ATA Nº 5/CONSUNI/UFFS/2013

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2013 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Aos quatorze dias do mês de maio do ano de dois mil e treze, às treze horas e trinta e dois

minutos, no Auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-

SC, foi realizada a 4ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário - CONSUNI, da

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Reitor pro tempore da UFFS

e presidente do Conselho, Jaime Giolo. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes

conselheiros: João Alfredo Braida (Pró-Reitor de Graduação), Joviles Vitório Trevisol

(Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Geraldo Ceni Coelho (Pró-Reitor de Extensão e

Cultura), Péricles Luiz Brustolin (Pró Reitor de Administração e Infraestrutura); diretores

de campi: Edemar Rotta (Campus Cerro Largo), Juliano Paccos Caran (Campus Chapecó),

10  Ilton Benoni da Silva (Campus Erechim), José Oto Konzen (Campus Realeza);

11  representantes docentes: Ana Maria Basei, Livio Osvaldo Arenhart, Patricia Marasca

12  Fucks e Reneo Pedro Prediger (Campus Cerro Largo); Antonio Alberto Bruneta, Jorge Luiz

13  Berto, Nedilso Lauro Brugnera, Neimar Follmann, Rosane Rossato Binotto, Solange Maria

14  Alves (Campus Chapecó); Alfredo Castamann, Anderson Andre Genro Alves Ribeiro,

15  Daniel Francisco de Bem, Paulo Ricardo Muller, Thiago Ingrassia Pereira (Campus

16  Erechim); Cristiano Augusto Durat, Felipe Mattos Monteiro (Campus Laranjeiras do Sul);

17  Antonio Marcos Myskiw, Camila Elizandra Rossi, Clovis Alencar Butzge, Marcos Antonio

18  Beal, Sergio Roberto Massagli (Campus Realeza); representantes técnicos

19  administrativos em educação: Ronaldo Cesar Daros (Campus Cerro Largo); Felipe

20  Migosky e Fernando Haetinger Masera da Silva (Campus Chapecó); Guilhermo Romero

21  (campus Erechim); Giuliano Kluch (Campus Realeza); representantes discentes: Maycon

22  Fritzen, Monica Tais Zarembski (Campus Chapecó); Nubia Raquel Lyneburger (Campus

23  Erechim); Leandro Antonio da Luz (Campus Laranjeiras do Sul); Andressa Masetto

24  (Campus Realeza); representantes da comunidade externa: Jucimara Meotti Araldi

25  (repres. da comunidade externa do Estado de SC), Elemar do Nascimento Cezimbra (repres.

26  da comunidade externa do Estado do PR); não compareceram à sessão por motivos

27  justificados os conselheiros: Antônio Inácio Andrioli (Vice-Reitor pro tempore); Vicente

28  de Paula Almeida Júnior (Pró-Reitor de Planejamento); Paulo Henrique Mayer (Diretor do

29  Campus Laranjeiras do Sul); Marcio do Carmo Pinheiro (repres. docente Campus Cerro

30  Largo); Wagner Barbosa Batella, Danilo Enrico Martuscelli e Maria Lucia Marocco

31  Maraschin (repres. docentes Campus Chapecó); Julian Perez Cassarino e Martinho

32  Machado Junior (repres. docentes Campus Laranjeiras do Sul); Luana Pavan Bittencourt

33  (repres. técnico administrativo Campus Laranjeiras do Sul); Kaliton Prestes (repres.

34  discente Campus Cerro Largo); participaram da sessão os seguintes conselheiros

35  suplentes, no exercício da titularidade: Tatiane Chassot (repres. docente Campus Cerro

36  Largo); Fernando Vojniak, James Luiz Berto, Vicente Neves da Silva Ribeiro (repres.

37  docentes Campus Chapecó); Humberto Rodrigues Francisco, Patricia Guerrero e Geraldo

38  Deffune de Oliveira (repres. docentes Campus Laranjeiras do Sul); Adrik Francis Richter

39  (repres. discente Campus Cerro Largo); não compareceu à sessão a conselheira: Jussara

40  Fátima Arnold Trierveiler (repres. comunidade externa do Estado do RS). Os servidores

41  Odirlei Diel e Cladir Terezinha Zanotelli substituíram, na sessão, respectivamente, o

42  conselheiro Vicente de Paula Almeida Júnior (Pró-Reitor de Planejamento) e o conselheiro

43  Paulo Henrique Mayer (Diretor do Campus Laranjeiras do Sul). Iniciada a sessão, passou-se

44  ao Expediente. 1.1 Apreciação da Ata da 3ª Sessão Ordinária de 2013. A Ata foi aprovada

45  sem ressalvas. 1.2 Comunicados. O presidente comunicou sobre contato realizado pelo

46  Gabinete da Presidenta da República, informando sobre o interesse da presidenta em

47  participar das inaugurações dos prédios da UFFS. O primeiro entendimento é de que ela

48  virá para inaugurar o Campus Realeza; aguarda-se a proposição de datas. Informou o

49  recebimento de solicitação do conselheiro Giuliano Kluch, para inclusão na pauta do

50  CONSUNI de debate sobre o adicional de fronteira. O presidente destacou que há pareceres

51  da Procuradoria Federal e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sobre o

52  tema, os quais serão reunidos em um único processo antes de iniciar-se o debate no

53  Conselho. Ainda, noticiou o recebimento do Ofício n.º 001/2013-Sinduffs e de pedido da

54  entidade para inclusão de matéria pauta do CONSUNI, referente à revogação das Instruções

55  Normativas Conjuntas nº 01/2013 e nº 02/2013 - PROEC/PROGRAD/PROPEPG. Salientou

56  que a inclusão de itens deve ocorrer por solicitação de conselheiros. Informou que nos dias

57  16 e 17 de maio a UFFS promoverá seminário sobre residência médica, em Passo

58  Fundo/RS, evento inserido no plano de expansão da medicina. Por fim, o presidente

59  comunicou que, em virtude de agenda assumida anteriormente ao calendário anual de

60  sessões ordinárias do CONSUNI, precisaria se ausentar antes do término da presente sessão,

61  passando a presidência ao conselheiro João Alfredo Braida, tendo em vista ausência

62  justificada do vice-reitor. Relato das decisões das Câmaras Temáticas: Câmara de Pesquisa

63  e Pós-Graduação: o conselheiro Joviles Vitório Trevisol relatou deliberação sobre o

64  relatório de atividades do primeiro mandato; aprovação do plano de trabalho e do calendário

65  anual de reuniões de 2013; aprovação de adendo ao Projeto de Curso de Especialização em

66  Orientação Educacional do Campus Cerro Largo; deliberação sobre as matérias pendentes

67  do mandato anterior; decisão pelo envio de cinco projetos de curso de mestrado à CAPES,

68  os quais tramitarão no âmbito da Câmara após recebimento de parecer dessa entidade;

69  homologação do resultado final do Edital nº 040/UFFS/2013; credenciamento de docente

70  permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos da

71  UFFS; e apreciação do regulamento da pesquisa. Câmara de Administração: o conselheiro

72  Péricles Luiz Brustolin relatou sobre indeferimento de recurso referente ao Edital nº

73  39/UFFS/2013; homologação da Portaria nº 215/GR/UFFS/2013; e encaminhamento à

74  PROPLAN para realizar discussão sobre normas, diretrizes e metodologias do

75  planejamento. Não houve relato de decisões das demais Câmaras Temáticas. O conselheiro

76  Joviles Vitório Trevisol noticiou o recebimento de quinhentas e dezesseis inscrições para

77  concorrer às primeiras vinte vagas oferecidas para o Mestrado em Educação da UFFS.

78  Comunicou que foi encaminhada, ao reitor, a minuta do regulamento para afastamento de

79  docentes para atividades de pós-graduação. Comunicou que serão lançados, nos próximos

80  dias, os editais de pesquisa vinculados ao CNPq e à FAPERGS. Noticiou o início do Curso

81  de Pós-Graduação em Produção de Leite Agroecológico, no Campus Laranjeiras do Sul.

82  Ainda, realizou convite para sessão da CONAE, no Campus Chapecó, em 24 de maio, e

83  para a CONAE do município de Chapecó, no dia 28. O conselheiro Edemar Rotta

84  comunicou que representou a UFFS em reuniões da Red Cidir, nos dias 03 e 07 de maio.

85  Informou que está em organização o simpósio internacional desta rede, a ser realizado nos

86  dias 25 e 26 de outubro, no Paraguai. Informou também que está ocorrendo um debate sobre

87  o planejamento de longo prazo do Campus Cerro Largo, no âmbito do Conselho de

88  Campus. O conselheiro Geraldo Ceni Coelho comunicou sobre a grande quantidade de

89  inscrições referentes ao edital de bolsa cultura. Noticiou sobre a realização do ciclo de

90  apresentação de música autoral da região de Chapecó, organizado em conjunto com o

91  SESC. O conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro, em nome da diretoria provisória do

92  Sinduffs, relatou sobre a assembleia geral de professores, do último dia 07 de maio, que

93  resultou no pedido de revogação das Instruções Normativas Conjuntas nº 01/2013 e nº

94  02/2013 - PROEC/PROGRAD/PROPEPG. O conselheiro João Alfredo Braida noticiou a

95  nomeação do novo diretor de organização pedagógica, Derlan Trombetta. Comunicou que foi

96  realizada a última chamada do processo seletivo 2013, na forma presencial, nos dias 06 e 07 de

97  maio no Campus Erechim e no dia 06 de maio nos demais campi; foram preenchidas cerca de

98  94% das vagas oferecidas. Comunicou também que nos dias 20 e 21 de maio a UFFS estará

99  recebendo comissões do MEC para avaliação in loco dos cursos já mencionados na última

100  sessão, nos campi Chapecó e Erechim. O conselheiro Péricles Luiz Brustolin informou que a

101  Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura reuniu-se com os coordenadores

102  administrativos, nos dias 08 e 09 de maio, para tratar do manual de compras da UFFS.

103  Noticiou que no início de maio foram assinados os contratos para construção dos blocos de

104  salas de professores dos Campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Realeza. Encerrado o

105  Expediente, passou-se à Ordem do Dia. O presidente submeteu a pauta da sessão à

106  apreciação do plenário: 2.1 Solicitação de autorização de fundações de apoio (FEPESE,

107  FAPEU, FUNPAR e FAURGS) - conforme Portaria Interministerial MEC/MCTI nº 191, de 13

108  de março de 2012; 2.2 Transferência do conselheiro Paulo Henrique Mayer (Diretor do

109  Campus Laranjeiras do Sul) da Câmara de Administração para a Câmara de Extensão; 2.3

110  Processo nº 23205.001222/2013-25: Plano de Desenvolvimento Institucional - análise

111  conjunta do Processo nº 23205.000363/2013-21 - supervisão dos trabalhos de elaboração do PDI

112  da UFFS; 2.4 Prestação de Contas 2011 - Processo nº 23205.004656/2012-04 - relator:

113  conselheiro Denio Duarte; 2.5 Processo nº 23205.000323/2013-89: Proposta orçamentária

114  2013 - apreciação de parecer da comissão - relator: conselheiro Anderson André Genro

115  Alves Ribeiro; 2.6 Processo nº 23205.001054-2013-78: Revisão do Estatuto da UFFS -

116  explanação preliminar - relatora: conselheira Cladir Teresinha Zanotelli; 2.7 Processo nº

117  23205.000593/2011-74: Minuta do Regimento Geral UFFS - apreciação de parecer - relator:

118  conselheiro Wagner Barbosa Battela; 2.8 Resultado do trabalho de comissões instituídas: -

119  Res. 018/2012: analisar o Projeto do Campus Passo Fundo e o Projeto Pedagógico do Curso de

120  Medicina - Campus Passo Fundo - relator: conselheiro Antonio Alberto Brunetta; - Res. 019/2012:

121  analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina - Campus Chapecó - relator: conselheiro

122  Geraldo Ceni Coelho; - Res. 004/2012: minuta de regulamentação do uso dos espaços públicos,

123  serviços de videoconferência e transportes - relator: conselheiro Anderson Genro Alves Ribeiro. O

124  presidente esclareceu que o item 2.1 foi incluído pela necessidade de atender uma exigência

125  da Portaria Interministerial MEC/MCTI nº 191/2012, em complemento à normatização já

126  aprovada (Res. 4/2013-CONSUNI). Salientou que o CONSUNI precisará apreciar a

127  solicitação de autorização de cada fundação. O conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro

128  solicitou a inclusão do item "Revogação das Instruções Normativas Conjuntas nº 01/2013 e

129  nº 02/2013, das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura, de Graduação e de Pesquisa e Pós-

130  Graduação". O presidente submeteu a proposta à votação, sendo contabilizados 31 (trinta e

131  um) votos favoráveis, nenhum voto contrário e 12 (doze) abstenções, restando aprovada a

132  inclusão do item. O conselheiro Fernando Haetinger Masera da Silva propôs que o terceiro

133  ponto do item 2.8 Resultado do trabalho de comissões instituídas: "Res. 004/2012: minuta

134  de regulamentação do uso dos espaços públicos, serviços de videoconferência e transportes

135  - relator: conselheiro Anderson Genro Alves Ribeiro" fosse submetido à Câmara de

136  Administração, para análise e deliberação. A proposta foi aprovada com 32 (trinta e dois)

137  votos favoráveis e 11 (onze) abstenções. Após inclusão, retirada e alterações na ordem dos

138  itens, a pauta foi aprovada como segue: 2.1 Solicitação de autorização de fundações de

139  apoio (FEPESE, FAPEU, FUNPAR e FAURGS) - conforme Portaria Interministerial

140  MEC/MCTI nº 191, de 13 de março de 2012; 2.2 Transferência do conselheiro Paulo Henrique

141  Mayer (Diretor do Campus Laranjeiras do Sul) da Câmara de Administração para a Câmara

142  de Extensão; 2.3 Processo nº 23205.001222/2013-25: Plano de Desenvolvimento

143  Institucional - análise conjunta do Processo nº 23205.000363/2013-21 - supervisão dos trabalhos

144  de elaboração do PDI da UFFS; 2.4 Prestação de Contas 2011 - Processo nº

145  23205.004656/2012-04 - relator: conselheiro Denio Duarte; 2.5 Processo nº 23205.001054­

146  2013-78: Revisão do Estatuto da UFFS - explanação preliminar - relatora: conselheira

147  Cladir Teresinha Zanotelli; 2.6 Processo nº 23205.000593/2011-74: Minuta do Regimento

148  Geral UFFS - apreciação de parecer - relator: conselheiro Wagner Barbosa Battela; 2.7

149  Revogação das Instruções Normativas Conjuntas nº 01/2013 e nº 02/2013, das Pró-Reitorias

150  de Extensão e Cultura, de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação; 2.8 Processo nº

151  23205.000323/2013-89: Proposta orçamentária 2013 - apreciação de parecer da comissão -

152  relator: conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro; 2.9 Resultado do trabalho de

153  comissões instituídas: - Res. 018/2012: analisar o Projeto do Campus Passo Fundo e o Projeto

154  Pedagógico do Curso de Medicina - Campus Passo Fundo - relator: conselheiro Antonio Alberto

155  Brunetta; - Res. 019/2012: analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina - Campus

156  Chapecó - relator: conselheiro Geraldo Ceni Coelho. Passou-se ao item 2.1 Solicitação de

157  autorização de fundações de apoio (FEPESE, FAPEU, FUNPAR e FAURGS) - conforme

158  Portaria Interministerial MEC/MCTI nº 191, de 13 de março de 2012. O presidente explicou que,

159  a partir do envio de processo ao Ministério da Educação, o ato autorizativo é dado por um

160  grupo de trabalho composto por um integrante do Ministério da Educação, um integrante do

161  Ministério da Ciência e Tecnologia e um integrante da ANDIFES, permitindo fundações já

162  credenciadas a prestarem serviços a instituições que não tenham fundações de apoio.

163  Encaminhou-se ao MEC toda a documentação exigida para pleitear autorização para atuar

164  com a FAPEU, entretanto, este grupo de trabalho apontou a necessidade de o conselho

165  superior da UFFS manifestar-se especificamente para cada fundação. A manifestação

166  anterior do CONSUNI foi genérica ao autorizar a Universidade a solicitar autorização para

167  utilizar os serviços de fundações de apoio já credenciadas por outras IFES ou ICTs, sem

168  especificar quais seriam as fundações. A partir disso, após debate, por aprovação da maioria

169  do plenário, registrando-se um voto contrário, o Conselho Universitário concordou com a

170  autorização da FAPEU - Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária,

171  vinculada à UFSC, para atuar como fundação de apoio à UFFS, conforme processo em

172  tramitação junto ao Ministério da Educação. Em seguida, definiu-se que quando houver

173  deliberação acerca de solicitação de autorização de fundações de apoio, será encaminhada a

174  documentação para apreciação do Conselho. 2.2 Transferência do conselheiro Paulo

175  Henrique Mayer (Diretor do Campus Laranjeiras do Sul) da Câmara de Administração para

176  a Câmara de Extensão. O presidente apresentou a solicitação do conselheiro Paulo Henrique

177  Mayer, de transferência da Câmara de Administração para a Câmara de Extensão,

178  considerando a representação do Campus Laranjeiras do Sul nas Câmaras Temáticas. A

179  solicitação foi aprovada por consenso. Passou-se ao item 2.3 Processo nº

180  23 205.001222/2013-25: Plano de Desenvolvimento Institucional - análise conjunta do

181  Processo nº 23205.000363/2013-21 - supervisão dos trabalhos de elaboração do PDI da UFFS. O

182  presidente indicou que deveria ser designado relator ou comissão para análise do processo.

183  O conselheiro Ilton Benoni da Silva manifestou a importância de uma comissão, pela

184  necessidade de se realizar um trabalho mais amplo, de interação com os campi, fazendo

185  referência ao manifesto do Conselho de Campus do Campus Erechim, encaminhado à

186  presidência do CONSUNI por meio do Memorando nº 66/GABD - ERE/UFFS/2013. O

187  presidente destacou a importância de se considerar todo o debate já realizado e a

188  necessidade de dotar a instituição de um PDI, o qual poderá, posteriormente, ser melhorado.

189  A partir de proposta do conselheiro José Oto Konzen, o plenário decidiu instituir a comissão

190  e designou os conselheiros Antonio Marcos Myskiw, Clovis Alencar Butzge e José Oto

191  Konzen como integrantes, com a incumbência de analisar o PDI da UFFS e o relatório

192  parcial de supervisão da elaboração do PDI. Registra-se que, de acordo com decisão da 3a

193  Sessão Ordinária, caberá à comissão apreciar, ainda, a fase final de elaboração do PDI, não

194  constante do relatório parcial. Definiu-se o prazo de sessenta dias para realização do

195  trabalho. Passou-se ao item 2.4 Prestação de Contas 2011 - Processo nº 23205.004656/2012-04

196  - relator: conselheiro Denio Duarte. O presidente procedeu à leitura do Parecer nº 008/2012-

197  CONSUNI, elaborado pelo ex-conselheiro Denio Duarte (ANEXO I desta Ata). Em seguida,

198  o diretor de contabilidade, Odirlei Diel, prestou esclarecimentos acerca dos itens apontados

199  pelo relator. O conselheiro Anderson Genro Alves Ribeiro fez alguns questionamentos com

200  base no parecer, os quais foram também respondidos pelo diretor de contabilidade e pelo

201  pró-reitor de planejamento, conselheiro Vicente de Paula Almeida Júnior, presente à sessão

202  para este item. Dos questionamentos, em síntese, foi esclarecido que: (i) as ações que

203  constam da prestação de contas, e a execução dos respectivos recursos, foram

204  desencadeadas a partir das políticas formuladas pelo MEC; (ii) os créditos que constam

205  como não executados, em sua maioria, referem-se a valores bloqueados pela Secretaria de

206  Orçamento Federal; (iii) muitas das informações que compõem a prestação de contas são

207  fornecidas à PROPLAN pelos demais setores da UFFS; (iv) as declarações de bens e

208  valores estão todas em regularidade; (v) a PROPLAN prestou os devidos esclarecimentos ao

209  Conselho Curador, respondendo aos itens apontados no seu parecer. Na sequência,

210  considerando o parecer do relator e as demais explicações, o CONSUNI aprovou a

211  prestação de contas da UFFS referente ao exercício de 2011, com 34 (trinta e quatro) votos

212  favoráveis e 12 (doze) abstenções. O presidente salientou que a Universidade passa ainda

213  pelo processo de estruturação, inclusive quanto à elaboração de peças como a prestação de

214  contas, sendo estas discussões importantes para o seu aprimoramento. Passou-se ao item 2.5

215  Processo nº 23205.001054-2013-78: Revisão do Estatuto da UFFS - explanação preliminar -

216  relatora: conselheira Cladir Teresinha Zanotelli. A partir da análise do processo, a

217  conselheira relatora apresentou duas propostas de metodologia para o seguimento do

218  trabalho: I - organização do documento pela relatora, com contribuição dos demais

219  conselheiros do seu Campus, compilando-se as propostas na íntegra; II - criação de uma

220  comissão com representação de todos os campi, para compilar as sugestões e discutir as

221  propostas divergentes entre si, sugerindo sínteses/consensos. Como cronograma, sugeriu de

222  15 de maio a 28 de junho para o trabalho da relatora ou da comissão, dia 1º de julho envio

223  do documento sistematizado aos demais conselheiros, e dia 16 de julho apreciação da

224  matéria na sessão do CONSUNI. O presidente submeteu as propostas à votação, sendo

225  aprovada a proposta "I", com 33 (trinta e três) votos favoráveis. Foram ainda contabilizados

226  07 (sete) votos para a proposta "II" e 07 (sete) abstenções. Passou-se ao item 2.6 Processo

227  nº 23205.000593/2011-74: Minuta do Regimento Geral UFFS - apreciação de parecer -

228  relator: conselheiro Wagner Barbosa Battela. O presidente passou a palavra ao conselheiro

229  Vicente Neves da Silva Ribeiro que, assumindo a titularidade na sessão, explanou sobre o

230  Parecer nº 4/CONSUNI/UFFS/2013 (ANEXO II desta Ata). O conselheiro João Alfredo

231  Braida relembrou que esta nova composição do Conselho deverá deliberar sobre a íntegra

232  do Regimento Geral. O conselheiro Vicente Ribeiro explicou que a proposta da

233  continuidade da análise a partir do título IV não impedirá a revisão integral do Regimento

234  ao final de tudo, quando poderiam ser apresentados destaques à peça como um todo. O

235  presidente ratificou a pertinência de se abrir, ao final, um período para apresentação de

236  destaques a todo o Regimento. O parecer foi aprovado por consenso pelo plenário, com

237  ressalva ao cronograma de sessões extraordinárias. Ao invés de um conjunto de sessões de

238  24 a 28 de junho, o plenário deliberou pela realização de uma sessão extraordinária no dia

239  25 de junho, por videoconferência, às 14 horas. As demais serão agendadas posteriormente.

240  Na sequência, passou-se ao item 2.7 Revogação das Instruções Normativas Conjuntas nº

241  01/2013 e nº 02/2013, das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura, de Graduação e de Pesquisa

242  e Pós-Graduação. O presidente passou a palavra ao conselheiro Vicente Neves da Silva

243  Ribeiro, proponente da matéria. O conselheiro ressaltou que a solicitação de revogação das

244  Instruções Normativas Conjuntas (INCs) originou-se na assembleia geral de docentes. O

245  entendimento da assembleia foi de que a matéria relativa ao plano e ao relatório anual de

246  atividades docentes (conforme Res. 3/2013-CONSUNI) deveria ser submetida às Câmaras

247  de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, para disciplinarem o que lhes compete. O

248  principal argumento é que este tipo de regramento deveria passar pela deliberação das

249  instâncias colegiadas da Universidade. O presidente explanou que o CONSUNI é a instância

250  responsável por dotar a Universidade do regramento geral, a partir do qual a instância

251  administrativa/executiva tem a possibilidade de estabelecer normas disciplinadoras, que

252  organizam a vida prática, caso das INCs. Entende que o Conselho pode, se considerar

253  necessário, alterar a Resolução nº 3/2013-CONSUNI. Ressaltou que as disposições

254  constantes das INCs objetivam compor planos e relatórios completos, que satisfaçam não só

255  necessidades internas, como também órgãos externos avaliadores. Abriu-se espaço para

256  debate. O conselheiro Fernando Haetinger Masera da Silva propôs submeter a matéria às

257  Câmaras do CONSUNI, substituindo e aprimorando as INCs. No entendimento do

258  conselheiro Anderson Genro Alves Ribeiro, o formulário proposto pelas INCs é

259  demasiadamente complexo. O conselheiro Reneo Pedro Prediger afirmou que o formulário

260  deveria ser de fácil preenchimento e interpretação; sugeriu que fosse informatizado. O

261  conselheiro Antonio Alberto Brunetta demonstrou pontos que estariam incongruentes entre

262  a Res. 3/2013-CONSUNI e as INCs. Reforçou a necessidade de o CONSUNI deliberar pela

263  revogação das instruções normativas e instituir uma comissão para propor a normatização

264  referente à apresentação do plano e do relatório de atividades dos docentes; nesse ínterim,

265  se utilizaria o RAD. O conselheiro Vicente Ribeiro destacou a importância do registro das

266  atividades, porém, apontou que a forma estabelecida para o controle da carga horária não

267  estaria adequada. A partir deste momento, assumiu a presidência o conselheiro João Alfredo

268  Braida, de acordo com o Regimento Interno do CONSUNI, art. 4º , parágrafo único, devido

269  à necessidade de o presidente Jaime Giolo retirar-se, conforme anunciado anteriormente.

270  Deu-se continuidade ao debate. O conselheiro João Alfredo Braida, esclareceu que a

271  intenção das INCs foi elucidar e detalhar as disposições da Res. 003/2013-CONSUNI,

272  quanto ao plano e relatório de atividades, e também atender o Decreto nº 1.590/1995.

273  Ainda, afirmou que objetiva-se instituir, futuramente, o formulário eletrônico. Propôs criar

274  comissão para revisar a Res. 3/2013-CONSUNI, mantendo-se, nesse ínterim, os

275  regramentos existentes (as INCs). O conselheiro Geraldo Ceni Coelho manifestou a

276  importância do registro e institucionalização das atividades de pesquisa e de extensão. O

277  conselheiro Marcos Antonio Beal propôs que o CONSUNI recomendasse à Administração

278  Superior a suspensão temporária das INCs e instituísse comissão para produzir a

279  normatização do plano e do relatório de atividades, em conjunto com os pró-reitores das

280  atividades fim. O conselheiro Vicente Ribeiro ratificou a proposta já apresentada, de

281  revogação das INCs e encaminhamento à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e à Câmara

282  de Extensão para regulamentar os arts. 13 e 14 da Res. 3/2013. Ainda, propôs solicitar à

283  Câmara de Administração a criação breve da Comissão Permanente de Pessoal Docente.

284  Após diversas manifestações e apresentação de variadas propostas, o presidente submeteu à

285  votação, inicialmente, a proposição de revogação imediata das INCs e criação de comissão

286  para normatizar a matéria. Foram contabilizados 17 (dezessete) votos favoráveis, 24 (vinte e

287  quatro) votos contrários e 04 (quatro) abstenções, não sendo aprovada a revogação. Logo

288  após, o presidente submeteu à votação as seguintes propostas: I - suspensão das INCs pelo

289  CONSUNI e criação de comissão para normatizar a matéria; II - recomendação à Reitoria

290  para suspensão temporária das INCs e criação de comissão para normatizar a matéria.

291  Foram contabilizados 17 (dezessete) votos favoráveis à proposta "I", 21 (vinte e um) votos

292  para a proposta "II" e 06 (seis) abstenções. Restou aprovado o envio de recomendação para

293  a Reitoria suspender temporariamente as Instruções Normativas Conjuntas nº 01/2013 e nº

294  02/2013, das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura, de Graduação e de Pesquisa e Pós-

295  Graduação e, ainda, a criação de comissão do CONSUNI para elaborar minuta que

296  regulamente a apresentação do plano anual de atividades e do relatório anual de atividades.

297  De imediato, o plenário designou como integrantes da comissão os conselheiros Marcos

298  Antonio Beal (Campus Realeza), Oto João Petry (Campus Chapecó) Paulo Ricardo Muller

299  (Campus Erechim), Reneo Pedro Prediger (Campus Cerro Largo) e Cladir Teresinha

300  Zanotelli (Campus Laranjeiras do Sul) - indicada através de seu respectivo suplente,

301  Humberto Rodrigues Francisco, presente à sessão. A minuta de resolução deverá ser

302  elaborada com base nas INCs, em diálogo com os pró-reitores de Extensão e Cultura, de

303  Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação. A comissão poderá sugerir alterações à Res. nº

304  3/2013-CONSUNI. O parecer deverá ser apresentado na 6ª Sessão Ordinária de 2013.

305  Sendo dezessete horas e quarenta e nove minutos, e não havendo mais nada a tratar, foi

306  encerrada a sessão, da qual eu, Stefani Daiana Kreutz, Secretária dos Órgãos Colegiados,

307  lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente

308  Jaime Giolo.

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de maio de 2013.
Data de publicação: 06 de abril de 2017.

Jaime Giolo
Presidente do Conselho Universitário

Documento Histórico

ATA Nº 5/CONSUNI/UFFS/2013