ATA Nº 5/CONSCLS/UFFS/2020
Aos três dias do mês de junho de dois mil e vinte, às quatorze horas, por vídeo conferência pelo sistema webex (devido as atividades remotas, por conta da pandemia COVID-19), reuniram-se os membros do Conselho de Campus, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Se fizeram presentes na sala web os membros: Alexandre Manoel dos Santos, Anderson Luiz de Oliveira, Andresa Freitas, Antônio Maria da Silva Carpes, Betina Muelbert, Cátia Tavares dos Passos, Diogo José Siqueira, Fabio Pontarolo, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Natali Demichelli, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Henrique Von Hertwig Bittencourt, Joaquim Gonçalves de Oliveira, Jhonatann Oliveira Martins, Larissa Canhadas Bertan, Marcelo Grassi, Martinho Machado Junior, Ricardo Key Yamazaki, Roberto Antônio Finatto, Ronaldo José Seramim, Ronan Maciel Marcos, Silvia Romão e Thiago Bergler Bitencourt, Ticiana Mesquita e Vivian Machado de Menezes, para a quinta Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2020, e a secretária executiva Jaciele Hosda para registro. Iniciou-se a Sessão às 14h07, logo após a conferência do quórum por meio de visualização dos presentes na sala web. 1. INFORMES: Martinho Machado Junior, presidente da Sessão, iniciou dando as boas vindas a todos(as). 1.1. Sobre a campanha de troca de máscaras (confeccionadas e doadas pelos servidores do campus) por alimentos, informou que está ocorrendo em frente a farmácia Santa Terezinha, e que posterior em conjunto com o Rotary, serão distribuídas cestas de alimentos às pessoas carentes de Laranjeiras do Sul. 1.2. Foi publicado no site da Universidade Federal da Fronteira Sul, nessa quarta-feira (3), a Portaria nº 608/GR/UFFS/2020, que dá conta da criação da Assessoria de Inovação Tecnológica na Educação (ASSITEC), vinculada à Reitoria, Martinho Machado Junior parabenizou os membros do campus que fazem parte da comissão. 1.3. Ronaldo José Seramim informou sobre o processo de licitação de reprografia que está em andamento. Para divulgação será encaminhado email com as datas de outras licitações que para todos acompanhem. 1.4. Thiago Bergler Bitencourt mencionou sobre o calendário acadêmico que teve a proposição de ofertas de aulas semi-presenciais; no campus Chapecó são 36 (trinta e seis) CCRs que se adequaram a este modelo de oferta, em Cerro Largo são 31 (trinta e um) CCRs, em Erechim 7 (sete) CCRs, em Realeza 6 (seis) CCRs, e em Laranjeiras do Sul, até o momento apenas 1 (um) CCR. As coordenações acadêmicas de todos os campi estão trabalhando em conjunto e realizarão avaliação destes CCRs, a fim de identificar como foi essa forma de ensino, se houve efetividade nas atividades finais de trabalho semi-presencial. 1.5. Há uma orientações nova da PROGESP sobre o período de férias, é preciso que os servidores avaliem e remarquem as férias conforme solicitado, encaminhando um e-mail à sua chefia imediata, que será expedido um único oficio de reprogramação de férias. O principal objetivo é prever o retorno das atividades presenciais com o mínimo de servidor em férias possível. 1.6. Silvia Romão informou sobre a comissão de monitoramento do COVID-19, que na última Sessão do Conselho de Campus foi criada uma comissão, porém depois em nível de Reitoria foi proposto uma discussão de todos os campi, e nessa comissão geral foi criada um grupo de trabalho para definir orientações gerais para a UFFS, pensando no planejamento de retorno e orientações gerais, por ambiente, protocolos e necessidades de treinamento. 1.7. Ricardo Key Yamazaki mencionou que está fazendo uma tentativa de utilização de uma plataforma da microsoft (microsoft educação), em que a UFFS está cadastrada, e que tem disponíveis salas de aulas, tarefas e interação, podendo ser criados grupos de alunos, o precisa para realizar o cadastro é ter o e-mail institucional. Solicitou que os docentes se inscrevam, já está verificando com a TI a possibilidade dos alunos se cadastrarem, pois obrigatoriamente precisa ter o e-mail institucional, pediu para que a comissão geral que avalia as possibilidades de retorno das atividades presenciais, possa conferir se a gratuidade dessa plataforma se manterá ou será somente nesse período de pandemia. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Aprovação da Ata da 4ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus 2020: Foi solicitada ajustes pela professora Betina Muelbert, encaminhada novamente para apreciação de todos, e inclusão de um complemento de frase “Doações podem ser realizadas em dinheiro”. Após análise e correção foi aprovada por unanimidade. 2.2. Criação da sala de Multimídia: Professor Martinho Machado Junior mencionou que essa demanda veio primeiramente de um e-mail da professora Eduarda Molardi Bayni que utiliza metodologia ativa no curso de Engenharia de Alimentos, (encaminhado conteúdo por e-mail à todos os membros), posterior o curso de Agronomia encaminhou um ofício solicitando suporte para sala de multimídia (encaminhado ofício por e-mail à todos os membros). Agradeceu aos professores Thiago Bergler Bitencourt e Vivian Machado de Menezes pela colaboração, em pensar e organizar a sala multimídia (chamada de Laboratório de Mídias Digitais), com os objetivos pretendidos, dessas discussões foram propostas algumas ações e atividades: Auxiliar no desenvolvimento de produtos, materiais didáticos, atividades e soluções em educação; Auxiliar na organização e desenvolvimento de oficinas para visitantes de escolas da Educação Básica ou estudantes, professores e/ou servidores do Ensino Superior; Auxiliar na divulgação dos resultados de pesquisa e extensão dos projetos do campus; Organizar o agendamento e utilização de materiais relacionados à produção de materiais didáticos, oficinas e/ou vídeoaulas; Auxiliar em proposições de ações de capacitação dos professores/servidores do campus no uso de mídias para elaboração de materiais didáticos ou vídeoaulas; Auxiliar em proposições de ações que proporcionem maior contato com as novas tecnologias e a utilização destas como instrumentos de ensino-aprendizagem; Auxiliar na divulgação científica para alicerçar ações de pesquisa e produção midiática no campus; Alimentar uma página institucional com as ações relacionadas às produções audiovisuais do campus; Auxiliar professores na inserção dos recursos midiáticos em atividades relacionadas ao ensino a distância ou atividades não presenciais; Colaborar com atividades de ensino e extensão como cursos para o Ensino Médio em disciplinas de Ciências Exatas. Martinho Machado Junior informou, ainda, a chegada do servidor Luiz Felipe da Paz, que auxiliará na secretaria da direção, a tramitação de redistribuição de um técnico de TI, e também a remoção (em breve) da bibliotecária Suelen Spindola Bilhar, que além de vir colaborar no campus, já trabalhou em conjunto com a Vanderleia Dezingrini (assessoria de comunicação) na construção do vídeo explicativo do aplicativo do campus. Mencionou que junto com TI e infra estrutura do campus estão verificando espaço e materiais para instalara sala do laboratório de multimídia, utilizando uma sala de vídeo conferência, para dar suporte aos cursos de graduação do campus. Thiago Bergler Bitencourt informou que haverá um técnico administrativo alocado na sala de multimídia para tal função, que será o servidor Everton Kielt (técnico em assuntos educacionais), que atualmente atua na ASSAC, mais precisamente ligado a pesquisa, considerando ainda, que o servidor está em fase de doutoramento na área, poderá contribuir com essa demanda. Após explanações foi aprovada por consenso a criação da sala de multimídia no campus Laranjeiras do Sul. 2.3. Curricularização da extensão: Thiago Bergler Bitencourt informou que a coordenação acadêmica, junto com os assessores de extensão e cultura, e o auxílio da técnica administrativa responsável pelo setor de extensão e cultura do campus, foi criado um calendário, um cronograma de execução, construído em três etapas, sendo: 1ª etapa - de responsabilidade dos coordenadores de curso, que deverão até 15 de junho, realizar o levantamento de dúvidas e questões dos cursos sobre a curricularização da extensão e encaminham no e-mail: extensao.ls@uffs.edu.br. E de responsabilidade da comissão de curricularização da extensão do campus, realizar de 16 a 26 de junho a sistematização das dúvidas encaminhadas pelas coordenações do curso e devolutiva às coordenações de curso; 2ª etapa – de responsabilidade dos NDEs, fórum do domínio comum, NAP e comissão de curricularização da extensão do Campus, nos meses de julho e agosto realizar discussões com os NDEs, fóruns do domínio comum, NAP, e realizar palestra sobre experiências de curricularização da extensão; 3ª etapa - de responsabilidade comissão de curricularização da extensão do campus, em setembro, a sistematização da discussão realizada no campus e produção de material de apoio aos debates sobre a curricularização da extensão no campus. Em outubro e novembro, realizar com a comunidade acadêmica e regional um seminário de curricularização da extensão do campus. E em novembro ainda finalizar um relatório final das discussões no campus e encaminhar para a PROEC E PROGRAD. Essa proposta de datas é para que os coordenadores de curso, possam se orientar e se organizarem na curricularização da extensão. Joaquim Gonçalves da Costa sugeriu fazer revisitar aos documentos da COEPE pois este conta com várias informações que podem contribuir nas discussões propostas acima. Thiago Bergler Bitencourt mencionou que farão a verificação do documento mencionado. Após explanada a proposta e discutidas as dúvidas, foi aprovado por unanimidade o cronograma para curricularização da extensão apresentado. Thiago Bergler Bitencourt continuou, que há uma segunda proposta deste mesmo ponto de pauta, que seria a criação de uma comissão para acompanhar os trabalhos e auxiliar na demanda. Sugeriu que a comissão fosse presidida pelo professor Jorge Erick Garcia Parra (coordenador de extensão do campus), seguida dos membros Thiago Bergler Bitencourt (coordenador acadêmico do campus), Cristian Ricardo de Oliveira Castro Pazini (coordenador de cultura do campus), Gabriela Ribeiro Monteiro (TAE do setor de extensão e cultura e representante do comitê assessor de extensão e cultura do campus), Antonio Maria da Silva Carpes (representante do comitê assessor de extensão e cultura do campus), Lucimara Lemiechek (representante do NAP), além da necessidade de um representante do domínio comum e de um representante do domínio conexo, que poderia ser indicado pelo conselho de campus. Alexandre Manoel dos Santos se propôs a participar representando o domínio comum. Em relação ao representante do domínio conexo, após discussão ficou definido que a coordenação acadêmica realizará consulta por e-mail a todos os docentes do domínio conexo, e posterior encaminhará indicação para a SEDOC, que expedira Resolução do Conselho de Campus nomeando a comissão. Após apreciação foi aprovado por unanimidade a criação da referida comissão. 3. ENCERRAMENTO. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 03 de junho de 2020.
Data de publicação: 07 de julho de 2020.
Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul