ATO DELIBERATIVO Nº 2/CCEACL/UFFS/2019
A Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando, i) a recomendação do Núcleo Docente Estruturante registrada na Ata Nº 01/NDE/CCEA-CL/UFFS/2019, de 14 de maio de 2019 (da 1ª Reunião Ordinária de 2019), ii) e a decisão do colegiado do curso registrada na Ata Nº 04/CCEA-CL/UFFS/2019, de 17 de maio de 2019 (da 1ª Reunião Extraordinária de 2019);
faz saber que o Colegiado do Curso apreciou e
DELIBERA:
Art. 1° Incluir Componentes Curriculares optativos no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, versão 2013.
§1º - O Componentes Curricular “Meteorologia e Qualidade do Ar” passa a vigorar com a seguinte especificação:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
|
Meteorologia e Qualidade do Ar |
4 |
60 |
EMENTA |
|||
A disciplina aborda assuntos relativos à estrutura e composição da atmosfera terrestre. Efeito das variáveis meteorológicas sobre a poluição do ar: temperatura do ar, pressão atmosférica, vento e precipitação. Sistemas atmosféricos que influenciam no transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Poluição atmosférica: fontes, tipos de poluentes e seus efeitos sobre a saúde. Qualidade do ar em ambientes externos e internos. |
|||
OBJETIVO |
|||
Discutir aspectos da meteorologia que influenciam sobre o transporte, dispersão e qualidade do ar, bem como seus efeitos sobre o meio ambiente. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
CAVALCANTI, I. F. A.; FERREIRA, N. J.; SILVA, M. G. A. J.; SILVA DIAS, M. A. F. Tempo e Clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos. 2009. 463p. ISBN 9788586238925. LISBOA, H. de Melo. Controle da poluição atmosférica. UFSC, 2007. TUBELIS, A.; NASCIMENTO, F. J. L. Meteorologia Descritiva: Fundamentos e Aplicações Brasileiras. São Paulo: Nobel. 1983. VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia, Brasília: INMET-Gráfica e Editora Stilo, 2000. WALLACE, J. A.; HOBBS, P. V. Atmospheric Science: An Introductory Survey, 2.ed. San Diego: Academic Press. 2006. 504p. ISBN 0-12-732951-X. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
AYOADE J.O Introdução à Climatologia para os trópicos, 4ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1996. 332p. BARRY, Roger G. Atmosphere, weather and climate. 7. ed. London: Routledge, 1998. 409 p. ISBN 0415160200 CETESB., Relatórios de qualidade do ar (www.cetesb.sp.gov.br) GOMES, J. Poluição Atmosférica. Publindústria, 2001. GRIMM A. Apostila de meteorologia básica (notas de aula), disponível em http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/index.html, acesso em 10 de dezembro, 2012. HARTMANN, D. L. Global physical climatology. New York: Academic Press. 1994. 411p. ISBN 0-12-328530-5. MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I.M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficinas de textos, 2007. VIANELLO, R. L. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1991. |
§2º - O Componentes Curricular “Educação Ambiental” passa a vigorar com a seguinte especificação:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
|
Educação Ambiental |
2 |
30 |
EMENTA |
|||
Fundamentos, princípios, objetivos e marcos históricos da Educação Ambiental. Causas e consequências dos problemas socioambientais. Sustentabilidade Ambiental. Educação Ambiental no ambiente urbano, rural e em unidades de conservação. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação. |
|||
OBJETIVO |
|||
Propiciar aos discentes a compreensão da Educação Ambiental como processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências profissionais voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
BRASIL. Lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 28 de abril de 1999. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: GAIA, 2004. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo,; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 263 p. PHILIPPI JUNIOR, Arlindo. Educação ambiental e sustentabilidade. 2, ed. rev. atual. Barueri, SP: Manole, 2014. xviii, 1004 p. RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas . 2.ed. Porto Alegre : Penso, 2012. 312 p. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1995. GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente de (Org.). Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: UNIJUÍ, 2005. LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, c2000. 239 p. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (ORGANIZADOR). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012. 183 p. PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental em diferentes espaços. São Paulo: Signus, 2007. SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2005. 96 p. TOZONI REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. 2. ed., rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 166 p. |
Art. 3° Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado do Campus Cerro Largo, 1ª Reunião Extraordinária, em Cerro Largo-RS, 17 de maio de 2019.
Prof. BRUNO MÜNCHEN WENZEL
Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado
UFFS – Campus Cerro Largo
Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD
Data do ato: Cerro Largo-RS, 17 de maio de 2019.
Data de publicação: 06 de agosto de 2019.
Alcione Aparecida de Almeida Alves
Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Campus Cerro Largo