ATA Nº 1/CONSUNI CA/UFFS/2013
1 Aos dezoito dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e treze, às quatorze horas,
2 na Sala de Reuniões da Reitoria, Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi
3 realizada a 1ª Reunião da Câmara de Administração do Conselho Universitário -
4 CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof.
5 PÉRICLES LUIZ BRUSTOLIN, Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura e
6 Presidente da Câmara de Administração. Fizeram-se presentes à sessão por
7 videoconferência os seguintes conselheiros: ILTON BENONI DA SILVA (Diretor
8 do Campus Erechim); Representantes Docentes: VICENTE NEVES DA SILVA
9 RIBEIRO (Campus Chapecó), MARCOS ROBERTO DOS REIS (Campus Chapecó),
10 LUCIANO LORES CAIMI (Campus Chapecó), DANIELLA RECHE (Campus Erechim),
11 LUIS CLAUDIO KRAJEVSKI (Campus Laranjeiras do Sul), BENEDITO SILVA NETO
12 (Campus Cerro Largo), WAGNER TENFEN (Campus Realeza); Representante dos
13 STA's: FERNANDO CÉSAR ROSSET BIAZIN (Campus Erechim); Representantes
14 Discentes: não compareceu nenhum representante; Não compareceu à reunião
15 por motivos justificados a conselheira: ANA MARIA JUNG DE ANDRADE
16 (Campus Chapecó); Fizeram-se presentes à reunião: LUIZ VICTOR PITTELLA
17 SIQUEIRA (Diretor de Planejamento), SIGRID KARIN WEISS DUTRA (Diretora de
18 Gestão da Informação), ADRIANA STEFANI CATIVELI (Chefe da Divisão de
19 Bibliotecas), SORAYA ARRUDA WALTRICK (Bibliotecária), HENRIQUE DAGOSTIN
20 (Secretário Especial de Gestão de Pessoas). O Presidente cumprimentou os
21 presentes e, após verificação do quorum, declarou aberta a ia Reunião da Câmara de
22 Administração. Em seguida, o presidente apresentou a Pauta da reunião: 1.
23 EXPEDIENTE: 1.1 Apreciação das Atas da 1ia Reunião Ordinária de 2012 e da ia
24 Reunião Extraordinária de 2012; 1.2 Comunicados; 1.3 Apreciação da pauta. 2.
25 ORDEM DO DIA: 2.1 Minuta Comissão Permanente de Concurso. 2.2 Proposta de
26 alteração na Resolução nº 006/2012 - CONSUNI/CA. 2.3 Homologação do Plano
27 Atual de Atividade de Auditoria Interna - PAINT 2013. 2.4 Debate normas, diretrizes e
28 metodologia para o planejamento institucional da Universidade Federal da Fronteira
29 Sul, conforme decisão tomada na 2ª Sessão Ordinária de 2012 do CONSUNI -
30 Relator Vicente Neves da Silva Ribeiro. 2.5 Agenda Câmara 2013 - para o mês de
31 março. 2.6 Instituição da Comissão Permanente Pessoal Docente - Proposta de
32 elaborar Minuta. 2.7 Proposta de alterações na Resolução nº 002/2012 -
33 CONSUNI/CA. 2.8 Apresentação do trabalho da comissão Concurso público para
34 técnicos administrativos e docentes - Comissão: Ilton Benoni da Silva/Luís Fernando
35 Santos Corrêa da Silva (suplente), Fernando César Rosset Biazin/Glauber Renan de
36 Lima (suplente), Vicente Neves da Silva Ribeiro. O Presidente submeteu a apreciação
37 dos conselheiros o item 1.1, as atas da 11ª Reunião Ordinária e da ia Reunião
38 Extraordinária foram aprovadas por consenso. 1.2 O Conselheiro Vicente Neves da
39 Silva Ribeiro informou que os professores do Curso de Letras manifestaram o não
40 cômputo das horas das atividades de Mestrado e solicitaram inclusão deste item em
41 pauta para discussão na Câmara de Administração. O Presidente, a pedido da
42 Conselheira Ana Maria Jung de Andrade, fez a leitura da solicitação encaminhada à
43 Secretaria da Câmara: Tendo em vista que há mais de 60 dias não tenho informações
44 dos trabalhos nem recebo qualquer resposta da Comissão de Chapecó que está
45 conduzindo a revisão da Minuta do Servidor Estudante, solicito a retirada de meu
46 nome da relatoria da matéria. Julgo que, nestas circunstâncias, não tenho condições
47 de responder de forma adequada por um tema tão importante para a universidade e a
48 comunidade TAE. Att. Ana Maria Jung de Andrade. Representante TAE Chapecó CA-
49 Consuni. 1.3 O Conselheiro Ilton Benoni da Silva solicitou a inclusão em pauta do
50 item referente à contratação por processo seletivo simplificado dos professores
51 substitutos para o Campus Erechim. Houve consenso, o item foi incluído na pauta. O
52 Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro solicitou a inclusão do item sobre
53 distribuição das vagas de docentes e técnicos administrativos na UFFS. O Presidente
54 colocou em votação e a inclusão foi aprovada com quatro votos a favor, ficando o
55 último item de pauta. O Conselheiro Luciano Lores Caimi solicitou que o item 2.7
56 fosse o 2.1, tendo em vista a presença de servidoras da Diretoria de Gestão da
57 Informação - DGI - que poderiam prestar os esclarecimentos necessários. O
58 Conselheiro Ilton Benoni da Silva solicitou que o item sobre contratação de
59 professores substitutos fosse o 2.2. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski solicitou
60 que fosse continuada a apreciação da Comissão Permanente de Concurso, como
61 primeiro item de pauta. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski manifestou preocupação
62 com o item distribuição das vagas de docentes e técnicos na UFFS, pois estando este
63 item em discussão, poderia atrasar a realização de concurso, sugeriu que fosse
64 encaminhado um questionamento ao Pró-Reitor de Administração sobre o item ao
65 invés de discuti-lo. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro esclareceu que a
66 solicitação é no sentido de conhecer os critérios da distribuição das vagas. Não
67 havendo consenso, o Presidente colocou em votação a inclusão do item de pauta,
68 com seis votos a favor da inclusão, dois contra e uma abstenção. A pauta foi alterada
69 para: 2.1 Minuta Comissão Permanente de Concurso. 2.2 Proposta de alterações na
70 Resolução nº 002/2012 - CONSUNI/CA. 2.3 Processo seletivo simplificado para
71 contratação de professores substitutos para o Campus Erechim. 2.4 Proposta de
72 alteração na Resolução nº 006/2012 - CONSUNI/CA. 2.5 Homologação do Plano
73 Atual de Atividade de Auditoria Interna - PAINT 2013. 2.6 Debate normas, diretrizes e
74 metodologia para o planejamento institucional da Universidade Federal da Fronteira
75 Sul, conforme decisão tomada na 2ª Sessão Ordinária de 2012 do CONSUNI -
76 Relator Vicente Neves da Silva Ribeiro. 2.7 Agenda Câmara 2013 - para o mês de
77 março. 2.8 Distribuição de vagas docentes e STA. 2.1 O Conselheiro Vicente Neves
78 da Silva Ribeiro propôs que fossem compilados em um artigo, com um único
79 parágrafo, os parágrafos quarto, quinto e sexto, propondo a seguinte redação para o
80 artigo sexto: As comissões receberão os perfis das vagas, os pontos de prova e a
81 indicação dos nomes dos integrantes das bancas dos colegiados dos cursos ou
82 professores das áreas no âmbito de cada Campus. Parágrafo único As bancas serão
83 compostas por três membros titulares e dois suplentes, sendo que entre os titulares
84 deverão constar no mínimo um docente da UFFS e no mínimo um membro externo. O
85 Conselheiro Luis Claudio Krajevski sugeriu a priorização dos nomes indicados pelos
86 colegiados na formação das bancas. O Conselheiro Wagner Tenfen sugeriu que
87 fosse consultado o colegiado sobre a formação das bancas, e também sobre o perfil
88 das vagas, porém seria necessário garantir o respeito ao colegiado sobre o perfil das
89 vagas do concurso. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro explicou que
90 poderia ser feita a indicação de um número superior de membros ou o colegiado
91 poderia fazer um contato prévio com os membros, sendo fundamental a presença de
92 membro externo na banca. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski informou que ainda
93 não há na UFFS professores de áreas para as quais haverá concurso, que a CPC
94 pode respeitar os nomes indicados pelos colegiados, porém precisa de autonomia
95 para compor as bancas com outros nomes, caso isto não seja possível com as
96 indicações dos colegiados; concordou com o Conselheiro Wagner Tenfen que seria
97 necessário incluir mais um parágrafo para contemplar o item. O Conselheiro Ilton
98 Benoni da Silva sugeriu que fosse indicado um número maior de nomes do que a
99 quantidade de membros da banca. O Conselheiro Wagner Tenfen propôs a seguinte
100 redação para o artigo quinto: a comissão receberá dos colegiados dos cursos o perfil
101 das vagas, os pontos de prova e, de forma propositiva, uma lista de possíveis
102 membros constituídos das bancas avaliadoras de concurso. O Conselheiro Benedito
103 Silva Neto sugeriu que fosse incluído mais um parágrafo no artigo proposto, onde
104 indicaria que excepcionalmente no caso da impossibilidade de nomeação dos
105 integrantes da banca indicados pelo colegiado, a comissão poderá indicar outros
106 integrantes e os motivos desta impossibilidade deverão ser expostos e passíveis de
107 análise posterior. O Presidente propôs a seguinte redação para o artigo sexto: a
108 comissão receberá dos colegiados dos cursos ou professores das áreas os perfis das
109 vagas, os pontos das provas e indicações para membros de bancas; parágrafo
110 primeiro: a comissão definirá as bancas priorizando as indicações dos colegiados dos
111 cursos ou professores das áreas afins no âmbito de cada Campus. Sugeriu também
112 que a comissão faça uma análise das indicações para composição das bancas. O
113 Conselheiro Fernando César Rosset Biazin manifestou que a palavra priorizando é
114 subjetiva e não define o critério para composição da banca. O Presidente encaminhou
115 para votação a proposta do Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro e a proposta
116 do Conselheiro Luis Claudio Krajevski, com cinco votos para a proposta do
117 Conselheiro Luis Claudio Krajevski esta foi aprovada, contra quatro votos para a
118 proposta do Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro. O Conselheiro Luis Claudio
119 Krajevski propôs que os colegiados indicariam cinco nomes para membros da banca.
120 O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro propôs que os colegiados deveriam
121 indicar o dobro de nomes para composição das bancas, e na impossibilidade da
122 participação dos membros indicados, a comissão poderia indicar outros nomes. A
123 Conselheira Daniella Reche propôs que fossem indicados pelo colegiado dez nomes
124 para composição das bancas. O Conselheiro Luciano Lores Caimi sugeriu que fosse
125 incluído no texto o termo pelo menos cinco integrantes, para que o colegiado tivesse
126 liberdade de indicar uma quantidade maior de nomes para facilitar o trabalho da
127 comissão. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro e a Conselheira Daniella
128 Reche retiraram suas propostas por concordar com a proposta do Conselheiro
129 Luciano Lores Caimi. Com um voto para a proposta do Conselheiro Luis Claudio
130 Krajevski e sete votos para a proposta do Conselheiro Luciano Lores Caimi, esta foi
131 aprovada, havendo uma abstenção. O Conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro
132 solicitou inclusão do texto na impossibilidade da participação na banca dos membros
133 indicados, a CPC deverá realizar a indicação dos nomes. Houve consenso e o texto
134 foi incluído no parágrafo segundo. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski manifestou a
135 necessidade de haver ao menos um membro externo como titular na banca, houve
136 consenso e o texto foi incluído. O artigo seguinte foi aprovado por consenso,
137 retirando-se a palavra "sempre”. 2.2 A apresentação da proposta foi realizada pela
138 Diretora de Gestão da Informação e pela Chefe da Divisão de Bibliotecas. O
139 Conselheiro Luciano Lores Caimi pediu vistas ao processo e encarregou-se de
140 receber sugestões dos Conselheiros, para continuidade na próxima reunião. 2.3 O
141 Secretário Especial de Gestão de Pessoas apresentou a Minuta de Resolução para o
142 Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professores Substitutos para o
143 Campus Erechim. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski manifestou que a Comissão
144 Permanente de Concurso seria responsável pelo concurso e também por processos
145 seletivos. O Conselheiro Ilton Benoni da Silva informou que há urgência em
146 contratação de professores substitutos devido ao fato de que duas professoras de
147 Erechim entrarão em breve em licença maternidade. O Presidente solicitou
148 prorrogação da reunião por trinta minutos, sendo consenso entre os conselheiros. O
149 Conselheiro Luis Claudio Krajevski questionou se poderia ser encaminhado este
150 processo seletivo para a CPC, que o Presidente poderia solicitar ao Reitor que fosse
151 nomeada imediatamente a CPC. O Conselheiro Ilton Benoni da Silva manifestou a
152 urgência destas duas contratações para que fosse possível o encerramento do
153 semestre, que de modo geral a CPC faria todos os trabalhos de processos seletivos e
154 concursos, mas neste caso específico seria necessário aprovar a resolução pela
155 urgência, pois a CPC ainda demorará um tempo a ser nomeada e iniciar seus
156 trabalhos. O Secretário Especial de Gestão de Pessoas informou que os processos
157 seletivos podem ser encaminhados também para a CPC, manifestou preocupação
158 com o volume de trabalho pela quantidade de processos seletivos. O Presidente
159 prorrogou a reunião por um período de mais quinze minutos. O Secretário Especial de
160 Gestão de Pessoas solicitou que fosse incluído na Resolução da Comissão
161 Permanente de Concurso a atribuição de realizar também processos seletivos.
162 Havendo consenso, foi aprovado o encaminhamento ao Reitor para nomeação
163 imediata da CPC e inclusão no texto de realização de processos seletivos. 2.4 O
164 Presidente informou que no artigo terceiro, a proposta de alteração era para a retirada
165 do prazo de divulgação do edital de remoção “de, no mínimo, sessenta dias antes da
166 divulgação do edital de concurso público”, pelo fato do concurso depender deste
167 processo de remoção, podendo ocorrer atraso. O Presidente sugeriu que fosse
168 reduzido o prazo para quinze dias. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski informou que
169 a proposta de minuta foi apresentada em julho/agosto de 2013, pois sabíamos que o
170 concurso seria somente no inicio de 2013. Não havia previsão de que esse prazo (60
171 dias) atrapalharia o próximo concurso para docentes e STA’s. Solicitou que fosse
172 registrado em ata que a origem do trabalho foi julho/agosto de 2012. O objetivo de
173 maneira alguma foi inviabilizar o processo, mas sim que o edital fosse transparente,
174 publicado a tempo de se fazer a remoção e concluir o processo. Manifestou sua
175 concordância em alterar esse item. O Secretário Especial de Gestão de Pessoas
176 informou que a publicação demorou devido à distribuição das vagas, que seriam
177 separados os editais de docentes e técnicos, sendo publicado primeiro o de docentes
178 e posteriormente o de técnicos. Sugeriu como redação que o concurso público
179 poderia ser realizado após a publicação do resultado final do processo de remoção. O
180 Presidente solicitou consenso na proposição do Secretário Especial de Gestão de
181 Pessoas. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski sugeriu que o prazo fosse reduzido
182 para dez dias. Salientando que não é de praxe da administração pública lançar o
183 edital de concurso público logo após o término do processo de remoção. Havendo o
184 intervalo de alguns dias. Sugeriu o prazo de 10 (dez) dias. O Presidente consultou os
185 conselheiros para o consenso na alteração do prazo de dez dias. Após alguns
186 debates o Conselheiro Luis Claudio Krajevski retirou sua proposta, pois imaginava
187 que o texto da minuta de resolução estava da seguinte forma: depois de concluído o
188 processo de remoção, 10 dias depois, no mínimo, para lançar o edital de concurso.
189 Como não é esta a redação da resolução, retirou sua proposta, concordando com a
190 proposição do Secretário Especial de Gestão de Pessoas. O Secretário Especial de
191 Gestão de Pessoas salientou que entre a finalização de um edital e a abertura de
192 outro não existe a necessidade de espaço de tempo, podendo ser de um dia para o
193 outro. Também não podemos lançar um edital de concurso sem conhecer o resultado
194 final do processo de remoção. Enfatizando sua proposta com a seguinte redação:
195 com a homologação do edital de remoção possa ser publicado o edital de concurso
196 público. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski solicitou para que dentro da proposta
197 do Secretário Especial de Gestão de Pessoas, permanecesse o prazo de 10 dias,
198 para a comissão se organizar. O Presidente solicitou entendimento dessa proposta.
199 Os Conselheiros não se manifestaram no momento, portanto havendo consenso. 2.5
200 O Presidente solicitou consenso na homologação do Plano Atual de Atividade de
201 Auditoria Interna - PAINT 2013. Houve consenso e o item foi aprovado. O
202 Conselheiro Ilton Benoni da Silva manifestou que foi solicitado somente entendimento
203 da redação da proposta do Secretário Especial de Gestão de Pessoas e não
204 referente ao prazo de 10 dias. Solicitou que fosse colocado em votação a redução do
205 prazo para dez dias ou a não existência de prazo. Salientou que com o prazo de 10
206 dias atrasaria o processo. Solicitou para que fosse registrado em ata que não
207 concorda com o prazo de 10 dias. O Conselheiro Luis Claudio Krajevski manifestou
208 que não votaria, pois entendeu que o item tinha sido aprovado. O Conselheiro
209 Wagner Tenfen concordou com o Conselheiro Luis Claudio Krajevski. A partir disso o
210 Presidente decidiu fazer a votação com relação ao prazo de 10 dias. Como houve
211 manifestações contrárias para a votação, informou que vai ficar registrado em ata que
212 tentou resolver o problema. Por fim, o Presidente informou que será consultada a
213 Procuradoria da UFFS para analisar essa situação. Foi perdida a conexão com o
214 Campus Realeza. Decisões: 2.1. Aprovada a minuta com alterações. Segue redação:
215 RESOLUÇÃO Nº xxx/2013 - CONSUNÍ/CA. Estabelece regras gerais para
216 designação da Comissão Permanente de Concurso - CPC. A Câmara de
217 Administração do Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade Federal da
218 Fronteira Sul - UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando o Decreto nº
219 6.944, de 21 de agosto de 2009, o atendimento pleno às demandas de servidores da
220 UFFS, o exercício adequado das funções administrativas da UFFS, a busca do sigilo,
221 isenção, isonomia e neutralidade, o atendimento aos princípios da legalidade,
222 impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e a decisão tomada na 01a
223 Reunião Ordinária de 2013, RESOLVE: Art. 1º Estabelecer regras gerais para
224 constituição da Comissão Permanente de Concurso - CPC. Art. 2º A CPC será
225 designada pelo Reitor da UFFS e, posteriormente, homologada pela Câmara de
226 Administração do Conselho Universitário da UFFS. §1º A CPC será composta por 07
227 (sete) membros, sendo 03 (três) Servidores Técnicos Administrativos - STAS e 04
228 (quatro) Servidores Docentes do Campus Chapecó-SC. §2º A CPC será composta
229 por servidores ocupantes de cargo efetivo, pertencentes ao quadro da UFFS. §3º
230 Haverá uma Comissão de Acompanhamento da CPC, que será composta por 04
231 (quatro) membros, sendo estes servidores docentes dos Campi de Cerro Largo,
232 Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza, indicados pelos respectivos Diretores de
233 Campus. Art. 3º A Comissão Permanente de Concurso da UFFS será renovada,
234 obrigatoriamente em, no mínimo, 50% de seus membros a cada 3 (três) anos,
235 permitida uma recondução. §1º Para fins de renovação, no primeiro mandato, serão
236 substituídos 04 (quatro) membros, sendo 01 (um) Técnico e 03 (três) Professores, no
237 segundo os remanescentes, e assim sucessivamente. Art. 4º Os membros da CPC
238 não perceberão qualquer valor pelo desempenho das suas atividades. Art. 5º A CPC
239 será responsável pela elaboração de todos os editais de concurso da UFFS
240 consultando, quando for o caso, os Diretores de Campus, Coordenadores
241 Acadêmicos e os Coordenadores Administrativos. §1º A CPC, após a elaboração dos
242 editais de concursos, os submeterá à análise da Procuradoria Federal da UFFS, para
243 posterior homologação da Câmara de Administração do Conselho Universitário. §2º O
244 edital definirá as características de cada fase do concurso público, os requisitos de
245 escolaridade, a formação especializada, experiência profissional, os critérios
246 eliminatórios e classificatórios, bem como eventuais restrições e condicionantes
247 decorrentes do ambiente organizacional ao qual serão destinadas as vagas. §3º A
248 Comissão receberá as definições de vagas da Secretaria Especial de Gestão de
249 Pessoas - SEGEP. Art. 6º A CPC receberá dos Colegiados e/ou professores dos
250 cursos o perfil das vagas e os pontos das provas. §1º A CPC definirá as bancas
251 priorizando as indicações de nomes dos Colegiados dos Cursos ou professores das
252 áreas, no âmbito de cada Campus. §2º Os Colegiados dos Cursos deverão indicar,
253 pelo menos, 05 (cinco) membros para compor as bancas de concurso. §3º Na
254 impossibilidade da participação na banca dos membros indicados pelos Colegiados
255 dos Cursos, a CPC deverá realizar a indicação dos membros. §4º As bancas de
256 concurso deverão ter, ao menos, 01 (um) integrante externo como titular. Art. 7º Os
257 concursos públicos para Professor do Magistério Superior e Técnicos Administrativos
258 em Educação serão conduzidos e organizados pela CPC. Parágrafo Único. As
259 normas e processos deverão ser unificados, respeitando as particularidades
260 correspondentes a cada carreira. Art. 8º Esta resolução entra em vigor na data de sua
261 publicação. Sala das Sessões da Câmara de Administração do Conselho
262 Universitário, em Chapecó-SC, 18 de fevereiro de 2013. Prof. Péricles Luiz Brustolin
263 PRESIDENTE DA CÂMARA DE ADMINISTRAÇÃO. 2.2 O Conselheiro Luciano Lores
264 Caimi pediu vistas ao processo. 2.3 Aprovado o encaminhamento ao Reitor para
265 nomeação imediata da Comissão Permanente de Concurso para iniciar os trabalhos
266 imediatamente. 2.4. Será encaminhada consulta a Procuradoria da UFFS para
267 analisar essa situação. 2.5 PAINT 2013 aprovado. 2.6 Não debatido. 2.7 Não
268 debatido. 2.8 Não debatido. Sendo dezoito horas e cinquenta e sete minutos e não
269 havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Carla Berwanger,
270 Assistente da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, lavrei a presente Ata,
271 que aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 18 de fevereiro de 2013.
Data de publicação: 05 de abril de 2017.
Péricles Luiz Brustolin
Presidente da Câmara de Administração