ATA Nº 1/CONSUNI CA/UFFS/2014
1 Aos seis dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quatorze, às quatorze horas,
2 no Auditório do Seminário, Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada
3 a 1ª Reunião da Câmara de Administração do Conselho Universitário - CONSUNI, da
4 Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof. PÉRICLES LUIZ
5 BRUSTOLIN, Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura e Presidente da Câmara
6 de Administração. Fizeram-se presentes à sessão por videoconferência os
7 seguintes conselheiros: ILTON BENONI DA SILVA (Diretor do Campus Erechim);
8 Representantes Docentes: ANDERSON ANDRÉ GENRO ALVES RIBEIRO
9 (Campus Erechim), DANIELE TENFEN (suplente Campus Realeza), FERNANDO
10 VOJNIAK (Suplente Campus Chapecó), NEDILSO LAURO BRUGNERA (Campus
11 Chapecó), JORGE LUIZ BERTO (Campus Chapecó), RENEO PEDRO PREDIGER
12 (Campus Cerro Largo), Representante dos STA's: RONALDO CESAR DAROS
13 (Campus Cerro Largo), EVERTON ROGERIO ALVES CAVALHEIRO (Campus
14 Chapecó), GIULIANO KLUCH (Campus Realeza). Não compareceu a reunião e
15 justificou: CRISTIANO AUGUSTO DURAT (Docente Campus Laranjeiras do Sul),
16 ALFREDO CASTAMANN (Docente Campus Erechim) e OTO JOÃO PETRY (Campus
17 Chapecó). Não compareceu a reunião e não justificou: NUBIA RAQUEL
18 LYNEBURGER (Representante Discente Campus Erechim) e ELEMAR DO
19 NASCIMENTO CEZIMBRA (Representante da Comunidade Externa - Estado do
20 Paraná). Fizeram-se presentes à reunião: HENRIQUE DAGOSTIN (Secretaria
21 Especial de Gestão de Pessoas) e ELVIS ROBERTO GIACOMIM (Diretoria de
22 Desenvolvimento de Pessoal). O Presidente cumprimentou os presentes e, após
23 verificação do quorum, declarou aberta a ia Reunião da Câmara de Administração de
24 2014. Em seguida, o presidente apresentou a pauta da reunião: 1. EXPEDIENTE: 1.1
25 Apreciação da Ata da 8ª e 9ª Reunião Ordinária de 2013; 1.2 Comunicados. 2.
26 ORDEM DO DIA: 2.1 Homologação do Edital do Concurso Docentes 2014. 2.2
27 Homologação dos indicados para comporem os Núcleos Permanentes de Pessoal
28 Docentes - NPPD’S, base para a Comissão Permanente de Concurso - CPPD -
29 Resolução 12/2013-CONSUNI/CA: Relator Elvis Roberto Giacomim. 2.3 Processo nº
30 23205.000157/2014-00 - Homologação da Portaria nº 055/GR/UFFS/2014 que
31 aprova ad referendum o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna - PAINT
32 2014. 2.4 Processo nº 23205.001965/2013-03 - Reexame da Resolução nº 006/2012
33 - CONSUNI/CA - Regulamenta os procedimentos a serem adotados para elaboração
34 de editais de remoção no âmbito da UFFS. Relator Jorge Luiz Berto. 2.5 Processo nº
35 23205.004210/2013-52 - Criação de Órgão Suplementar - Clínica Escola de Nutrição
36 Campus Realeza/PR. Pedido de vistas Jorge Luiz Berto. 2.6 Mem.
37 3/DBGI/UFFS/2013 - Termos da Biblioteca para aprovação, sendo: Termo de
38 Incorporação de Materiais ao Acervo das Bibliotecas UFFS por usuário e Termo de
39 Responsabilidade de Uso de Livro no Setor. O Presidente submeteu a apreciação dos
40 conselheiros o item 1.1. A ata da 8ª e 9ª Reunião Ordinária de 2013 foram aprovadas.
41 1.2 Conselheiro Giuliano Kluch expressou seu descontentamento com relação ao
42 edital dos Servidores Técnicos Administrativos - STA’s debatido e aprovado na
43 Câmara de Administração pelo edital publicado no site da UFFS. O Presidente
44 comunicou, a pedido da Auditoria Interna, que o Relatório Anual de Atividades da
45 Auditoria Interna - RAINT 2013 está disponível no site da UFFS. 2 O Conselheiro
46 Giuliano Kluch sugeriu alterar o item 2.5 da pauta para o item 2.4. O Conselheiro
47 Jorge Luiz Berto considerou que o único item da pauta de que pode significar
48 urgência é o Edital de Docentes, e que em seguida deste item deveria vir o item 2.5,
49 prosseguindo todos os demais, a menos que algum outro tenha caráter de urgência.
50 O Presidente solicitou a inclusão de um novo item de urgência na pauta, sendo este a
51 homologação da composição da Comissão Permanente de Concurso e da Comissão
52 de Acompanhamento da CPC, totalizando três portarias de substituição para
53 homologação da Câmara de Administração. Havendo consenso, a pauta foi alterada
54 para: 2.1 Homologação dos nomes indicados para compor a Comissão Permanente
55 de Concurso e da Comissão de Acompanhamento da CPC. 2.2 Homologação do
56 Edital do Concurso Docentes 2014. 2.3 Processo nº 23205.004210/2013-52 - Criação
57 de Órgão Suplementar - Clínica Escola de Nutrição Campus Realeza/PR. Pedido de
58 vistas Jorge Luiz Berto. 2.4 Homologação dos indicados para comporem os Núcleos
59 Permanentes de Pessoal Docentes - NPPD’S, base para a Comissão Permanente de
60 Concurso - CPPD - Resolução 12/2013-CONSUNI/CA: Relator Elvis Roberto
61 Giacomim. 2.5 Processo nº 23205.000157/2014-00 - Homologação da Portaria nº
62 055/GR/UFFS/2014 que aprova ad referendum o Plano Anual de Atividades da
63 Auditoria Interna - PAINT 2014. 2.6 Processo nº 23205.001965/2013-03 - Reexame
64 da Resolução nº 006/2012 - CONSUNI/CA - Regulamenta os procedimentos a serem
65 adotados para elaboração de editais de remoção no âmbito da UFFS. Relator Jorge
66 Luiz Berto. 2.7 Mem. 3/DBGI/UFFS/2013 - Termos da Biblioteca para aprovação,
67 sendo: Termo de Incorporação de Materiais ao Acervo das Bibliotecas UFFS por
68 usuário e Termo de Responsabilidade de Uso de Livro no Setor. 2.1 O Presidente
69 apresentou o documento Memorando 018/GR/UFFS/2014 enviado do Gabinete do
70 Reitor, com as Portarias 092/GR/UFFS/2014, 093/GR/UFFS/2014 e
71 102/GR/UFFS/2014 que designam os membros da Comissão Permanente de
72 Concurso e os membros da Comissão de Acompanhamento da CPC, as mesmas
73 foram homologadas pela Câmara de Administração. 2.2 O Conselheiro Jorge Luiz
74 Berto fez a leitura e a explanação da Minuta do Edital do Concurso Docentes 2014
75 informando que a mesma é muito parecida com a minuta anterior já discutida em
76 outras reuniões. O Conselheiro fez a leitura do parecer da Procuradoria Federal, do
77 dia 06 Junho de 2013, referente ao edital anterior, porém, o mesmo é considerado
78 válido para a minuta do atual edital tendo em vista a semelhança dos mesmos. Dos
79 elementos que a Procuradoria Federal mencionou sobre alterações todas foram
80 realizadas naquele momento e seguem neste edital da mesma forma. Referente ao
81 item questionado sobre o intervalo entre a publicação do edital e o dia da primeira
82 prova, que seriam de 60 dias, foi esclarecido que a UFFS segue a norma do MEC,
83 através da publicação da Portaria 1.184 de 02/12/2009 que estipula prazo de 30 dias.
84 O Conselheiro fez a leitura de algumas diferenças do edital anterior para o atual,
85 tendo alguns itens adicionados e outros excluídos: alterado o item 12: cronograma;
86 incluído o item 14: Os horários divulgados neste edital e em publicações futuras
87 observam o horário oficial de Brasília/DF; subtraído o item 3.3.1 que tratava da
88 verificação dos requisitos para a vaga pelo candidato; para o item 7.2.4 foi criado um
89 novo anexo, sendo o IV (Critérios de avaliação para a Prova de Conhecimento). O
90 Secretário Especial de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin, informou que os
91 critérios de avaliação seguem os mesmos do Edital anterior, sendo: sistematização
92 (organização do texto); síntese (clareza, objetividade, precisão, coerência,
93 criatividade e adequação do texto ao tema); capacidade argumentativa/domínio do
94 tema (conhecimento específico) e a qualidade da linguagem (gramática e domínio do
95 vocabulário técnico). Ainda o Conselheiro Jorge Luiz Berto esclareceu que foi incluído
96 o item 7.4.2: A critério da Banca Examinadora, justificado em ata, será ou não
97 avaliado, no todo ou em parte, o Curriculum vitae entregue em desacordo com o
98 contido no item 7.4.2 Com relação à vaga de Libras foi incluída a exigência que a
99 prova didática também seja feita em Libras. O Conselheiro levantou outras
100 observações que a CPC poderia avaliar para aperfeiçoamento de alguns itens do
101 edital, sendo: revisão do item 7.2.7, deixando mais clara a redação; no item 7.2.8.6,
102 sendo importante mencionar o numero máximo de folhas de prova definitiva;
103 importante indicar o endereço de entrega dos recursos; incluir um item sendo que o
104 primeiro recurso interposto pelo candidato será avaliado pela comissão, ou seja, a
105 comissão avalia a admissibilidade do recurso. Considerando que foram observadas
106 todas as recomendações feitas pela procuradoria e que as modificações foram
107 apenas de aperfeiçoamento, o Conselheiro relator vota pela aprovação do parecer
108 verbal. Deixando claro que a aprovação do parecer é pelo edital sem aprovação do
109 quadro de vagas. O Conselheiro Fernando Vojniak levantou o questionamento da
110 necessidade de um novo parecer da Procuradoria Federal para este Edital, mesmo
111 considerando a semelhança com o Edital anterior. O mesmo argumentou sobre a
112 distribuição das vagas do concurso, salientando a necessidade de serem
113 apresentados documentos mais específicos que justifiquem a definição das vagas
114 escolhidas, comprovando a suficiência e satisfação dos cursos. O Conselheiro Jorge
115 Luiz Berto explicou quais as funções da Comissão na formalização do Edital,
116 justificando que a Comissão não é responsável pela análise e determinação das
117 vagas e que as mesmas são definidas após um demorado processo de negociação
118 dentro da UFFS. O Conselheiro Ilton Benoni da Silva fez uma contribuição explicando
119 que o processo das vagas é longo, decidido através de análises e diagnósticos,
120 passando pelo Conselho do Campus, depois é feita uma distribuição entre todos os
121 Campi da UFFS. Muitas vagas também são preenchidas através de remoções,
122 redistribuições e as vagas restantes são lançadas em concurso, como no caso do
123 Edital em questão. A Conselheira Daniele Tenfen questionou sobre o cronograma do
124 Edital, pois não consta a data da homologação dos resultados finais do concurso. O
125 Conselheiro Jorge Luiz Berto explicou que foi decidido publicar as datas essenciais e
126 após as inscrições serão divulgadas as demais datas, podendo desta forma
127 dimensionar o tempo do concurso. O Secretário Especial de Gestão de Pessoas,
128 Henrique Dagostin, contribuiu dizendo que o cronograma é criado conforme o
129 andamento do concurso e ressaltou que desta forma a homologação dos resultados
130 muitas vezes é publicada antes do que se tivesse uma data prevista, devido as
131 situações que ocorrem neste tempo e os dados disponibilizados até o momento. O
132 Conselheiro Reneo Pedro Prediger reforçou a colocação do Conselheiro Fernando
133 Vojniak referente ao não acompanhamento de informações junto aos processos
134 analisados pela Câmara de Administração e sugeriu que nas próximas reuniões estes
135 documentos complementares sejam apresentados para que todos os conselheiros
136 possam ter uma base mais sólida referente aos assuntos discutidos. O Presidente se
137 prontificou a tentar trazer mais informações ou pessoas envolvidas ao assunto para
138 esclarecer as dúvidas e explicou quanto à sugestão do Conselheiro Fernando Vojniak
139 que a questão do atendimento pleno dos cursos seria ideal, mas infelizmente não é
140 uma questão da Instituição, é trabalhado com o máximo de pessoas possíveis e
141 disponíveis. O Conselheiro Fernando Vojniak solicitou maiores informações de como
142 foram distribuídas as vagas por curso em cada Campi. O Conselheiro Ilton Benoni da
143 Silva esclareceu que as vagas são disponibilizadas por Campus, ou seja, os docentes
144 estão lotados no Campus e a decisão da distribuição dos docentes por curso é do
145 próprio Campus. Podendo haver um desequilíbrio dessa distribuição no âmbito do
146 Campus. O Conselheiro Jorge Luiz Berto esclareceu que a CPC não define as vagas
147 e nem a sua distribuição. O Conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro sugeriu
148 que no item 6.3 e 6.4 a CPC também pudesse fazer a declaração referente à
149 inexistência ou existência de relações que possam vir a gerar favorecimento ou
150 desfavorecimento a qualquer um dos candidatos do concurso. Tendo em vista que
151 nos dois itens somente é permitido fazer a declaração pelos membros da banca e
152 pelos candidatos. Sugeriu também a alteração no item 7.2.4.2 para que a nota mínina
153 seja 7,0. Ainda questionou sobre o item 7.4.5, pois, o item 7.4 é meramente a entrega
154 do curriculum vitae e se o candidato cumprir o item 7.4.1 já esta desclassificado. Não
155 concorda com o item 7.4, pois somente a entrega do curriculum vitae não é critério
156 para atribuir nota mínima 6,0, pois, 6,0 é a nota mínima para aprovação no concurso.
157 O Secretário Especial de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin, juntamente com o
158 Conselheiro Jorge Luiz Berto, esclareceu que não é possível que a CPC faça esse
159 trabalho de cruzamento dos dados para verificar a inexistência ou existência de
160 relações que possam vir a gerar favorecimento ou desfavorecimento a qualquer um
161 dos candidatos do concurso, tendo em vista o grande número de candidatos. Após o
162 debate de vários itens do Edital o Presidente propôs o encaminhamento da votação
163 do parecer verbal do relator e após votar os destaques apontados no debate. O
164 parecer foi aprovado por 05 votos, reprovado por 01 voto, sendo 04 abstenções. O
165 Conselheiro Anderson Andre Genro Alves Ribeiro propôs nova redação para o 7.4.5
166 O Presidente encaminhou para votação o item. A proposta número 01 da mesa é de
167 que o item 7.4.5 permanece como esta na minuta do edital: 7.4.5 Para os candidatos
168 que cumprirem o item 7.4 e 7.4.1, a nota da Prova de Títulos será atribuída a partir de
169 um valor mínimo de 0 (zero) e máximo de 10 (dez) calculado de acordo com a
170 fórmula: N = P/15. Sendo N a nota do candidato na prova de títulos e P a pontuação
171 obtida pelo candidato (segundo o Anexo V), cujo valor máximo é de 150 pontos. A
172 proposta 02 do Conselheiro Anderson Andre Genro Alves Ribeiro: 7.4.5 Para os
173 candidatos que cumprirem o item 7.4 a nota da Prova de Títulos será atribuída a partir
174 de um valor mínimo de 0 (zero) e máximo de 10 (dez) calculado de acordo com a
175 fórmula: N = P/15. Sendo N a nota do candidato na prova de títulos e P a pontuação
176 obtida pelo candidato (segundo o Anexo V), cujo valor máximo é de 150 pontos. A
177 proposta 01 foi aprovada com 06 votos a favor e 05 votos contra. O Conselheiro
178 Anderson André Genro Alves Ribeiro sugeriu a alteração no Anexo V, com a inclusão
179 do item XI, com a seguinte redação: XII - para pontuação no grupo I, II e III será
180 considerada a área especifica para a atribuição da pontuação (proposta 02). A
181 proposta da mesa é que a redação permaneça sem a inclusão do item XI (proposta
182 01). Encaminhado para votação, sendo que a proposta 01 foi vencedora com 06
183 votos a favor e 05 contra. O Presidente informou que na minuta de Edital constam
184 algumas vagas sem a obrigatoriedade do titulo de doutorado. O Secretário Especial
185 de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin, esclareceu que segundo a Lei.
186 12.772/2012 todas as áreas de concurso devem ser precedida de título de doutor,
187 entretanto, pode ser aberta a exceção do titulo de doutor, desde que aprovada pela
188 Instância superior do órgão. As vagas para aprovação são as seguintes: Enfermagem
189 Médico-Cirúrgica, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Obstétrica, Engenharia
190 Ambiental, Libras, Lógica e Epistemologia, Projeto Arquitetônico, Paisagismo e
191 Paisagem, Teoria, História e Patrimônio em Arquitetura e Urbanismo. O Presidente
192 encaminhou o item para votação e foi aprovado por consenso que as vagas citadas
193 pelo Secretário permaneçam somente com a obrigatoriedade do mestrado. O
194 Presidente solicitou prorrogação de prazo até as 18h00min horas. 2.3 O Conselheiro
195 relator Jorge Luiz Berto fez a leitura do Parecer nº 002/2014. A proposta do
196 Conselheiro é para que a Câmara elabore critérios que possam auxiliar e definir a
197 criação de órgãos auxiliares na estrutura dos campi, não aprovando nesse momento
198 a criação do órgão auxiliar. A Clínica Escola poderá ter seu funcionamento normal
199 mesmo não sendo instituída como uma unidade administrativa/acadêmica auxiliar
200 (uma vez que pode funcionar como mais um laboratório do campus). Caso os
201 conselheiros ou o Diretor do Campus Realeza queiram manter a matéria sugeriu que
202 o documento seja revisado para que permaneça apenas com os itens fundamentais
203 como a vinculação, competências e órgãos internos de administração, além de indicar
204 que terá um regimento interno. A Câmara deve produzir elementos e critérios para
205 futuras decisões sobre criação de órgãos auxiliares. Votando pela aprovação do seu
206 parecer. A mesa encaminhou para votação o parecer, sendo que foi aprovado por 04
207 votos, sendo 02 abstenções e 01 voto contrário. Sendo 18h00min horas, o Presidente
208 solicitou novamente prorrogação de prazo para a apreciação de dois itens. 2.4 O
209 Diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Elvis Roberto Giacomim, informou que os
210 nomes indicados para comporem os Núcleos Permanentes de Pessoal Docentes -
211 NPPD’S, base para a Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPP, foram
212 indicados pelos Campi e então encaminhados para esta Câmara para homologação.
213 Os nomes indicados foram aprovados por consenso. 2.5 O Presidente solicitou a
214 pedido da Auditoria Interna a homologação da Portaria nº 055/GR/UFFS/2014 que
215 aprova ad referendum o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna - PAINT
216 2014. A portaria foi homologada por consenso. Decisões: 2.1 Homologada as
217 Portarias nº s 092/GR/UFFS/2014, 093/GR/UFFS/2014 e 102/GR/UFFS/2014, que
218 designa membros substitutos da Comissão Permanente de Concurso da UFFS e da
219 Comissão de Acompanhamento da Comissão Permanente de Concurso da UFFS -
220 Campus Realeza/PR e do Campus Erechim/RS. 2.2 Homologa o Edital do Concurso
221 Público para provimento de cargos da Carreira do Magistério Superior para o Campus
222 Passo Fundo/RS; Aprova a dispensa da exigência do título de doutor no edital de
223 concurso público para provimento de cargos da Carreira do Magistério Superior, a ser
224 publicado em fevereiro de 2014. 2.3 Aprovado que a Câmara elabore critérios que
225 possam auxiliar e definir a criação de órgãos auxiliares na estrutura dos campi, não
226 aprovando nesse momento a criação do órgão auxiliar, mas que a Clínica Escola terá
227 seu funcionamento normal mesmo não sendo instituída como uma unidade
228 administrativa/acadêmica auxiliar. 2.4 Homologado os nomes indicados pela categoria
229 docente de cada um dos Campi para compor os Núcleos Permanentes de Pessoal
230 Docente (NPPDs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 2.5 Homologada
231 a Portaria nº 055/GR/UFFS/2014, que aprova, ad referendum do CONSUNI, o Plano
232 Anual de Atividades da Auditoria Interna - PAINT, para o exercício de 2014, da
233 Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Sendo 18 horas e 09 minutos e não
234 havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Carla Berwanger,
235 Chefe da Secretaria Geral da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, lavrei a
236 presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 06 de fevereiro de 2014.
Data de publicação: 05 de abril de 2017.
Péricles Luiz Brustolin
Presidente da Câmara de Administração