ATA Nº 11/CONSCLS/UFFS/2015
Aos onze dias do mês de dezembro de dois mil e quinze, às dezessete horas, na sala 309 - Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os conselheiros para a décima sessão ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa. Foram apresentadas as justificativas de ausência dos professores Paulo Henrique Mayer e Lisandro Tomas da Silva Bonome, além da justificativa do representante da comunidade externa João Costa de Oliveira. 1. Expediente: O professor Ernesto Quast solicitou a inclusão de um ponto de pauta em relação aos eventos realizados na UFFS, a Presidente do Conselho de Campus mencionou que há um informe relacionado ao assunto, sugeriu que primeiro sejam repassados os informes, e que se os conselheiros entenderem que posterior as informações, necessitar de discussão poderá ser incluso e aprovado o ponto de pauta sugerido. Todos aprovaram a sugestão. 1.1. Comunicados: 1.1.1 - Áreas experimentais: Janete Stoffel informou que foi publicado a Resolução Nº 1/2015 – CONSUNI/CAPGP, que aprova o Regimento Geral das Áreas Experimentais da Universidade Federal da Fronteira Sul, mencionou ainda que no campus Laranjeiras do Sul, o coordenador professor Anderson Weber, passou o cargo à professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, que assumirá a função logo que a portaria seja publicada. 1.1.2. Relatório anual e planejamento das atividades docentes. Janete Stoffel apresentou as resoluções: Nº 4/2015 – CONSUNI, que estabelece normas para distribuição das atividades do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul, e Nº 7/2015 – CONSUNI que regulamenta a apresentação e a aprovação do Plano Anual de Atividades e do Relatório Anual de Atividades dos docentes da UFFS. Janete Stoffel enfatizou que o Conselho de Campus deverá homologar tais relatórios dos docentes, para tanto comentou que o relatório anual deverá ser entregue até 29 de fevereiro de 2016, e o Plano Anual de Atividades, deverá ser aprovado e homologado pelo Conselho de Campus, até 50 dias depois do início do semestre letivo. 1.1.3. Orçamento: A presidente do Conselho de Campus mencionou que a desconcentração de recurso entre os campi, cuja qual está sendo discutido desde agosto de 2015, com vistas a estabelecer uma matriz orçamentária para cada campus, nos chamados recursos variáveis. As discussões foram realizadas em fóruns nos campi e em reuniões gerais para tal fim. Janete Stoffel informou que nesta última semana foram encerradas as discussões da matriz orçamentária, que ficou dividida em nove variáveis, tendo como critério a coleta de dados no primeiro dia do mês de novembro de cada ano. As variáveis estabelecidas foram: Carga horária dos docentes; Titulação dos docentes; Estudante equivalente; Estudantes de pós-graduação; Conceito dos cursos; Número de bolsistas e voluntários; Projetos de pesquisa e professores envolvidos; Ensino e pesquisa; Projetos de extensão e demanda espontânea; Número de técnicos por carga horária. O professor Paulo Alexandre Nunes sugeriu que os projetos de monografia, realizados pelos acadêmicos poderiam serem institucionalizados como projetos de pesquisa. Janete Stoffel, informou ainda, que posterior as discussões das variáveis, e de pesos atribuídos proporcionais aos campi, foi elaborada uma matriz de peso. Janete Stoffel mencionou que a gestão do Campus Laranjeiras do Sul, trabalhará com a divisão no orçamento pela linha de priorização, a partir dos planos de ação. 1.1.4. Regimento interno do Campus: A presidente do Conselho de Campus informou que está em processo de aprovação o Estatuto Geral da UFFS, e que a partir da publicação, cada campi terá o prazo de 180 dias para elaborar o Regimento Interno do Campus, cujo qual contemplará, a solicitação do ponto de pauta do professor Ernesto Quast, em relação a eventos no campus. 1.1.5. Férias da equipe diretiva do Campus: A professora Janete Stoffel, mencionou que foi encaminhado por email, uma tabela com os dias de férias, tanto das coordenações acadêmica e administrativa, quanto da direção, constando a relação dos respectivos substitutos. 2.1. Aprovação da Ata da 9ª Sessão (05.11.2015); A Ata referida foi encaminhada para o e-mail de todos os conselheiros no dia 09 de novembro de 2015, como não houve sugestões de alteração, foi considerado aprovada por unanimidade tal Ata. 2.2. Homologação do colegiado do curso de Agronomia: A presidente do Conselho de Campus, colocou para apreciação dos conselheiros o documento DECISÃO Nº 01/CCLS/UFFS/2015, que dispõe, ad referendum, sobre a homologação da composição do Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia – linha de formação em Agroecologia do Campus Laranjeiras do Sul. Após apreciação, o referido documento foi aprovado e será encaminhado para publicação de Resolução. 2.3. Homologação colegiado do curso de Ciências Econômicas; A partir do Memorando nº 32/CCCE-LS/UFFS/2015, a presidente Janete Stoffel coloca para apreciação dos conselheiros do Conselho de Campus, a solicitação de homologação do colegiado do curso de Ciências Econômicas. Após apreciação os conselheiros aprovaram a composição do referido colegiado. O documento seguirá para publicação de Resolução. 2.4. Comissão Permanente de Planejamento e Acompanhamento da Execução da Implantação da Arborização e do Paisagismo do campus Laranjeiras do Sul; o professor Bruno Fernandes de Oliveira, presidente da comissão, justificou seu atraso, e para tanto a presidente do Conselho de Campus, solicitou aos conselheiros a alteração de pontos de pauta para o final da Sessão, aprovado por unanimidade. 2.5. Atribuições para a Comissão que estudará e construirá estratégias para o preenchimento das vagas e a redução da evasão nos cursos de Graduação da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul; A presidente Janete Stoffel comentou que na última Sessão do Conselho de Campus, ficou definido que cada curso deveria indicar um representante para compor a referida comissão, que ficou composta por: Janete Stoffel, Kátia Aparecida Seganfredo, Jaciele Hosda, Vanderleia Dezingrini, Everton Vieira Martins, Cátia Tavares dos Passos (rep. Engenharia de Alimentos), Bruno Fernandes de Oliveira (rep. Engenharia de Aquicultura), Márcio Moraes Rutkoski (Rep. Ciências Econômicas), Roberto Antonio Finato (Rep. LEDOC – C. S. H.), Priscila Ferreira (LEDOC – Licenciatura), Martinho Machado (Rep. Agronomia). Janete Stoffel mencionou que a partir da comissão nomeada é preciso definir critérios de trabalho, para tanto apresentou uma minuta de Resolução, que foi discutida pelos conselheiros e aprovado as seguintes atribuições: Diagnóstico das causas de retenção e evasão; Propor ações que ampliem o ingresso de acadêmicos na UFFS; Apresentar propostas que visem ampliar e qualificar a permanência de acadêmicos na UFFS; Ações que visem redução da retenção e evasão dos acadêmicos. Esta comissão terá o caráter permanente de atuação e seus resultados serão avaliados anualmente pelo Conselho de Campus, visando o aprimoramento de suas atribuições. Após as discussões os conselheiros aprovaram a criação de tal comissão, que será oficializada por publicação em Resolução do Conselho de Campus. 2.6. Denominação do Bloco Docente/Administrativo: A professora Janete Stoffel comentou que este ponto de pauta foi discutido na 9ª Sessão do Conselho de Campus, porém devido a vias internas e burocráticas existentes no campus, como por exemplo o setor de patrimônio, que alocou todos os bens do prédio como Bloco Docente, deveria ser mantido a caracterização, para evitar despesas de alteração. Ao consultar as Pró-reitorias a orientação foi de não efetuar a alteração, mas que na denominação interna poderia ser chamado de Bloco Docente/Administrativo. Para tanto a presidente do Conselho de campos solicitou aos conselheiros a possibilidade de revogação da decisão anterior "Bloco C" para “Bloco docente/administrativo”, após votação a revogação foi aprovada por consenso. 2.7. Agenda Conselho de Campus 2016: A presidente do Conselho de Campus, comentou que no ano de 2016 haverão funções para o Conselho de Campus que demandarão de mais Sessões, como a atualização do Regimento do Conselho de Campus, e a elaboração do Regimento interno do Campus. Para as Sessões ordinárias, e de acordo com o Regimento interno do Conselho de Campus, no Art. 7° O Conselho de Campus se reunirá ordinariamente uma vez ao mês (exceto nos meses de janeiro e julho), em calendário definido e aprovado no início do ano letivo. Diante disso, e tendo em vista que nos meses de janeiro e fevereiro há dificuldade em realizar a Sessão, por ser início de ano letivo, Janete Stoffel propôs aos conselheiros iniciar as Sessões no mês de março, mantendo a Sessão no mês de julho. Apresentou sugestão de agenda para o ano de 2016, da seguinte forma: a 1ª Sessão Ordinária dia 07.03.2016 (segunda-feira), a 2ª Sessão Ordinária dia 05.04.2016 (terça-feira), 3ª Sessão Ordinária dia 04.05.2016 (quarta-feira), 4ª Sessão Ordinária dia 02.06.2016 (quinta-feira), 5ª Sessão Ordinária dia 01.07.2016 (sexta-feira), 6ª Sessão Ordinária dia 01.08.2016 (segunda-feira), 7ª Sessão Ordinária dia 06.09.2016 (terça-feira), 8ª Sessão Ordinária dia 05.10.2016 (quarta-feira), 9ª Sessão Ordinária dia 03.11.2016 (quinta-feira), 10ª Sessão Ordinária dia 02.12.2016 (sexta-feira), todas iniciando as 17h, após apreciação da proposta e discussões ficou aprovado a agenda do Conselho de Campus para o ano de 2016. Em relação as reuniões extraordinárias a coordenadora informou que dependerá do fluxo dos Plano de atividade docente. A presidente do Conselho de Campus mencionou que os docentes devem encaminhar o Plano de atividade docente até dia 15 de março de 2016, estabelecendo o seguinte fluxo, encaminhar aos coordenadores de cada curso, e estes concentrar e reencaminhar a coordenação acadêmica que fará uma avaliação prévia. E posterior ser aprovado pelo Conselho de Campus, neste caso se necessitar de mais tempo na Sessão, será marcada uma reunião extraordinária. Em relação ao Relatório de Atividades deverá ser encaminhado até dia 29 de fevereiro. 2.8. Comissão Permanente de Planejamento e Acompanhamento da Execução da Implantação da Arborização e do Paisagismo do campus Laranjeiras do Sul; Em relação ao ponto de pauta alterado da ordem, o professor Bruno Fernandes de Oliveira apresentou uma proposta de cronograma das ações a serem desenvolvidas. Explicou que primeiro deverá ser elaborado um Plano Diretor de Arborização e Paisagismo, num intuito de ter uma diretriz, capaz de guiar qualquer comissão que se institua posterior. Esse plano será elaborado até fevereiro de 2016, segundo Bruno esse prazo foi estipulado, levando em conta a necessidade de discussões com a comunidade acadêmica (um ciclo de debates e propostas em todas as esferas acadêmicas), com finalização até 01 de março, elaborando posterior a essa data as análises e fechamentos das discussões até a segunda Sessão do Conselho de Campus. Paralelo a esses estudo e debates, a comissão propõe uma Ação Emergencial de Arborização, devido as situações atuais conhecida por todos no campus, para também iniciar as atividades, já de plantio no início de março, onde já teriam as diretrizes de cada área específica. O professor Ernesto Quast comentou que precisaria de maiores esclarecimentos para poder aprovar tal cronograma. Sandro Neckel da Silva questionou, quanto às mudas, pois implicaria no orçamento do campus. Janete Stoffel complementou, que além do planejamento para as mudas, necessitaria orçamentar a manutenção das mesmas. Bruno Fernandes de Oliveira argumentou que neste momento não seria viável trazer um mapa das espécies de plantas, mas primeiro elaborar as diretrizes para saber qual e onde plantar cada uma das espécies. Diogo José Siqueira esclareceu que o Plano Diretor deve estar acima de qualquer planejamento, e somente as ações serem específicas. Após esclarecimentos Bruno Fernandes de Oliveira solicitou a aprovação do Conselho de Campus em relação ao cronograma para a elaboração do Plano Diretor. Apenas uma abstenção entre os conselheiros presente, considerando-se aprovada essa primeira parte do cronograma. Em relação à Ação emergencial de arborização proposta pela comissão, para que possa ser implementada em março de 2016, sugeriram iniciar pelas áreas que são mais utilizadas no campus, como: estacionamentos, caminhos/acesso de um prédio a outro. A proposta é de que sejam arborizados tais locais com espécies de crescimento rápido, nativa e preferencialmente pioneiras na sucessão ecológica, como a Bracatinga, Grandiúva e o Vassourão Branco, além da amora, que embora tenha crescimento rápido deve ser plantada em locais que não tenha passagem de pedestres, devido os frutos. Devido o tempo da Sessão terminar, a presidente do Conselho de Campus solicitou prorrogação de meia hora no teto da reunião. Aprovado pelos membros. Ernesto Quast sugeriu o plantio de árvores frutíferas, para já auxiliar em projetos do curso de Engenharia de Alimentos. Elemar do Nascimento Cezimbra mencionou que deveria ser priorizado o plantio ao redor dos prédios e caminhos/acessos. Bruno Fernandes de Oliveira, após esclarecimentos e discussões, solicitou a aprovação do Conselho de Campus para essa ação emergencial. Com apenas uma abstenção, foi aprovado o cronograma de execução da comissão em pauta. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, a presente Sessão foi encerrada às dezenove horas e quinze minutos, eu, Jaciele Hosda, secretária executiva, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.
Jaciele Hosda____________________________________________________________________
Janete Stoffel ____________________________________________________________________
Versão original impressa e assinada
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 11 de dezembro de 2015.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2017.
Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul