ATA Nº 7/CONSCLS/UFFS/2021
Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e um, às nove horas, por videoconferência pelo sistema Webex (devido as atividades remotas, por conta da pandemia COVID-19), reuniram-se os membros do Conselho de Campus, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Estiveram presentes os membros: Alexandre Manoel dos Santos, Andresa Freitas, Diogo José Siqueira, Fabio Pontarolo, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Henrique Von Bittencourt, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Marcelo Grassi, Martinho Machado Junior, Miguel Mundstock Xavier de Carvalho, Paulo Alexandre Nunes, Ricardo Key Yamazaki, Roberto Antônio Finatto, Ronan Maciel Marcos, Ronaldo Seramim e Vivian Machado de Menezes para a Sétima Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2021. Esteve presente também a secretária de direção e órgãos colegiados Ana Paula Pit Michelin. O conselheiro Gustavo Henrique Fidelis dos Santos comunicou, via e-mail, a possibilidade de se atrasar para a reunião uma vez que está convocado para participar da reunião da Câmara de Graduação neste dia a partir das 8 horas e quinze minutos. As 9 horas e quinze minutos, Logo após a conferência do quórum por meio de visualização dos presentes na sala web, dando início a Sessão, o presidente, professor Martinho Machado Junior saudou a todos e fez a leitura da pauta, EXPEDIENTE: 1.1. Comunicados gerais: as atas da 6ª Sessão Ordinária e 2ª Extraordinária serão apresentadas em sessão posterior para aprovação. O Diretor informa que foi encaminhado aos Senadores e Deputados Federais do Paraná ofício solicitando emendas parlamentares para construção do Centro de Convivência e Quadra Poliesportiva do Campus, projetos já elaborados em 2016 porém que não tiveram viabilidade financeira até o momento, em razão disto esses pedidos de orçamento são encaminhados entre os meses de agosto e setembro de todo ano, fora deste período não há possibilidade de solicitação de emendas parlamentares. Informa que no dia 13 (sexta-feira) o Campus estará recebendo a visita do economista Eduardo Moreira que fará reunião com a Direção do Campus para estudo de possibilidade de aporte junto aos projetos que envolvem as Cooperativas em conjunto com os Movimentos Sociais. Passando a palavra ao Ronaldo Seramim que faz encaminhamentos sobre a Coordenação Administrativa informa que estão em andamento os processos licitatórios: da reprografia que está sendo realizada novamente pois a empresa que estava contratada desistiu do contrato e não irá renovar; em relação aos serviços terceirizados está vigente o contrato com a empresa intercept que encerra no mês de setembro e no dia 18 irá ocorrer o novo processo para serviços de limpeza e manutenção do Campus; ocorreu também a licitação do RU cuja vencedora foi a empresa "Mãos Peruanas" que se mostra prestativa para vir ao Campus fazer a instalação dos equipamentos para se preparar para o início das atividades assim que houver sinalização de retorno aos trabalhos presenciais; está em andamento as obras da cantina e do galpão que estão em atraso no cronograma justificadas pelas empresa em razão da pandemia, e que os aditivos contratuais serão avaliados pelos fiscais; estão confirmadas 2021 as obras de reforma do sistema de alarme de incêndio do Campus, construção de mais um poço artesiano para abastecimento de água no Campus e término da estação de aquicultura cuja previsão de custo era 500 mil reais e que após o projeto é provável que seu custo se aproximará a 1 milhão de Reais. Solicita a inclusão de ponto de pauta para reavaliação da matriz de prioridade de obras e investimentos para o próximo ano. Não havendo mais informes, o presidente faz a leitura da ordem do dia: 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Segurança no Campus devido ao fluxo de pessoas e veículos (Proposição: Henrique); 2.2. Alteração das datas das reuniões do Conselho (Proposição: Ronan/Silvia); 2.3. Homologação da Comissão que tratará da criação dos planos de retorno as atividades presenciais no Campus; 2.4. Homologação do Nível de Segurança Operacional da semana. Ronaldo Seramin solicitou a inclusão de dois pontos de pauta: "Discussão sobre o orçamento desconcentrado do campus 2021/2022. e 2.6. Matriz de investimento e obras no Campus para 2022". O presidente pergunta se há consenso sobre a inclusão dos dois pontos de pauta, havendo consenso, foram inseridos na pauta como pontos 2.5 e 2.6 respectivamente. Aprovada a ordem do dia, seguem as discussões: 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Segurança no Campus devido ao fluxo de pessoas e veículos (Proposição: Henrique); O Diretor informa sobre situações que ocorreram no Campus colocando em risco o patrimônio público, passa a palavra ao professor Henrique que requisitou a inclusão do ponto de pauta, qual relatou a vulnerabilidade de equipamentos e projetos de pesquisa, lesões ocorridas com os experimentos de cultivo, sobre acidentes devida circulação pessoas e veículos com condutas irregulares e ilegais como alta velocidade, sem habilitação. etc. E sugere opções de ação para conscientização e aumento da segurança. Após manifestações de conselheiros, e ponderadas as sugestões, fica deliberada as seguintes providências: a) como medida educacional, ficou aprovada a elaboração de placas e panfletos distribuídos no Campus para conscientização e sensibilização após verificação de disponibilidade orçamentária qual será apurada pela Coordenação Administrativa e Direção do Campus; b) realização de estudo técnico quantitativo/econômico e de impacto para aumentar a segurança do Campus e dos bens nele guarnecidos como edificação de guarita para retirar a ideia de continuidade da rodovia a fim de identificar os transeuntes que naquele ponto se inicia o perímetro da Universidade; restrição de acesso a comunidade a determinados lugares onde constam bens e experimentos do Campus. Com a ressalva de que vários membros do Conselho são contrários a edificação de guarita com cancela e bloqueio de entrada nas áreas comuns devido ao símbolo de fechamento da Universidade para a Comunidade; c) sobre a sugestão de instalação de câmeras de monitoramento e aumento do número de vigilantes, o Coordenador Administrativo esclarece que está vigente o contrato de segurança não sendo possível o aumento do número de vigilantes no momento, que essa discussão poderá ser retomada para uma próxima licitação, e para instalação das câmeras de monitoramento o estudo foi pausado pois o custo triplicou e que será necessário aguardar disponibilidade orçamentária. 2.2. Alteração das datas das reuniões do Conselho (Proposição: Ronan/Silvia); O Diretor apresenta que foi acatada a sugestão do professor Ronan quanto a alteração de horário para início as 9 horas, e coloca em votação a proposição de realizar em rodízio de dias da semana para facilitar a participação de docentes que não podem assumir o compromisso nas quintas-feiras pela manhã. O Diretor esclarece que a agenda definida para as quintas-feiras foi baseada em estudo técnico considerando a ampla agenda da equipe diretiva e Reitoria e que o dia atualmente estabelecido tem possibilitado a reunião do Conselho de Campus com quorum. Após ouvidos os Conselheiros, fica aprovada a programação das próximas reuniões para terem início as 9 horas da manhã em dias sequencialmente alternados excluindo as quartas-feiras em que há reunião com a equipe diretiva no mesmo horário. Encerrado o teto da reunião o Conselho aprova prorrogação da sessão por mais 30 minutos. 2.3. Homologação da Comissão que tratará da criação dos planos de retorno as atividades presenciais no Campus; como deliberado na reunião anterior, é aprovada a comissão a ser composta com os membros que já compõem a Comissão da Covid, quais são: Silvia Romão (presidente); Anderson Luiz de Oliveira; Antônio Maria da Silva Carpes; Carlos José Raupp Ramos; Catia Tavares dos Passos Francisco; Felipe Mattos Monteiro; Fernanda Marcon; Gracialino da Silva Dias; Gustavo Henrique Fidelis dos Santos; Martinho Machado Junior; Marcio Augusto Musse; Ricardo Key Yamazaki; Roberto Antônio Finatto; Ronaldo José Seramim; Ronan Maciel Marcos; Silvana da Costa; somados a estes os que se manifestaram interessados sendo: Luisa Helena Casarolli, Maria Eloá Gehlen, Vivian Machado de Meneses, Luiz Carlos de Freitas, Augusto César Prado Pomari Fernandes, acrescidos 1 estudante de cada curso que seja membro de colegiado, ou na impossibilidade deste, de outro a sere indicado pelos respectivos Colegiados. 2.4. Homologação do Nível de Segurança Operacional da semana. Realizada a apresentação dos Relatórios e Parecer da NSO foi homologada a manutenção do nível 3 de Segurança Operacional. Atingido o teto da reunião, não havendo tempo para discussão dos itens de pauta 2.5 e 2.6, o Coordenador Administrativo apenas solicitou a palavra para lembrar aos Coordenadores de curso para responderem o e-mail encaminhado pela Assessoria de Planejamento solicitando se o curso irá executar todo o valor ou se necessitará de recursos para o restante do exercício de 2021, ressalta que é necessário responder a Proplam com urgência. Informa ainda que a Pró Reitoria repassou que o orçamento será o mesmo de 2021 e que futuramente será colocado em discussão no Conselho a destinação do orçamento. 3. ENCERRAMENTO. Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião e eu, Ana Paula Pit Michelin, secretaria de Direção e Órgãos Colegiados do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei através do registro em vídeo a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 12 de agosto de 2021.
Data de publicação: 22 de novembro de 2021.
Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul