ATA Nº 4/CONSC RE/UFFS/2024
Ao décimo quarto dia do mês de maio do ano de dois mil e vinte e quatro, às quinze horas e cinco minutos, no Auditório do Bloco dos Servidores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 4ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Marcos Antônio Beal. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ademir Roberto Freddo (Coodenador Acadêmico), Alexandre Carvalho de Moura (Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas), Flávia Pascoal Ramos (Coordenadora do Curso de Nutrição), Cláudia Almeida Fioresi (Coordenadora do Curso de Química), Cristiane de Quadros (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Denise Maria Souza de Mello (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Dennis Fernandes Alves Bessada (Coordenador do Curso de Graduação em Física), Edson Antônio Santolin (Coordenador Administrativo), Vanessa dos Santos Moura (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública), Tatiana Champion (Coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul); representantes docentes: Everton Artuso, Andréia Cristina de Souza, Marcelo Zanetti, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Berta Lúcia Pereira Villagra, Márcia Adriana Kraemer; representante técnico-administrativo: Catiana Maria Dalcortivo; representante discente: Marcelo Karol Galvão de Meira e Rafael Faller Deola. representante da comunidade regional: Aloísio João Scandolara e Saudi Mensor. Participou da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Sergio Roberto Massagli (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol), Jackson Luís Martins Cacciamani (suplente docente). Participou da sessão os seguintes conselheiros suplentes: Felipe Beijamini (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas) e Dalila Moter Benvegnu (Coordenadora Adjunta do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Samuel Aires Lourenço. Após conferência de quórum, o presidente passou ao Expediente. 1.1 Aprovação das atas das sessões anteriores. A ata da 2ª Sessão Ordinária de 2024 foi aprovada sem ressalvas. Os conselheiros(as) Claudia Almeida Fiorese, Denise Maria Souza de Mello e Jackson Luís Martins Cacciamani abstiveram-se da votação por não terem participado da referida sessão. 1.2 Informes. O Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo informou que, devido a adesão de mais servidores ao movimento paredista, os setores da coordenação acadêmica estão comprometidas como a Secretaria de Assistência Estudantil (SAE) e os laboratórios de ensino. O Coordenador Administrativo Edson Antônio Santolin também informou que, devido a greve dos servidores, as assessorias da coordenação administrativa estão mantendo somente as atividades essenciais como contratos, medição de obras e encaminhamento de aditivos. Falou também que as seguidas quedas de energia elétrica são devidos aos reparos e melhorias que a COPEL tem realizado na subestação do Campus com a troca do padrão de entrada de energia elétrica. A conselheira Tatiana Champion informou que na próxima semana estará aberta o edital para o credenciamento de novos docentes para o Programa de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul, e que os docentes presentes estão convidados a participar. O presidente informou que estará em trâmite no Conselho Universitário (CONSUNI) a gratuidade das refeições nos restaurantes universitários (RUs) para os estudantes de baixa renda e indígenas. Convidou a todos para acompanharem esta sessão que será no dia 20. Também falou que ao término deste mês e início do próximo mês estarão sendo definidos a alocação dos 53 códigos de vagas docentes e 11 códigos de vagas da carreira técnico administrativo aos campi da UFFS. A direção e coordenação acadêmica do Campus tem realizado estudos relativos a carga horária média ministradas pelos docentes, na graduação e pós-graduação, para reforçar a necessidade de mais códigos de vagas para o Campus Realeza, se comparado às médias de outros campi que apresentam uma média menor que a de Realeza. Em relação aos técnicos administrativos foi elaborado por parte do Campus Realeza um estudo de dimensionamento da categoria do corpo técnico administrativo na Universidade que apontou alguns elementos bastante interessantes sobre a distribuição de técnicos entre os seis campi e a reitoria da UFFS, para argumentar e trazer o maior número possível de códigos de vagas de técnicos administrativos ao Campus. O presidente informou também que há dois editais abertos, de transferência de retornos e de mobilidade acadêmica. O conselheiro Aloísio João Scandolara falou que a UTFPR Campus Francisco Beltrão está articulando para abrir cursos de licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática, e que gostaria de mais informações a respeito. O presidente falou que a UTFPR ainda não se manifestou sobre o assunto na Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas que ocorreu em Papo Branco e no Fórum das Instituições de Educação Superior Públicas do Sudoeste, e que irá buscar mais informações junto a direção do Campus Francisco Beltrão da UTFPR. Em seguida o presidente apresentou a troca da ordem das pautas desta sessão para o andamento da ordem do dia e foi aprovado por unanimidade. Sendo assim, passou-se ao item 2.1 Processo Nº 23205.010786/2024-58: Criação da Equipe Multidisciplinar de Assessoramento ao Ensino Mediado por Tecnologias EAD do Campus Realeza: O presidente passou a palavra para a conselheira Vanessa dos Santos Moura. A conselheira falou que a criação da Equipe Multidisciplinar e o regimento da Equipe Multidisciplinar é um dos critérios inclusos no rol de aspectos avaliativos do MEC para o Curso de Administração Pública e que está em andamento neste momento. Sendo assim, foi redigido a minuta do regimento de forma que contemplasse estes indicadores avaliativos do MEC, principalmente quanto as nomenclaturas adotadas para atender a avaliação do MEC, como o ensino mediado por tecnologias EAD do Campus, que foi considerado para auxiliar na concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a EAD. Foi contemplado no regimento os objetivos específicos e as competências dessa equipe. O presidente primeiramente dispôs para votação a aprovação da criação desta Equipe Multidisciplinar, que foi aprovado com unanimidade pelo pleno. No segundo momento em votação para aprovar a atribuição para esta Equipe Multidisciplinar em elaborar e aprovar o regimento. Foi aprovado com unanimidade pelo pleno. Passou-se ao item 2.2 Processo nº 23205.013952/2021-25: Autorização para o seguimento de etapas 3ª e 4ª no Jardim Botânico Universitário (JBU) e prorrogação da Portaria Nº 24/DIR-RE/UFFS/2022: O presidente passou a palavra para a conselheira Berta Lúcia Pereira Villagra. A conselheira explicou rapidamente sobre a etapa 1 e 2 que já estão concluídas. Depois falou detalhadamente das etapas 3ª e 4ª com o mapa do Jardim Botânico projetado na tela, e que envolve a implantação dos setores imobiliários numerados no mapa, sendo estes setores imobiliários o plantio das coleções de mudas botânicas, trilhas, espelho d’água, espaço multiétnico e sanitário, praças, portal de entrada, ciclovia, Jardim de Casamento e Jardim de Beija-flor em torno do espelho d’água. O presidente encaminhou para votação a aprovação do seguimento das etapas 3ª e 4ª do projeto no JBU. Foi aprovado com unanimidade pelo pleno. Em seguida, foi encaminhado para votação a prorrogação da Portaria Nº 24/DIR-RE/UFFS/2022 que trata da composição dos membros da equipe de implantação do JBU, por um período de mais um ano. Foi aprovado com unanimidade pelo pleno. Passou-se para o último ponto de pauta. 2.3 Processo nº 23205.011422/2024-95: Dinâmica da construção da proposta do Campus Realeza para a elaboração do PDI 2025-2032: O presidente informou que a direção do Campus elaborou um documento para a dinâmica de construção das propostas do Campus Realeza para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025-2032). Com este documento em projeção na tela, o presidente explicou detalhadamente a organização deste documento que contém cinco seções. O primeiro momento é a elaboração do diagnóstico externo e interno do Campus. O segundo momento, a realização das audiências públicas locais. O terceiro momento será o momento deliberativo no âmbito dos Conselhos Comunitários do Campus para aprovação das prioridades. O quarto e o quinto ponto está numerado somente como quarto, é o cronograma e as equipes de trabalho. Foram alocados no primeiro momento a dimensão “A” com os dados sobre algumas informações estratégicas globais da educação superior no Brasil, avanço da educação EAD, a relação público-privado, quais são os cursos mais procurados, qual é a evolução da taxa bruta de matriculas no Brasil, sendo estes os dados macros da educação superior no Brasil para entender as demarcações estruturais na elaboração do PDI. A dimensão “B” contém os dados acadêmicos do Campus desde o histórico da taxa bruta de matricula do Campus, evolução da participação do Campus no total de matriculas da instituição no ciclo do último PDI, os dados sobre a organização curricular dos nossos cursos, a evolução das notas dos cursos atribuídos pelo MEC, os números à cerca da evasão, a retenção, e outros. A dimensão “C” contém o custeio de investimentos globais realizados no Campus. A dimensão “D” versa sobre a evolução da disponibilidade de recursos humanos do Campus no último ciclo do PDI, ou seja, de 2019 até 2024. Este diagnóstico está com cerca de 90% pronto. O segundo momento é referente a realização de nove audiências. Começando, conforme proposta, no dia 23 de maio, com o seguimento empresarial e os clubes sociais. Depois, também no dia 23, o seguimento cooperativista com a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR) de Francisco Beltrão. Será feito aqui no Campus por conta de problema de deslocamento. A terceira audiência será com o setor educacional e com os egressos da universidade. A quarta audiência será com o seguimento público municipal, as prefeituras, as câmaras e os representantes dos mandatos dos Deputados Federais e Estaduais que têm relação com a Universidade, e que tenham assento no Conselho Comunitário, ou os que tenham representatividade na região. A quinta audiência será com organizações e movimentos sociais. Esta audiência será realizada na ASSESOAR em Francisco Beltrão. As três próximas audiências serão com os seguimentos da comunidade acadêmica de docentes, técnicos e estudantes. A última audiência pública será de apresentação dos dados acumulados nas audiências realizadas até então. Na sessão do Conselho do Campus de julho será feito o debate a partir das prioridades apontadas pelas audiências públicas para que até 31 de agosto esteja aprovado o conjunto das prioridades do Campus, para depois iniciar a inserção das nossas propostas dentro dos eixos estratégicos do PDI. Entre outubro e novembro será a atuação dos nossos representantes nos Grupos de Trabalho (GTs) para fins de encaminhamento das propostas com as prioridades aprovadas pelo Campus. Os representantes em cada um dos dez eixos vão pegar as propostas e levar para dentro dos eixos. Depois será a atuação da direção do Campus junto à Coordenação Geral do PDI entre dezembro/2024 e fevereiro/2025. Então será feita a sistematização final do PDI pela Equipe Geral de Coordenação (EGC-PDI). Na EGC-PDI está a direção do Campus. Posteriormente será a conferência de validação. Todo mundo será chamado para participar da conferência de validação. Entre abril/25 e julho/25, será a atuação dos nossos conselheiros no CONSUNI para a aprovação do documento final do PDI dando o início de vigência em agosto de 2025. Está sendo organizado um questionário por segmento. São quatro questionários no geral. Um para docentes, um para os técnicos, um para a comunidade regional e um para os estudantes, para coletar os dados das dez dimensões estruturais do PDI. Então, para os docentes, técnicos e estudantes a coleta de dados será antecipada, com um prazo para preenchimento. Para o seguimento da comunidade regional a estratégia será organizar o preenchimento do questionário no dia das audiências, para orientar sobre as dúvidas e esclarecimentos sobre a estrutura dos questionários. O conselheiro Jackson Luís Martins Cacciamani perguntou se neste questionário há espaço para respostas dissertativas. O presidente respondeu que algumas questões estão abertas e com espaço para redigir as observações do respondente. O questionário está estruturado para fazer o debate das questões nas audiências, propiciando as coletas qualitativas de dados nestas audiências. O questionário será para fornecer um subsídio, uma prévia noção sobre temas importantes antes das audiências, por exemplo, sobre o que os professores pensam sobre o currículo da instituição. As dimensões de análises qualitativas, relatos e considerações serão coletadas nas audiências. O presidente perguntou se o pleno tem mais alguma consideração, sugestão ou dúvidas. Não ouve nenhuma manifestação. O presidente colocou em regime de votação para aprovar a dinâmica da construção da proposta do Campus Realeza para a elaboração do PDI 2025-2032. Foi aprovado por unanimidade a dinâmica da construção da proposta do Campus Realeza para a elaboração do PDI 2025-2032. Sendo dezesseis horas e quarenta e três minutos, não tendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão, da qual eu, Flavio Riuzo So, Secretário da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.
MARCOS ANTÔNIO BEAL Presidente do Conselho do Campus |
FLAVIO RIUZO SO Secretário da Direção e Órgãos Colegiados |
Data do ato: Realeza-PR, 14 de maio de 2024.
Data de publicação: 01 de outubro de 2024.
Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza