ATA Nº 3/CONSCOMRE/UFFS/2020
Aos vinte e sete dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte, às catorze horas e onze minutos, por meio do sistema de videoconferência, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, presidida por Paulo Roberto Czekalski. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ademir Roberto Freddo (Coordenador Acadêmico do Campus), Celio Wessler Boneti [titular] (Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná), Dayane Noschang, representando o conselheiro Arsênio Silvio Feix do Sindicato Rural de Realeza, Edinéia Paula Sartori Schmitz (Coordenadora Administrativa do Campus), Everton Correia Luz [suplente] (IFPR – Campus Barracão), Gilberto Laske [titular] (IFPR – Campus Capanema), Iraci Lasta Moço [titular] (Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão), Marcelo Zanetti [titular] (representante docente), Marcos Antônio Beal (Diretor do Campus), Samuel Aires Lourenço [titular] (representante técnico-administrativo em educação), Saudi Mensor [suplente] (Representante da Deputada Estadual Luciana Rafagnin). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Clodomir Zanini Fiorentin [titular] (Representante do Deputado Federal Zeca Dirceu), Leandro Turmena [titular] (UTFPR – Campus Dois Vizinhos), Nadir Terezinha De Marchi [titular] (Representante da Deputada Federal Leandre Dal Ponte). Faltaram à sessão sem apresentar justificativa os seguintes conselheiros: Alberto Arisi [titular] (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP), Alberto dos Santos [suplente] (Câmara de Vereadores de Santa Izabel do Oeste), André Luiz Drebes [titular] (Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) de Capanema), Anestor de Quadros [suplente] (Representante da Deputada Federal Leandre Dal Ponte), César Roberto Silva Paz [titular] (Emater – Regional Francisco Beltrão), Claudir Sirota [suplente] (Central Cresol Baser), Claudemir de Chaves [titular] (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Realeza), Diego Sigmar Kohwald [suplente] (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA – Regional Verê), Diogo Kalinke [titular] (SEBRAE – Regional Pato Branco), Douglas Olavo Kempa [suplente] (Prefeitura de Santa Izabel do Oeste), Edenilson Robson de Souza [titular] (Sisclaf – Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária), Eder Ribeiro Borba [titular] (Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná), Elemar Linke [titular] (Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste do Estado do Paraná – CIFRA), Elizandro Ferreira [suplente] (SEBRAE – Regional Pato Branco), Gelci Dutra [titular] (Prefeitura de Santa Izabel do Oeste), Genésio João Pinheiro [titular] (representante do Deputado Estadual Professor Lemos), Jayme Rogério Taube [suplente] (Emater – Regional Francisco Beltrão), José Gluszewicz [suplente] (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná – FETRAF-PARANÁ), Loreni dos Santos Gerlach [suplente] (Prefeitura de Realeza), Lucas Carvalho [titular] (Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB), Lucas Leviski [suplente] (Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) de Capanema), Milton Andreolli [suplente] (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP), Norma Kiyota [titular] (Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR – Regional Pato Branco), Odair Padilha [suplente] (Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste do Estado do Paraná – CIFRA), Odir Basso [suplente] (Câmara de Vereadores de Realeza), Ozeias de Oliveira [titular] (Câmara de Vereadores de Realeza), Paula Regina Nascimento [suplente] (representante do Deputado Estadual Professor Lemos), Paulo Bueno [titular] (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná - Cacispar), Paulo Fernando Diel [suplente] (UTFPR – Campus Dois Vizinhos), Paulo Sergio da Silva [suplente] (Sisclaf – Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária), Rudi Bettiolo [titular] (Câmara de Vereadores de Santa Izabel do Oeste), Sandra Ribeiro [suplente] (Representante do Deputado Federal Zeca Dirceu), Talita Slota Kutz [titular] (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA – Regional Verê), Valmor Fonseca [suplente] (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná - Cacispar). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão e passou, de imediato, ao expediente. 1.1 Apreciação das Atas das sessões anteriores. A Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2020 foi aprovada sem ressalvas. 1.2 Informes. O conselheiro Marcos Beal informou que: a) O Conselho Universitário da UFFS (Consuni) emitiu a Resolução Nº 35/CONSUNI/UFFS/2020, que estabelece o Protocolo de Biossegurança e diretrizes institucionais para preparação e execução do Plano Institucional de Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas Suspensas, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para o período de emergência de saúde frente à pandemia da COVID-19; b) será publicado edital de concurso público para provimento de vagas de professor do magistério superior; c) o processo de construção do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos sofreu uma reprogramação no cronograma de execução da obra em virtude do atraso para entrega dos projetos por parte da empresa licitada; d) o Campus será contemplado com as seguintes edificações: complementação do galpão das áreas experimentais, cantina, Bloco do Almoxarifado, cercamento da área frontal do Campus; e) o Campus Realeza submeteu as seguintes propostas ao edital do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça: edificação da sede própria da Clínica-Escola de Nutrição e edificação do Centro de Memória e História Regional. A conselheira Edinéia Schmitz informou que: a) considerando que, em virtude da pandemia, o Campus não utilizou parte do recurso desconcentrado para custeio, foi solicitada a conversão de cerca de R$200.000,00 (duzentos mil reais) para capital, que será aplicado na edificação da cantina; b) o projeto submetido à Chamada Pública nº 2/2019 da Copel para implantação de usina fotovoltaica no Campus Realeza foi aprovado. O conselheiro Ademir Freddo informou que o Consuni aprovou o calendário acadêmico para o semestre especial 2020.1. O presidente informou que o Fórum Regional das Organizações e Movimentos Populares do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná tem promovido diversas ações de solidariedade durante a pandemia, com a arrecadação de, aproximadamente, 90 (noventa) toneladas de alimentos e 3.200 (três mil e duzentas) famílias beneficiadas; a próxima ação está agendada para o dia 16 de dezembro. Encerrado o Expediente, passou-se à Ordem do Dia. O presidente apresentou a pauta da sessão: 2.1 Alteração do Regimento Interno do Conselho Comunitário; 2.2 Indicação de entidades para compor o Conselho Comunitário, mandato 2021/2022; 2.3 Processo de criação dos cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia; 2.4 Socialização do processo de recomposição do Conselho Estratégico Social da UFFS; 2.5 Resultado da Autoavaliação 2019 do Campus Realeza. O presidente propôs a retirada do item 2.1, tendo em vista que a presente sessão não atingiu o quórum regimental mínimo para aprovação da matéria. Ademais, propôs a inclusão do ponto “Definição de data para a 1ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Comunitário”. O Pleno aprovou as alterações na pauta. A pauta foi aprovada nos seguintes termos: 2.1 Indicação de entidades para compor o Conselho Comunitário, mandato 2021/2022; 2.2 Processo de criação dos cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia; 2.3 Socialização do processo de recomposição do Conselho Estratégico Social da UFFS; 2.4 Resultado da Autoavaliação 2019 do Campus Realeza; 2.5 Definição de data para a 1ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Comunitário. Passou-se ao item 2.1 Indicação de entidades para compor o Conselho Comunitário, mandato 2021/2022. O conselheiro Marcos Beal procedeu à leitura do art. 7º do Regimento Interno do Conselho Comunitário, que trata credenciamento de novas instituições para participarem do referido Conselho. Diante do exposto, o conselheiro destacou que cabe ao Pleno definir a data limite para as entidades encaminharem a indicação dos representantes, além de avaliar a possibilidade de se fazer a indicação de novas entidades para compor o novo mandato do Conselho Comunitário. O conselheiro sugeriu que a data limite para a indicação dos representantes seja 18 de dezembro. O Pleno acolheu a proposição do conselheiro Marcos Beal. O conselheiro Marcos Beal sugeriu que seja encaminhado convite para a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT). O presidente solicitou que os conselheiros encaminhem para a secretaria as sugestões de entidades que possam vir a compor o Conselho Comunitário. Passou-se ao item 2.2 Processo de criação dos cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia. O conselheiro Marcos Beal relatou que em 2014, o Conselho do Campus e Conselho Comunitário aprovaram o Plano de Expansão do Campus Realeza, que previa a criação de dezesseis cursos de graduação até 2025, sendo eles: Ciências Sociais, Administração Pública, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária (segunda entrada), Química Industrial, Psicologia, Farmácia, Pedagogia, Filosofia, Engenharia de Alimentos, História, Física – Bacharelado, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Física – Licenciatura e Agronomia. A partir da definição dos cursos, foram criados Grupos de Trabalho (GTs) para trabalhar no estudo de viabilidade das propostas, sendo que apenas os GTs de Administração Pública e Pedagogia deram prosseguimento aos trabalhos. O Conselho do Campus aprovou a proposta de criação do Curso de Graduação em Administração Pública em sua 11ª Sessão Ordinária de 2019 e a proposta de criação do Curso de Pedagogia na 4ª Sessão Ordinária de 2020. Disse que, após recomendação do Conselho do Campus pela criação dos cursos, ambos os processos foram remetidos para apreciação do Conselho Estratégico Social, que deliberou pela aprovação da criação dos cursos. O conselheiro informou que os processos estão em tramitação no Conselho Universitário, última instância de deliberação, com previsão para serem apreciados na 1ª Sessão Ordinária de 2021 do referido Conselho. O conselheiro Marcos Beal destacou também que o Campus Realeza está firmando um Acordo de Cooperação Técnica com o IFPR, Campus Capanema e Campus Avançado Barracão, que contribuirá na viabilização dos cursos, com a colaboração técnica de docentes dos referidos campi. Passou-se ao item 2.3 Socialização do processo de recomposição do Conselho Estratégico Social da UFFS. O Presidente explicou que o Conselho Estratégico Social (CES) foi recomposto e teve sua 1ª Sessão Ordinária realizada no dia 24 de setembro. Na ocasião, foi realizado o ato de posse dos novos conselheiro, estando o Campus Realeza representado pelos seguintes conselheiros: Marcos Antônio Beal (Diretor do Campus), Clodomir Zanini Fiorentin, Gilberto Laske, Elemar Linke, Gelci Dutra e Ozeias de Oliveira. O presidente disse que no dia 03 de novembro foi realizada a 2ª Sessão Ordinária do Conselho Estratégico Social, na qual ele, na condição de conselheiro daquele Conselho, foi indicado para a vice-presidência e o conselheiro José Valério Cavalli para a presidência. Dentre os pontos de pauta apreciados na referida sessão, teve-se a aprovação da proposta de criação do Curso de Graduação em Administração Pública. O conselheiro Marcos Beal destacou que o CES também apreciou as solicitações de inclusão de uma série de entidades no referido Conselho, sendo que as solicitações serão avaliadas durante as próximas sessões. Passou-se ao item 2.4 Resultado da Autoavaliação 2019 do Campus Realeza. O Presidente solicitou ao Pleno o uso da palavra pelo servidor Antonio Marcos Myskiw, sendo aprovada pelos conselheiros. O servidor Antonio Myskiw, na condição de membro da Comissão Própria de Avaliação da UFFS, apresentou o Relatório de Autoavaliação de 2019 do Campus Realeza. O referido documento relata que em 2019 o Campus teve 886 alunos matriculados e 100 alunos formados na graduação. No referido ano, os Cursos de Graduação em Letras: Português e Espanhol e de Graduação em Nutrição foram avaliados no Guia do Estudante com quatro estrelas, e o Curso de Graduação em Medicina Veterinária com três estrelas. No âmbito institucional, foram avaliados os seguintes cursos do Campus Realeza: Licenciatura em Física, Nutrição e Medicina Veterinária. O servidor apresentou os principais pontos da pesquisa de autoavaliação do Curso de Graduação em Física – Licenciatura, que contou com a participação de 9 docentes e 19 discentes conforme segue: a) políticas de ensino no curso, projetos de pesquisa, iniciação científica, etc. apresentaram 33% de insatisfação; b) políticas de extensão e cultura no curso, projetos de extensão, divulgação, cultura, etc. apresentaram 42% de insatisfação; c) estrutura curricular do curso, distribuição dos componentes curriculares (CCRs), número de CCRs e pré-requisitos dos CCRs apresentaram 50% de satisfação e 50% de insatisfação; d) CCRs do Domínio Comum, distribuição dos CCRs, carga horária e conteúdos apresentaram 37% de insatisfação; e) apoio ao discente, auxílios estudantis, acolhimento, permanência, acessibilidade, nivelamento, intermediação e acompanhamento apresentaram 25% de insatisfação; f) didática dos docentes apresentou 30% de insatisfação; g) diversificação dos métodos de ensino pelos docentes, aulas expositivas, seminários, dinâmicas, estudos de casos e aulas práticas apresentaram 30% ( de insatisfação; h) acesso à internet apresentou 35% de insatisfação; i) áreas de convivência apresentaram 30% de insatisfação; j) acesso ao Campus apresentou 45% de insatisfação. Na sequência, o servidor apresentou os principais pontos da pesquisa de autoavaliação do Curso de Graduação em Nutrição, que contou com a participação de 11 docentes e 113 discentes e servidores técnico-administrativos em educação. Os itens melhor avaliados foram na infraestrutura: Laboratório de Técnica Dietética, uso de tecnologia da informação para o curso, acessibilidade digital, ambiente virtual (Moodle), Laboratório de Físico-Química e Bromatologia, Clínica-Escola de Nutrição e Biblioteca. A pesquisa demonstrou cinco itens que precisam de melhorias, sendo eles: a) apoio ao discente (Setor de Assuntos Estudantis) – auxílios estudantis, acolhimento, permanência, acessibilidade, nivelamento, intermediação e acompanhamento com 32,6% de insatisfação; b) número e oferta de CCRs optativos com 32,8% de insatisfação; c) estrutura curricular do curso, distribuição dos CCRs, número de CCRs e pré-requisitos dos CCRs com 35,2% de insatisfação; d) acesso à internet com 47,6% de insatisfação; e) adequação de carga horária de CCRs do Domínio Comum com 51,6% de insatisfação. Logo após, o servidor passou à apresentação dos principais pontos da pesquisa de autoavaliação do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, que contou com a participação de 16 docentes e 182 estudantes. Citou os itens melhor avaliados na pesquisa: a) atuação do coordenador do curso; b) atendimento da Biblioteca; c) Setor de Diagnóstico por Imagem; d) Setor de Patologia Animal; e) Setor de Apoio: farmácia, lavanderia e central de materiais e esterilização; f) Setor de Anestesiologia; g) dedicação e participação no curso; h) Setor de Laboratório Clínico; i) Setor de Administração; j) Setor de Clínica Médica de Animais de Companhia. Citou, também, os itens que tiveram maior percentual de insatisfação: a) número e oferta dos CCRs optativos; b) área de interesse dos CCRs optativos; c) atividades práticas: áreas de Produção e Reprodução Animal; d) Setor de Doenças Infecciosas; e) Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Produção; f) estrutura curricular do curso, distribuição dos CCRs, número de CCRs e pré-requisitos dos CCRs; g) atividades práticas: áreas de Medicina Veterinária Preventiva; h) atividades práticas: áreas básicas; i) atividades práticas: áreas de Clínica e Cirurgia Animal; j) Biblioteca: disponibilidade de acervo dos CCRs de áreas profissionalizantes. Na sequência, o servidor apresentou a síntese de algumas questões encaminhadas pelos participantes. O conselheiro Gilberto Laske questionou se o Campus tem adotado alguma política para minimizar as situações críticas apontadas no relatório. O servidor Antonio Myskiw respondeu que a equipe diretiva tem buscado constantemente melhorias na infraestrutura do Campus. Em relação às questões levantadas sobre a didática docente, informou que a equipe diretiva tem feito diálogos com os docentes e coordenações de curso e, quando necessário, encaminhado as questões para instâncias superiores para as providências cabíveis. O conselheiro Marcos Beal destacou que a Comissão Própria de Avaliação tem avançado na qualificação do processo de autoavaliação institucional, porém, em virtude dos questionários serem respondidos de forma privada, a autoavaliação tem sido utilizada como um meio de canalizar a revolta que a comunidade acadêmica tem sobre determinados aspectos que certamente não seriam expressos em um debate público. Disse que, em sua concepção, a autoavaliação deveria ser feita a partir de um diálogo crítico de segmentos e exposição coletiva dos problemas. O conselheiro Gilberto Laske acredita que a avaliação deva ocorrer individualmente e, posteriormente, a partir do resultado dos questionários, sejam realizados debates institucionais dos principais indicadores apontados. Salientou que muitas pessoas são inibidas a se manifestar publicamente, sendo a avaliação individual mais efetiva neste caso. 2.5 Definição de data para a 1ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Comunitário. O presidente explicou que, considerando o término do mandato do Conselho Comunitário, caberá aos novos conselheiros definirem o calendário de sessões para 2021. Todavia, será necessário determinar, nesta sessão, a data para a realização da 1ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Comunitário, na qual será realizado o ato de posse dos conselheiros indicados pelas entidades para o mandato 2021-2023. O conselheiro Marcelo Zanetti propôs a realização da referida sessão no dia 26 de fevereiro, às 14h. O Pleno aprovou por unanimidade a data proposta. Sendo dezesseis horas e quarenta e cinco minutos a sessão foi encerrada, da qual eu, Suellen Karoliny Sergel de Oliveira, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que será devidamente assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Realeza-PR, 27 de novembro de 2020.
Data de publicação: 28 de junho de 2021.
Paulo Roberto Czekalski
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Realeza