ATA Nº 9/CONSUNI/UFFS/2012
1 Aos doze dias do mês de agosto do ano de dois mil e doze, às treze horas e quinze minutos,
2 no Auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi
3 realizada a 8ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade
4 Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo presidente do Conselho Universitário,
5 JAIME GIOLO. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: ANTONIO
6 INÁCIO ANDRIOLI (Vice-Reitor pro tempore), CLAUDIA FINGER-KRATOCHVIL
7 (Pró-Reitora de Graduação), VICENTE DE PAULA ALMEIDA JÚNIOR (Pró-Reitor de
8 Planejamento). Diretores de Campi: ILTON BENONI DA SILVA (Campus Erechim),
9 JOÃO ALFREDO BRAIDA (Campus Realeza), PAULO HENRIQUE MAYER (Campus
10 Laranjeiras do Sul). Representantes docentes: ANTÔNIO ALBERTO BRUNETTA,
11 ANTONIO MARCOS CORREA NERI, CHRISTY GANZERT GOMES PATO,
12 LEONARDO RAFAEL SANTOS LEITÃO, LUCIANO LORES CAIMI, MARCOS
13 ROBERTO DOS REIS e VICENTE NEVES DA SILVA RIBEIRO (Campus Chapecó);
14 BENEDITO DA SILVA NETO, FRANCIELI MATZEMBACHER PINTON e HERTON
15 CASTIGLIONI LOPES (Campus Cerro Largo); ANDERSON ANDRÉ GENRO ALVES
16 RIBEIRO, DANIELLA RECHE, THIAGO INGRASSIA PEREIRA e MARIA SILVIA
17 CRISTOFOLI (Campus Erechim); JOAQUIM GONÇALVES DA COSTA, JOSUEL
18 ALFREDO VILELA PINTO e SIOMARA APARECIDA MARQUES (Campus Laranjeiras
19 do Sul); APARECIDO FRANCISCO BERTOCHI DOS SANTOS, MARCOS ROBERTO
20 DA SILVA e WAGNER TENFEN (Campus Realeza). Representantes dos Técnicos
21 Administrativos em Educação: ANA MARIA JUNG DE ANDRADE e JULIANO
22 COLLET (Campus Chapecó), DIEGO DOS SANTOS BORBA (Campus Cerro Largo),
23 FERNANDO ZATT SCHARDOSIN (Campus Laranjeiras do Sul) e SILVANI DA SILVA
24 (Campus Realeza). Representantes discentes: LEIDIANE APARECIDA DA CRUZ
25 (Campus Erechim) e GIOVANA PALUDO GIOMBELLI (Campus Realeza). Não
26 compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: JOVILES VITÓRIO
27 TREVISOL (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), GERALDO CENI COELHO (Pró-
28 Reitor de Extensão e Cultura), PÉRICLES LUIZ BRUSTOLIN (Pró-Reitor de
29 Administração e Infraestrutura), EDEMAR ROTTA (Diretor do Campus Cerro Largo),
30 DANILO ENRICO MARTUSCELLI (repres. docente do Campus Chapecó), ILDEMAR
31 MAYER e MARCELO JACÓ KRUG (repres. docente do Campus Cerro Largo),
32 GISMAEL FRANCISCO PERIN (repres. docente do Campus Erechim), CRISTIANO
33 AUGUSTO DURAT e LUIS CLAUDIO KRAJEVSKI (repres. docente do Campus
34 Laranjeiras do Sul), ADOLFO FIRMINO DA SILVA NETO e ROZANE APARECIDA
35 TOZO BLEIL (repres. docente do Campus Realeza), MAURÍCIO KASPER (repres.
36 discente do Campus Cerro Largo), MARLENE CATARINA STOCHERO e MARLO
37 FLÁVIO TESSARO (repres. da comunidade externa - Rio Grande do Sul e Santa
38 Catarina). Não compareceram à sessão os conselheiros: CAROLINA BERNARDO e
39 FABIANA ZULIANI (repres. discentes do Campus Chapecó), NELSON GOMES (repres.
40 da comunidade externa - Paraná). Representaram seus titulares os seguintes conselheiros
41 suplentes: FABRÍCIO BUENO BORGES DOS SANTOS (repres. docente do Campus
42 Chapecó), SIDINEI ZWICK RADONS e IARA DENISE ENDRUWEIT BATTISTI
43 (repres. docentes do Campus Cerro Largo), PAULO HARTMANN (repres. docente do
44 Campus Erechim), FELIPE MATTOS MONTEIRO (repres. docente do Campus
45 Laranjeiras do Sul), CARINA FRANCISCATO (repres. docente do Campus Realeza).
46 OBSERVAÇÃO: as servidoras MARIA HELENA CORDEIRO, MÔNICA HASS e
47 FERNANDA MARA PERETTI substituíram, na sessão, respectivamente, o Pró-Reitor de
48 Pesquisa e Pós-Graduação, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura e o Pró-Reitor de
49 Administração e Infraestrutura. Iniciada a sessão, passou-se ao Expediente - Apreciação da
50 Ata da 7ª Sessão Ordinária: a ata foi aprovada com as seguintes correções: (i) linhas 72-77 -
51 substituição da argumentação do conselheiro Antonio Alberto Brunetta pelo texto: "O
52 conselheiro manifestou que entende haver incompatibilidade entre a resolução 008/2012 do
53 CONSUNI, artigo 2º , e uma informação veiculada pelos sites da Prefeitura Municipal de
54 Passo Fundo e do Hospital São Vicente de Paula, da mesma cidade, sobre a assinatura de
55 um acordo com vistas à criação do curso de medicina em Passo Fundo/RS, no dia 03 de
56 agosto, evento no qual estavam presentes dirigentes da UFFS e autoridades locais e
57 regionais daquela cidade". (ii) linha 145 - supressão do pronome relativo “que”, ao final da
58 linha. Passou-se aos Comunicados: (i) secretaria - Memº 007/2012-AAI - protocolo de
59 solicitação de desligamento do conselheiro suplente Alexandre Daniel Scheidt (repres. dos
60 TAE’s do Campus Chapecó); conselheiro Denio Duarte assume a titularidade da
61 representação docente do Campus Chapecó, em virtude da redistribuição da servidora
62 Solange Maria da Silva para a UFSC (cf. DOU nº 172, de 4 de setembro); conselheiro
63 Nelson Gomes (repres. da comunidade externa pelo Estado do Paraná) atingiu o limite de
64 três ausências injustificadas seguidas em sessões ordinárias (cf. Regimento Interno). (ii)
65 presidência - o presidente informou da criação do Regimento da Comissão de Ética no Uso
66 de Animais. Os conselheiros do Campus Chapecó deverão proceder à escolha de seus
67 representantes e enviar os nomes à PROPEPG. Comunicou sobre a promulgação da Lei nº
68 12.711, de 29 de agosto de 2012, que regulamenta as cotas nas Instituições Federais de
69 Ensino Superior. Esta lei tem impacto sobre os processos seletivos nestas instituições e tem
70 de previsão de implantação progressiva, no período de quatro anos. Será aberto debate na
71 Universidade, em todos os campi, sobre as implicações do texto legal. O conselheiro
72 Antonio Inácio Andrioli informou que o Campus Chapecó, no dia 13 de setembro, iniciaria
73 uma série de atividades comemorativas, considerando a semana de aniversário da UFFS.
74 Destacou a realização da palestra “Políticas Públicas para Agricultura Familiar e para a
75 Juventude Rural”, com o senhor Milton Pinho de Bem, Assessor Especial do Ministro do
76 Desenvolvimento Agrário, no dia 13, às 14, no Auditório do Hotel Lang, em Chapecó. No
77 dia 15 de outubro, será realizada a inauguração das instalações definitivas do Campus
78 Realeza. (iii) Câmaras Temáticas - Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação - aprovado o
79 Regimento da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA); Obs.: as demais câmaras não
80 tiveram deliberação final sobre matérias em tramitação. (iv) conselheiros - o conselheiro
81 Denio Duarte procedeu à leitura de carta (ANEXO I desta ata) enviada por docentes do
82 Campus Chapecó. O conselheiro Luciano Lores Caimi informou que a comissão instituída
83 pela Res. 012/2012-CONSUNI não conseguiu finalizar o trabalho; explicou que a comissão
84 necessita de mais uma reunião para finalizar a minuta e submetê-la ao Conselho; em razão
85 disto, solicitou ao plenário a realização de uma sessão extraordinária do plenário, por
86 videoconferência, antes da 9ª sessão ordinária, para tratar desta matéria. O conselheiro João
87 Alfredo Braida informou que o reinício do primeiro semestre letivo, no Campus Realeza,
88 aconteceu no prédio definitivo. Solicitou que o Conselho realizasse a 9ª sessão ordinária no
89 Campus Realeza, para que os conselheiros possam visualizar a estrutura dos campi
90 definitivos, após a conclusão das obras; solicitou ainda, que o Conselho realizasse uma
91 sessão solene no dia 15 de outubro, no Campus Realeza, como parte da inauguração deste
92 campus. O conselheiro Antonio Alberto Brunetta, em nome da comissão instituída pela Res.
93 010/2012-CONSUNI (acompanhamento das atividades essenciais em período de greve)
94 informou que a reunião convocada para o dia 5 de setembro não aconteceu, por falta de
95 quorum; o conselheiro sugeriu que havia uma compreensão comum por parte dos membros
96 desta comissão, de que o trabalho da comissão estaria suspenso com o encerramento da
97 greve. Sobre a comissão instituída pela Res. 009/2012-CONSUNI, o conselheiro explicou
98 que a comissão, de maneira informal, já havia definido quais conselheiros assumiriam a
99 presidência e relatoria; a comissão também já havia solicitado à PROPLAN a primeira
100 juntada de documentos acerca dos trabalhos do PDI; no dia 6 de setembro foi realizada a
101 primeira reunião, por videoconferência; nesta ocasião, a comissão referendou, oficialmente,
102 a indicação dos conselheiros Antonio Alberto Brunetta e Benedito da Silva Neto como
103 presidente e relator, respectivamente. Como resultado do debate desta reunião, a comissão
104 enviou expediente à PROPLAN, com vistas a acompanhar o processo de elaboração do
105 PDI. Encerrado o expediente, passou-se à Ordem do Dia. O presidente apresentou a pauta
106 da sessão: 2.1 Processo nº 23205.000595/2011-63: Normas para distribuição das atividades
107 do Magistério Superior (Parecer 002/2012 - relator: conselheiro Wagner Tenfen); 2.2 Minuta de
108 regulamentação das fundações de apoio; 2.3 Processo nº 23205.010-2011-61: Minuta do
109 Código de Conduta da UFFS (Parecer 001/2012 - relator: conselheiro Antonio Alberto Brunetta); 2.4
110 Apresentação do Planejamento Anual (cf. registrado na ata da 2ª sessão ordinária - linhas 143-144);
111 2.5 Esclarecimentos prestados pelo Diretor de Assuntos Estudantis; 2.6 Proposta de
112 resolução sobre o uso do site da UFFS; 2.7 Resultado do trabalho de comissões instituídas (
113 Res. 004/2012: minuta de regulamentação do uso dos espaços públicos, serviços de videoconferência e
114 transportes; - Res. 007/2012: elaborar minuta de metodologia de funcionamento das Câmaras Temáticas);
115 2.8 Alteração da res. 005/2012-CONSUNI (Institui comissão multicampi para apresentar
116 proposta de alteração do Estatuto da UFFS - alteração do art. 8º , prazo de entrega dos trabalhos das
117 comissões locais à comissão central); 2.9 Alteração da res. 008/2011-CONSUNI (Aprova o
118 Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS
119 - acréscimo de parágrafo único ao art. 1º da resolução, com o objetivo de regulamentar que os anexos I e II
120 poderão, a qualquer tempo, sofrer alterações estabelecidas pelo Arquivo Nacional); 2.10 Minuta do
121 Regimento Geral: 1º bloco de destaques - artigos 3º a 18. Após alteração, a pauta foi
122 aprovada como segue: 2.1 Alteração da Res. 005/2012-CONSUNI (Institui comissão
123 multicampi para apresentar proposta de alteração do Estatuto da UFFS - alteração do art. 8º ,
124 prazo de entrega dos trabalhos das comissões locais à comissão central); 2.2 Processo nº
125 23205.000595/2011-63: Normas para distribuição das atividades do Magistério Superior (126 Parecer 002/2012 - relator: conselheiro Wagner Tenfen); 2.3 Minuta de regulamentação das
127 fundações de apoio; 2.4 Processo nº 23205.010-2011-61: Minuta do Código de Conduta da
128 UFFS (- Parecer 001/2012 - relator: conselheiro Antonio Alberto Brunetta); 2.5 Apresentação do
129 Planejamento Anual (cf. registrado na ata da 2ª sessão ordinária - linhas 143-144); 2.6
130 Esclarecimentos prestados pelo Diretor de Assuntos Estudantis; 2.7 Proposta de resolução
131 sobre o uso do site da UFFS; 2.8 Resultado do trabalho de comissões instituídas (- Res.
132 004/2012: minuta de regulamentação do uso dos espaços públicos, serviços de videoconferência e
133 transportes); 2.9 Alteração da res. 008/2011-CONSUNI (Aprova o Código de Classificação e
134 Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS - acréscimo de parágrafo único
135 ao art. 1º da resolução, com o objetivo de regulamentar que os anexos I e II poderão, a qualquer tempo,
136 sofrer alterações estabelecidas pelo Arquivo Nacional); 2.10 Deliberação sobre faltas injustificadas
137 de conselheiro; 2.11 Sessão solene do CONSUNI no Campus Realeza; 2.12 Proposta de
138 calendário para sessões extraordinárias para deliberar sobre o Regimento Geral e sobre e
139 regramento das eleições do CONSUNI; 2.13 Minuta do Regimento Geral: 1º bloco de
140 destaques - artigos 3º a 18. Passou-se ao item 2.1 Alteração da Res. 005/2012-CONSUNI
141 (Institui comissão multicampi para apresentar proposta de alteração do Estatuto da UFFS -
142 alteração do art. 8º , prazo de entrega dos trabalhos das comissões locais à comissão central). Abriu-se o
143 debate. O conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato, considerando o art. 4º da Res. 005/2012
144 - A comissão local do Campus Chapecó será constituída a partir de processo de escolha
145 organizado pelos conselheiros representantes do Campus, explicou que não seriam apenas
146 seis os conselheiros, mas quatorze. Neste sentido, esclareceu que em nenhum momento
147 furtou-se à sua responsabilidade, enquanto conselheiro, pelos atrasos infringidos à
148 comunidade acadêmica na condução dos trabalhos. Considerou que o conselheiro Denio
149 Duarte estaria se furtando à responsabilidade. Argumentou que os atrasos no trabalho desta
150 comissão seria consequência do excesso de trabalho da Universidade e também um sintoma
151 da ausência de uma instância colegiada no Campus Chapecó; resultado disto é que os
152 representantes do Campus Chapecó no CONSUNI absorvem esta função colegiada. O
153 presidente informou aos conselheiros que a comissão local do Campus Realeza solicitou
154 prorrogação do prazo por sessenta dias, para a finalização dos trabalhos. O conselheiro
155 Denio Duarte argumentou que o grupo de docentes do Campus Chapecó questionou a forma
156 como foi conduzido o trabalho pela comissão local e não o fato de os membros estarem
157 atarefados ou não. Considerou que o conselheiro Christy Gomes Pato estaria interpretando o
158 dispositivo da resolução de forma parcial, uma vez que os eleitos para a comissão foram os
159 seis membros. Foram registradas as seguintes propostas: 1ª proposta (Campus Realeza) -
160 sessenta dias; 2ª proposta (presidentes das comissões locais dos Campi Chapecó e Realeza)
161 - trinta dias; 3ª proposta (conselheiros Diego Santos Borba e Fernando César Rosset Biazin)
162 - 5 de novembro para finalização dos trabalhos das comissões locais e 20 de novembro para
163 a comissão central apresentar o resultado do trabalho ao Conselho; 4ª proposta (conselheiro
164 Vicente Neves Ribeiro, segundo consenso do Campus Chapecó) - prorrogar por cinco
165 meses; 5ª proposta (conselheiro João Alfredo Braida) - prorrogação do prazo para as
166 comissões locais de noventa dias (até 30 de novembro). O conselho aprovou, por
167 unanimidade a 5ª proposta, com prorrogação do prazo de noventa dias para as comissões
168 locais. Neste momento, o conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato, considerando as
169 colocações apresentadas na carta lida pelo conselheiro Denio Duarte, manifestou que não
170 atuaria mais como relator na comissão central instituída pela resolução nº 005/2012. O
171 conselheiro Benedito da Silva Neto argumentou que o texto do art. 4º da resolução não
172 estaria claro; desta forma, considerou que a comissão não teria cometido nenhuma falha na
173 condução dos trabalhos; sugeriu que a composição atual da comissão fosse mantida,
174 inclusive com o conselheiro Christy Gomes Pato na relatoria. Por fim, decidiu-se que o
175 conselheiro Denio Duarte substituirá o conselheiro Vicente Neves Ribeiro na comissão
176 central; que a comissão local do Campus Chapecó será constituída a partir de processo de
177 escolha organizado pelos conselheiros representantes do Campus, até o dia vinte e sete de
178 setembro; que o prazo para entrega dos trabalhos das comissões locais à comissão central é
179 até 30 de novembro de 2012; e que a comissão central deverá apresentar o resultado de seus
180 trabalhos ao Conselho até 31 de janeiro de 2013. Passou-se ao item 2.2 Processo nº
181 23205.000595/2011-63: Normas para distribuição das atividades do Magistério Superior. O
182 relator do processo, conselheiro Wagner Tenfen, procedeu à leitura do parecer (ANEXO II
183 desta ata). Abriu-se o debate. A conselheira Claudia Finger-Kratochvil solicitou
184 esclarecimentos à relatoria sobre quais parâmetros e critérios foram utilizados para se
185 estabelecer a carga horária máxima de dez horas. O relator explicou que a carga horária
186 mínima está estabelecida na legislação vigente; já o limite máximo de dez horas, refere-se a
187 uma média anual, com flexibilidade semestral. O cálculo baseia-se no fato de que os
188 docentes realizam atividades que estão vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. No
189 entanto, o cômputo restringe-se exclusivamente às atividades de Ensino. Dessa forma, deve
190 haver créditos para a realização das atividades de pesquisa e extensão. Para chegar a esta
191 carga horária, a comissão seguiu a lógica da própria minuta original, em consonância com
192 que os apontamentos dos docentes nas assembleias. Assim, a comissão estabeleceu uma
193 correlação entre uma hora ou uma hora e meia para preparação das atividades de ensino
194 para cada crédito atribuído ao docente no semestre. Com a média resultante desta
195 correlação, garantem-se condições ao docente para que desenvolva, com qualidade, as
196 atividades de ensino e realize atividades de pesquisa e extensão. O conselheiro Paulo
197 Henrique Mayer argumentou que o limite máximo de dez horas acarretaria problemas à
198 instituição, considerando, por exemplo, os afastamentos dos docentes para qualificação e a
199 atuação dos docentes nos programas de pós-graduação stricto sensu. O relator, de forma
200 exemplificativa, explicou como o cálculo foi pensado: considerando-se que para cada hora
201 de atividade de ensino é necessária outra hora para prepará-la, em um semestre com doze
202 créditos, por exemplo, seriam necessárias vinte e quatro horas para as atividades de ensino;
203 consequentemente, restariam dezesseis horas para as atividades de pesquisa e extensão; com
204 o objetivo de evitar que haja pouca representatividade das atividades de pesquisa e extensão
205 na carga horária, a comissão sugere a média anual de dez horas. Em um dado semestre que
206 haja falta de docente para algum crédito, outro docente assumiria estes créditos, porém, com
207 a certeza de que no semestre subsequente a Universidade lhe garantirá as condições para
208 colocar em dia as atividades de pesquisa e extensão que restaram prejudicadas. Salientou
209 que a Universidade é responsável por garantir corpo docente, com qualidade, com tempo
210 para realizar seu trabalho; nos casos de afastamento, a Universidade deve substituir os
211 docentes afastados, de modo que as atividades de ensino não sejam prejudicadas. Isto está
212 garantido na proposta da minuta substitutiva, pois a média anual valoriza as atividades de
213 pesquisa e extensão, da mesma forma como valoriza o ensino. O conselheiro João Alfredo
214 Braida considerou que o parecer carecia de argumentações que permitissem aos
215 conselheiros qualificar a minuta substitutiva em relação à minuta original. O relator
216 explicou que a minuta original apresentava uma série de atividades que dariam direito aos
217 docentes de dedicarem “horas” de sua carga horária para realizá-las. O relator explicou que
218 a minuta substitutiva pretende combater esta lógica que seria negativa para a instituição;
219 além disso, a média anual proposta pela comissão equilibra o limite mínimo e o máximo
220 previstos na legislação vigente. O conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro
221 argumentou que a minuta original traria um risco legal à instituição, pois não equacionava a
222 quantidade de horas que poderiam ser atribuídas ao docente; como exemplo, explicou que
223 fizera um cálculo (tendo por base a minuta original) de sua própria carga horária no
224 semestre passado, cujo resultado ultrapassou cinquenta horas. Com relação a isto, a minuta
225 substitutiva apresenta um limite de atividades que podem ser atribuídas ao docente. Neste
226 momento, a conselheira Claudia Finger-Kratochvil solicitou vistas ao processo. Conforme
227 estabelecido no Regimento Interno, art. 31, o debate foi encerrado. O parecer da conselheira
228 será apresentado na próxima sessão ordinária do Conselho. Realizou-se intervalo de dez
229 minutos. Em seguida, verificado quorum regimental, retomou-se os trabalhos, Neste
230 momento, o conselheiro Paulo Henrique Mayer protestou contra o adiamento da apreciação
231 da minuta sobre as fundações de apoio. O conselheiro considerou equivocada a decisão do
232 Conselho e destacou os prejuízos que a decisão implicava, pois somente o Campus
233 Laranjeiras do Sul receberia do FINEP mais de um milhão de reais em recursos para
234 projetos. Considerou que a relação da UFFS com o FINEP ficará prejudicada, para os
235 próximos projetos que a Universidade solicitar recursos, uma vez que para este ano não
236 conseguirá executar os recursos disponíveis e terá que devolver os valores. De outra forma,
237 solicitou ao Conselho que realizasse uma sessão extraordinária para deliberar sobre esta
238 matéria, considerando que, neste caso, não é possível decisão ad referendum pelo Reitor; é
239 necessária autorização formal do Conselho Universitário para que o Reitor firme convênios
240 com fundações de apoio. O presidente lembrou aos conselheiros da deliberação do plenário
241 por garantir as duas últimas horas das sessões ordinárias para apreciação do Regimento
242 Geral. Em razão disto, passou-se ao item 2.12 Proposta de calendário para sessões
243 extraordinárias para deliberar sobre o Regimento Geral e sobre e regramento das eleições do
244 CONSUNI. O presidente solicitou que o Conselho realizasse uma sessão extraordinária para
245 apreciar a minuta de regulamentação das eleições para o CONSUNI. O conselheiro Christy
246 Ganzert Pato sugeriu que a sessão proposta pela presidência pudesse também ser utilizada
247 para os trabalhos do Regimento Geral, caso houver tempo disponível. O conselheiro
248 Wagner Tenfen solicitou que a sessão fosse realizada por videoconferência. Em seguida, o
249 Conselho decidiu pela realização das seguintes sessões extraordinárias, respectivas matérias
250 e datas: 2ª Sessão Extraordinária - 19 de setembro, às 14h, via videoconferência, para
251 debater sobre a minuta de regulamentação da relação da UFFS com fundações de apoio; 3a
252 Sessão Extraordinária - 27 de setembro, às 14h, via videoconferência, para debater sobre a
253 minuta de regulamentação das eleições para o CONSUNI (e Regimento Geral, se houver
254 tempo); 4ª Sessão Extraordinária - 5 de novembro, às 14h, via videoconferência, para os
255 trabalhos da minuta do Regimento Geral; 5ª Sessão Extraordinária - 6 de novembro, às 14h,
256 via videoconferência, para os trabalhos da minuta do Regimento Geral; 6ª Sessão
257 Extraordinária - 7 de novembro, às 14h, via videoconferência, para os trabalhos da minuta
258 do Regimento Geral; 7ª Sessão Extraordinária - 8 de novembro, às 14h, via
259 videoconferência, para os trabalhos da minuta do Regimento Geral. Em seguida, o
260 conselheiro Antonio Alberto Brunetta sugeriu que após a conclusão de análise do primeiro
261 bloco da minuta do Regimento Geral (até o artigo 18), os conselheiros apresentassem um
262 único conjunto de emendas sobre todos os demais artigos do documento (arts. 19 a 124). O
263 Conselho acatou a sugestão do conselheiro e decidiu que as emendas deverão ser
264 encaminhadas à secretaria até o dia 15 de outubro; a secretaria, por sua vez compilará os
265 destaques e reenviará o documento aos conselheiros até o dia 19 de outubro; os proponentes
266 de emendas, que estabelecerem “sínteses”, deverão enviá-las à secretaria até o dia 23 de
267 outubro. Passou-se ao item 2.13 Minuta do Regimento Geral: 1º bloco de destaques -
268 artigos 3º a 18. Foram apreciados os dispositivos do art. 6º , VII, ao art. 7º , I ao IV, que
269 restaram aprovados como segue: Art. 8º [...] VII - conceder títulos e dignidades
270 universitárias; VIII - decidir, após inquérito administrativo, sobre intervenção em
271 qualquer unidade universitária; IX - aprovar normas para afastamento de servidores
272 docentes e técnico-administrativos; X - propor, acolher e julgar o pedido de destituição do
273 Reitor, proposto pela comunidade acadêmica através de plebiscito organizado pelos três
274 segmentos universitários, em sessão especialmente convocada para este fim; XI - analisar e
275 aprovar projetos de criação, modificação ou extinção de cursos de graduação em todas as
276 suas modalidades, fixando-lhes, no caso da criação ou modificação, as respectivas vagas.
277 Art. 9o À Câmara Temática de Administração compete: I - aprovar normas para acordos e
278 convênios a serem firmados pela Instituição com entidades públicas ou privadas; II -
279 deliberar sobre assuntos de natureza administrativa em geral; III - aprovar normas
280 referentes à admissão, mudança da jornada de trabalho e incentivos funcionais do pessoal
281 docente e técnico-administrativo, respeitada a legislação em vigor; IV - aprovar relatórios
282 de atividades dos Órgãos Suplementares vinculados à Reitoria. Em tempo: Registraram-se
283 as seguintes decisões do Conselho: (i) realização de Sessão Solene de inauguração do
284 Campus Realeza, no dia 15 de outubro, às 16h, em Realeza; (ii) a 9ª Sessão Ordinária de
285 2012 será realizada no dia 16 de outubro, às 8h, no Campus Realeza. Sendo dezessete horas
286 e vinte minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Stefani
287 Daiana Kreutz, Secretária dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será
288 devidamente assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 12 de setembro de 2012.
Data de publicação: 06 de abril de 2017.
Jaime Giolo
Presidente do Conselho Universitário