único Arquiteto e Urbanista que compõe a comissão, impossibilita essa realidade. Dessa forma, sugeriu que a comissão seja recomposta, tendo inclusive, a participação de membros externos ao Conselho de Campus. A solicitação do professor Luís Eduardo Azevedo Modler foi submetida à apreciação do plenário, sendo a mesma aprovada. Assim, os demais membros da comissão, que não estavam presentes à sessão, deverão ser consultados acerca de seu interesse e disponibilidade em permanecer na comissão. Caso não permaneçam, a consulta deve ser estendida aos docentes e estudantes do Campus. A conselheira Greisi Mara Bianchini, representante da Comunidade Regional, manifestou interesse em compor a comissão, considerando especialmente sua formação em Arquitetura e Urbanismo. 2.9. Parecer acerca de processos de remoção e de redistribuição. Na sequência dos trabalhos, o conselheiro Bruno Zucuni Prina apresentou o Parecer Nº 04/2021-CAPPRR-ER, por meio do qual a Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição (CAPPRR-ER) manifestou-se favoravelmente à solicitação de redistribuição da servidora Claudia Simone da Cunha Teixeira, Assistente em Administração, da UFFS – Campus Erechim para a UFSM (Processo Nº 23205.005656/2021-51), recebendo em contrapartida o código de vaga ocupado pelo servidor Guilherme Turski dos Santos, de mesmo cargo. Da mesma forma, manifestou-se favoravelmente à solicitação de remoção da servidora Cristiana Paula Seehaber, Assistente em Administração, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para o Campus Erechim (Processo Nº 23205.015469/2020-02), oferecendo em contrapartida o código de vaga ocupado pelo servidor Guilherme Turski dos Santos, de mesmo cargo, a ser recebido da UFSM, em virtude da redistribuição da servidora Claudia Simone da Cunha Teixeira. Após esclarecimentos, o parecer foi submetido à apreciação do plenário, sendo o mesmo aprovado. 2.10. Apreciação da proposta de alteração do Anexo I da Portaria Nº 32/PROGRAD/UFFS/2018, que aprova a caracterização completa dos CCRs do Domínio Conexo entre as Licenciaturas do Campus Erechim. De imediato, foi exposto o Ofício Nº 22/2021-ACAD-ER, por meio do qual, a Coordenação Acadêmica solicita apreciação de proposta de alteração do Anexo I da Portaria Nº 32/PROGRAD/UFFS/2018, que aprova a caracterização completa dos CCRs do Domínio Conexo entre as Licenciaturas do Campus Erechim. A Coordenação Acadêmica esclarece que essa solicitação decorre de discussão realizada no âmbito da Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do CONSUNI, relativa à reformulação do PPC do curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura. A partir disso, a fim de atender à legislação vigente, está sendo sugerida a complementação do componente curricular “Educação Inclusiva”, com o acréscimo do conteúdo “Direitos humanos e educação inclusiva”, em sua ementa e bibliografia específica. Diante do exposto, o plenário aprovou a proposta apresentada. 2.11. Revisão mensal do Nível de Segurança Ocupacional (NSO) para a retomada das atividades acadêmicas. A seguir, conforme estabelecido pela Resolução Nº 14/CONSC-ER/UFFS/2020, foi realizada a revisão do Nível de Segurança Ocupacional (NSO) para a retomada das atividades acadêmicas. O conselheiro Bernardo Berenchtein apresentou a demanda para realização de aulas práticas de campo, em ambiente aberto, a fim de possibilitar a conclusão dos componentes curriculares aos estudantes em fase de finalização do curso. Diante disso, propôs o estabelecimento de um protocolo específico para realização dessas atividades. A partir da exposição, considerando o atual cenário regional e a necessidade de realização das aulas práticas de campo, em ambiente aberto, o plenário deliberou pelo estabelecimento do Nível de Segurança Operacional (NSO) 4. Para elaborar proposta de protocolo de biossegurança para a realização de atividades práticas de campo, no âmbito do Campus Erechim, foram designados os seguintes conselheiros: I. Bernardo Berenchtein (Presidente); II. Cristiane Funghetto Fuzinatto; III. Elizabete Maria da Silva Pedroski; e, IV. Valdecir José Zonin. O trabalho da comissão deverá ser apresentado em sessão extraordinária, a ser realizada no dia 11 de maio de 2021. 2.12. Avaliação do ensino remoto nos cursos de graduação e pós-graduação. Ato contínuo, o Diretor destacou que este ponto foi trazido para discussão neste colegiado, devido às inúmeras manifestações que a gestão do Campus tem recebido de professores, que estão preocupados com o aproveitamento dos discentes, bem como, dos próprios estudantes, que manifestam dificuldades com o ensino remoto. Nesse sentido, o Diretor destacou que é necessário ouvir os diversos segmentos que compõem a comunidade universitária a respeito da nova realidade, dos desafios que estão colocados e também das potencialidades desse formato de ensino. O objetivo deste diálogo é o de encontrar soluções para os problemas apontados e avaliar as práticas e políticas de ensino adotadas, de forma a qualificar esse processo. A conselheira Maria Silvia Cristofoli relatou que no Curso de Pedagogia, tem-se buscado o diálogo entre professores e estudantes para resolver as questões e manter a qualidade do ensino. A professora manifestou que uma das preocupações é com relação aos estudantes que já tinham dificuldades na interação presencial, pois essa situação agravou-se no ensino remoto, sendo que alguns estudantes apresentam sérias dificuldades na organização dos estudos. Como esse cenário não se resolverá de imediato, em alguns casos sugere-se que os estudantes matriculem-se em menos disciplinas. Uma alternativa para reparar minimamente a perda dos conteúdos poderá ser por meio de atividades de extensão. Outro aspecto apontado pela professora Maria Silvia Cristofoli, que demandará discussão e avaliação, é a obtenção de horas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs), pelos estudantes. O conselheiro Edison Kiyoshi Tsutsumi relatou que, em pesquisa aberta feita com professores e estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, observou-se que grande parte dos alunos relatam ansiedade e cansaço mental, além de outras dificuldades decorrentes do impacto da crise financeira causada pela pandemia. No Curso de Arquitetura e Urbanismo, optou-se por não ofertar a grade curricular completa, mesmo assim, há reclamações de sobrecarga, sendo que estudantes relatam estar mais cansados e percebem que o seu rendimento não está satisfatório. Há ainda reclamações quanto à participação dos estudantes, por parte dos docentes, nas atividades síncronas online, pois muitos estudantes não ligam microfones, nem as câmeras. O conselheiro Leandro Galon relatou as dificuldades enfrentadas nas aulas que demandariam atividades práticas, bem como em manter a atenção e estimular a participação dos estudantes. Por mais que se utilizem recursos variados, o docente ressaltou que as dificuldades são muito grandes. A conselheira Débora Clasen de Paula enfatizou a importância de discutir coletivamente esse assunto e reiterou a questão levantada pela professora Maria Silvia Cristofoli relativa às ACCs. Além de frisar os aspectos já levantados pelos demais docentes, ainda ressaltou a importância das aulas síncronas como forma dos estudantes sentirem-se integrados à sua turma e ao seu curso. O conselheiro Luís Eduardo Modler relatou a percepção de que a participação dos estudantes nas aulas tem sido decrescente ao longo do período de suspensão das atividades presenciais. Frisou que os docentes também encontram dificuldades na relação entre professor e aluno. Destacou ainda que não somente as disciplinas práticas são comprometidas no ensino remoto, mas também as teóricas, pois o professor não tem, por exemplo, o retorno imediato da linguagem corporal dos estudantes para acompanhar a compreensão do conteúdo pelos mesmos. A conselheira Maria Silvia Cristofoli frisou que as pessoas estão esgotadas e no seu limite. Não há amparo institucional, o cenário é desfavorável e de adoecimento generalizado. A docente salientou que é necessário cuidar da saúde mental. O Diretor destacou que há uma série de questões que demandarão diálogo e encaminhamentos. O cenário é difícil, pois além da conjuntura da pandemia e de uma vacinação extremamente lenta, há a redução dos recursos destinados à assistência estudantil e a reforma administrativa, que poderá causar impactos nas condições de trabalho dos servidores. Diante desses aspectos, o Presidente reforçou que essa precisará ser uma das principais pautas desse conselho, porque será preciso pensar soluções, uma vez que não há garantias para a retomada imediata das atividades presenciais como eram realizadas anteriormente. Considerando o tempo decorrido da sessão, o professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva manifestou que esse debate será retomado na próxima sessão ordinária. 2.13. Assuntos Gerais. Por fim, o conselheiro Valdecir José Zonin comunicou, via bate-papo, que participará como painelista, na Audiência Pública da Câmara Federal, na sexta-feira, dia 30 de abril de 2021, às 9h, que terá como tema as “Políticas Públicas para Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar”. Esse também é o tema do livro, de sua autoria entre outros, recém-impresso e que será lançado no mês de maio de 2021. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 28 de abril de 2021.

Data do ato: Erechim-RS, 28 de abril de 2021.
Data de publicação: 27 de maio de 2021.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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