ATA Nº 2/CPA/UFFS/2020

ATA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

Aos dezessete dias do mês de março de dois mil e vinte, às treze horas e quarenta minutos, na Sala de Reuniões do Gabinete do Reitor, na unidade Bom Pastor da UFFS, em Chapecó-SC, e nos demais campi por videoconferência e por webex, foi realizada a Sessão Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA – representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PI); Ricardo Klein (SETI) e Jasiel Silvânio Machado Gonçalves (PROPLAN); representantes do Campus Cerro Largo: Nessana Dartora e Reneo Prediger, (docentes) e Adenice Clereci (técnica-administrativa); representantes do Campus Laranjeiras do Sul: Ernesto Quast (docente); Marize Helena da Rosa Vendler (técnica-administrativa) e Silvana Gaiba (discente); representantes do Campus Chapecó: Antonio Marcos Correa Neri e Emilio Wuerges (docentes) e Eduardo José Pedroso Pretisch (discente). Representantes do Campus Passo Fundo: Marina Miri Braz Beccari (técnica-administrativa); Silmar de Matos Santos (técnico-administrativo) e Renata dos Santos Rabello (docente). Justificaram ausência:  Antonio Marcos Myskiw, Maxsuel Cesar Bonatto, Dafne de Moraes Deparis e Geomara Balsanello. Não compareceram (muitas faltas se justificaram em função da suspensão das atividades presenciais, devido à COVID 19): Rosana Lampugnani, Claunir Pavan, Ronaldo Breda, Sheila Oliveira, José Martins dos Santos, Sinara München, Renata Sebben, Ticiana Carla Southier Mesquita, Waldir Wessler, Mauro Sérgio Provin da Silva, Luiza Danieli Moreira Nadaletti, Jussara Valentini, Leandro Tuzzin e Ralf Amaral Santos. Iniciando os trabalhos da tarde, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou para os assuntos da pauta: 1. Informes gerais e aprovação das atas das duas reuniões anteriores. A coordenadora fez uma síntese das discussões realizadas nas últimas reuniões e posteriormente as atas foram aprovadas por unanimidade. 2. Escuta dos membros externos e dos discentes: o discente Eduardo comentou sobre a sensibilização a respeito da autoavaliação e da importância em se demonstrar o que é feito dentro do campus com base nos resultados. A discente Silvana sugeriu que fosse realizada a sensibilização e divulgação da autoavaliação junto aos discentes, por meio de vídeos curtos e informativos nos grupos de whatsApp das turmas. Destacou que se a pessoa não souber porque isso é importante não vai perder tempo respondendo. 3. Processo de Recredenciamento da UFFS: A Cecilia destacou que após 10 anos de funcionamento da UFFS precisamos renovar o ato por meio do recredenciamento. Explicou que a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) analisou toda a nossa documentação em 2019 e enviou uma diligência (dentre elas sobre a ausência da política de egressos e sobre algumas modificações que precisam ser feitas nos documentos institucionais), que foi respondida e aceita pelo SERES, assim o processo foi para o INEP. Agora o processo de recredenciamento está em fase de abertura do formulário eletrônico, que é espelho do instrumento de avaliação. Foi designada uma Comissão de Recredenciamento com a participação de membros de todos as pró-reitorias, setores estratégicos da UFFS e professores da instituição cadastrados no BASis. Essa comissão vai organizar os textos para preenchimento do formulário eletrônico. Após o preenchimento, quando o INEP designar, a UFFS vai receber a visita dos avaliadores externos, que pode ocorrer na sede da reitoria ou nos campi. 4. Aplicação da Pesquisa aos Egressos de Graduação e de Pós-Graduação: a coordenadora explicou que a pesquisa estava aberta ainda e pediu que todos incentivassem os egressos a participar. 5. Apresentação dos Coordenadores Adjuntos nos Campi: destacou que nomes dos coordenadores adjuntos da CPA serão repassados ao Gabinete do Reitor para publicação de nova Portaria. 6. Capacitação dos membros da CPA: Em seguida, foi abordada a capacitação dos membros da CPA que havia sido planejada para o mês de abril. Destacou que em função das medidas de distanciamento social, precisaremos criar uma metodologia EAD. Nessa capacitação teríamos a participação dos professores da UFFS que são avaliadores externos do MEC, que fazem parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Foi sugerido que tivéssemos vários períodos de no máximo 2 horas de capacitação online por videoconferência e como sugestão nas terças-feiras à tarde das 13h30 as 17h30. Foi sugerido que os professores avaliadores gravassem vídeos. A coordenadora destacou que nesse momento o mais importante é cuidarmos da nossa saúde e das nossas famílias, mas que podemos continuar o trabalho remotamente e usar a criatividade para buscar metodologias diferenciadas. 7. Planejamento da Avaliação Institucional: O professor Ernesto destacou sobre a importância dos campi comunicarem sempre a coordenação central da CPA sobre que estratégias de autoavaliação estão sendo aplicadas localmente, a fim de que as boas práticas possam ser compartilhadas com os demais. A coordenadora destacou que esse ano foram solicitadas contribuições e materiais para a composição do relatório de autoavaliação muito em cima da hora e que para o próximo relatório é importante que nos organizemos para que as informações estejam com a coordenação geral até final de dezembro. Destacou também que os avaliadores externos valorizam a visualização de evidências no relatório de autoavaliação que demonstrem que a avaliação deu resultado, com base em fotos e comprovações. Reforçou que a autoavaliação institucional consiste em diversas formas e metodologias: discentes avaliam os docentes; os docentes e discentes avaliam os cursos e os componentes curriculares dos cursos (CCRs); estudantes autoavaliam a sua participação nas CCRs; servidores e estudantes autoavaliam a instituição como um todo; os setores se autoavaliam e podem ser avaliados pelos pares; os serviços ofertados pela instituição podem ser avaliados; a comunidade externa pode avaliar a UFFS etc. Não é necessário que a CPA avalie tudo, os setores podem se autoavaliarem e passarem os resultados para a CPA compor o relatório. A coordenadora abordou sobre a necessidade de se avaliar os instrumentos pois, atualmente temos 18 instrumentos que já foram aplicados e precisamos ter um padrão mínimo a seguir, sem engessar as avaliações. 8. Relatórios locais de autoavaliação 2019 para serem incluídos no Relatório de Autoavaliação Institucional 2019: Foi definido que os campi e a reitoria elaborassem relatórios de autoavaliações semestrais. Também ficou definido que precisamos ter um cronograma de autoavaliações e que os instrumentos precisam ser revisados, minimamente padronizados e mais enxutos. Alguns membros abordaram sobre o excesso de relatórios que são solicitados pelos setores da UFFS e pelos órgãos externos. Foi sugerido que se elaborasse um esboço institucional de relatório único por setor e que os demais setores utilizem as informações necessárias para compor seus relatórios, como por exemplo o Relatório de Autoavaliação, Relato Integrado de Gestão etc., (essa sugestão poderá ser colocada nas notificações que a CPA enviará aos setores com base nos resultados da autoavaliação 2019). A coordenadora abordou sobre a importância da escuta ativa, pois como membros da comissão, vamos receber reclamações e é preciso saber ouvir e dar feedback. O professor Ernesto e a Marize destacaram sobre a importância de buscarmos os relatórios dos SAES que tem muitas informações importantes para as autoavaliações. Jasiel falou sobre o Sistema Integrado de Gestão (SIG), onde muitas informações possam ser consolidadas no sistema e poderão ser acessadas pelos setores para comporem seus relatórios. Destacou que quanto mais cedo avançarmos no SIG, mais rapidamente chegaremos ao módulo específico de avaliação, que está previsto de ser implantado nos próximos três anos e que beneficiará muitos os processos de autoavaliação. Destacou que a CPA ganhou um papel importante agora nessa gestão da UFFS, onde não estamos apenas produzindo relatórios, mas ajudando a gestão na tomada de decisões com base nos resultados da autoavaliação. Informações gerais: a coordenadora destacou sobre a importância dos membros fazerem proposições para a gestão: conforme apresentado pelo colega Ricardo sobre a mudança dos fluxos de desistência voluntária de estudantes da UFFS. Pela análise realizada por ele, esse fluxo é tratado de forma muito “mecânica”. Se faz necessário a inclusão de uma conversa ou entrevista com o acadêmico para compreender os motivos da sua desistência. Assim, com informações mais precisas, a instituição poderá ter indicativos para solucionar alguns problemas que estão contribuindo para aumentar a evasão. Também foi abordado que nesse fluxo de desistência voluntária passa um número pequenos de alunos. No entanto, foi destacado que na UFFS há um número grande de estudantes que simplesmente não renovam a matrícula e, sobre esses, não há como saber os motivos da desistência, a não ser por meio de pesquisas posteriores. Nesse caso entra a importância da CPA realizar uma pesquisa geral com os estudantes evadidos da UFFS, para saber quais são as principais causas. Ricardo destacou que cada aluno é importante e que precisamos fazer tudo o que for possível para que ele permaneça na instituição e conclua seus estudos. Ricardo propôs também a Institucionalização do Manual Digital do Acadêmico da UFFS, de forma a atender à Lei 9.394/1996. Esse manual têm como objetivo passar orientações aos acadêmicos sobre os espaços na universidade, bem como guiá-los para os locais de atendimento das necessidades durante a permanência na Instituição. A coordenadora destacou sobre a importância dos membros da CPA acolherem as reclamações e sugestões dos servidores, dos estudantes e da comunidade externa, pois se estão reclamando é porque querem ajudar a melhorar e que a avaliação institucional é de responsabilidade de todos e os membros da CPA representam essa voz. Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença, recomendou a todos sobre a importância dos cuidados relacionados ao isolamento social e deu por encerrada a reunião.

Data do ato: Chapecó-SC, 17 de março de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.

Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

Documento Histórico

ATA Nº 2/CPA/UFFS/2020