ATA Nº 9/CONSUNI CA/UFFS/2012
1 -----------
2 Aos dezenove dias do mês de outubro do ano de dois mil e doze, às quatorze horas, na
3 Sala de Reuniões da Reitoria, Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada
4 a 9ª Reunião da Câmara de Administração do Conselho Universitário - CONSUNI, da
5 Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof. VICENTE DE PAULA
6 ALMEIDA JUNIOR, Pró-Reitor de Planejamento e Presidente da Câmara de
7 Administração substituto. Fizeram-se presentes à sessão por videoconferência os
8 seguintes conselheiros: LUIS FERNANDO SANTOS CORREA DA SILVA (Campus
9 Erechim); Representantes Docentes: VICENTE NEVES DA SILVA RIBEIRO (Campus
10 Chapecó), MARCOS ROBERTO DOS REIS (Campus Chapecó), LUCIANO LORES
11 CAIMI (Campus Chapecó), NAUIRA ZANARDO ZANIN (Campus Erechim), LUIS
12 CLAUDIO KRAJEVSKI (Campus Laranjeiras do Sul), BENEDITO SILVA NETO (Campus
13 Cerro Largo), WAGNER TENFEN (Campus Realeza); Representantes dos STA's: ANA
14 MARIA JUNG DE ANDRADE (Campus Chapecó), FERNANDO CÉSAR ROSSET BIAZIN
15 (Campus Erechim); Representantes Discentes: não compareceu nenhum
16 representante; Não compareceram à reunião por motivos justificados: ILTON
17 BENONI DA SILVA (Campus Erechim), DANIELA RECHE (Campus Erechim). Fizeram-
18 se presentes à reunião: BRÁULIO ADRIANO DE MELO (Secretário Especial de
19 Tecnologia da Informação), ANDERSON IVAN NAVA (Diretor de Gestão Patrimonial e
20 Logística). O Presidente cumprimentou os presentes e, após verificação do quorum,
21 declarou aberta a 9ª Reunião da Câmara de Administração. Em seguida, o presidente
22 apresentou a Pauta da reunião: 1. EXPEDIENTE: 1.1 Apreciação da Ata da 8ª Reunião
23 de 2012; 1.2 Comunicados; 1.3 Apreciação da pauta da 9ª Reunião. 2. ORDEM DO DIA:
24 2.1 Horário especial para servidor estudante. 2.2 Minuta de normas, diretrizes e
25 metodologia para o planejamento institucional da UFFS. 2.3 Concurso Público para
26 técnicos administrativos e docentes. 2.4 Avaliação do concurso edital 171/2011 (docente)
27 e edital 16/2012 (STA’s). 2.5 Minuta procedimentos para recebimento de doação de
28 materiais permanentes ou de consumo no âmbito da UFFS. 2.6 Homologação Plano
29 Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação 2012-2013. O Presidente submeteu
30 a apreciação dos conselheiros o item 1.1 A ata da 8ª Reunião foi aprovada por consenso.
31 1.2 O Presidente informou que a ausência do Pró-Reitor de Administração na reunião se
32 justificava pela sua participação no Fórum de Pró-Reitores de Administração e
33 Planejamento - FORPLAD, e que o mesmo integraria a Secretaria Nacional do
34 FORPLAD. 1.3 A Conselheira Ana Maria Jung de Andrade sugeriu que fossem
35 antecipados os itens 2.5 e 2.6, pois continham material para análise. O Conselheiro
36 Vicente Neves da Silva Ribeiro solicitou informações a respeito dos relatórios dos
37 concursos 171 e 16. O Presidente fez a leitura do documento encaminhado pelo
38 Presidente da Comissão Única de Concurso. Ofício nº 144/Comissão Única de
39 Concurso/UFFS/2012. Assunto: Relatório final dos concursos editais 171/UFFS/2011
40 e 016/UFFS/2012. Em atendimento ao Memorando nº 107/PROAD, informamos que o
41 relatório final dos concursos regidos pelos editais 171/UFFS/2011 e 016/UFFS/2012
42 encontram-se em fase de revisão e ajustamento, portanto, não estão finalizados.
43 Cordialmente, Antônio Inácio Andrioli - Presidente da Comissão Única de Concurso. O
44 Presidente propôs, diante do exposto, que o item foi deixado para a pauta da próxima
45 reunião, sendo acordado entre os conselheiros. O Presidente esclareceu que a Minuta
46 objeto do item 2.2 não foi revista pela PROPLAN em sua íntegra, portanto não seria
47 possível sua apresentação, mas que para a próxima sessão possivelmente poderia ser
48 discutida. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro propôs que fosse deixado na
49 pauta um ponto genérico sobre planejamento institucional para solicitar alguns
50 esclarecimentos à Pró-Reitoria de Planejamento. A Conselheira Ana Mara Jung de
51 Andrade esclareceu sobre o ponto 2.1 que a Comissão dos Técnicos de Chapecó
52 solicitou novamente a retirada do item da pauta e fez a leitura da solicitação da comissão:
53 Segue o relato dos trabalhos da comissão. A comissão que está trabalhando na Minuta
54 do servidor estudante tem se reunido semanalmente para dar andamento aos trabalhos.
55 Já foram três encontros em que a minuta já está sendo trabalhada. Após finalizada na
56 comissão, encaminharemos para os Campi para que possam discutir e enviar alterações
57 e sugestões. Como esse é um trabalho que requer dedicação e tempo para ser
58 concluído, a Comissão solicita novamente, conforme já retirado na Assembleia do
59 Campus Chapecó no dia doze de setembro, a retirada da minuta da pauta da Câmara de
60 Administração até que tenhamos a discussão em todos os Campi feita e a condição de
61 apresentá-la novamente para ser analisada e votada. Atenciosamente, Comissão da
62 Minuta do Servidor Estudante - Flávio Durgante - Jornalista. O Conselheiro Luis Claudio
63 Krajevski propôs que o item fosse retirado da pauta e não retornasse até que
64 terminassem os trabalhos da comissão. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro
65 propôs que o item fosse discutido na próxima reunião independente de ter sido concluído
66 o trabalho da referida comissão local. O Presidente apresentou como primeira proposta
67 para votação a exclusão do item até a conclusão dos trabalhos da comissão e como
68 segunda proposta a inclusão do item na próxima reunião, independente da conclusão dos
69 trabalhos da comissão, sendo aprovada a primeira proposta com quatro votos a favor,
70 três contra e três abstenções. O Conselheiro Luis Fernando Santos Correa da Silva
71 propôs que o item 2.3 continuasse na pauta para discussão da formação de uma
72 comissão permanente de concurso. A pauta foi alterada para: 2.1 Minuta procedimentos
73 para recebimento de doação de materiais permanentes ou de consumo no âmbito da
74 UFFS. 2.2 Apreciação do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação
75 2012-2013. 2.3 Discussão sobre Planejamento institucional da UFFS. 2.4 Concurso
76 Público para técnicos administrativos e docentes. 2.1 O Diretor de Gestão Patrimonial e
77 Logística informou que a minuta tem como objetivo proporcionar maior celeridade e
78 eficiência ao processo de doação dos bens na UFFS; de acordo com o Estatuto da
79 UFFS, em seu artigo doze, parágrafo terceiro, a efetivação do recebimento da doação por
80 parte da UFFS dependerá de aprovação do Conselho Universitário, ouvido o Procurador
81 e o Conselho Curador; ocorre que frequentemente são recebidos bens de pequeno custo,
82 e que se para cada bem houver a realização de todo este processo, o custo do processo
83 será maior que o do próprio bem; sendo assim foi sugerido que para fins do disposto,
84 consideram-se bens de pequeno valor aqueles cujo preço de mercado seja igual ou
85 inferior ao limite estabelecido como de licitação dispensável, nos termos da Lei 8.666/93,
86 ou seja, até oito mil reais. O Conselheiro Fernando Cesar Rosset Biazin questionou a
87 respeito da doação de livros. O Diretor de Gestão Patrimonial e Logística informou que na
88 Portaria nº 413/GR/UFFS/2012 o recebimento e tratamento do material bibliográfico
89 compreendidos pela "Lei do Livro” é centralizado na Diretoria de Gestão da Informação -
90 DGI, mas acredita que deve seguir o mesmo procedimento para doações. O Conselheiro
91 Vicente Neves da Silva Ribeiro questionou se esta minuta não modificaria o recebimento
92 dos livros. O Diretor de Gestão Patrimonial e Logística propõe discutir com a DGI como
93 funciona o processo de recebimento de doações, que a minuta complementaria a Portaria
94 e fez a leitura da mesma. O Presidente solicitou se havia consenso na aprovação da
95 Minuta. O Conselheiro Fernando Cesar Rosset Biazin propôs que a Minuta deve ter uma
96 relatoria na Câmara. O Presidente indicou como relator o próprio conselheiro, Fernando
97 Cesar Rosset Biazin. 2.2 O Secretário Especial de Tecnologia da Informação informou
98 que a governança em TI tem recebido atenção especial do Tribunal de Contas da União -
99 TCU e do Ministério do Planejamento, iniciativas em torno de governança de TI vem
100 sendo tomadas especialmente a partir de 2009/2010 quando instruções normativas e
101 recomendações ministeriais foram encaminhadas para que as autarquias federais
102 atendessem essas recomendações no uso de metodologias de acompanhamento,
103 métricas e desenvolvimento das estruturas de TI; a partir do TCU estas recomendações
104 incluíram itens específicos a serem atendidos pelas organizações, entre eles o plano
105 diretor de tecnologia da informação e comunicação - PDTIC - cujo formato é sugerido
106 pelo sistema de administração de recursos de informação e informática do Ministério de
107 planejamento e auditado pelo TCU; a auditoria em governança de TI tende a se
108 intensificar; em 2010 foi feito um levantamento sobre estágios de governança de TI nas
109 instituições públicas e a maioria das organizações encontram-se em estágio inicial de
110 acordo com as recomendações ministeriais, num primeiro momento a preocupação é que
111 as recomendações sejam seguidas minimamente de acordo com Sistema de
112 Administração de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento - SISP e com a
113 Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação - SLTI; a SETI está seguindo estas
114 recomendações, algumas atingem em grande parte a comunidade acadêmica. Informou
115 também que o Plano Diretor de TI representa o alinhamento com o plano plurianual de
116 ações elaborado institucionalmente pelo planejamento; uma das recomendações
117 importantes é que todo gasto em TI tenha vínculo com um desafio, atividade, meta,
118 objetivos e ações do PPA; o PDTIC apresenta a expectativa de ação de TI de forma
119 Plurianual; foi discutido entre todos os servidores da SETI, foram realizadas reuniões nas
120 Diretorias e consulta em instâncias da UFFS, nas Pró-Reitorias, Secretarias Especiais e
121 Campi e já incluiu-se uma meta de revisão para o próximo ano. O Conselheiro Fernando
122 Cesar Rosset Biazin questionou de que forma a Diretoria de Gestão da Informação se
123 integra ao PDTIC. O Secretário Especial de Tecnologia da Informação informou que a
124 proposta da DGI é de trabalhar não com o acervo, mas com a gestão documental; que o
125 PDTIC foi elaborado pelo coletivo, as discussões foram abertas entre as diretorias, onde
126 puderam colocar a compreensão das demandas das ações e do espaço dentro de cada
127 diretoria e entre elas, que é inovadora a gestão do conhecimento e da informação e da
128 comunicação como um todo, que as formas de acesso às mídias são administradas pela
129 DGI e exigem instrumentos que permitam acesso. O Presidente questionou os
130 conselheiros se havia consenso para aprovação da peça. Havendo consenso, foi
131 aprovada. 2.3 O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro sugeriu que a Câmara
132 deliberasse sobre o planejamento anual de 2013, para que este fosse aprovado até a
133 última sessão da câmara de 2012. O Presidente informou que a Pró-Reitoria de
134 Planejamento tem interesse em apresentar a minuta de normas e diretrizes do
135 planejamento já na próxima sessão da câmara, informou também que o PDI foi publicado
136 no site. O Conselheiro Luis Claudio Krajveski solicitou mais detalhes em relação à criação
137 de novos cursos e da expansão de novos Campi da UFFS. O Presidente informou que o
138 Decreto nº 5.773/2006, que não vincula a criação dos cursos de Medicina, Direito e
139 Odontologia numa Universidade à existência de um PDI. Informou que se espera que a
140 comunidade acesse ao PDI para participar de um debate aberto nas audiências públicas.
141 O Conselheiro Benedito Silva Neto informou que existe uma comissão instituída pelo
142 CONSUNI, responsável por acompanhar a elaboração do PDI, que em reunião recente
143 decidiu-se por elaborar um relatório parcial para apresentação ao CONSUNI acerca de
144 algumas deficiências, em relação à forma de elaboração e ao conteúdo. O Presidente
145 esclareceu que o planejamento de novos cursos não foi realizado pela PROPLAN. O
146 Conselheiro Vicente Neves da Silva Neto sugeriu que fosse definido um tempo para as
147 falas, sugerindo aquele do Art. 39 do Regimento Interno, sendo cinco minutos para a
148 primeira intervenção e três minutos para as intervenções seguintes, o que foi acordado
149 pelos conselheiros. O Conselheiro Luis Claudio Krajveski informou que não houve
150 divulgação de que teriam audiências públicas nos Campi, que é necessário haver
151 coerência e coesão com o PDI da instituição para que possa haver uma discussão sobre
152 PDI nos Campi. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro expôs que pela legislação
153 não teria que passar pelo PDI a criação de novos cursos, somente de novos Campi, há
154 um projeto de Lei Orçamentária Anual, e a partir deste projeto pode-se pensar sobre o
155 planejamento de 2013, no intuito de que seja aprovado até a última sessão do Conselho
156 Universitário em 2012. O Presidente informou que a PROPLAN tem interesse em
157 apresentar o planejamento anual na primeira sessão do CONSUNI em 2013, pois ainda
158 não se conhece os limites orçamentários de 2013. O Conselheiro Vicente Neves da Silva
159 Ribeiro sugeriu que poderia ser encaminhado o planejamento até dezembro de 2012 para
160 que fosse aprovada em fevereiro de 2013. O Presidente esclareceu que estes aspectos
161 fazem parte da minuta que será discutida na próxima reunião da Câmara. 2.4 O
162 Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro propôs que fosse antecipado o debate para
163 os próximos concursos, através da constituição de uma comissão. A Conselheira Ana
164 Maria Jung de Andrade propôs que se constitua uma comissão para iniciar os trabalhos
165 de estudo para organização dos concursos e produza um documento que sirva de base
166 para discussão na câmara. O Presidente propôs que esta comissão fosse constituída no
167 CONSUNI. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro propôs que a comissão fosse
168 composta por três conselheiros. O Presidente submeteu para votação a necessidade da
169 criação da comissão, sendo aprovada a criação da comissão com cinco votos a favor e
170 três contra. Em seguida o Presidente submeteu para votação as propostas para formação
171 da comissão pelo CONSUNI ou a partir da Câmara de Administração, sendo aprovada a
172 formação da comissão na Câmara de Administração com oito votos a favor, sendo
173 composta pelos conselheiros Luis Fernando Santos Correa da Silva (Presidente), Vicente
174 Neves da Silva Ribeiro e Glauber Renan de Lima. Decisões: 2.1. Encaminhado para
175 relatoria do Conselheiro Fernando Cesar Rosset Biazin e posterior apresentação na
176 próxima sessão da Câmara. 2.2 Homologado. 2.3 A minuta será apresentada na próxima
177 reunião, quando a discussão será retomada. 2.4 Constituída comissão para estudo
178 preliminar da organização dos próximos concursos da UFFS e relatoria da avaliação dos
179 concursos anteriores. Sendo dezessete horas e quatorze minutos e não havendo mais
180 nada a tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Carla Berwanger, Assistente da Pró-
181 Reitoria de Administração e Infraestrutura, lavrei a presente Ata, que aprovada, será
182 devidamente assinada por mim e pelo Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 19 de outubro de 2012.
Data de publicação: 05 de abril de 2017.
Vicente de Paula Almeida Junior
Presidente da Câmara de Administração em exercício