ATA Nº 3/CONSCLS/UFFS/2018
Aos vinte e um dias do mês de março de dois mil e dezoito, às dezessete horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a segunda Sessão Ordinária do Conselho de Campus, estiveram presentes: Aline Pomari Fernandes, Andresa Freitas, Betina Muelbert, Éliton Paulo Novais, Fábio Pontarolo, Fábio Luiz Zenerati, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Janete Stoffel, Katia Aparecida Seganfredo, Larissa Canhadas Bertan, Marcelo Grassi, Líria Angela Andrioli, Martinho Machado Junior, Paola Beatriz Sanches, Roberto Antonio Finatto, Ronan Maciel Marcos, Rubens Fey, Sandro Neckel da Silva, Valdemir Velani, Acadêmico Geovani Souza Dias, e a secretária executiva, Jaciele Hosda. Iniciada a sessão, a presidente Janete Stoffel agradeceu a presença de todos 1. INFORMES: 1.1. Janete Stoffel convidou todos à participar da palestra com o médico perito, sobre primeiros socorros. 1.2. Martinho Machado Junior informou que terá uma aula experimental de inglês amanhã na sala 307, todos convidados. 2. ORDEM DO DIA: Janete Stoffel apresentou a pauta do dia, solicitando a inclusão dos pontos: alteração do colegiado do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas; alteração da composição dos membros do Conselho de Campus. Sendo aprovado pelos membros presentes. Martinho Machado Junior solicitou um ponto de pauta sobre alteração de oferta do curso no Projeto Político Curricular do curso de Ciências Econômicas. Janete Stoffel mencionou que tal solicitação deve ser fundamentada e encaminhada documentação para a secretaria, para disponibilização aos membros, neste sentido este ponto aguardará solicitação oficial documentada. 2.1. Aprovação da Ata 3ª Sessão Ordinária de 2018 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul; Após alterações sugeridas pelos membros Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Andresa Freitas e Vanessa Gomes da Silva, foi aprovada a Ata por unanimidade. 2.2. Sessão Conjunta com Conselho Comunitário: Janete Stoffel informou que de acordo com o Estatuto da UFFS, e preciso realizar durante o ano pelo menos uma Sessão Conjunta entre Conselho de Campus e Conselho Comunitário, fora das Sessões Ordinárias, mencionou que provavelmente a pauta será um seminário que o conselho comunitário está propondo. Após análise de datas o Conselho de Campus sugeriu a data de 7 de agosto de 2018 às 19h. 2.3. Homologação da eleição e colegiado do curso de pedagogia: Janete Stoffel relembrou que o curso de Graduação em Pedagogia se efetivou no campus, sem novos códigos de vaga, pois os docentes do campus assumiram o curso, sendo assim propostas de novos cursos devem ser pensados nesse formato. Após longo tempo de trabalho do GT do curso de Pedagogia, da criação e autorização do Curso, chegou-se a eleição de coordenação e colegiado do curso, sendo divulgados pela Portaria nº04/2018 – Comissão Eleitoral, sendo, Representantes docentes: Titular Luiz Carlos de Freitas e Suplente Fabio Luiz Zeneratti; Titular Cladir Teresinha Zanotelli e Suplente Lucas Bergamo Navarro; Titular Paola Beatriz Sanches e Suplente Marcela Langa Lacerda Bragança; Titular Thiago Bergler Bitencourt e Suplente Fabio Pontarolo. Representantes Técnicos-Administrativos: Titular Lucimara Lemiechek e Suplente Willian Nathanael Cartelli de Paula. Coordenação do Curso: Coordenador Gracialino da Silva Dias e Coordenadora Adjunta Priscila Ribeiro Ferreira. O Conselho homologou a eleição para coordenação e colegiado do curso de Pedagogia. Foram indicados ainda para compor o colegiado do curso, Representantes do Domínio Comum: Titular Martinho Machado Junior e Suplente Fernanda Marcon. Representante do Domínio Conexo: Titular Katia Aparecida Seganfredo e Suplente Roberto Antônio Finatto. Representante Discente: Titular Danielle Henrique Corrêa de Oliveira e Suplente Luan Klossoski. Após apresentação dos membros eleitos e indicados, o Conselho de Campus homologou por unanimidade o colegiado do curso de Pedagogia. Neste sentido será alterada a Resolução que regulamenta os membros do Conselho de Campus. Ronan Maciel Marcos lembrou que o Regimento Interno da UFFS, coloca os coordenadores, com representatividade. Martinho Machado Junior questionou sobre as especializações, Janete Stoffel mencionou que o Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul, optou em manter todos os coordenadores de cursos de Graduação e de Stricto Sensu. E as especializações são consideradas temporárias. Martinho Machado Junior falou que pode ser visto como um incentivo para que as especializações emerjam para o mestrado. Janete Stoffel colocou ainda para a homologação de inserção no Conselho de Campus os estudantes Gabriel Henrique Alburque e Felipe Zanatto, sendo aceito por todos tal indicação. 2.4. Homologação da inclusão de membro no colegiado do curso de Engenharia de Alimentos: Janete Stoffel colocou para a aprovação a indicação do coordenador adjunto de estágio do curso de Engenharia de Alimentos, Wanderson Wanzeller para o colegiado do curso, sendo homologado por unanimidade. 2.5. Vagas para o curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Alternância: Janete Stoffel contextualizou sobre o curso de alternância que foi autorizado para atender 6 turmas, e que neste momento necessita pensar o futuro do curso e propor a continuidade do curso. Fabio Luiz Zeneratti, coordenador do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Alternância, mencionou que o colegiado aprovou a proposta de continuidade do curso, e que necessita de aprovação do Conselho de Campus. Janete Stoffel mencionou sobre o convênio de um curso em alternância no município de Candói, e que toda parte da documentação já esta sendo realizada, faltando apenas a autorização por parte do CONSUNI. Sobre Candói, Janete Stoffel informou que todos os gastos serão mantidos pela prefeitura municipal, a universidade arcará apenas com os docentes e deslocamentos, abrindo uma única turma de 60 vagas. Fábio Luiz Zeneratti mencionou que houve uma preocupação com a finalização do projeto PRONACAMPO, e com isso buscou-se alternativas para dar sequência às turmas, comentou que está bem avançado o acordo de cooperação, e que terá uma turma em regime especial no município de Candói. Fez um relato de como é o curso e sua especificidade. A proposta de solicitação de turmas, é com interesse em atender a turma especial e posterior periodicidade de uma entrada anual. Martinho Machado Junior parabenizou a ação do curso em buscar alternativas, mencionou que outros campi tem outros cursos em alternância, e aqui também há proposta alternância no curso de Ciências Econômicas, se colocou a disposição para auxiliar no que for necessário. Andresa Freitas solicitou informações sobre passagens e diárias. Janete Stoffel informou que os professores tinham acordado no colegiado de não ter diárias, mas a procuradoria jurídica bloqueou pois precisam receber diárias. Tendo em vista que os recursos não saem do Campus e sim da Reitoria. Após apreciação a saber: a) abrir uma turma especial no município de Candói com 60 vagas, em regime de alternância e com processo seletivo especial; b) a regularização da oferta do curso com periodicidade anual com 40 vagas, também em regime de alternância e com processo seletivo especial; da solicitação de abrir uma turma com 60 vagas e depois periodicidade com 40 vagas, foi aprovado por unanimidade o encaminhamento da solicitação ao CONSUNI. 2.6. Alteração do colegiado do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Alternância: Janete Stoffel apresentou a solicitação do curso em alterar os representantes do domínio conexo no colegiado do curso, sendo Titular Priscila Ribeiro Ferreira e Suplente Paola Beatriz Sanches e representante dos docentes Titular: Roberto Antônio Finatto e Suplente Fernanda Marcon. Após apreciação foi homologado pelo Conselho de Campus tal alteração. 2.7. Plano Anual de Atividades: Janete Stoffel apresentou a planilha analisada pela coordenação acadêmica, sendo que há professores que atenderam aos itens, sem restrições, outros atenderam com algumas sugestões da coordenação acadêmica, porém com indicativo de aprovação, sendo eles: Adriana Saccol Pereira, Alexandre Manoel Dos Santos, Aline Pomari Fernandes, Ana Cristina Hammel, Antonio Maria Da Silva Carpes, Betina Muelbert, Cladir Teresinha Zanotelli, Claudia Simone Madruga Lima, Deise Maria Bourscheidt, Eduarda Molardi Bainy, Ernesto Quast, Fabio Pontarolo, Gilmar Franzener, Gustavo Henrique Fidelis Dos Santos, Henrique Von Hertwig Bittencourt, Janete Stoffel, Jose Francisco Grillo, Juliano Cesar Dias, Katia Aparecida Seganfredo, Larissa Canhadas Bertan, Leda Battestin Quast, Lisandro Tomas Da Silva Bonome, Luisa Helena Cazarolli, Luis Claudio Krajevski, Luiz Carlos De Freitas, Marciane Maria Mendes, Mariano Luis Sanchez, Martinho Machado Junior, Miguel Mundstock Xavier De Carvalho, Roberto Antonio Finatto, Ronan Maciel Marcos, Rubens Fey, Silvia Romao, Nadia Teresinha Da Mota Franco, Siomara Aparecida Marques, Vania Zanella Pinto, Vivian Machado De Menezes, Luciano Tormen, Marcela Langa Lacerda Bragança. Homologado por unanimidade a aprovação destes Planos de Atividades Anuais, porém os que tem sugestões de alterações, receberão e-mail de orientação e deverão realizar o preenchimento de ajustar no sistema, com as atividades corretas aprovados. Os docentes que não atenderam em algum dos itens necessários, são: Alexandre Monkolski, Andresa Freitas, Cacea Furlan Maggi, Fabio Luiz Zeneratti, Fernanda Marcon, Marcos Weingartner, Paola Beatriz Sanches, Rafael Stefenon, Ricardo Key Yamazaki, Thiago Bergler Bitencourt, Valdemir Velani, Vanda Mari Trombetta, Catia Tavares Dos Passos Francisco, Elemar Do Nascimento Cezimbra, Alex Verderio, Ceyca Lia Palerosi Borges, Geraldo Deffune Goncalves De Oliveira, Gian Machado De Castro, Gracialino Da Silva Dias, Jorge Erick Garcia Parra, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Julian Perez Cassarino, Lucas Bergamo Navarro, Marcos Alceu Felicetti, Maria Eloá Gehlen, Marisela Garcia Hernandez, Paulo Alexandre Nunes, Pedro Ivan Christoffoli, Wanderson Goncalves Wanzeller, Evandro Bilibio, Roberson Dibax, Liria Ângela Andrioli, Joao Arami Martins Pereira. Janete Stoffel informou que todos os PAA devem atender os prazos estabelecidos pelo Conselho de Campus, e os que não atenderem os prazos terão seus planos reprovados. Lembrou sobre o Acordão do TCU de que sejam publicizados as atividades docentes, informou que os PAAs serão disponibilizados no site da UFFS. Martinho Machado Junior, questionou qual seria o prazo máximo para entrega, sugeriu que os professores busquem se adequar a Resolução. Ronan Maciel Marcos propôs solicitar adequação em um prazo curto de 7 a 10 dias. Martinho Machado Junior enfatizou que os docentes devem atender os prazos estabelecidos, respeitando os prazos, sugeriu que o prazo máximo previsto na Resolução seja atendido e o docente que não entregar, será reprovando. Katia Aparecida Seganfredo mencionou que a orientação de quem for reprovado, é encaminhar a PROGESP informando a reprovação do PAA. Outros docentes: Josimeire Aparecida Leandrini, Paulo Henrique Mayer, Priscila Ribeiro Ferreira, não abriram no sistema, tampouco encaminharam o PAA. Aline Fernandes Sugeriu que os docentes que não acessaram o sistema devem ser notificados de forma diferente. Katia Aparecida Seganfredo informou que os que não acessaram o sistema, foram encaminhados no mínimo seis e-mails para que realizassem o preenchimento. A sugestão é de que os que não acessaram sejam reprovados de imediato. Em votação referente aos que não acessaram o sistema, foram três votos para a reprovação imediata e 16 votos para que tenham o mesmo prazo dos demais para preenchimento. Após discussão entre notificação e comunicado, o conselho de campus decidiu encaminhar comunicado por e-mail (devido a dificuldade de encontrar alguns professores), com prazo máximo dia 24.04.2018, para que o professor acesse e preencha corretamente seu PAA, que será encaminhado novamente para a homologação do Conselho de Campus na próxima Sessão, e em caso de reprovação será encaminhado informação para a PROGESP. Janete Stoffel sugeriu que fazer uma reunião geral docente, informando sobre os prazos e procedimentos em relação ao PAA, onde todos os docentes assinem que receberam tais informações. Ronan Maciel Marcos sugeriu que seja incluído esse prazo no calendário acadêmico. Sendo assim a secretaria deverá expedir até amanhã dia 20.04.2018 comunicado individual com a pendência de cada docente que não teve seu PAA aprovado, a fim de regularizar até dia 24.04.2018 as pendências. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Jaciele Hosda, secretária executiva dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.
Jaciele Hosda___________________________________________________________________
Janete Stoffel___________________________________________________________________
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 21 de março de 2018.
Data de publicação: 18 de julho de 2018.
Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul