ATA Nº 4/CPA/UFFS/2020

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

Aos quatorze dias do mês de maio de dois mil e vinte, às treze horas e trinta minutos, por videoconferência pelo webex, foi realizada a Sessão Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA: representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PI), Ricardo Klein (SETI), Jasiel Silvânio Machado Gonçalves (PROPLAN), Rosana Lampugnani (PROEC) e Ronaldo Breda (SETI); representantes do Campus Cerro Largo: Adenice Clerici (técnica-administrativa) e Reneo Prediger; representantes do Campus Erechim: José Martins dos Santos (docente) e Almir Paulo dos Santos (docente); representantes do Campus Laranjeiras do Sul: Ernesto Quast (docente), Marize Helena da Rosa Vendler (técnica-administrativa) e Viviane Semim (comunidade regional); representantes do Campus Chapecó: Emilio Wuerges (docente), Geomara Balsanelo (técnica-administrativa) e Eduardo José Pedroso Pritsch, (discente). Representantes do Campus Passo Fundo: Marina Miri Braz Beccari (técnica-administrativa), Renata dos Santos Rabello (docente) e Silmar de Matos Santos (técnico-administrativa); representantes do Campus Realeza: Dafne de Moraes Deparis (técnica-administrativo). Justificaram ausência: Antonio Marcos Myskiw (docente), Nessara Dartora (docente) e Maxsuel Cesar Bonatto (técnico-administrativo). Iniciando os trabalhos da tarde, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou para os informes do dia: abordou sobre a reunião do dia anterior onde os coordenadores adjuntos fizeram a devolutiva dos resultados da autoavaliação institucional nos campi para a equipe diretiva da UFFS. Agradeceu aos coordenadores adjuntos e suas equipes pela dedicação nos trabalhos de elaboração do relatório e devolutivas da autoavaliação 2019. Também agradeceu a dedicação e apoio da equipe diretiva e dos diretores de campus no processo de autoavaliação 2019. A seguir passou para os assuntos da pauta: 1. Terceira etapa da capacitação dos membros da CPA: Participação do Professor Hugo Von Linsingen Piazzetta, que faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Inicialmente ele destacou que a integração da CPA com a gestão é algo muito importante e “se a CPA trabalha bem, normalmente a instituição vai bem”, o que é evidenciado nas visitas in loco que ele participou em diversas IES do Brasil. Ele fez uma análise do relatório 2019 de autoavaliação institucional da CPA e salientou que é importante que as pesquisas de autoavaliação sejam lincadas ao portal da UFFS. Os avaliadores costumam perguntar se a autoavaliação é feita com sistemas ou mecanismos institucionalizados. Jasiel destacou que teremos módulos com ferramentas de autoavaliação dentro do SIG. Ronaldo abordou sobre o sistema que foi desenvolvido institucionalmente para a pesquisa com os egressos, que ainda está bem simples e que requer integrações, mas é uma ferramenta importante de ser utilizada até que sejam implementados os módulos de autoavaliação no SIG. O professor Hugo destacou que nosso relatório está bem completo, com dados fidedignos, mas que é importante aumentar a participação da comunidade acadêmica nas pesquisas de autoavaliação institucional e também preservar e comunicar sobre o sigilo dos respondentes. Destacou que os projetos de extensão e de pesquisa que foram colocados no relatório esse ano enriqueceram o documento. Sugeriu que os relatórios de autoavaliação deveriam ser impressos e colocados na biblioteca para consulta da comunidade e na sala da CPA para que estivessem à disposição dos avaliadores. Sobre a divulgação dos resultados, sugeriu que os próximos relatórios fossem diagramados de maneira mais visual (com mais infográficos e menos textos), para que a comunidade pudesse efetivamente ler e se apropriar dos dados e que também fossem divulgados no site e nas redes sociais da UFFS. Sugeriu que a divulgação fosse feita com QR Code para que estudantes e servidores pudessem acessar com tecnologias modernas tipo smartphones, tablets etc. Sugeriu que houvesse um cuidado com relação às informações e legendas das fotos e imagens para que não haja erros. Destacou sobre a importância de todos os diretores, professores e servidores motivarem a participação nas autoavaliações. Destacou sobre a importância de divulgar nos espaços físicos as melhorias realizadas com base nas autoavaliações, colocando cartazes com frases, como por exemplo: “ você pediu e a CPA fez”, dessa forma geraria maior divulgação e sensibilização sobre a importância da participação no processo de autoavaliação. Destacou também que a própria CPA deve se autoavaliar ao final de cada processo. Sugeriu que fosse dado maior atenção à autoavaliação dos cursos, pois elas devem nortear os PPCs. Destacou que nenhum PPC da UFFS citou o trabalho de autoavaliação como um elemento gerador de informações para propor alterações de PPCs e que os resultados surgidos na autoavaliação é que precisam gerar subsídios para a alteração dos PPCs. Ressaltou sobre a importância de se fazer pesquisas com as empresas, de forma a ver a percepção delas sobre determinados cursos da UFFS. Ressaltou que é importante fazer pesquisa com os alunos ingressantes, de forma a saber qual é a expectativa deles sobre o curso; posteriormente fazer pesquisa com os concluintes para saber se aquelas expectativas iniciais foram correspondidas e também com os egressos, para ver se o aprendizado que eles tiveram do curso contribuíram para inserção no mercado de trabalho. Destacou que precisamos avaliar todos os cursos de graduação e de pós-graduação. Posterior a apresentação do professor Hugo foi aberta uma rodada nos campi para perguntas e sugestões. A Adenise, Coordenadora Adjunta da CPA no Campus Cerro Largo destacou a preocupação de como devemos registrar a avaliação nesse período de pandemia. O representante discente, Eduardo, destacou que estão acontecendo algumas aulas ou disciplinas em EAD de forma isolada, mas ele não está tendo nenhuma atividade. O professor José Martins, Coordenador Adjunto da CPA no Campus Erechim também salientou que precisamos saber como estão os alunos nessa fase e como está a nossa relação com eles, pois são quase dez mil alunos hoje que estão dispersos. Sobre a divulgação dos resultados da autoavaliação ele apontou que há muita fragilidade nesse processo ainda e que o objetivo não deve ser apenas informar, mas permitir que a comunidade acadêmica possa se apropriar desses resultados e ajudar a produzir as mudanças e melhorias. Destacou que temos muitos desafios que precisam ser solucionados, tais como: baixa taxa de matrículas, alta evasão e retenção e também em relação ao acompanhamento dos egressos. A coordenadora destacou que a PROGRAD realizará uma pesquisa para saber como está sendo a experiência das aulas em EAD. A seguir, passou-se para os próximos pontos de pauta: 2. Aprovação da ata da reunião anterior. Ata aprovada por unanimidade. 3. Diálogo com os coordenadores adjuntos e equipes sobre processo de entrega dos resultados da autoavaliação institucional à equipe diretoria da reitoria e dos campi – O Campus Chapecó e o Campus Cerro Largo já iniciaram as atividades, que ainda estão em processo. No Campus Passo Fundo foi realizada reunião remota com os membros da CPA local para programar as devolutivas para a Direção do Campus, para o Coordenador do Curso e NDE. Com os docentes foi feita a devolutiva na reunião pedagógica no início do semestre. Eles também estão elaborando os banners e listando as ações de melhorias já realizadas. Eles já tem prontos os adesivos para identificar/colar nos espaços onde as melhorias foram realizadas no campus, com base nas autoavaliações. No Campus Realeza foi feita uma reunião com a direção do campus. A Marize, Coordenadora Adjunta da CPA no Campus Laranjeiras do Sul informou que foram feitas reuniões com a coordenação acadêmica e com os coordenadores de cursos, para apresentação dos resultados e elaboração do plano de melhorias. Ela destacou que o trabalho e as ações realizadas pelos NDEs e órgãos colegiados não são amplamente conhecidos pela comunidade acadêmica e que isso precisa ser melhorado. No Campus Erechim existe um processo de divulgação do relatório no intuito de entender os desafios e buscar ações de enfrentamento. Eles iniciaram um diálogo com a direção e coordenação acadêmica e no dia 29 a CPA local apresentará os resultados da autoavaliação para o Conselho de Campus. Eles também pretendem levar as discussões para o Fórum de Coordenadores de Cursos e para os colegiados de cursos. 4. Envio de pareceres para solicitação dos planos de ação de melhoria a partir das recomendações da CPA para a Reitoria, Pró-reitorias, Direções e Coordenações dos campi- Além da apresentação que a CPA fez à equipe diretiva serão enviados documentos com o relatório e com a solicitação da elaboração dos planos de ação de melhorias. 4. Processo de Recredenciamento da UFFS – em que fase estamos- A Cecilia informou que os processos estão parados do MEC, mas que precisamos dar segmento aos trabalhos da Comissão de Recredenciamento para elaboração das informações que deverão ser postadas quando abrir o formulário eletrônico. O Relato Institucional e o Relatório de Autoavaliação 2019 estão prontos para serem postados no E-mec, assim que o sistema abrir. 5. Revisão dos instrumentos de autoavaliação e sugestão para próximas aplicações de pesquisa. Esse ponto de pauta ficou para a próxima reunião. 6. Planejamento da Autovaliação 2020-2023 – devido a toda essa mudança de cenário, com todas essas incertezas, o planejamento ainda não foi finalizado e precisamos a partir da próxima reunião definir o planejamento de autoavaliação para o segundo semestre de 2020. 7. Ações de capacitação/curso on line sobre autoavaliação (comentado na reunião anterior) – Ronaldo informou que o webex ou o moodle poderiam ser usados para a capacitação, pois são essas duas ferramentas que temos disponíveis hoje na instituição. Deliberações: 1.Prazo para envio dos Planos de Ação: até a próxima reunião; 2. Prazo para coordenadores adjuntos da CPA enviarem os relatórios das devolutivas junto com o relatório das atividades do primeiro semestre (a combinar); 3. Prazo para envio das sugestões para o plano de autoavaliação: até final de junho. Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de maio de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.

Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

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