ATA Nº 12/CONSCLS/UFFS/2018

ATA da 2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos quatorze dias do mês de novembro de dois mil e dezoito, às quatorze horas e doze minutos, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a Segunda Sessão Extraordinária do Conselho de Campus, conforme lista de presença anexa, e a secretária executiva, Jaciele Hosda. Iniciada a sessão, a presidente Janete Stoffel agradeceu a presença de todos. 1. INFORMES: 1.1. Rubens Fey informou sobre o Regulamento de Graduação que será publicado em 2019, e sobre a pauta dos Agrotóxicos que se mantém como pauta do CONSUNI. 1.2. Líria Angela Andrioli mencionou que a ASSESOAR aprovou um projeto de bolsas de estudos para custear turmas do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo em andamento, de 2019 à 2021, junto com o projeto “pão para o mundo”. 1.3. Martinho Machado Junior informou que participou com dezesseis estudantes do festival de cultura em Chapecó . Mencionou que o campus recebeu elogios pela programação da cultura. Informou ainda que o curso de Ciências Econômicas fará uma viagem de estudos para o Rio Grande do Sul. 2. Ordem do dia: 2.1. Posse das novas conselheiras do Conselho de Campus: Janete Stoffel apresentou as conselheiras Maria Eloa Gehlen e Siomara Aparecida Marques, conforme aprovado na 10ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus. 2.2. Alteração do Anexo IV da Resolução n° 09/2017 que estabelece a estrutura do Domínio Conexo entre os cursos de Licenciatura dos Campi da Universidade Federal de Fronteira Sul: Katia Aparecida Seganfredo mencionou sobre a proposta de revisão do Ementário dos componentes curriculares que constituem o Domínio Conexo dos cursos de Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul. De acordo com a Resolução n° 2/2017-CONSUNI/CGAE, que aprova a Política Institucional da UFFS para a formação inicial e continuada de professores da educação básica publicada em 21 de fevereiro de 2017. O Art.16 compreende por Domínio Conexo entre as licenciaturas o conjunto de saberes que conectam os cursos de licenciaturas e que envolvem a compreensão e a interação com a instituição escolar, os processos de gestão e coordenação da educação, coordenação pedagógica e de ensino e aprendizagem, as políticas públicas de educação e de inclusão, o conhecimento dos sujeitos da aprendizagem, as didáticas e metodologias de ensino, as atividades de estágio e a pesquisa educacional. O Art. 17 apresenta o Domínio Conexo entre as licenciaturas organizados em forma de eixos formativos, que compreendem: I - Fundamentos da educação, abrangendo os aspectos filosóficos, históricos, sociológicos, antropológicos, pedagógicos, psicológicos e políticos da formação docente; II - Políticas, financiamento e a gestão da educação como objetos de abordagem teórico-prática, abrangendo os aspectos conceituais e sua contextualização escolar, bem como a análise de currículos, programas e processos de avaliação; III - Diversidade e inclusão, abrangendo as concepções históricas, psicológicas e pedagógicas referentes à diversidade e à inclusão, as formas organizativas do trabalho pedagógico, as políticas e práticas de atendimento educacional aos deficientes, bem como a reflexão teórico-metodológica acerca dos desafios da educação inclusiva; IV - Didáticas e metodologias de ensino, em seus aspectos gerais, compreendendo as concepções de currículo, processos pedagógicos e avaliação; V - Estudos e pesquisas em educação, compreendendo a apropriação teórica e epistemológica dos processos de pesquisa e investigação no campo da educação e do estado da arte da produção do conhecimento na área educacional e escolar; VI - Práticas de ensino e os estágio, comuns, que contemplam as dimensões da atuação docente, o conhecimento da instituição escolar e de sua organização e funcionamento, os processos de gestão da educação e de coordenação pedagógica, a organização do trabalho pedagógico, os processos de ensino e aprendizagem e de inclusão escolar e a formação continuada. A partir da Resolução (Política da Licenciatura), publicada em 2017, se reconfiguram os CCRs do Domínio Conexo no campus. Katia Aparecida Seganfredo relembrou que a Resolução Nº 09/2017 – CONSUNI/CGAE que estabelece a estrutura do Domínio Conexo entre os cursos de Licenciatura dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul, publicada em 31 de agosto de 2017, constitui 12 CCRs do domínio conexo, totalizando 36 créditos/540 horas. Mencionou que no 2° semestre de 2017, o Grupo de Trabalho do curso de Pedagogia trabalhou na proposta de criação do curso, percebendo problemas na estrutura do domínio conexo: ementas sobrepostas, objetivos e carga horária dos CCRs, porém como havia a urgência em finalizar o PPC e implementar o curso, não foi possível reestruturar naquele momento. O entendimento era de que os CCRs do Domínio Conexo poderiam ser dispostos como optativos e obrigatórios, no entanto, em outubro de 2017, o GT de Pedagogia teve a informação de que a carga horária definida como Domínio Conexo necessitaria ser totalmente obrigatória. No início de 2018, quando o GT de Ciências Biológicas trabalhou na elaboração do projeto do curso, também identificou problemas relacionados aos encontrados pelo GT de Pedagogia, e assim comunicaram a coordenação acadêmica, via documento RE 86/SEP – LS/UFFS/2018. Katia Aparecida Seganfredo fez a leitura do documento mencionado destacando os itens: 1. O documento atual que designa o Domínio Conexo do campus foi redigido com base na realidade de dois curso de licenciaturas e não está em consonância com as características de outras licenciaturas que poderão ser construídas no campus; 2. as disciplinas elencadas do Domínio Conexo entre os cursos de licenciatura interdisciplinar em Educação do campo Ciências Sociais e Humanas e Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza Matemática e Ciências Agrárias são importantes para os perfis desses cursos, porém, algumas delas não estão relacionadas aos perfis dos curso de Ciências Biológicas/licenciatura ou ainda, de outros cursos de licenciatura qe poderão ser construidas no campus; 3. O conjunto dos CCRs do Domínio Conexo do campus foi criado com a proposta de que todos os temas relacionados a aprendizagem, rotina e gestão escolar devem ser tratados por licenciados, não considerando a flexibilização dos temas em relação aos perfis dos cursos e/ou as afinidades formativas dos cursos; 4. a sobrecarga de créditos proposta aos cursos de licenciatura pelo Domínio Conexo cria um impedimento de proposições de outros cursos de licenciatura, pois haverá demanda constante de contratação de docentes no Domínio Conexo para que possam ser ofertadas, restringindo a possibilidade de contratações futuras de docentes do Domínio Específico, necessárias para cursos nos quais não há docentes da área no campus; 5 Ao se sobrepor um domínio conexo de 540 horas nos cursos de licenciatura se exige a supressão de ccrs de extrema importância em áreas específicas, afetando assim a formação dos acadêmicos licenciados; 6 O domínio conexo é eixo organizativo da matriz curricular, concebido para a formação dos acadêmicos aos exercícios da docência, inerente ao processos educacional, mas também deve se observar as especificidades de cada curso. Da mesma forma, o GT que está trabalhando na elaboração de um curso de Ciências Sociais para o 2° semestre de 2019 questionou a coordenação acadêmica sobre os CCRs do Domínio Conexo, identificando os mesmos problemas. Sendo assim as discussões foram realizadas nos GTS. Katia Aparecida Seganfredo comentou que ocorreram duas reuniões gerais em outubro de 2018, nos dias 24/10 e 26/10, onde os GTS explanaram os problemas e a estruturação da proposta. Destacou ainda que a coordenação acadêmica enviou e-mail no dia 29/10 com a proposta aguardando considerações até 02/11, e novo e-mail na data de 06/11 solicitando considerações até 12/11. Destacou que os demais campi também estão reavaliando a estrutura dos CCRs do Dominio Conexo: Chapecó já realizou revisão e Realeza alterou duas vezes desde a Portaria n. 9/2017 de 31 de agosto de 2017. Em síntese as alterações necessárias e propostas pelos GTs e coordenação acadêmica são as seguintes: Psicologia da educação (2 créditos) e Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano (3 créditos) fazer a junção das ementas, redefinição dos objetivos, tornando 1 CCR (Psicologia da educação) de 4 créditos. Fundamentos da educação I (3 créditos) e Fundamentos da educação II (2 créditos) organizar as ementas e objetivo, tornando 1 CCR (Fundamentos da educação) de 4 créditos. Políticas educacionais e legislação do ensino no Brasil (3 créditos), sugestão de organizar a ementa e objetivo, aumentanto para 4 créditos, tendo em vista que aborda a legislação do ensino, a estrutura e funcionamento da educação básica. Educação Inclusiva: revisar a ementa e objetivo.Agroecologia e cooperação na escola - suprimir do Conexo. Organização do Trabalho Pedagógico - suprimir do Conexo, pois a ementa se repete no CCR Didática e estágio I e II. A ementa do CCR Organização do Trabalho Pedagógico pode ser absorvida pelo CCR Didática Geral e Estágio. Didática Geral (4 créditos) - revisão da ementa e objetivo, pois a ementa se repete nos CCRs Estágio I, Estágio II e Organização do Trabalho Pedagógico. Estágio I e Estágio II - revisão das ementas analisando junto com os CCRs Didática, e Organização do Trabalho Pedagógico. Propõe-se 1 CCR de Estágio (30 horas/aula sendo 15 teóricos e 15 práticos), tendo em vista o foco em gestão escolar, trabalhando com a organização da escola e a representação dos agentes (conselho escolar, AMPF, estudantes, etc.), além dos documentos Institucionais. Houve sugestão também do NDE do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais, referente a considerações na ementa de Didática Geral e nos CCr de Estágio I com 4 créditos sem especificar horas teóricas e práticas, com a seguinte ementa: O ambiente e a rotina escolar; Currículo, Metodologias, Planejamento e Forma Escolar; Espaços pedagógicos; Relação Escola-comunidade e o objetivo: Desenvolver de forma sistemática a análise sobre a organização do trabalho pedagógico na escola de Educação Básica, tendo por referências os documentos escolares, o currículo escolar, a organização dos tempos e dos espaços e das metodologias de ensino e a constituição da comunidade escolar. No o CCr de Estágio Curricular II com 3 créditos, também sem definir carga horária teórica e prática, com a seguinte sugestão de ementa: Gestão democrática da educação básica: direção, equipe pedagógica, professores, estudantes e pais. Natureza e forma de organização e representação dos agentes escolares. Estudos e pesquisas em gestão da educação básica e análise documental. Referenciais e normas específicas acerca da gestão escolar. Recursos financeiros, administrativos e financeiros. Nesta proposta os CCRs de estágios totalizam 7 créditos. Katia Aparecida Seganfredo destacou necessidade de revisão da referência bibliográfica pois várias não estão relacionados na ementa proposta e destacou ainda que na sugestão apresentada, ainda há sobreposição de temas. O curso de Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza Matemática e Ciências Agrárias encaminhou sugestão de alteração apenas no CCR de Estágio ficando apenas 1 CCR de estágio com 6 créditos, com a seguinte ementa: O ambiente e a rotina escolar; Currículo, Metodologias, Planejamento e Forma Escolar; Espaços pedagógicos; Relação Escola-comunidade; Gestão democrática da educação básica: direção, equipe pedagógica, professores, estudantes e pais. Natureza e forma de organização e representação dos agentes escolares. Estudos e pesquisa em gestão da educação básica e análise documental. Recursos financeiros, administrativos e financeiros. O objetivo proposto para este CCR é o seguinte: Desenvolver de forma sistemática a análise sobre a organização do trabalho pedagógico na escola de Educação Básica, tendo por referências os documentos escolares, o currículo escolar, a organização dos tempos e dos espaços e das metodologias de ensino e a constituição da comunidade escolar; caracterizar as principais instâncias de organização e representação dos atores escolares (conselho escolar, gremio estudantil, APMF, e outros...) a partir do PPP e do regimento da Instituição. A professora Katia Aparecida Seganfredo destacou que a sugestão dos dois NDEs ao CCR de Estágios, em uma leitura atenta, se apresenta muito similar, sendo que um NDE divide em dois CCRs os estágios com total de 7 créditos e outro NDE propõe um único CCR de estágio com 6 créditos. A professora Katia Aparecida Seganfredo esclareceu ainda que os principais pontos de divergência relacionam-se aos CCRs Didática Geral, com uma sugestão de complementação na ementa e nos Estágio I e Estágio II, nas ementas, objetivos e carga horária. Janete Stoffel mencionou que a divergência se concentra em pequenas alterações na ementa do CCR de Didática, e o maior debate está nos CCRs de Estágio, entre as duas propostas apresentadas. Roberto Antonio Finatto solicitou mais esclarecimentos quanto a necessidade de urgência na aprovação da revisão dos CCRs do domínio conexo , já que esse debate foi realizado no ano de 2017, com pelo menos seis meses de discussão e em várias reuniões. Mencionou que ficou surpreso quando recebeu a notícia sobre a necessidade de alteração dos CCRs do domínio conexo dos cursos de licenciatura do campus Laranjeiras do Sul e que as datas das reuniões para tratar do tema dificultaram a participação dos professores, já que foi enviado um e-mail no dia 22 de outubro para uma reunião no dia 24 de outubro de 2018 e outro e-mail no dia 25 de outubro convidando, novamente, para uma reunião no dia 26 de outubro de 2018. Assim, diante da dificuldade de participação informou que o NDE do curso de Interdisciplinar e Educação do Campo entendeu que havia a necessidade de debater e inserir também suas contribuições para os CCRs do domínio conexo das licenciaturas. Mencionou ainda, que, conforme apresentado pela coordenadora acadêmica, a proposta elaborada nas reuniões citadas possibilitou a participação dos docentes nos debates, embora ele não tenha participado. Solicitou que sejam analisados detalhadamente as ementas e os CCRs antes da votação das propostas enfatizando que o conselho não teria tempo para analisar tais questões durante a sessão . Sugeriu maior prazo para tratar da reformulação e possibilitar maior participação dos docentes nas discussões sobre o tema com o objetivo de elaborar uma única proposta a ser apreciada pelo Conselho de Campus. Ana Cristina Hammel mencionou que não participou das reuniões da proposta de alteração apresentada pela coordenação acadêmica e GTs, pois não foi convidada para os debates, mesmo sendo docente do domínio conexo, com aulas somente no domínio conexo. Mencionou que as discussões foram realizadas entre os três Gts (Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Sociais), mas não todos os docentes do domínio conexo. Ana Cristina Hammel ressaltou dúvidas quanto ao processo de elaboração da proposta de alteração do domínio conexo. Informou que não se sente confortável em votar. Priscila Ribeiro Ferreira, coordenadora do domínio conexo, informou que a pressa pela alteração dos CCRs do Domínio Conexo, é devido aos encaminhamentos do curso de ciências biológicas, e também para atender ao GT de ciências sociais, que tem previsão de apresentar seu projeto de curso novo ainda em 2018. Comentou que em outras universidades, “não existe ter dois estágios, eles devem andar juntos”. Mencionou que não foi “podado” ninguém das reuniões, e que a professora Ana Cristina Hammel esteve presente em reuniões sobre o assunto, inclusive sugerindo a data para a reunião do dia 28/10. Enfatizou que a necessidade de urgência na alteração sugerida é para atender ao PPC do curso de ciências biológicas. Janete Stoffel questionou sobre os estágios, Priscila Ribeiro Ferreira declarou que estágio deve andar junto com fundamentos, nos CCRs específicos de cada curso e não nos CCRs conexos. E as aulas práticas exigidas pela legislação no domínio conexo, pode ser atendida do CCR de didática. Martinho Machado Junior questionou quantos docentes presentes são licenciados? Apontou que o debate está entre a maioria de licenciados, discutindo CRRs para licenciados, afirmando que todos os presentes teriam portanto condições sim de discutir formação de professores. Expôs que o campus Laranjeiras do Sul é acelerado em questão de trabalho. Parabenizou a professora Katia Aparecida Seganfredo pela síntese técnica das propostas. Enfatizou a dificuldade de organizar datas para reuniões em que todos possam estar presentes. Elencou que há concordância em reestruturação, e a necessidade de implementação dos novos cursos, é preciso pensar nos CCRs do domínio conexo pelas habilidades e competências para um licenciado, indiferente a área. Gracialino da Silva Dias afirmou que consta na legislação geral e garantia estabelecida pelas normas legais da educação brasileira em relação às cargas horárias de 400hs de estágio e 400hs de prática na formação de professores, das 200hs de ACC’s e 420hs de Domínio Comum. Que ao se somarem a estas as 540hs de Domínio Conexo (como consta da atual Resolução); que somadas estas chegaria a quase 2.000hs de um total de 3.200 para a formação de professores, ficando um número muito pequeno de horas para a formação específica. Afirmou que declarou isso ao Pró-Reitor Braida em Chapecó tão logo a Resolução foi publicada e que ouviu do mesmo que os Campi deveriam propor reformulações do mesmo instrumento (Resolução 9/17) para atender suas necessidades, tendo em vista “se tratar de CCR obrigatórios”, e não optativos como se estava compreendendo no diálogo entre o Campus de Laranjeiras do Sul e a Prograd. Afirmou que respeitava a situação pessoal que o professor Finato alegou para suas ausências nas reuniões onde se produziu coletivamente o documento relatado pela Profa. Katia, Coordenadora Acadêmica do Campus, mas que a universidade não pode paralisar suas atividades porque um membro está impedido de comparecer, não justificando a sua alegação de estar “surpreso”, até porque existem suplentes para isso. Afirmou que a proposta apresentada não se trata de tirar nada do curso de quem quer que seja; que há sim duas modalidades de licenciaturas no Campus, dois curso por “áreas” (CH E CNM) e dois se encaminhando para três por “ciências disciplinares” (Pedagogia e Ciências Sociais); que entre os cursos por “áreas” há especificidade da modalidade “alternância” em um deles o que implica em formas e tempos de organização do trabalho pedagógico diferentes; afirmou que cada curso que se sentir que não contempla a sua especificidade poderá manter os ccr como específico, mas que aqueles que são apresentados como Domínio Conexo devem ser efetivamente para cumprir a conectividade entre as licenciaturas tal qual definido pela Resolução 2/2017 (Art. 17). Defendeu que a presidente do Conselho colocasse em votação a proposta e que a mesma fosse entendida como um consenso progressivo; que não poderia uma minoria querer impor para a maioria. Afirmou que na reunião onde o documento foi discutido a Professora Ana Hammel estava presente e com a sua concordância de data foi definida a reunião seguinte, citou que naquela ocasião solicitou à profa. Ana para não criar medidas protelatórias para adiar a decisão do Campus em relação ao Domínio Conexo. Afirmou que devemos fazer um esforço para assegurar que os cursos de licenciaturas tenham a duração de 4 anos conforme estabelece a norma legal e que a UFFS vai precisar se adequar a essa situação em relação às definições de ranqueamento de recursos da ANDIFES. Afirmou que com a aprovação da proposta vitoriosa de maioria iria buscar ajustar o PPC do curso de Pedagogia para quatro anos, reduzindo dos atuais 4,5 anos. Por fim agradeceu o excelente, paciente, e competente trabalho executado pela professora Katia ao apresentar todas as propostas que foram encaminhadas pelos cursos até a Coordenação Acadêmica. Marciane Maria Mendes falou sobre elementos técnicos, do domínio conexo das licenciaturas, mencionou sobre os elementos dos CCRs Teoria da aprendizagem do desenvolvimento humano e Organização do Trabalho Pedagógico (que a proposta apresentada sugere suprimir), a justificativa é de que foi alocado o conteúdo em outra ementa, porém sem aumento de carga horária; O CCR de Estagio I, com sugestão de suprimir 75 horas, concordou em diminuir carga horária mas não suprimir o CRR. Marciane Maria Mendes apresentou, ainda, a carga horária dos CCRs do domínio conexo dos demais campi da UFFS. Siomara Aparecida Marques comentou que a questão da urgência, é pelo fato do GT de ciências sociais estar comprometido em entregar ate início de dezembro o projeto para a coordenação acadêmica, porém em última decisão do GT entendeu que não conseguirá encaminhar a tempo para coordenação acadêmica, a fim de passar pelo Conselho de Campus ainda em dezembro de 2018, mas trabalhará para que seja pauta em fevereiro de 2019. Informou que GT esta estudando a demanda docente para implementação de dois cursos de ciências sociais, um de licenciatura e outro de bacharelado. Comentou que o Fórum do Domínio Comum está ativo, por conta da presidente estar empenhada nas atividades, porém o domínio conexo ficou descoberto por um bom tempo, e neste período ficou a critério da coordenação acadêmica todas as demandas, pois o fórum do domínio conexo não realizou reuniões. Abordou sobre a falta de comunicação e de comprometimento dos professores a esses fóruns. Mencionou ainda, que de fato estágio não deve ser conexo, e sim atender as especificidades dentro de cada curso. Aline Pomari Fernandes enfatizou que as reuniões existiram e que a docente Ana Cristina Hammel esteve presente. Houve reuniões e o documento foi debatido, comentou que não devem ser somente os docentes do domínio conexo que discutirem sobre as alterações, mas sim competência de todos os docentes. Afirmou que a carga horária do domínio conexo impacta no PPC do curso inteiro. Sobre o estágio, Aline Pomari Fernandes abordou que não pode engessar todos os cursos por uma demanda específica de um curso. Mencionou que o estágio de gestão é bem contemplado pelo domínio conexo, e que os demais créditos tratados como específicos no domínio conexo devem ser atendidos como específicos dos cursos. Ana Cristina Hammel informou que mandou um e-mail para a direção e coordenação acadêmica, após ficar sabendo pelos corredores das discussões sobre a alteração dos CCRs do domínio conexo, e que no dia 24 foi na reunião, mas que não pode participar da outra reunião, por já ter atividades marcadas para o dia. Reafirmou que não é somente os docentes do domínio conexo que devem participar das discussões, mas eles também devem estar presentes. Solicitou tempo para debater mais a proposta, e não parar o processo, enfatizou que para a primeira publicação, foram debates intensos de seis meses. Fábio Luiz Zeneratti, em nome do NDE Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, parabenizou a condução da reunião por parte da professora Janete Stoffel e a sintetização realizada pela professora Katia Aparecida Segafredo. Mencionou que as reuniões de NDE foi pautado pela ética, respeito aos trabalhos já elaborados. Informou que não se sente confortável em votar na proposta, pois entende que o debate foi insuficiente. Enfatizou que o entendimento, após a última Sessão do Conselho de Campus, é que nesse período de espaço entre uma sessão e outra, tivesse reunião do domínio conexo e não do NDE. Identificou que há apenas uma pequena divergência que depende de uma única reunião para que seja diluído em uma só proposta. Gracialino da Silva Dias solicitou a votação da proposta apresentada pela coordenação acadêmica. Rubens Fey lembrou sobre a necessidade de encaminhar o PPC de ciências biológicas, para entrar na pauta da Câmara de Graduação em dezembro de 2018. Ricardo Key Yamazaki sugeriu votação. Janete Stoffel mencionou que embora as discussões não atenderam 100% dos docentes, e que nem sempre é, houve discussões, informou que o Fórum do Domínio Conexo não estava em atividade, e que não houve má-fé, apenas discussões para atender a demandas urgentes. Enfatizou que poderiam ter sido realizados outros encaminhamentos, mas vivemos reconstruindo o que construímos, o que nos permite posterior rediscutir qualquer que seja a decisão tomada pelo Conselho de Campus. Lembrou que aprovar uma proposta, não significa que ela não possa ser discutida novamente. Solicitou se a proposta apresentada pela coordenação acadêmica pode ser aprovada por consenso, tendo em vista que foi construída por três grupos de GT. Como não houve consenso, passou-se para votação, sendo 15 (quinze) votantes. O primeiro entendimento é de que teriam duas propostas de alteração dos CCRS do Domínio Conexo para votação: 1. construído pelos GTS; 2. construído pelos NDEs dos dois cursos de Interdisciplinar em Educação do Campo, porém a professora Vivian destacou que a proposta não foi deliberada no NDE de de Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza Matemática e Ciências Agrárias, mas sim que a professora Ana Cristina Hammel foi quem elaborou, portanto solicitou a retirada da proposta nomeada pelo NDE do curso referente ao CCR de estágio. Professor Fábio Luiz Zeneratti salientou que a proposta do NDE não é a melhor elaborada, pois não tiveram tempo hábil para discutir, portanto o que o NDE propõe, neste momento, para a votação, é de que não se aprove nenhuma das proposta apresentadas, mas que tenha mais tempo para construir juntos uma única proposta a ser trazida para o Conselho de Campus. Após esclarecimentos foi votada da seguinte forma: Proposta 1 – Elaborada pelos GTS; Proposta 2 – NDE dos cursos de Interdisciplinar em Educação do Campo propõem mais tempo para discussão. Após a apresentação das propostas 1 e 2, a votação da seguinte forma: Proposta 1 – 9 (nove) votos, Proposta 2 – 5 (cinco) votos, contanto com o voto de qualidade (não necessário) fechando os 15 votos. A aprovação da proposta de alteração do domínio conexo dos cursos de licenciatura do campus Laranjeiras do Sul será encaminhado à PROGRAD. Katia Aparecida Seganfredo mencionou que os docentes do domínio conexo, não precisam que a coordenação acadêmica faça reuniões, tem autonomia para se reunirem e discutirem. Priscila Ribeiro Ferreira informou que irá convocar reunião do fórum do domínio conexo no início do semestre de 2019. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Jaciele Hosda, secretária executiva dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 14 de novembro de 2018.
Data de publicação: 07 de março de 2019.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

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ATA Nº 12/CONSCLS/UFFS/2018