ATO DELIBERATIVO Nº 3/CCLCER/UFFS/2018
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura – Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº 09/2018.
DELIBERA:
Art. 1º Alterar a redação do atual Projeto Pedagógico do curso de Ciências Sociais (ingressos a partir de 2014), adequando aos termos que prescreve a Resolução 4/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018:
§1º No item 8.3.2 do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, que descreve os Estágios Docentes Supervisionados I, II e III,
Onde se lê:
O Estágio Docente Supervisionado ocupa um lugar especial no PPC do curso de Ciências Sociais, que se expressa na forma como os seus momentos foram organizados, priorizando, além da observação e experiência docente, um olhar sobre o contexto escolar a partir de sua dimensão sociopolítica.
Leia-se:
O Estágio Docente Supervisionado ocupa um lugar especial no PPC do curso de Ciências Sociais, que se expressa na forma como os seus momentos foram organizados, priorizando, além da observação e experiência docente, um olhar sobre o contexto escolar a partir de sua dimensão sociopolítica. Realizado a partir da 7ª fase, contabiliza 27 créditos, com carga horária correspondente a 405 horas, assim distribuídas:
|
Carga horária (em horas) |
|||
|
Total |
I - aulas teórico/práticas presenciais |
II – elaboração do plano de estágio e do relatório de avaliação |
III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante |
Estágio Docente Supervisionado I |
105 h |
40h |
45h |
20h |
Estágio Docente Supervisionado II |
105 h |
40h |
45h |
20h |
Estágio Docente Supervisionado III |
195 h |
20h |
145h |
30h |
Onde se lê:
A disciplina Estágio Docente Supervisionado I tem como produto final um diagnóstico do ambiente escolar. Para realizá-lo, o aluno deve conduzir uma série de pequenas pesquisas na escola, cada uma resultando em um relatório parcial, cujo conjunto, devidamente revisado, será o diagnóstico. Os professores responsáveis por supervisionar esta etapa do estágio devem promover encontros regulares a fim de avaliar os progressos dos alunos. Estes encontros servem também para que os alunos troquem experiências sobre suas pesquisas.
Leia-se:
A disciplina Estágio Docente Supervisionado I tem como produto final um diagnóstico do ambiente escolar. Para realizá-lo, o aluno deve conduzir uma série de pequenas pesquisas na escola, cada uma resultando em um relatório parcial, cujo conjunto, devidamente revisado, será o diagnóstico. Os professores responsáveis por supervisionar esta etapa do estágio devem promover encontros regulares a fim de avaliar os progressos dos alunos. Estes encontros servem também para que os alunos troquem experiências sobre suas pesquisas. A carga horária de 105 horas divide-se em: 40 horas de aulas teórico/presenciais em sala de aula, na UFFS; 20 horas de atividade de estágio (observação inicial da escola e acesso aos seus principais documentos) e 45 horas para a elaboração de um Diagnóstico da Instituição Educacional.
Onde se lê:
O Estágio Docente Supervisionado II também se conclui com um documento, no caso um Projeto de Trabalho e Pesquisa. Tal documento deve ser dividido em duas partes: uma apontando um plano de trabalho o mais detalhado possível das atividades de ensino a serem realizadas pelo estagiário – sejam ela no âmbito da sala de aula de Sociologia no Ensino Médio, sejam cursos ou outras atividades didáticas; a outra parte do projeto constitui-se de uma proposta de pesquisa que tenha por objetivo a experiência do estagiário. Para a organização deste projeto, durante a disciplina o aluno terá que realizar uma série de atividades que visam prepará-lo tanto para sua experiência docente como de pesquisa: preparar programas de disciplinas, identificar deficiências e levantar bibliografias e metodologias, tudo culminando em uma aula-piloto, prelúdio do que o aguarda no semestre seguinte.
Leia-se:
O Estágio Docente Supervisionado II contabiliza 105 horas, divididas em 40 horas de aulas teórico/presenciais em sala de aula, 20 horas de atividade de estágio (observação e investigação do ambiente escolar) e 45 horas para a elaboração de um Projeto de Trabalho e Pesquisa. Tal documento deve ser dividido em duas partes: uma apontando um plano de trabalho o mais detalhado possível das atividades de ensino a serem realizadas pelo estagiário – sejam elas no âmbito da sala de aula de Sociologia no Ensino Médio, sejam cursos ou outras atividades didáticas; a outra parte do projeto constitui-se de uma proposta de pesquisa que tenha por objetivo a experiência do estagiário. Para a organização deste projeto, durante a disciplina o aluno terá que realizar uma série de atividades que visam prepará-lo tanto para sua experiência docente como de pesquisa: preparar programas de disciplinas, identificar deficiências e levantar bibliografias e metodologias, tudo culminando em uma aula-piloto, prelúdio do que o aguarda no semestre seguinte.
Onde se lê:
A disciplina que mais se assemelha ao que tradicionalmente se identifica com as práticas de estágio tradicionais é a de Estágio Docente Supervisionado III. Nesta disciplina, o aluno aplica efetivamente os conhecimentos e as habilidades adquiridos nos anos anteriores. Paralelamente à sua atuação como professor, demanda-se, do aluno, uma reflexão crítica, nos termos das Ciências Sociais, de alguma temática que tenha chamado sua atenção ao longo de sua experiência na escola. Esta deve, então, ser sintetizada em um relatório final composto de três partes: um relato da experiência, um memorial de sua vivência como estagiário e um artigo analítico.
Leia-se:
A disciplina que mais se assemelha ao que tradicionalmente se identifica com as práticas de estágio tradicionais é a de Estágio Docente Supervisionado III. Nesta disciplina, o aluno aplica efetivamente os conhecimentos e as habilidades adquiridos nos anos anteriores. Paralelamente à sua atuação como professor, demanda-se, do aluno, uma reflexão crítica, nos termos das Ciências Sociais, de alguma temática que tenha chamado sua atenção ao longo de sua experiência na escola. Esta deve, então, ser sintetizada em um relatório final composto de três partes: um relato da experiência, um memorial de sua vivência como estagiário e um artigo analítico. Os 13 créditos e 195 horas contabilizados nesta disciplina dividem-se em: 20 horas de aulas teórico/presenciais, 30 horas de atividades de estágio (regência de classe e demais atividades na escola) e 145 horas para elaboração dos materiais de aulas, do relato, do memorial e do artigo.
Art. 2º Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação Ciências Sociais – Licenciatura do Campus Erechim , 2ª Reunião Extraordinária, em Erechim/RS, 15 de dezembro de 2018.
PROF. DRA. VALÉRIA ESTEVES NASCIMENTO BARROS
Coordenadora do Curso de Graduação Ciências Sociais – Licenciatura
UFFS – Campus Erechim
Data do ato: Erechim-RS, 15 de dezembro de 2018.
Data de publicação: 28 de março de 2019.
Valeria Esteves Nascimento Barros
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Erechim