ATA Nº 9/CPA/UFFS/2020
Aos vinte e um dias do mês de outubro de dois mil e vinte, às catorze horas, foi realizada a Reunião Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, por videoconferência via webex, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA: representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PI), Jasiel Silvânio Machado Gonçalves (PROPLAN), Rosana Lampugnani (PROEC) e Ronaldo Breda (SETI); representantes do campus Cerro Largo: Nessana Dartora (docente), Reneo Prediger (docente) e Adenise Clerici (técnica-administrativa); representantes do Campus Laranjeiras do Sul: Marize Helena da Rosa Vendler (técnica-administrativa) e Viviane Semim (comunidade regional); representantes do Campus Erechim: José Martins dos Santos (docente) e Graciela Regina Gritti Pauli (comunidade externa); representantes do Campus Passo Fundo: Marina Miri Braz Beccari (técnica administrativa) e Renata Rabelo (docente); representantes do Campus Realeza: Maxsuel Cesar Bonatto (técnico administrativo) e Dafne de Moraes Deparis, técnica-administrativa. Justificaram ausência: Geomara Balsanello, Eduardo José Pedroso Pritsch, Ernesto Quast e Antonio Marcos Myskiw. Iniciando os trabalhos, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou para os assuntos da pauta: 1. Aprovação da ata da reunião anterior: Aprovada por unanimidade. 2. Informes: 2.1 Devolutivas e contato com DICOM – abrimos um chamado e enviamos o planejamento das devolutivas para a DICOM que está organizando a campanha de divulgação dessas devolutivas. 2.2 Curso de Avaliação Institucional gratuito - ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=26§ion=0. 2.3 A Coordenação da Pós Graduação, por meio da PORTARIA Nº 1121/GR/UFFS/2020 criou um Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração dos instrumentos de autoavaliação para os programas de Pós-Graduação da UFFS a fim de atender os pré-requisitos de avaliação da CAPES. Pelas novas normas da CAPES, a UFFS precisa apresentar até março de 2021 o Plano de Autoavaliação da Pós-graduação e também o Planejamento Estratégico da Pós-graduação. A CPA está representada nesse GT e manterá a comissão informada e participativa nesse processo. A primeira reunião desse GT está agendada para novembro. 2.4 Precisamos conversar a respeito e, quem sabe dialogar com a Pró-Reitoria de Graduação, para criação de um GT responsável pela elaboração dos instrumentos de autoavaliação para a graduação da UFFS. Dessa forma conseguiremos avançar na busca de um padrão mínimo para os instrumentos de autoavaliação dos cursos e dos CCRS. Nesse caso, a CPA não ficaria sozinha com a responsabilidade de criar os instrumentos. 2.5 Retorno da conversa com o Ocimar sobre o Módulo de autoavaliação da UFRN. Estamos aguardando a proposta da data da reunião (talvez eles agendem para outubro ainda) e sobre a Licença Survey. 2.6 Muito importante: Reestruturação da CPA e substituição de membros da CPA que não estão participando, inclusive alunos. Precisamos fazer isso até a próxima reunião para readequarmos a Portaria. 3. Cronograma das devolutivas das autoavaliações – alinhar as ações e sanar dúvidas. 4. Elaboração do instrumento especial de autoavaliação - para aplicação em dezembro desse ano. Precisamos ter uma minuta básica para apresentação às Pró-reitorias até final do mês, se possível. Professor Reneo falou da importância de se discutir esse instrumento, de forma que garanta a autonomia de cada curso, mas que possa permitir a comparação entre os cursos e que esse instrumento atenda o mínimo necessário para uma avaliação conjunta. Destacou que o instrumento deva ser discutido numa amplitude maior, para além da CPA. Também destacou que os cursos precisam ter maior apoio institucional para esse processo, principalmente do ponto de vista operacional, sendo que o sistema da UFRN poderia auxiliar nesse processo. O Professor José Martins destacou que talvez um grupo de trabalho, a exemplo da Pós-graduação para a construção do instrumento possa ajudar. Marize destacou que seria importante ter um grupo para trabalhar o instrumento, de forma que ele seja mais enxuto e sucinto. Maxuel também concorda em termos um grupo de trabalho para padronização dos instrumentos. Professora Renata comentou sobre a experiência da Universidade de Roraima com o SIGAA. Sugeriu focar na padronização dos instrumentos e que acredita que a PROGRAD e a SETI contribuirão bastante. Destacou que é importante a formação de um GT para elaboração dos instrumentos e que eles devam ser mais sucintos, desde que contemplem todos os eixos do Sinaes e todas as questões necessárias para realizar uma avaliação institucional adequada. A Cecilia comentou que se sente comtemplada na fala dos colegas e que a parceria com a PROGRAD para estruturação desse GT é fundamental importância nesse processo. Jasiel informou que eles conseguiram uma agenda para o dia 22/11 pela manhã as 10h30 para conhecermos o sistema UFRN, de forma a termos uma visão geral. Destacou que para avançarmos na autoavaliação é necessário que no sistema a parte acadêmica esteja mais estruturada, com os módulos em funcionamento. Ronaldo informou que a SETI está propondo junto à equipe diretiva que seja criado um comitê para gerir a implantação dos sistemas acadêmicos, visto que até final do ano o foco está na implantação dos módulos administrativos. Destacou que a curto prazo esse sistema não estará disponível e que a aplicação das pesquisas pode ser feita com o Survey Monkey, cujo contrato já foi assinado. Cecilia passou informações a respeito da divulgação dos resultados do ENADE. Salientou que temos 7 cursos com conceito 4 e 6 cursos com conceito 3. Destacou que o conceito Enade não é a nota do curso e que o CPC agrega além das notas do Enade, as notas dos docentes e a percepção dos discentes sobre o processo formativo, por meio do questionário do estudante. Reforçou que as notas estão decrescentes. Por isso, uma vez que em 2021 uma gama grande de cursos irão participar do Enade, precisamos fazer um trabalho bem intenso com os coordenadores e professores dos cursos, de forma a sensibilizar os discentes sobre a importância do Enade, uma vez que ele tem uma participação muito grande na nota do curso. Foi divulgado os relatórios de cada curso com todos os cruzamentos de dados, por isso cabe análise e proposição de ações de melhorias a serem apresentados para a gestão da UFFS. Os colegiados têm uma tarefa de fazer essa análise, porque isso influencia no nosso CPC e é preciso fazer uma força tarefa com todos os docentes do curso. Sobre o processo de recredenciamento destacou que a Portaria 796/2020 determinou o sobrestamento por um ano, com possibilidade de ampliação desse prazo de todos os processos protocolados no sistema E-mec. Isso atinge o nosso processo de recredenciamento e também dos Cursos de Medicina e Matemática no Campus Chapecó e o Curso de Medicina do Campus Passo Fundo. Professor José Martins ressaltou que os resultados do Enade e dos conceitos dos cursos são oriundos de um conjunto de fatores e que no Campus Erechim ele fez uma análise dessas avaliações por curso e percebeu uma curva decrescente de 2014 a 2017. Por isso, teríamos que fazer um esforço para reverter isso. Cecilia salientou que a queda nos resultados do Enade é uma tendência em todas as instituições. Na sequência, a coordenadora falou sobre a reestruturação da composição da CPA, de acordo com a nova portaria, que teria que ser realizada ainda esse ano. Sobre os discentes que não participaram esse ano das reuniões da CPA, seria interessante que cada equipe dos campi verificasse se eles pretendem continuar ou se serão substituídos na comissão. Professor Martins comunicou que no Campus Erechim eles já estão articulando isso em algumas reuniões pontuais. A Graciela informou que já está na pauta da reunião ordinária da comunidade externa regional as devolutivas dos resultados da autoavaliação 2019. A coordenadora comunicou que foi criado um canal da CPA no YouTube e que as devolutivas poderão ser transmitidas pelo Webex, Youtube ou UFFS ao vivo. A DICOM irá fazer a divulgação das devolutivas nas redes sociais, mas é importante que sejam enviados convites por e-mail para todos os servidores e estudantes. Com relação à devolutiva dos resultados dos egressos, a comissão de elaboração da política dos egressos é quem vai fazer as lives. Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.
Data do ato: Chapecó-SC, 21 de outubro de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.
Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação