ATA Nº 3/NDECCLECLS/UFFS/2021
Ao vigésimo quarto dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e um, às catorze horas, no aplicativo de web conferência Cisco Webex, foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, concomitante com a 3ª Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da natureza, presidida pelo Coordenador Adjunto dos Cursos, Joaquim Gonçalves da Costa. Fizeram-se presentes à sessão os demais membros: Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes e Yasmine Miguel Serafini Micheletto. Justificaram a ausência: A coordenadora do curso Fernanda Marcon. Não compareceram e não justificaram a ausência: Ana Cristina Hammel. Não havendo informes, o coordenador adjunto iniciou a reunião com o expediente. 1. Expediente: 1.1 Aprovação das atas 1/CCLEC-LS/2021 e 2/CCLEC/2021: As atas foram encaminhadas com a convocação para apreciação prévia e os participantes APROVARAM sem alterações a Ata 1/CCLEC-LS/2021, referente a primeira reunião ordinária. Os participantes APROVARAM a Ata 2/CCLEC-LS/2021, referente a segunda reunião ordinária, com a correção na linha onze da palavra “regatados” para “resgatados” e na linha dezenove incluir a pontuação final após a palavra “institucional”. 2. Pauta: Apreciação e aprovação do questionário de avaliação do curso a ser aplicado entre os discentes do curso via google forms ao final do semestre de 2021: Professor Joaquim informou que, conforme proposto na reunião passada, foram apresentadas sugestões e observações no formulário disponibilizado no drive, sugeriu que as discussões destas proposições bem como a alteração do formulário fossem feitas no próprio drive e os participantes aprovaram a sugestão. Após as considerações sobre cada ponto do formulário, considerando a avaliação semestral e a necessidade de avaliação individual para cada componente, o NDE definiu as questões a serem incluídas no questionário da avaliação do curso, sendo: 2.1 DO COMPONENTE CURRICULAR: Ponto I: Objetivo: “Percebo a importância do componente curricular para minha formação humana e profissional?”. Ponto II: Conteúdo: “O conteúdo trabalhado durante os encontros está coerente com a ementa?”; “O conteúdo abordado proporciona a relação entre a teoria e prática docente?”. Ponto III: Metodologia: “A metodologia utilizada favorece a aprendizagem?”; “Os textos, livros e ou materiais selecionados, foram indicados?”; “Foram utilizados métodos diversificados nos procedimentos didático-pedagógicos e metodológicos no decorrer da execução do Plano de Ensino?”; “Os procedimentos metodológicos utilizados, instigam a potencialização da relação teoria-prática?”. Ponto IV: Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: “Considera adequados os momentos e instrumentos avaliativos aplicados?”; “A avaliação adotada ajudou a diagnosticar as dificuldades dos conteúdos?”; “Considera as oportunidades de recuperação de aprendizagem adequadas?”. Ponto V: Auto-Avaliação dos[as] Alunos[as]: “Conheço e faço um exame do plano de ensino?”; “Tenho tido rigorosa postura frente às demandas do CCR e o cumprimento dos prazos estabelecidos?”; “Sou assíduo (compareço) às aulas?”; “Sou pontual às aulas, respeitando o horário previsto?”; “Procuro sanar as dúvidas dos conteúdos, junto aos professores e professoras?”; “Procuro realizar estudos com os colegas para sanar as dúvidas dos conteúdos?”; “Tenho atitude em relação à busca de outras fontes/ referências que possam ajudar na complementação e ampliação da compreensão dos temas estudados?”; “Conheço de maneira aprofundada o Projeto Pedagógico do Curso?”. Ponto VI: Avaliação Do[a] Professor[a] Pelo[a] Aluno[a]: “A assiduidade (comparecimento) é característica do[a] professor[a] do componente curricular?”; “No componente curricular, tenho sido incentivado a participar, discutir e expressar minhas ideias por parte do[a] professor[a]?”; “O[a] professor[a] tem domínio do conteúdo e transmite de forma clara?”; “Como você avalia a relação entre o que foi apresentado no início do semestre através do Plano de Ensino e os Conteúdos trabalhados?”; “O[a] professor[a] disponibiliza horários de atendimento flexíveis [alternativos] para a participação dos alunos e alunas?”. 2.2 DA AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO: Após a apreciação das sugestões e observações incluídas no formulário, o NDE propôs que a avaliação da coordenação ocorra anualmente, sugerindo que seja em momento diferente da avaliação dos componentes. Para a forma como esta avaliação será aplicada, bem como o momento em que ocorrerá, o NDE avaliará para propor definição. Quanto as discussões sobre o conteúdo do questionário, o NDE definiu as questões a serem incluída na avaliação da coordenação, sendo: “A Coordenação do Curso organiza momentos e estratégias de debates e encaminhamentos coletivos?”; “A Coordenação do Curso disponibiliza horário para atendimento aos acadêmicos[as]?”; “A Coordenação do Curso estimula os[as] acadêmicos[as] para participarem de eventos científicos?”; “A Coordenação indica possibilidades e estimula a participação do[a] acadêmico[a] em projetos de ensino, pesquisa e extensão e/ou cultura?”. 2.3 DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO: “Há participação proativa da representação estudantil no Colegiado do Curso?”; “As demandas e problemas dos estudantes são devidamente tratados e as resolutivas encaminhadas no/pelo Colegiado de Curso?”; “Há momentos organizados pelo Curso para socialização dos resultados do processo de autoavaliação e dos encaminhamentos realizados?”; “A realidade e a cultura local e regional é valorizada e considerada em atividades propostas pelo curso?”. 3. Encaminhamento: O Núcleo Docente Estruturante APROVA as questões definidas e registradas nesta ata, as quais irão compor o questionário da avaliação do curso a ser aplicado semestralmente ao final de cada período letivo, isto para a avaliação dos componentes, e anualmente para a avaliação da coordenação, estrutura e funcionamento do curso. O formulário será adequado para contemplar cada componente curricular dentro dos tópicos estabelecidos. 4. Encerramento: Sendo dezesseis horas e quarenta e cinco minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, Assistente em Administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação e, aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador Adjunto do Curso que presidiu esta 3ª Reunião ordinária do NDE.
Marcia Regina Maximowski______________________
Joaquim Gonçalves da Costa _______________________
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 24 de setembro de 2021.
Data de publicação: 26 de junho de 2023.
Joaquim Goncalves da Costa
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação do Campo do Campus Laranjeiras do Sul