ATA Nº 13/CONSCLS/UFFS/2018

ATA DA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos quatro dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às dezessete horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a décima primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus, conforme lista de presença anexa, sem ausências justificadas, e a secretária executiva Jaciele Hosda. Iniciada a sessão, a presidente apresentou os informes. 1. INFORMES: 1.1. Guia do estudante estrelado, no campus: Os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Os cursos constarão na publicação Guia do Estudantes Profissões – Vestibular 2019, já nas bancas e em breve disponível no site do GE. Os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura receberam 3 estrelas, já o curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias foi avaliado como 5 estrelas – conceito de excelência. Os cursos estarão relacionados na lista dos melhores cursos do país, na revista que circula nacionalmente e que é destinada ao público estudantil. 1.2. Vaga de química: será nomeado do concurso vigente de Cerro Largo, no início de Janeiro. 1.3. Notícias professor Lucas: está em recuperação, retornará ao médico em janeiro. 1.4. Reunião presencial da equipe de direção de campus nos dias 10 e 11 em Passo Fundo. 1.5. Perícia de insalubridade no laboratório: Vanessa Gomes da Silva informou que está sendo realizado perícia, por um técnico terceirizado, nos laboratórios, que iniciou as atividades no dia de ontem (03.12.2018), enfatizou que não serão avaliados todos os laboratórios, pois há uma lista de quais laboratórios, e quais as análises a serem realizadas. Não há justificativa para as escolhas, nem os critérios que foram utilizados para escolher um e não outros laboratórios e análises. Uma das solicitações do campus era pra avaliar a brinquedoteca e o bloco onde fica a brinquedoteca, porém justamente este não está na lista dos que serão periciados. Vanessa Gosmes da Silva mencionou que pela insistência do servidor Diogo José Siqueira foi conseguido que fosse periciado um dos laboratórios do Bloco 3, porém não a sala da brinquedoteca. Janete Stoffel contextualizou que foi solicitado para a Departamento de Assistência a Saúde uma medição nos laboratórios, a fim de identificar se haveria riscos em funcionar uma brinquedoteca naquele espaço. Porém neste momento precisamos aguardar tal análise e questionar o que deixar de ser feito. 1.6. Dedetização: Diogo José Siqueira questionou, por solicitação de técnicos e professores que utilizam os laboratórios, sobre a dedetização realizada no último fim de semana, pois já haviam solicitado serem avisados antecipadamente, devido a necessidade de readequação de projetos e atividades, visto que há períodos que os espaços precisam ficar fechados, além da segurança dos vigilantes dos laboratórios, perguntou se eles tem acesso a Equipamentos de Proteção Individual neste período? Tendo em vista o período de carência. Sandro Neckel da Silva informou que é avisado com a máxima antecedência possível, porém como se trata de datas de empresa e questões legais de tempo, nem sempre é dentro do período necessário, ou que gostaríamos. 2. ORDEM DO DIA: Janete Stoffel apresentou a pauta. Solicitou a retirada da Ata nº12 da 2ª Sessão Extraordinária de 2018 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul, devido a várias solicitações de alteração, e a falta de tempo para nova redação e apreciação. Todos aprovaram a retirada deste ponto. Fabio Luiz Zeneratti questionou sobre a novo envio dessa Ata para apreciação, que será encaminhado junto com a pauta da próxima sessão. Janete Stoffel solicitou ainda a inclusão de dois pontos de pauta, sendo: a alteração de colegiado do Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas; e a aprovação e homologação do orçamento desconcentrado do campus para 2019. Todos aprovaram tais inclusões de pauta. Ronan Maciel Marcos pediu a inclusão de mais um ponto de pauta sobre a discussão das representatividades do Conselho de Campus. Janete Stoffel comentou que não foi incluída como pauta, por essa ser a última sessão do ano. Ronan Maciel Marcos sugeriu que seja pauta para a próxima Sessão. 2.1. Aprovação da Ata 9ª Sessão Ordinária de 2018 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul; não recebemos sugestão de alteração de escrita. Aprovada a ata por unanimidade. 2.2 Aprovação da Ata 10ª Sessão Ordinária de 2018 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul; não recebemos sugestão de alteração de escrita. Aprovada a ata por unanimidade. 2.3. Homologação de indicação para o conselho editorial da editora da UFFS: Janete Stoffel informou que o Conselho de Campus deve indicar ao menos um docente titular e um suplente para fazer parte do conselho editorial da editora da UFFS, as inscrições deveriam ser encaminhadas para o e-mail da secretaria da direção, e apenas uma dupla apresentou interesse, na área de Ciências Humanas, Sociais e Artes, sendo Titular Janete Stoffel e suplente Siomara Aparecida Marques. Janete Stoffel solicitou interesse de mais duplas, porém não houve mais interessados. Após a apresentação foi homologada a dupla proposta. 2.4. Data para a 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2019: Janete Stoffel sugeriu a primeira Sessão entre os dias 18(dezoito) e 22 (vinte e dois) de fevereiro de 2019, na semana em que será a formação docente. O Conselho de Campus deliberou para dia 20 (vinte) de fevereiro de 2019, quarta-feira, das 14h às 16h, e caso haja Sessão do CONSUNI nesta data, deverá ser dia 21 (vinte e um) de fevereiro de 2019 das 14h às 16h. Janete Stoffel salientou que o horário para as demais Sessões de 2019, pode ser repensado. 2.5. Alteração do colegiado do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas: O colegiado do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas solicitou alteração na indicação da representatividade do Domínio Comum, sendo que passa a integrar o referido colegiado os seguintes professores: Joaquim Gonçalves da Consta, titular, e Nadia Teresinha da Motta Franco com o suplente. Após a apreciação o Conselho de Campus homologou tal alteração. 2.6. Orçamento: Janete Stoffel mencionou que a coordenação administrativa e o setor de planejamento fizeram ampla pesquisa nos planos de ação, históricos de gastos do campus, além de discussões com os coordenadores e chefes de setores, referentes a desconcentração dos recursos orçamentários. Janete Stoffel mencionou que sempre há contingenciamentos, e prevendo que pode ocorrer novamente, foi deixado uma reserva extra para casos emergenciais na direção do campus. Sandro Neckel da Silva apresentou a proposta construída de divisão do orçamento no campus, sendo distribuídos nos centros de custos: Materiais de expediente do almoxarifado (R$ 45.000,00), Sandro Neckel da Silva informou que o maior histórico de uso dos materiais são de professores. Roberto Antonio Finatto questionou sobre o uso dos tonners, Janete Stoffel respondeu que estes são repostos por empresa terceirizada, e não entram nos gastos computados em materiais de expediente; Laboratórios (R$ 85.000,00); Áreas Experimentais (R$ 76.000,00); Especialização em Realidade Brasileira (R$ 1.000,00); Especialização em Gestão de Pequenos Negócios (R$ 1.000,00); Mestrado PPGADR (R$ 10.000,00); Mestrado PPGCTAL (R$ 10.000,00); Agronomia (R$ 18.000,00); Ciências Econômicas (R$ 18.000,00); Engenharia de Alimentos (R$ 18.000,00); Engenharia de Aquicultura (R$ 18.000,00); Inerdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Agrárias (R$ 18.000,00); Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas (R$ 18.000,00); Pedagogia (R$ 18.000,00); Ciências Biológicas (R$ 9.000,00); e Direção de Campus – Assessorias e contingências- (R$ 26.435,13). Elencou ainda que a desconcentração dos recursos do campus entram em oito rubricas diferentes: viagens de estudos; organização e gestão de eventos acadêmicos realizados no campus; gestão de atividades e serviços; aquisição de materiais de consumo para os laboratórios do campus; aquisição de materiais de consumo para as áreas experimentais do campus; apoio aos docentes para participação em eventos científicos; apoio aos discentes para participação em eventos científicos. Em relação a gastos com materiais de expediente, Sandro Neckel da Silva comentou que em 2018, ainda tinha uma boa quantidade em estoque, e que para 2019 será necessário prever um valor maior para compra desses materiais. As áreas experimentais e laboratórios tem uma previsão de recurso maior que os demais setores, devido a necessidade de cada setor, para sua efetividade no campus. Os cursos de graduação, e pós-graduação, tiveram isonomia de valores, sendo de dezoito mil reais para cada um, com exceção ao curso de ciências biológicas, que por ser curso novo, ficou com a previsão de nove mil reais. Sandro Neckel da Silva apresentou, ainda, a planilha de recursos total para o campus que é de R$ 389.435,13. Janete Stoffel agradeceu aos coordenadores dos cursos por toda ajuda durante o ano, e pela adequação nos recursos com consciência, o que possibilitou o atendimento de todas as demandas do campus. Sandro Neckel da Silva informou que em janeiro de 2019 será encaminhado um memorando pela direção do campus, com orientações sobre distribuição e gastos dos recursos, enfatizou que enquanto planejamento pretendem abrir espaços de discussão e realocação de recursos ao longo do ano. Salientou que os recursos apresentados ainda é um orçamento, pois não foi aprovado na Lei Orçamentária Anual. Vanda Mari Trombetta questionou se não há previsão de recursos para o PIBID e o Residência Pedagógica. Janete Stoffel citou que pode ser utilizado apenas os materiais de expediente, que não há previsão específica. Sandro Neckel da Silva informou que o PIBID terá um recurso para custeio das atividades do PIBID, em separado, exclusivo para este programa. Sandro Neckel da Silva elogiou os coordenadores, enfatizando que houve um amadurecimento na questão de divisão dos recursos, uso racional por parte de todos, trabalhando com sabedoria, passando para outros cursos o que não iriam gastar, utilizaram o recurso com eficiência. Katia Aparecida Segranfredo ressaltou que todas as viagens de estudos foram realizadas, devido a uma verba extra para custeio liberada pela PROGRAD, que a partir da organização dos coordenadores de cursos, elencando todas as viagens, valores necessários e justificativas, em curto espaço de tempo, foi conseguido a totalidade das demandas das viagens de estudos. Ronan Maciel Marcos solicitou que se possível, em 2019, liberar o edital de auxílio para viagens de estudos para estudantes, já no mês de fevereiro, a fim de propiciar mais e melhor utilização desses recursos. Sandro Neckel da Silva colocou que mesmo em pouco tempo o edital de 2018, conseguiu atingir todo o recurso, e é preciso rever e discutir, porque não vai ser possível atender a todas as demandas do ano. Ronan Maciel Marcos sugeriu que pode ser utilizado esse recurso para premiar alunos bons (com índice acadêmico mais elevado). Janete Stoffel mencionou que fim de ano é época de avaliação e gratidão, agradeceu aos coordenadores pela forma que trabalharam durante o ano, principalmente na questão do orçamento. Enfatizou que essa responsabilidade dos coordenadores de cursos, e organização, possibilitou ações boas ao longo do ano. Agradeceu a todos pelo trabalho com responsabilidade e organização. Após apresentação e apreciação dos recursos orçamentários para 2019, foi aprovado por unanimidade. Sandro Neckel da Silva se propôs a apresentar o relatório orçamentário de 2018 na primeira sessão do conselho de 2019. Janete Stoffel finalizou a última sessão de 2018, falando que ainda não foi feito uma avaliação do campus, que deverá ser realizado durante o ano de 2019. Neste ano se trabalhou muito, muitas conquistas, apesar do cansaço de todos. Cursos novos em andamento, e outros em processo para iniciar. Temos muito a agradecer a todos para chegar onde chegamos, agradeceu a todos pelo trabalho de 2018, enfatizou que tudo o que fazem no dia a dia faz a diferença. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Jaciele Hosda, secretária executiva dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 04 de dezembro de 2018.
Data de publicação: 07 de março de 2019.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 13/CONSCLS/UFFS/2018