ATA Nº 4/CONSCER/UFFS/2024

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2024

Aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco B, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 4ª Sessão Ordinária de 2024, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Cherlei Marcia Coan (Coordenadora Acadêmica); Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Alfredo Castamann (Coordenador do Curso de Agronomia); Renata Franceschet Goettems (Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Daniel Galiano (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas); Humberto José da Rocha (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Cristiane Funghetto Fuzinatto (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Bruno Ramos Mendonça (Coordenador do Curso de Filosofia); João Paulo Peres Bezerra (Coordenador do Curso de Geografia – Bacharelado); Reginaldo José de Souza (Coordenador do Curso de Geografia – Licenciatura); Renan Santos Mattos (Coordenador do Curso de História); Viviane Almeida Lima (Coordenadora Adjunta do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Maria Silvia Cristofoli (Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia); Paulo Afonso Hartmann (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental); Bárbara Cristina Pasa (Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Adriana Richit (Coordenadora do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Éverton de Moraes Kozenieski (Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Matheus Fernando Mohr, Silvania Regina Pelenz Irgang e Renan Santos Mattos (Representantes Docentes); Luana Angélica Alberti, Sheila Marques Duarte Bassoli e Jorge Valdair Psidonik (Representantes Técnico-Administrativos); e, Valdir Basso (Representante da Comunidade Regional). Fez-se presentes à sessão, a seguinte conselheira suplente, no exercício da titularidade: Renata Portugal Oliveira (Representante Docente). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Anibal Lopes Guedes (Coordenador do Curso de Pedagogia); Almir Paulo dos Santos (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); William Zanete Bertolini (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); e, Denise Cargnelutti (Representante Docente). Não compareceu à sessão, a seguinte conselheira: Tatiane Paulino Bezerra (Representante da Comunidade Regional). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. 1.1.1. Ata da 3ª Sessão Ordinária de 2024. Inicialmente, foi apreciada a Ata da 3ª Sessão Ordinária de 2024. Havendo acordo, a ata foi aprovada. 1.2. Informes. Na sequência, foram realizados os informes. 1.2.1. Direção. O Diretor do Campus informou que amanhã, 28 de maio, será realizada reunião entre os Diretores de Campus e a Reitoria, para tratar dos critérios para distribuição de 11 (onze) novos códigos de vaga de técnico-administrativos, de nível E, que a universidade recebeu recentemente. Posteriormente, será apresentada, ao Conselho de Campus, uma proposta para alocação da vaga ou das vagas destinadas ao Campus Erechim. Também lembrou que, no dia 29 de maio, será realizada Sessão Solene do Conselho de Campus, a fim de prestar homenagem póstuma aos professores Robson Olivino Paim, Fábio Aparecido da Costa e Rosilene Rodrigues Kaizer Perin, conforme decisão deste conselho. Relatou ainda que, conforme definição do Conselho de Campus, a Secretaria de Órgãos Colegiados encaminhou consulta aos estudantes, via e-mail e Whatsapp, a fim de identificar interessados em compor o Fórum de Desenvolvimento da Graduação, não havendo manifestações. Dessa forma, as vagas discentes no referido fórum permanecem em aberto. Por fim, lembrou que na próxima segunda-feira, dia 03 de junho, será realizada plenária do Fórum de Desenvolvimento da Graduação. A convocação será expedida nesta semana. A Coordenadora Acadêmica, por sua vez, reforçou a necessidade de mobilizar a comunidade universitária para realizar inscrições para o IV Festival Cultura de Fronteira, que está com as inscrições abertas. Também salientou que estão abertas, até 07 de junho, as inscrições para o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. A professora Cherlei Marcia Coan também destacou que a Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura, bem como, o Setor de Extensão e Cultura, mudou-se para a sala onde funcionava o Setor de Assuntos Estudantis (SAE), no Bloco A. Salientou que neste espaço também passará a funcionar o Setor de Eventos. A pedido da Coordenadora Acadêmica, o conselheiro Jorge Valdair Psidonik relatou que foi identificada a necessidade de ampliar o apoio e suporte para os eventos promovidos no Campus, a fim de qualificá-los e atingir um público maior. Assim, está sendo criado o Setor de Eventos. O servidor colocou-se à disposição para participar das reuniões dos colegiados de cursos a fim de apresentar as possibilidades de apoio. 1.2.2. Comissões. Não houve informes de comissões. 1.2.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi apresentada a ordem do dia. Não havendo sugestões de alteração, a pauta foi aprovada, passando-se, de imediato, à apreciação do primeiro item. 2.1. Constituição de comissão para o estabelecimento de critérios para alocação de novas vagas docentes. Inicialmente, o Presidente do Conselho de Campus esclareceu que a universidade recebeu um quantitativo de vagas relativo à ampliação dos cursos de Medicina do Campus Chapecó e Passo Fundo. Algumas vagas do escopo institucional, anteriormente utilizadas para a implantação dos cursos de Medicina, serão devolvidas. Não há ainda, no entanto, definição institucional para alocação dessas vagas. Possivelmente, será outorgado aos campi o estabelecimento de critérios para sua distribuição. Dessa forma, entendeu-se que a composição de uma comissão para elaborar uma proposta de critérios a ser submetido ao Conselho de Campus seria o encaminhamento mais adequado. A partir do debate produzido pelo plenário, ficou definido que os critérios serão utilizados para a distribuição de novas vagas docentes que o Campus venha a receber, portanto, esses critérios não se aplicarão às vagas já existentes que venham a ser desocupadas. Também ficou acordado que a comissão deverá ter uma composição equilibrada entre os cursos de bacharelado e licenciatura, bem como, representantes do domínio comum e conexo, da pós-graduação stricto sensu, da gestão, além de representantes dos demais segmentos que compõem o Conselho de Campus. O Diretor frisou, todavia, que atualmente há dificuldades para definição da representação discente, pois o Conselho de Campus não conta, no momento, com representação estudantil e não há DCE constituído. Assim sendo, foi definida a seguinte composição para a comissão: I – 01 (um) representante da Coordenação Acadêmica; II – 01 (um) representante dos Programas de Pós-Graduação; III – 02 (dois) representantes dos Cursos de Bacharelado; IV – 02 (dois) representantes dos Cursos de Licenciatura; V – 01 (um) representante do Domínio Comum; VI – 01 (um) representante do Domínio Conexo; e, VII – 01 (um) representante dos Técnico-Administrativos. Havendo definição do quantitativo das representações, os conselheiros foram consultados acerca de seu interesse e disponibilidade para integrar a comissão. Os conselheiros Alfredo Castamann (Curso de Agronomia) e Daniel Galiano (Curso de Ciências Biológicas) disponibilizaram-se para representar os cursos de bacharelado; o conselheiro Bruno Ramos Mendonça (Curso de Filosofia) disponibilizou-se para representar os cursos de licenciatura; e a conselheira Luana Angélica Alberti disponibilizou-se para representar o segmento técnico-administrativo. As indicações foram submetidas à apreciação, sendo aprovadas. Quanto às demais representações, foi decidido que: i) a Coordenação Acadêmica deverá definir e indicar seu representante; ii) a Coordenação do Curso de Pedagogia deverá definir e indicar um representante para ocupar a vaga dos Cursos de Licenciatura; iii) os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação deverão definir e indicar um representante dos Programas de Pós-Graduação; e, iv) a Secretaria de Órgãos Colegiados deverá solicitar à Presidência do Fórum do Domínio Comum e à Presidência do Fórum do Domínio Conexo a indicação de representantes dos respectivos fóruns. Por fim, foi estabelecido o prazo de 90 (noventa) dias para que a comissão apresente sua proposta ao Conselho de Campus. 2.2. Avaliação das ações da UFFS - Campus Erechim no apoio ao enfrentamento do cenário de emergência climática e construção de agendas para novas ações. Na sequência, o Presidente destacou que diversos servidores do Campus estão envolvidos em ações de caráter científico e humanitário no apoio ao enfrentamento do cenário de emergência climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul neste mês de maio. Salientou que, conforme previsões de especialistas, eventos climáticos dessa natureza tendem a ser mais frequentes. Dessa forma, reforçou a necessidade de que sejam planejadas e produzidas ações para o enfrentamento de eventuais novas emergências dessa natureza. A partir do debate produzido, foram aprovados os seguintes encaminhamentos: i) identificar grupos de pesquisa e projetos de extensão que possam propor novas ações relacionadas ao clima e ao meio ambiente; ii) estabelecer um protocolo interno para o enfrentamento das emergências, estabelecendo fluxos institucionais; iii) elaboração de proposta de agenda para inserção mais efetiva da UFFS nas ações da região de forma mais proativa e menos reativa; e, iv) encaminhar solicitação à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação para viabilizar apoio financeiro a projetos de pesquisa e extensão para a área ambiental e climática. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 27 de maio de 2024.

Data do ato: Erechim-RS, 27 de maio de 2024.
Data de publicação: 01 de julho de 2024.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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