ATA Nº 1/CPA/UFFS/2020

ATA DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

Aos dezenove dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte, às treze horas e cinquenta minutos, na Sala de Reuniões do Gabinete do Reitor, na unidade Bom Pastor da UFFS, em Chapecó-SC, e nos demais campi por videoconferência, foi realizada a Sessão Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA - representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PEI); Ricardo Klein (SETI) e Ronaldo Breda (SETI); representantes do Campus Cerro Largo: Nessana Dartora e Reneo Prediger, docentes; representantes do Campus Erechim: Sinara München, docente e Renata Sebben, técnica-administrativa; representante do Campus Laranjeiras do Sul: Marize Helena da Rosa Vendler, técnica-administrativa; representantes do Campus Realeza: Maxsuel Cesar Bonatto e Dafne de Moraes Deparis, técnicos-administrativos; Campus Chapecó: Emilio Wuerges, docente; Geomara Balsanello, técnica-administrativa e Eduardo José Pedroso Pretisch, discente. Campus Passo Fundo:         Marina Miri Braz Beccari, técnica-administrativa; Silmar de Matos Santos, técnico-administrativo e Renata dos Santos Rabello, docente. Justificaram ausência: Jasiel Silvânio Machado Gonçalves, Rosana Lampugnani, Adenise Clerici, Scheila Oliveira, José Martins dos Santos, Ernesto Quast, Antonio Marcos Myskiw, Antonio Marcos Correa Neri e Leandro Tuzzin. Por se tratar de reunião interna foram dispensados de participar dessa reunião os representantes externos: Silvana Gaiba; Ticiana Carla Southier Mesquita; Waldir Wessler; Luiza Danieli Moreira Nadaletti e Jussara Valentini. Iniciando os trabalhos da tarde, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou a palavra para que os membros se apresentassem, uma vez que, em função da nova portaria, foram incluídos novos membros. Durante as apresentações, um dos membros destacou sobre a necessidade de verificarmos quais são os principais problemas que a instituição está passando agora (como por exemplo: vestibular e a entrada de novos) e, a partir disso, nos preocuparmos com as ações de avaliação. A Coordenadora explicou que em função da UFFS não ter obtido o resultado esperado com o vestibular feito em parceria com a UFSC, estavam sendo estudadas novas formas de seleção, por meio de processos seletivos próprios. Comentou sobre a Reunião de Trabalho Ampliada (RTA) que estava acontecendo com a participação do Reitor, das Pró-Reitorias, dos Diretores dos Campi, dos Diretores dos setores, dos Coordenadores Acadêmicos, da Procuradoria Educacional Institucional e com a CPA. Na RTA foi discutido que a Avaliação da UFFS deve ser o centro do processo e que todas as ações de planejamento e avaliação da UFFS precisam ser guiadas com base nos indicadores estabelecidos no instrumento de recredenciamento do MEC/INEP. A coordenadora salientou que na RTA foi abordado a importância do papel da CPA para a instituição, de forma a dar indicativos e caminhos para a tomada de decisões. Foi solicitado aos Diretores e às chefias que incentivassem e apoiassem os membros da comissão. Sobre a escolha dos Coordenadores Adjuntos da CPA nos Campi também foi conversado com os Diretores dos Campi e sugerido que eles pactuassem com as equipes locais a carga horária a ser dedicada às atividades da CPA. Dando sequência, foi conversado sobre o processo de planejamento e execução da avaliação institucional nos campi. Embora deva haver alguns padrões que atendam o INEP/MEC não podemos engessar o processo, é importante que cada campus tenha autonomia para realizar as ações de autoavaliação, desde que estejam alinhadas às diretrizes institucionais, de forma a tornar o processo organizado e efetivo. Foi comentado sobre a necessidade de integrar os processos de avaliação, sendo que o planejamento local (em cada campus) será coordenado pelo Coordenador Adjunto da CPA nos Campi, conjuntamente com as coordenações acadêmicas e administrativas, coordenações de Cursos, NDEs e demais setores envolvidos nas avaliações. Foi abordado sobre a necessidade da análise dos instrumentos já existentes. Ricardo falou sobre a importância da elaboração de instrumentos e questionários padronizados. Sobre a reestruturação dos instrumentos de avaliação, foi comentado sobre os modelos utilizados pelo Campus Passo Fundo para avaliação da instituição, dos cursos e dos docentes. Embora a Renata tenha comentado que os resultados das avaliações do Campus Passo Fundo não constavam no Relatório de Autoavaliação Institucional de 2018. A coordenadora falou sobre a importância de todas as ações de avaliação realizadas nos campi estarem no relatório. Destacou que nos anos anteriores não era feito avaliação integrada, cada um dos campi e cada curso faziam as suas avaliações próprias independentes. No entanto, o que conta para efeitos de pontuação dos cursos e da instituição são os resultados que podem ser visualizados nos relatórios de autoavaliação institucional, feitos anualmente e sistematizados pela CPA. Falou sobre a importância da autoavaliação institucional e como ela impacta nos conceitos atribuídos pelo MEC/INEP/CAPES. Destacou que a avaliação institucional e o trabalho da CPA está sendo incluído em todas as reuniões com a equipe diretiva. Em seguida, foi informado aos membros sobre a pesquisa dos egressos que será realizada em março e que posteriormente, será elaborada a Política Institucional de Acompanhamento dos Egressos. Como na nova composição da CPA tem muitos membros que não possuem experiência na CPA, foi levantada a necessidade de capacitação. A coordenadora informou que está sendo discutida uma capacitação presencial, incluindo os membros da CPA e os professores da instituição que são avaliadores externos e que essa reunião deve ocorrer em março ou início de abril. A ideia é que posterior a essa capacitação, seja discutido e validado o Planejamento da Avaliação Institucional para os próximos anos. Professor Martins destacou que o nosso foco na instituição deve ser maiores notas/conceitos, com muitos alunos e que embora tenhamos muitos desafios é preciso ter cuidado e solidez nas ações de planejamento. Os membros de Erechim pediram para encaminhar os registros do que foi feito no campus na gestão anterior da CPA. Cecilia explicou sobre as etapas do processo de recredenciamento.  Atualmente a UFFS está na fase de coletar os dados e informações que precisam ser postados no sistema do MEC e que precisam estar à disposição dos avaliadores externos no ato na visita, que será realizada nos campi nos próximos meses. Informou que após o preenchimento do formulário eletrônico (que deverá ser guiado pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa para efeitos de recredenciamento), estaremos aptos a receber os três avaliadores externos que passarão alguns dias aqui na UFFS, analisando in loco se estamos atendendo todos os indicadores do documento. Por isso, destacou sobre a importância de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o recredenciamento que estamos passando, todos devem estar cientes do processo e preparados para receber a visita dos avaliadores. Como deliberações da reunião: 1) Ficou definido que até a próxima reunião serão definidos os Coordenadores Adjuntos da CPA nos Campi; 2) Os membros receberão capacitação sobre a avaliação institucional, até final de abril desse ano; 3) Serão elaboradas diretrizes para guiar os membros a realizarem seus planejamentos no âmbito dos campi; 4) Os planejamentos dos campi serão compilados num único documento que irá compor o Planejamento de Avaliação Institucional da UFFS (pretende-se buscar um padrão mínimo, a fim de que possamos nos organizar melhor). Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Destaca-se que a ata da reunião anterior será revisada e enviada aos membros para aprovação na próxima reunião.

Data do ato: Chapecó-SC, 19 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.

Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

Documento Histórico

ATA Nº 1/CPA/UFFS/2020