ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2012

ATA DA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2012 DO CONSELHO DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos doze dias do mês de março de dois mil e doze, às dezenove horas e dez minutos, no auditório do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se para a Primeira Sessão Extrarordinária do Conselho do Campus, Paulo Henrique Mayer, Alexandre Manoel dos Santos, Betina Muelbert, Bruno Fernandes de Oliveira, Carlos Augusto Fernandes Dagnone, Cátia Tavares dos Passos, Elemar do Nascimento Cezimbra, Gilmar Franzener, Henrique Von Hertwig Bittencourt, João Costa de Oliveira, Joaquim Gonçalves da Costa, Josimeire Aparecida Leandrini, Leandro Antonio da Luz, Leide Graciela Blanco, Lucimara Lemiechek Spassin, Mariano Luís Sanchez, Maude Regina de Borba, Thiago Bergler Bitencourt. O presidente do Conselho, Paulo Henrique Mayer cumprimentou a todos e deu início à ordem do dia. 1. Diárias e Passagens – Apresentação da prestação de contas de diárias e passagens pelo Paulo Mayer, conforme planilha de uso desde o início de registro pelo campus em dois mil e dez. 2. Estruturas e novas instalações – Thiago comentou que a mudança dos professores para a sede administrativa não está como foi esperado. A antiga sala do SAE está sendo utilizado pela Assistente Social e falta espaço para atendimento aos alunos. Cátia informou que no colegiado do curso de Engenharia de Alimentos que os professores utilizam a sala junto com a Coordenação de Cursos para preparar aula e acabam conversando com as outras pessoas e sugeriu ao invés do café ficar na sala dos professores, que esteja disponível na cozinha que está próxima. Paulo disponibilizou a sala do gabinete do diretor para utilização pela Assistente Social agendar atendimentos ou reuniões de grupos, mas não é a solução. Lucimara sugeriu dispor salas a tarde fixas para atender os professores. Betina informou do espaço em frente a biblioteca que com mesas e cadeiras poderá ser utilizado. Paulo sugeriu a Lucimara apresentar proposta de disponibilidade de agendar uso das salas nos horários não utilizados em aula e Betina verificar com Patrimônio estrutura para a área em frente a biblioteca. Houve concordância com os conselheiros da proposta. Paulo avaliou que a proposta era ouvir como estava a utilização após a mudança com a nova sede administrativa. Josimeire questionou sobre a ter apenas uma linha telefônica e é pouco para a quantidade de pessoas na unidade administrativa e sobre os controles de ar condicionado há apenas um para atender todas as salas de aula. Thiago informou dos cabos dos projetores com problemas. Paulo comentou dos cuidados no uso e providências para corrigir o mau uso, com fixação de ganchos para suporte dos cabos e novos cabos que estejam faltando nas salas, ou trocados os cabos com defeitos. Cátia sugeriu a utilização de computadores fixos dentro de armários em cada sala junto com os projetores evitando manutenção e gastos deste tipo. Houve considerações quanto a necessidade de conscientização do uso dos cabos, outras instituições usam assim, mas a UFFS disponibiliza um computador para cada professor e não sendo necessário a sugestão. Betina sugeriu as instalações para os novos professores que serão nomeados para este semestre. Paulo informou que está sendo montada uma sala na sede administrativa que será utilizada por eles. Bruno falou das cortinas persianas que foram instaladas e estão caindo, sugeriu acionar a empresa que executou o serviço. Paulo respondeu que as paredes deste prédio apresentam falhas que sugerem ser construídas com material de má qualidade. Bruno replicou que a empresa na instalação deveria ter verificado na execução e tomado medidas para que não ocorresse. Paulo informará o setor para levantar e verificar se a empresa tem responsabilidade e refazer o serviço. Paulo comentou sobre a mudança para o campus definitivo em julho já que a empresa propõe entregar o prédio, mas as instalações poderão não estar prontas, devemos pensar se vale a pena fazer a mudança e utilizar, como exemplo o depósito de equipamentos, desde que tenha segurança. Aqui no campus provisório não temos lugar para abrigar os veículos, está sendo executado com recursos próprios do campus a construção de instalações para abrigar os veículos provisoriamente. O Bloco A do campus definitivo está na fase de acabamentos e nos laboratórios falta a parte interna, as etapas de instalações elétricas e sejam um pouco mais complicadas mas COPEL consegue fazer no tempo. Paulo comentou sobre a opção de viaduto ou trevo, quando esteve em Brasília informaram que é uma obra que tem que ter recurso próprio. Não ficará pronto no cronograma das obras do campus e estudou a possibilidade de lombadas eletrônicas ou outras formas. Desta forma a entrada não será onde está hoje, será em torno de seiscentos metros antes. Elemar sugeriu começar a utilizar as salas como foi a utilização do prédio do campus provisório cedido pela UNICENTRO. Paulo informou que o orçamento previsto era de duzentos e cinquenta milhões e hoje está atualizado em seiscentos milhões e necessitará a intermediação do Reitor em Brasília para liberação deste aumento do orçamento. Outro ponto que o Conselho deve pensar é sobre o transporte público coletivo que será ofertado e não esperar pelo poder público municipal, elaborar projetos e sugerir propostas, pensar em transporte público coletivo em consórcio com os municípios é uma sugestão, deve ser estudado e pensado pelo conselho. Paulo informou que houve mudanças administrativas na COPEL com a mudança de governo e agora é diferente, está tendo negociação pela Reitoria e fibra ótica é uma opção para o campus. Alexandre salientou sobre a necessidade da Comissão de Implantação de levantar as condições mínimas necessárias e suficientes para a utilização das instalações do campus definitivo. Demais pontos da pauta, a avaliação do projeto de especialização e o regimento interno serão discutidos na próxima sessão do conselho. Ficaram definidas como dias alternados da semana para as sessões ordinárias: primeira em dezessete de abril, segunda em dezesseis de maio, terceira em vinte e um de junho, quarta em nove de julho, quinta em dezesseis de agosto, sexta em dezoito de setembro, sétima vinte e dois de outubro e oitava em vinte e sete de novembro. Elemar indicou levar as necessidades de caráter administrativos ao Secretário da Direção Fábio Canapini que fará os devidos encaminhamentos. Nada mais havendo a tratar, Fábio Canapini, secretário ad hoc, lavrei esta ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
Fábio Canapini _______________________________________________________________
Paulo Henrique Mayer _________________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 12 de março de 2012.
Data de publicação: 11 de dezembro de 2017.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2012