ATA Nº 11/CONSCLS/UFFS/2019

9ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos sete dias do mês de outubro de dois mil e dezenove, às quatorze horas, no auditório do Bloco docente/administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros: Aline Pomari Fernandes, Anderson Luiz de Oliveira, Andresa Freitas, Betina Muelbert, Diogo José Siqueira, Éliton Paulo Novais, Fábio Luiz Zeneratti, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Gracialino da Silva Dias, Larissa Canhadas Bertan, Liria Ângela Andrioli, Maria Eloá Gehlen, Martinho Machado Junior, Ricardo Key Yamazaki, Ronaldo José Seramim e Ticiana Carla Southier Mesquita, para a nona Sessão Ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda para registro. Justificaram ausência os professores Ana Cristina Hammel e Fábio Pontarolo 1. INFORMES: 1.1 Martinho Machado Junior informou que o servidor Eloir Faria de Paula está respondendo pelas demandas dos eventos do campus, e com isso foi construído um calendário de eventos que deve ir para o site em breve, a fim de evitar sobreposição de eventos. 1.2. A obra do galpão almoxarifado será iniciada esse ano de 2019. 1.3. Foi disponibilizado transporte para os estudantes participarem de atividades esportivas na cidade de Guarapuava, enfatizando a importância do esporte no meio acadêmico. 1.4. Ronaldo José Seramim lembrou que esta é a última sessão dos conselheiros eleitos para o período 2017/2019, na próxima sessão tomarão posso os novos conselheiros eleitos. 1.5. Ronaldo José Seramim comunicou que hoje (07.10.2019) é a data limite para inscrição na III Feira de Ciências, que já tem cerca de 175 grupos de trabalho inscritos. 1.6. Posse dos novos membros Natos Coordenadores do curso de Ciências Sociais: Felipe Mattos Monteiro (coordenador do curso) e Cristiano Augusto Durat (coordenador adjunto do curso). 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Inclusão de Pauta: Houve a solicitação de inclusão de pauta referente a alteração do colegiado de pedagogia, aprovada a inclusão do ponto por todos. 2.2. Aprovação da Ata da 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus: professora Líria Ângela Andrioli solicitou retirada de uma de suas falas da Ata. Aprovado por todos a retirada da fala. Professor Gracialino da Silva Dias solicitou vistas da Ata, pois que não conseguiu ler a tempo a referida Ata, solicitou prazo até a próxima sessão para aprovação. O qual foi aceito por todos a indicação de aprovação para a próxima Sessão do Conselho de Campus. 2.3. Aprovação da Ata da 2ª Sessão Extraordinária do Conselho de Campus: Após correções referentes aos perfis das vagas para o concurso corrigidas na própria Ata, foi aprovada por unanimidade. 2.4. Alteração Colegiado do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza: A coordenação do curso solicitou alteração no colegiado, com a seguinte indicação: Fernanda Marcon (Coordenadora do curso), Joaquim Gonçalves da Costa (Coordenador Adjunto); Representantes Domínio Específico I - Titular Vivian Machado de Menezes e Suplente Wanderson Gonçalves Wanzeller, II - Titular Ricardo Key Yamazaki e Suplente Gian Machado de Castro, III - Titular Josimeire Aparecida Leandrini e Suplente Ana Cristina Hammel; Coordenadora de Estágio Marciane Maria Mendes; Coordenadora Adjunta de Estágio Jeane Cristina Justi; Representantes Domínio Conexo Titular Priscila Ribeiro Ferreira e Suplente Andressa dos Santos Althaus; Representantes Domínio Comum Titular Felipe Mattos Monteiro e Suplente Fabio Pontarolo; Representantes técnico-administrativos Titular Everton Donizete Kielt e Suplente Lucimara Lemiechek; Representantes discentes I - Titular: Tiago Prestes e Suplente Beatriz Geovana Braiti, II – Titular Ticiana Carla Southier Mesquita e Suplente Silvana Gaiba. Após apreciação foi aprovada a alteração do colegiado do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. 2.5. Alteração Colegiado do curso de Ciências Biológicas: A coordenação do curso solicitou a alteração na composição do Colegiado de Ciências Biológicas, com a seguinte indicação: representante titular do Domínio Conexo, docente Priscila Ribeiro Ferreira; e representante do Domínio Comum docente Christiane Maria Nunes de Souza. Após apresentação da alteração foi aprovado por unanimidade. Gracialino da Silva Dias questionou se professores substitutos podem fazer parte dos colegiados, pois são contratados para dar aulas apenas. Indicação para que a direção de campus consulte a procuradoria jurídica, a fim de analisar sobre a possibilidade de substituto serem membros nos colegiados. 2.6. Apresentação Orçamentária: Ronaldo José Seramim apresentou o parecer sobre os recursos orçamentários do campus Laranjeiras do Sul, mencionou que é preciso rever os recursos orçamentários do campus, e se preciso realizar o remanejamento interno até novembro de 2019. Essa ação possibilita o campus empenhar recursos para uso em 2020. Referente ao recurso desconcentrado do campus, enfatizou que cada curso tem suas rubricas a serem utilizados. Solicitou que os coordenadores de curso que respondam o e-mail encaminhado pela coordenação administrativa, referente a utilização dos recursos. Solicitou aos representantes do CONSUNI que pautem as atualizações das resoluções referentes a pedidos de auxílios e recursos. Martinho Machado Junior mencionou que com a liberação do contingenciamento, houve prazos curtos para empenhos, e os processos precisaram ser rápidos, nesta limitação ainda foi possível garantir a construção do galpão de almoxarifado e a solicitação dos materiais para os tanques de aquicultura, porém, neste curto período, muitos materiais solicitados tiveram cotações esvaziadas, o que inviabiliza o empenho dos recursos. Neste sentido há a necessidade de um esforço grande para que possa ser empenhado e gastado os recursos de acordo com as normas, evitando a devolução de recursos. Gracialino da Silva Dias questionou sobre o primeiro semestre em que Jaime Giolo (Reitor na ocasião) esteve no campus Laranjeiras do sul, e se comprometeu com um valor de 500 mil reais para o curso de Engenharia de Aquicultura. Questionou sobre o comprometimento do valor mencionado na execução da demanda. Martinho Machado Junior mencionou que esse valor ficou apenas na promessa, e não foi realizado nenhum procedimento para tal atendimento. Lembrou que os técnicos responsáveis realizaram os projetos mínimos para o início das escavações, porém necessita de mais material para a finalização dos tanques. Informou ainda que uma das últimas assinaturas do então reitor Jaime Giolo foi a de Dispensa de Licitação para a escavação, e que não tinha previsto material. Na época de transição houve pregão porém esvaziado nos quesitos materiais, posterior houve novamente dispensa de licitação para os materiais. A previsão é que os calouros do curso de Engenharia de Aquicultura de 2020 já tenham tanques para trabalhar. Volume total de recursos é de R$ 31.500,00 para a primeira etapa de escavação. E de R$ 40.000,00 para materiais. Outras partes e projetos são posteriores e que ainda não foram encaminhados. O mérito de trabalho é dos docentes do curso, do Engenheiro de Aquicultura Renato Glowka e demais servidores das áreas experimentais que se empenharam para que pudesse ser realizado esses processos até o momento. Martinho Machado Junior enfatizou que o que depender da direção de campus, irá representar todos os cursos de graduação do campus. Todos os cursos são importantes para a universidade e é preciso lutar por todos sem distinção. 2.7. Coordenador Adjunto de Extensão e Cultura: Martinho Machado Junior mencionou que professor Luiz Carlos de Freitas solicitou saída das coordenações adjuntas de extensão e cultura. A partir da solicitação a direção do campus convidou o servidor Cristian Ricardo Pazini para a coordenação de cultura, sobre a coordenação adjunta de extensão, a direção de campus ainda está verificando a disponibilidade de alguns docentes para essa coordenação, convidou se há algum conselheiro disponível para estar a frente dessa coordenação. Não houve indicações. Gracialino da Silva Dias questionou se o coordenador adjunto pode ser técnico- administrativo? Martinho Machado Junior respondeu que não há impedimentos. Após esclarecimentos todos aprovaram a indicação do servidor Cristian Ricardo Pazini como coordenador adjunto de cultura foi aprovado por todos. 2.8 Alteração do colegiado do curso de Pedagogia: A coordenação do curso solicitou alteração do colegiado substituindo: a membro titular Paola Beatriz Sanches (representante docente) e sua suplente Marcela Langa Lacerda pelos professores Cristiano Augusto Durat e Felipe Mattos Monteiro; a suplente do Domínio Comum, Fernanda Marcon, pela docente Christiane Maria Nunes de Souza; e a titular do Domínio Conexo, Katia Aparecida Seganfredo, pelo docente Joaquim Gonçalves da Costa. Após apreciação todos aprovaram a alteração do colegiado do curso de Pedagogia. Gracialino da Silva Dias mencionou que a utilização dos docentes substitutos se dá pelo grau de atribuição de trabalho dos docentes, solicitou que seja revisto a composição dos colegiados. Aline Pomari Fernandes esclareceu que essa composição é do regulamento de graduação, e que já houve neste conselho proposta de alteração, mas que se manteve. Gustavo Henrique Fidelis dos Santos mencionou que durante a discussão de alteração do regulamento de graduação foram realizadas discussões nos colegiados dos cursos, referente a quantidade de docentes necessários, porém foram votos vencidos na Pró-Reitoria de Graduação. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS: 3.1. Ronaldo José Seramim apresentou dados sobre o vestibular unificado, que tem 238 inscrições realizadas e 18 pagas. Gracialino da Silva Dias fez um reconhecimento ao Pró-Reitor de Graduação anterior João Alfredo Braida que lutou para ter ser efetivado o vestibular, garantindo candidatos de outras regiões. 3.2. Martinho Machado Junior informou que foi recebido pela Direção de Campus uma solicitação de cessão de servidor para a UFPR, e atendendo ao fluxo foi encaminhado para a comissão criada pelo Conselho de Campus para tais finalidades. 3.3. Priscila Ribeiro Ferreira questionou sobre a licença quinquênio (licença capacitação de até 3 meses). Martinho Machado Junior mencionou que houve um decreto federal em que as instituições de ensino devem se adequar ao percentual de apenas dois por cento dos servidores para afastamento. A PROPLAN esta estudando sobre esses critérios, e ate fim do mês deverá ter uma orientação. Felipe Mattos Monteiro solicitou para que esses critérios possam ser amplamente discutidos no campus. Gracialino da Silva Dias comentou que esses critérios devem garantir que os cursos possam se manter em funcionamento. Ronaldo José Seramim lembrou que o percentual é sobre os servidores, contemplando técnicos e docentes. 4. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 07 de outubro de 2019.
Data de publicação: 12 de novembro de 2019.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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