ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2018

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezessete horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus, estiveram presentes: Aline Pomari Fernandes, Éliton Paulo Novais, Fabio Pontarolo, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Liria Angela Andriolli, Luciano Tormen, Marcelo Grassi, Martinho Machado Junior, Paola Beatriz Sanches, Roberto Antonio Finatto, Ronan Maciel Marcos, Rubens Fey, Sandro Neckel da Silva, Valdemir Velani, Vanda Mari Trombetta, Vanessa Gomes da Silva, Vivian Machado de Menezes, Vitor de Moraes e a secretária executiva, Jaciele Hosda. Iniciada a sessão, a presidente Janete Stoffel agradeceu a presença de todos, na última Sessão do Conselho de Campus do ano de 2017. 1. INFORMES: 1.1. Janete Stoffel mencionou que a Assessoria de Comunicação está fazendo um informe semanal da direção do campus no informativo, se alguém ficar com dúvidas poderá questionar pessoalmente ou por telefone. 2. Ordem do Dia: 2.1. Aprovação da Ata 1 Sessão Ordinária de 2017 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul; Após apreciação foi aprovada por unanimidade. 2.2. Agenda das Sessões Ordinárias para 2018: Após propostas de datas e horários foram aprovados por 16 (dezesseis) votos a favor a 2 (dois) votos contrários ao horário das 17h-19h, em dias da semana alternados, sendo: 21 de março de 2018, quarta-feira (2ª Sessão); 05 de abril de 2018, quinta-feira (3ª Sessão); 04 de maio de 2018, sexta-feira (4ª Sessão); 04 de junho de 2018, segunda-feira (5ª Sessão); 03 de julho de 2018, terça-feira (6ª Sessão); 01 de agosto de 2018, quarta-feira (7ª Sessão); 06 de setembro de 2018, quinta-feira (8ª Sessão); 05 de outubro de 2018, sexta-feira (9ª Sessão); 05 de novembro de 2018, segunda-feira (10ª Sessão); 04 de dezembro de 2018, terça-feira (11ª Sessão). 2.3. Colegiado e coordenação do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais: Janete Stoffel apresentou o Documento Memorando Nº 2/CCCHS-LS/UFFS/2018, referente ao Edital nº 01/2017 e Portaria nº 03/2017 da Comissão Eleitoral do Colegiado do Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais Humanas, do Campus Laranjeiras do Sul, a qual alterar a composição do Colegiado do Curso de Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais Humanas, do Campus Laranjeiras do Sul, conforme segue: Coordenação do curso eleita: Coordenador: Fábio Luiz Zeneratti, Coordenador Adjunto: Liria Ângela Andrioli. Representantes Docentes eleitos: I - Titular: Marciane Maria Mendes, Suplente: Elemar do Nascimento Cezimbra; II – Titular: Roberto Antônio Finatto, Suplente: Vitor de Moraes, III – Titular: Maria Eloá Gehlen, Suplente: Evandro Bilibio; IV – Titular: Kátia Aparecida Seganfredo, Suplente: Alex Verdério; V – Titular: Fábio Pontarolo, Suplente: Luiz Carlos de Freitas. Representantes técnico-administrativos eleitos: Titular: William Pletsch dos Santos, Suplente: Ronaldo José Seramim. Representantes do Domínio Comum indicados: Titular: Nádia Teresinha de Mota Franco, Suplente: Cladir Teresinha Zanotelli. Representantes do Domínio Conexo indicados: Titular Paola Beatriz Sanches, Suplente João Arami Martins Pereira; Representante nato coordenador de estágios do curso indicado: Ana Cristina Hammel. Representantes discentes indicados: Titular: Carolina Corso, Suplente: Angelica Mariza Borges Behling, Representantes indicados da comunidade regional: Titular: Thaile Vieira Lopes. Neste sentido fica revogada a Resolução nº 11/CCLS/UFFS/2017. Após apreciação foi aprovado por unanimidade. 2.4. Pareceres Redistribuição de técnicos: Janete Stoffel apresentou os processos redistribuídos desde a concepção da Comissão pelo conselho de campus, enfatizou que até a presente data a direção de campus sempre ratificou a indicação da comissão. Porém há dois pareceres em que a direção de campus tende a ir contrária a decisão da comissão, visto isonomia entre servidores e que há outros na lista de espera no mesmo cargo que podem ser efetivados. A comissão indeferiu o pedido de redistribuição do servidor Matheus Kuhn e de remoção do servidor Diego Junges pelo fato de que na resolução aprovada pelo Conselho de Campus solicitava o período de estágio probatório, porém houveram outros casos em que as remoções foram aceitas, neste sentido a direção de campus tende a deferir o pedido desses dois servidores. Rubens Fey comentou que quando foi criada a resolução havia a dificuldade em não repor servidor, e que há a necessidade de rever a resolução, para atualizá-la. Neste sentido todos concordaram com os pareceres, inclusive com a aprovação da redistribuição do servidor Matheus Kuhn e de remoção do servidor Diego Junges, os dois da mesma forma, sem condicionantes da necessidade de aguardar o quadro completo de servidores para a liberação, apenas garantindo o código de vaga, enfatizando que a resolução deve ser ponto de pauta para a próxima sessão do conselho. Outro indicativo do conselho de campus é que os pareceres devem ser expostos a cada 6 meses. 2.5 Entrega do PAA 2018: A coordenação acadêmica sugeriu que o prazo para a entrega pelos docentes via sistema seja até dia 30.03.2018, aprovado por todos. 2.6. Alteração da indicação discente no colegiado de agronomia: Por motivo de conclusão do curso de Agronomia substituir Titular: Felix Benedetti Formigheiri e Suplente: Everton Bruno Gritti, pelos acadêmicos Titular: João Igor Zampoli e Suplente: Letícia Aparecida de Freitas. Aprovado por unanimidade tal alteração 2.7. Processo 23205.000546.2018-05: Janete Stoffel mencionou que processo em questão trata-se de um pedido de revisão de nota, do aluno Juan Felipe dos Santos referente ao componente curricular estatística básica do curso de Ciências Econômicas, ministrado pelo professor Alexandre Manoel dos Santos no semestre 2017.1. Seguindo modelos do CONSUNI, enquanto presidente do conselho de campus Janete Stoffel designou um parecerista para que realizasse análise e expedisse um parecer, a fim de facilitar a avaliação por parte dos conselheiros. Neste sentido foi designado pelo Memorando nº01/CONSC-LS/UFFS/2018 o conselheiro Valdemir Velani como parecerista do processo. Valdemir Velani comentou que foi um trabalho em que não gostaria de fazer, por tratar de colegas. Mencionou da importância do Plano de Ensino e apresentou o parecer sugerindo a aprovação do aluno. Martinho Machado Junior enfatizou que quando assumiu a coordenação do curso de ciências econômicas, estava em pauta o pedido de revisão, alertou a comissão sobre a necessidade de parecer decisório. Quando o aluno o procurou (Martinho), este informou que poderia ter outros recursos. Vanda Mari Trombetta indagou sobre o parecer, questionou sobre as notas do aluno. Valdemir Velani mencionou que a partir do momento que recebeu o processo, já posterior a análise do colegiado do curso, entendeu que o conteúdo era verídico. Vanda Mari Trombetta questionou ainda sobre uma interpretação sobre os critérios expostos no plano de ensino do docente, e que pode gerar jurisprudência aos demais alunos. Sugeriu fazer um adendo ao processo, com a concordância do Conselho de Campus, para que a fórmula que for compreendida seja executada aos demais alunos da turma, mencionou que no momento que identifica um problema de um colega docente, precisa corrigir todos os alunos afetados. Roberto Finatto questionou se o professor relatado no processo foi procurado para esclarecimento. Katia Aparecida Seganfredo informou que foram realizadas várias tentativas de esclarecimentos. Luciano Tormen mencionou que se aprovado tal parecer abrirá precedente para demais alunos, enfatizou que as notas devem ser comprovadas. Relatou que no portal do professor online, não obrigatoriamente necessita colocar todas as avaliações e notas. Janete Stoffel mencionou que é possível aprovar o parecer e posterior acrescentar informações ao processo. Rubens Fey pediu mais esclarecimentos pois não há problema no plano de ensino, o problema é a aplicação do plano de ensino às atividades do aluno, mencionou que é preciso ter as provas das notas apresentadas. Roberto Finatto comentou que no Plano de Ensino não apresenta os critérios de avaliação. Fabio Pontarolo questionou o fluxo do processo. Ronan Maciel Marcos lembrou em relação ao Portal do Professor, que se a fórmula para NP1 e NP2, for realizada da forma correta. Sugeriu enquanto conselho de campus, solicitar ao aluno e ao professor as provas. Sandro Neckel da Silva mencionou que é lamentável esse assunto neste momento de discussão de evasão. Janete Stoffel propôs aprovar o parecer, condicionando à comprovação das notas apresentadas no processo. Informou que o fluxo dos processos de revisão de notas, é primeiro ir para os colegiados, e como recurso o Conselho de Campus em última instância. Enfatizou que o Plano de Ensino necessita ser levado a sério, é um documento de defesa, um direito do professor. Em relação ao preenchimento do Diário de Classe mecionou ser uma ação preocupante, principalmente quando se tem presença nos dias em que os alunos não estiverem em sala. Ronan Maciel Marcos lembrou que é dever do docente registrar presença no diário. Janete Stoffel reforçou que a entrega da avaliação é necessária, pois é um documento do aluno. Roberto Finatto refez um histórico do caso, dos procedimentos realizados com o professor e o aluno, que há contradições no plano de ensino, como algumas notas e frequência iguais para todos os alunos. Enfatizou que não é possível se posicionar avaliando somente as notas mencionadas no processo e que diante das fragilidades dos critérios de avaliação é difícil saber como se chegou às notas obtidas pelo estudante. Martinho Machado Junior propôs solicitar as notas reais, realizar um parecer real, atualizando o parecer descrito e votar sobre o processo na próxima sessão. Janete Stoffel, enquanto presidente, encaminhou para votação quatro possibilidades: 1. Aprovar o parecer; 2. Negar o parecer; 3. Aprovar o parecer e condicionar a comprovação das notas pelo aluno e professor a partir da disponibilidade do instrumento documento prova, a ser anexado como adendo ao parecer. 4. Solicitar comprovação das notas e votar na próxima Sessão. Após as opções a votação ficou da seguinte forma: três votos a favor da aprovação do parecer; zero voto para reprovar o parecer; zero votos para aprovação condicionada; e dezesseis votos para solicitar os instrumentos de avaliação ao docente e ao aluno, no prazo de três dias uteis a partir do recebimento da solicitação, em caso de não ter os instrumentos, exigir que seja expedindo justificativa de não ter tais documentos. Luciano Tormem mencionou que deverá ser informado aos docentes a necessidade de entregar as provas e notas, sugeriu um ponto de pauta para o próximo conselho. 2.8. Colegiado e coordenação do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais: Janete Stoffel informou a solicitação de alteração da composição do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, do Campus Laranjeiras do Sul. Documento Memorando Nº 4/CCCE-LS/UFFS/2018 conforme segue: Coordenação do curso: Coordenador Martinho Machado Junior, Coordenador Adjunto Rafael Stefenon; Coordenação de Monografias: Titular Antônio Maria da Silva Carpes, Suplente Anderson Luiz de Oliveira; Representantes Docentes Eleitos: Titular Ceyça lia Palerosi Borges e Suplente Vanda Mari Trombeta, Titular Deise Maria Bourscheidt e Suplente Janete Stoffel, Titular Anderson Luiz de Oliveira e Suplente Alexandre Manoel dos Santos, Titular Luiz Claudio Krajexski e Suplente: Nádia Teresinha da Mota Franco, Titular Gracialino da Silva Dias e Suplente: Paulo Alexandre Nunes; Representante técnico-administrativo eleito: Titular Chaline Evangelho Meyer e Suplente: Roberto Sachet; Representantes do Domínio Comum: Titular Mariano Luis Sanchez e Suplente Marcela Langa Lacerda Bragança; Representantes do Domínio Conexo: Titular João Arami Martins Pereira e Suplente: Paola Beatriz Sanchez; Representantes Discentes: Titular Lucas Tavares Alves Damasceno e Suplente: Loide Araujo Nascimento, Titular Isabelle Zacari Clemente e Suplente: Franciele Dandolini Oliveira; Representantes comunidade externa: Titular Altemar Mendes Freitas e Suplente José Antônio Brugnara. Após apresentação o conselho homologou a alteração da composição do colegiado mencionado. 3. Assuntos Gerais: Katia Aparecida Seganfredo informou sobre o PPC do curso de Pedagogia que foi aprovado pela Câmara de Graduação por unanimidade. As 50 vagas abertas foram todas preenchida. Janete Stoffel mencionou que a Direção de Campus irá constituir um colegiado provisório, para que este aprove um regimento de eleição. Informou que a professora Katia Aparecida Seganfredo esta com a coordenação interina do curso de Pedagogia. Martinho Machado Junior informou que na segunda-feira dia 05 de março, virá ao campus o chefe do Emparques, convidou a todos para participar da palestra que iniciará às 20h no auditório do bloco A. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Jaciele Hosda, secretária executiva dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.

Jaciele Hosda___________________________________________________________________

Janete Stoffel___________________________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 27 de fevereiro de 2018.
Data de publicação: 18 de julho de 2018.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2018