ATA Nº 8/CONSCLS/UFFS/2022

06ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL de 07 de julho de 2022

Aos sete dias do mês de julho de dois mil e vinte e dois, às nove horas, reuniram-se no auditório do bloco docente/administrativo, os membros do Conselho de Campus, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a sexta Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2022. Estiveram presentes os membros: o presidente da sessão Martinho Machado Junior, os conselheiros Alexandre Monkolski, Ana Cristina Hammel, Anderson Luiz de Oliveira, Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes, Betina Muelbert, Carlos José Raupp Ramos, Ceyça Lia Palerosi Borges, Eloir Faria de Paula, Fábio Luiz Zeneratti, Francieli Marques Coelho da Silva, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Inaiana Maria Caetando dos Santos, Joaquim Gonçalves da Costa, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Miguel Mundstock Xavier de Carvalho, Nair Correia Salgado de Azevedo, Régis Clemente da Costa, Ronaldo Cesar Darós, Ronaldo José Seramim, Siomara Aparecida Marques, Suéli Campagnin, Thiago Bergler Bitttencourt, Vanessa Gomes da Silva e Vitor de Moraes. Esteve presente também a secretária substituta de direção e órgãos colegiados, Jaciele Hosda. Às 9 horas e dez minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimentou os presentes e deu início a sessão com os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: Informes da Direção de Campus: a) Parabenizou os Grupos de Trabalho que estão trabalhando na construção de novos cursos para o Campus Laranjeiras do Sul; b) Desde 02 de julho de 2022 iniciou o período eleitoral, e que há algumas regras para servidores públicos que devem ser respeitadas; c) UFFS de portas abertas reuniu muitos alunos das escolas estaduais, tendo um grande sucesso; d) Reunião com prefeito municipal de Rio Bonito do Iguaçu celebra parceria para acordo de cooperação, a fim de atender as demandas de oferta das turmas de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais; e) Inauguração do campo de futebol do campus Laranjeiras do Sul, dia 02 de julho de 2022, embora ainda precise de manutenção, já está liberado para utilização. Informes da Coordenação Administrativa: f) O poço artesiano que abastece o campus desde 2015, está com problemas, houve há aproximadamente 300mt de profundidade um desmoronamento, ficando a vazão da água apenas com 160mt, e devido a estiagem dos últimos dias, baixou o nível da água, além da queima da bomba. Porém o setor de infraestrutura já está verificando para resolver o problema o quanto antes. Um novo poço artesiano esta em fase de dimensionamento de evasão de água e logo poderá ser utilizado para abastecimento de água ao campus; g) A instalação da Estação de Aquicultura teve abandono da empresa responsável, porém a mesma empresa retornou com a execução, mas com atraso previsto; h) A reforma do galpão agropecuário está em fase de finalização; i) Referente a manutenção das estufas, o setor de infraestrutura está verificando, porém há também um atraso na entrega de materiais por parte da empresa. j) Será instalada uma casa para o gerador de energia, para que mantenha a energia em casos de problemas na rede elétrica da copel. k) As obras de cercamento também já estão em fase de finalização; l) A cobertura entre os blocos, está previsto para iniciar no fim deste ano, prevendo cobertura entre o bloco A e bloco docente/administrativo, e bloco A até o ponto de ônibus. Informes da Coordenação Acadêmica: m) Houve uma iniciação para discussão sobre domínio comum e conexo com os coordenadores de curso, considerando as reformulações de PPC, além da necessidade de pensar os domínios comum e conexo no campus e em nível de reitoria; n) nas próximas semanas serão realizadas as organizações de ensalamento para o semestre 2022.2, lembrando da dificuldade em relação a alocação dos espaços. o) O campus Laranjeiras do Sul, por intermédio da professora Silvia Romão e demais colaboradores, está participando com o “UFFS de portas abertas”, de um edital do CNPQ, entendendo a importância do evento para a universidade; p) Esse ano terá novamente a feira de ciências da UFFS, previsto inicialmente para outubro. Informes gerais: q) Ana Cristina Hammel informou que estava previsto para dia 04 de julho de 2022 uma reunião do SINDUFFS e SINDTAE, presencialmente no campus, mas participando de forma online, assistindo em conjunto no auditório, porém a reserva do auditório foi cancelada, com justificativa que a atividade não poderia ser realizada no campus, devido ao período de pleito eleitoral. Ana mencionou que a discussão é de sindicato e não eleitoral, fez solicitação de esclarecimento jurídico, mas ainda não teve retorno; r) a UFFS vai participar dos jogos universitários do Paraná com 56 estudantes na cidade de Apucarana; s) Entre os dias 11 e 22 de julho de 2022 o campus Laranjeiras do Sul vai receber estudantes de Guine-Bissau, que vem em busca de conhecimento na área de administração e economia exterior, em um período de emersão. Caso algum docente tiver interesse em atividades com os estudantes visitantes, devem procurar a direção para organizar a agenda; t) SEMANAGRO: o professor Josuel Alfredo Vilela Pinto agradeceu a direção pelo auxílio na execução da semana de agronomia, na disponibilização de recursos, não medindo esforços para ajudar, agradeceu a organização guiada pelos servidores Augusto Pomari Fernandes e Silvia Romão. Solicitou ao conselho que o evento “UFFS de portas abertas” que integrou um dos dias da semana acadêmica, possa ser uma atividade institucional e não de cunho do curso de agronomia. Sugeriu que no campus tenham salas permanentes para apresentação dos cursos a qualquer visitante. u) Josuel Alfredo Vilela Pinto informou que o curso de agronomia buscou parceria com o Senar, o curso para ajudar em algumas atividades e sanar questões que o curso não da conta de atender. Informou ainda, que haverá uma reunião na segunda-feira, próxima, com o Senar, convidou aos demais coordenadores de curso para participar, lembrou que o sistema “S” do Senar, que é gratuito. 1.2 Aprovação da ata da 5ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus/2022: A Ata foi encaminhada por e-mail junto com a convocação e pauta, não houve indicação de alteração. Após apreciada foi aprovada por unanimidade. 2. ORDEM DO DIA: Presidente leu a pauta e solicitou inclusão dos pontos de pauta, sendo: a) Cancelamento da Oferta da Turma J do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura para o semestre 2022.2; b) Homologação das novas chapas que comporão o Colegiado de Ciências Econômicas – Bacharelado. A pauta e as inclusões foram aprovadas por todos os presentes. 2.1. Homologação da nova indicação de discentes para compor o Conselho de Campus realizada pelo DCE: considerando os pedidos de desligamento dos membros discentes: titular Victor de Brito Alves dos Santos (Ciências Sociais) e suplente Heloisa Souza Azarias (Agronomia), titular Francieli Marques Coelho da Silva (Ciências Sociais) e suplente Karita Sabrina Nevez Pereira (Eng. Aquicultura). O DCE indicou para compor o conselho de campus como membros os acadêmicos: titular Camila Lais Ramalho Batista (Ciências Econômicas) e suplente Suéli Campagnin (Ciências Biológicas), titular Francieli Marques Coelho da Silva (Ciências Sociais) e suplente Inaiana Maria Caetano dos Santos (Agronomia). Após apreciação os novos integrantes tomaram posse como conselheiros do Conselho de Campus. 2.2. Homologação das novas chapas que comporão o Colegiado de Pedagogia - Licenciatura: As indicações para o colegiado do curso de pedagogia, são da representação da comunidade regional, sendo: Titular Dulce Langhinotti Carpes, e Suplente Elisangela Gomes Ferreira Garcia. Após apreciação foi aprovada a indicação da chapa por unanimidade. 2.3. Homologação das novas chapas que comporão o Colegiado de Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura: As indicações para o colegiado do curso de Ciências Sociais são: Domínio Conexo – Titular - Regis Clemente da Costa e Suplente Joaquim Gonçalves da Costa; Discentes - Titular Licenciatura - Everton Muquem de Carvalho e Suplente Carlos Henrique Coelho dos Reis; Titular Bacharelado - Raimundo Enelcio Pereira e Suplente Jean Junior Zanatta. Após apreciação foram aprovadas as novas indicações para o colegiado. 2.4. Comissão de avaliação dos processos de remoção, redistribuição e cedência de servidores técnicos administrativos em educação: O presidente contextualizou referente a comissão mencionada, informou que sugestão da direção de campus, seria verificar com os membros que estavam na comissão antiga extinguida, se há interesse em retornar como membro, caso não haja interesse consultar novos membros. O professor Carlos José Raupp Ramos mencionou que fazia parte da comissão extinta, mas que não tem interesse em retornar para uma nova comissão. Josuel Alredo Vilela Pinto comentou que na ocasião votou contra a extinção da comissão, e que o conselho de campus deveria pedir desculpas aos membros da comissão extinta, e agora proposta para criação novamente, pois nem foram consultados, enfatizou que não se pode criar, extinguir e criar novamente, o conselho de campus precisa pensar melhor sobre as definições, sugeriu que os membros para essa a comissão sejam conselheiros, criando comissão dentro do pleno caso precise de avaliações. Martinho Machado Junior questionou em questão de conteúdo “a comissão se faz necessária?” e qual seria o “método a ser utilizado para a criação dessa comissão?” Josuel Alredo Vilela Pinto sugeriu que os membros sejam do próprio pleno, com rotatividade de períodos a partir da demanda, com liberdade para ouvir outros setores do campus que precisam ser consultados. Ronaldo José Seramin informou que essa comissão é exclusiva para análise de pedidos dos técnicos administrativos, para análise de pedidos de docentes são encaminhados aos colegiados. Ronaldo Cesar Darós mencionou que pode até ter comissão, mas que há questões que são de ordem prática e poderia passar direto pelo pleno para não burocratizar o que não é necessário. O presidente questionou aos conselheiros se é de interesse o reestabelecimento e reativamento da comissão? A partir de votação aberta, com vinte e um membros presentes votantes (sem contar o presidente que tem voto de qualidade), foram nove votos favoráveis, dez votos contrários, e duas abstenções. Sendo assim após discussões e votações definiu-se em não reativar a comissão apresentada. 2.5. Cancelamento da Oferta da Turma J do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura para o semestre 2022.2: A professora Ana Cristina Hammel, coordenadora do curso, contextualizou a questão do funcionamento do curso em alternância, e a necessidade de lugares de alojamento para os acadêmicos matriculados. Explicou que houve um processo de acordo e convênio realizado com o município de Porto Barreiro, para que os alunos da tuma I, tivessem as aulas e alojamento na Casa Familiar Rural de Porto Barreiro, porém antes do início das aulas, um recuo por parte da prefeitura, alegando que há poucos alunos do município matriculado no curso, e seria inviável o convênio com a UFFS, ocasionou um atraso no ingresso da turma. Dessa forma, houve também, dificuldade para organizar a entrada de outra turma (J), visto que a dificuldade com espaço para as aulas em alternância. Para essa última turma que esta ativa, após muitas tratativas, foi realizado acordo com o município de Rio Bonito do Iguaçu. Com todos os atrasos ocorridos, o colegiado verificou que não há tempo hábil para fazer o processo seletivo de estudantes para iniciar ainda em 2022.2, e como se trata de uma turma aprovada com entrada regular, precisa aprovação para a não oferta neste ano. Martinho Machado Junior contextualizou que a aprovação de um curso regular, não contempla a questão de alternância, e a partir do momento da mudança de um projeto piloto para curso regular, acabou sendo aplicada as mesmas políticas que os demais cursos da universidade, sem prever gastos diferenciados, assegurando auxílios para os estudantes em alternância. Mencionou que é preciso ter uma política diferenciada, e que em breve será criado um GT para estudar a criação de uma política exclusiva a essa demanda. Régis Clemente da Costa comentou que a importância do curso neste momento é para a formação dos estudantes indígenas, informou que na turma I do curso em alternância, dos 28 alunos matriculados, 26 são indígenas, reforçou que precisa sim verificar as políticas de inclusão, para a formação dos estudantes indígenas, trabalhando no fortalecimento desse trabalho, relatou ainda, que esse público, não consegue se manter na universidade sem auxílio. Vitor de Moraes relembrou que o curso em alternância teve contrapartida para o campus com 30 professores e 6 técnicos, o que acabou beneficiando os demais cursos também. Josuel Alfredo Vilela Pinto mencionou que é preciso “brigar” por questões de infraestrutura, como a casa do estudante que possibilitaria o curso se manter aqui no campus. Solicitou a equipe diretiva o projeto inicial do campus, que tem previsto a casa do estudante. O coordenador administrativo Ronaldo José Seramin informou que a infraestrutura já encaminhou o projeto de moradia do CECAMPO. Josuel enfatizou que pode ser feito projetos menores, contemplando uma parte por vez, mas que precisa iniciar as obras de moradia. Após debates e explanações, o Conselho de Campus decidiu pelos membros presentes, pela aprovação por unanimidade, o cancelamento da entrada em 2022.2 da turma J, do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas em regime de alternância. Os membros sugeriram para pauta da próxima sessão do conselho de campus, apresentação da lista de obras previstas: o que foi discutido pelo conselho de campus; o que foi executado; o que há previsto para o próximo ano; e quais as obras mencionadas como prioridade ao campus. Apresentar também, o projeto já construído do CECAMPO. Joaquim Gonçalces reforçou que a pauta sugerida é uma temática importante a ser discutida pelo conselho de campus. 2.6. Homologação das novas chapas que comporão o Colegiado de Ciências Econômicas – Bacharelado: considerando que alguns membros já colaram grau, os discentes encaminharam alteração de representação, sendo a alteração de titular Camila Lais Ramalho Batista e suplente Larissa Ortega de Oliveira; titular Vinicius França Alves e suplente Ronie Von Teixeira Santana, para titular Camila Lais Ramalho Batista e suplente Sabrina de Fátima Camargo da Silva; titular Maria Vitória Pompei Ribeiro e suplente Felipe Souza Ourique Pereira Carneiro. Após apreciação foi aprovada a alteração por unanimidade. 3. Informes diversos: O presidente informou que para a próxima sessão haverá um ponto de pauta encaminhado pela professora Nair, referente a espaço de lazer para crianças. Ronaldo José Seramim relatou que irá retomar projeto de extensão sobre matemática para escolas públicas de Laranjeiras do Sul, e convidou os docentes que tiverem interesse para contribuir no projeto, que o procurem para organizar as atividades. ENCERRAMENTO: Não havendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão. Eu, Jaciele Hosda, Secretaria substituta da Direção e Órgãos Colegiados do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 07 de julho de 2022.
Data de publicação: 13 de setembro de 2022.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 8/CONSCLS/UFFS/2022