ATA Nº 2/CONSCLS/UFFS/2014
Aos trinta e um dias do mês de março de dois mil e quatorze, às dezenove horas, na sala de sessões do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se para a segunda sessão extraordinária do Conselho de Campus: Andrea Francine Batista, Cladir Teresinha Zanotelli, Carlos Augusto Fernandes Dagnone, Catia Tavares dos Passos, Fernanda Natalí Demichelli, Fernando Zatt Schardosin, Gilmar Franzener, Humberto Rodrigues Francisco, Janete Stoffel, João Costa de Oliveira, Joaquim Gonçalves da Costa, Luciano Tormen, Marcela Heloiza Andretta, Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Thiago Bergler Bitencourt, Paulo Henrique Mayer (presidente deste Conselho), Ronan Maciel Marcos, Silvia Romão, Expediente: 1.1. Justificativas de ausência dos docentes: Jorge Erick Garcia, Marcos Weingartner, Rubens Fey e Wanderson Gonçalves Wanzeller. 2. Ordem do dia: 2.1. Formulação de Critérios e Metodologia para a Demanda Docente (nomeações, concursos, remoções, redistribuições, etc) do Campus; O presidente solicitou que um dos representantes (Luciano, Silvia e Thiago) da comissão formada para apresentar proposta sobre critérios e metodologia da demanda docente apresenta-se o trabalho feito pela mesma. O professor Luciano apresentou as normas elencadas para o levantamento da carga horária docente, por meio da qual será formulada a demanda docente: 1. Deve-se considerar a carga horária referente a orientação de TCC e estágio que conste no PPC dos cursos; 2. Considerar carga horária dos CCR's optativos que constem no PPC do curso; 3. A carga horária da coordenação de curso deve ser computada na média geral do curso, não de forma específica a um docente; 4. Devem ser realizadas duas previsões de carga horária para disciplinas experimentais (considerando ou não a divisão de turma); 5. Não considerar turmas especiais para repetentes. A professora Janete solicitou esclarecimentos sobre os itens 3 e 5 das normas. O professor Luciano explicou que o item 3 tem o intuito de não computar a carga horária do coordenador em uma área específica, para justificar nova contratação de docentes, considerando que a coordenação de curso não é permanente e o item 5 é para pensar primeiramente em ter docentes para ministrar os componentes curriculares da matriz curricular, antes considerar docentes para turmas especiais. A professora Catia sugeriu que seja comutado duas horas para orientação. A professora Silvia expôs que foi comutada uma hora para orientação considerando a atual demanda de alunos para a mesma. O presidente expôs que as normas apresentadas precisam ser melhores formuladas para no gerar dúvidas. A professora Silvia abordou sobre algumas questões levantadas pelos conselheiros para serem estudadas como demanda docente, evasão etc, e relatou que na última reunião foi levantado que as remoções, redistribuições e contratações precisam ser apresentadas no Conselho do Campus. A professora Cladir expôs que essas normas (orientação) elaboradas pela comissão poderão servir como auxilio para elaboração do plano do campus e saídas de servidores para capacitação. O presidente abordou que estabelecer normas é importante para auxiliar as decisões sobre a demanda docente, expôs que até o presente momento quem decidia as vagas para os docentes era o colegiado do curso, mais isso pode ser revisto, podendo após a definição de vagas no colegiado o mesmo trazer essa definição para sugestões do Conselho de Campus e abordou que se os conselheiros tiverem dúvidas em relação de vagas docentes do campus podem expor. O professor Thiago solicitou que seja exposto qual é a situação do campus com relação a vagas docentes e abordou sobre os gargalos existentes de docentes nas áreas de matemática, química e de engenharia de alimentos, considerando que o curso de engenharia de alimentos encaminha-se para a integralização e também para equiparar o número de professores do domínio específico desse curso com os outros cursos. A professora Cátia propôs fazer um levantamento dos componentes curriculares comuns nos cursos, para com isso verificar a possibilidade de diminuir a demanda de docentes, relatou que a reformulação das áreas de português (CCR's de leitura e produção textual) e sociologia nos PPC's dos cursos, poderá trazer a diminuição de carga horária dos cursos e dos docentes. A professora Silvia comentou que a estratégia até a redução de carga horária dos CCR's de leitura e produção textual, seria a viabilidade de junção de turmas. O presidente expôs que as vagas do campus sem compromisso legal, ou seja, aquelas que podem ser nomeados docentes para qualquer área são: vaga da remoção da professora Aline; vaga de remoção da professora Débora, vaga de remoção do professor Ney e vaga do CCR Língua brasileira de sinais - LIBRAS, porém a vaga de LIBRAS é específica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo – licenciatura e deve ser chamado do concurso de outro campus. Os códigos de vagas dos professores Cristiano e Felipe, que ficaram em aberto com ida desses professores para o novo curso de Interdisciplinar em Educação do Campo, eram gerais do campus, já entrou em exercício o professor Gracialino no código de vaga do professor Cristiano e o código de vaga do professor Felipe foi feita nomeações para essa vagas na área de sociologia, porém nem um professor tomou posse. A professora Cátia sugeriu verificar a necessidade legal de nomeação de docente para área de sociologia. O presidente expôs que consultará o procurador da UFFS sobre a obrigatoriedade ou não de nomeação de docente da área de sociologia. O professor Luciano apresentou uma tabela para o levantamento da carga horária docente feita para a área de química, esse levantamento expõe a demanda de química em todos os cursos do campus. A professora Silvia expôs que primeiramente o levantamento de carga horária precisa ser feito por docente, depois por área. A professora Janete comentou que está verificando com os docentes do curso de ciências econômicas quais componentes curriculares eles poderão ministrar além daqueles que já ministram. A professora Andrea propôs que seja feito o levantamento em relação a toda a matriz curricular (programa) do curso e sugeriu como ponto de pauta nas próximas reuniões deste conselho a apresentado do novo curso de Licenciatura em Educação do curso em regime de alternância. A professora Cátia comentou que pode ser utilizado para o levantamento da carga horária docente a planilha que o curso de engenharia de alimentos elaborou para essa demanda. As sugestões apresentadas nessa discussão para serem consideradas na demanda docente foram: reformulação do PPC, possibilidade de junção de turmas, verificação de normas legais para nomeação de vagas e o levantamento da demanda docente de toda a matriz curricular do curso realizado pelo colegiado. Foi aprovado pelos conselheiros as normas apresentadas para o levantamento da carga horária docente. Encaminhou-se que a professora Cátia enviará a planilha para os colegiados fazerem a demanda docente, os colegiados enviarão esse levantamento para a comissão, que fará o cruzamento de dados e formulará uma demanda docente geral do campus. Na próxima reunião do Conselho de Campus no dia 11 de abril de 2014 retoma esse ponto de pauta, caso os coordenadores de curso tenham alguma dificuldade de realizar o levantamento da demanda docente, define uma data de realização de reunião extraordinária para apresentação geral dos dados da demanda docente e terá como ponto de pauta apresentação do novo curso de Licenciatura em Educação do campo: Ciências sociais e Humanas. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, Marize Helena da Rosa Vendler, secretário ad hoc, lavrei esta ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
Marize Helena da Rosa Vendler ______________________________________________________________
Paulo Henrique Mayer__________ ___________________________________________________________
Obs: original impressa e assinada
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 31 de março de 2014.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2017.
Paulo Henrique Mayer
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul