ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLHCH/UFFS/2019
A Coordenação do Curso de Graduação em História – Licenciatura – Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº 05/história/UFFS/2018 de 25 de junho de 2018,
DELIBERA:
Art. 1º Alterar a redação do Regulamento de Estágios do curso de Graduação em História – Licenciatura – Campus Chapecó, adequando aos termos que prescreve a Resolução 4/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018:
Onde se lê:
Art. 8º A carga horária das disciplinas que integram o Estágio Curricular Supervisionado é de 420 horas, assim distribuídas:
I. Estágio Curricular Supervisionado em História I (90 horas)
15 h – Aulas teóricas;
10 h – Observação geral da escola (o Projeto Político Pedagógico, a estrutura física, a localização, os materiais didáticos, a organização administrativa e pedagógica, entre outros aspectos);
30 h – Observação de aulas do Ensino Fundamental;
15 h – Elaboração do Projeto de Pesquisa e Intervenção em Ensino de História;
20 h – Elaboração do Relatório de Pesquisa Didático-Histórica, composto das seguintes partes: a) Relatório de Observação (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as práticas observadas; considerações finais; bibliografia, anexos); b) Projeto de Pesquisa e Intervenção (com apresentação; fundamentação teórico-metodológica; planejamento; cronograma; bibliografia; anexos).
II. Estágio Curricular Supervisionado em História II (90 horas)
15 h – Aulas teóricas;
15 h – Preparação de aulas para o Ensino Fundamental;
15 h – Regência no Ensino Fundamental;
15 h – Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Intervenção;
30 h – Elaboração do Relatório de Pesquisa Didático-Histórica, composto das seguintes partes: a) Relatório de Regência (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as aulas ministradas; considerações finais; bibliografia, anexos.); b) Relatório do Projeto de Pesquisa e Intervenção (com apresentação; fundamentação teórico-metodológica; relato da execução do projeto; avaliação das atividades desenvolvidas; considerações finais; bibliografia; anexos).
III. Estágio Curricular Supervisionado em História III (120 horas)
30 h – Aulas teóricas;
10 h – Observação geral da escola (o Projeto Político Pedagógico, a estrutura física, a localização, os materiais didáticos, a organização administrativa e pedagógica, entre outros aspectos);
30 h – Observação de aulas do Ensino Médio;
20 h – Elaboração do Projeto de Pesquisa e Intervenção em Ensino de História;
30 h – Elaboração do Relatório de Pesquisa Didático-Histórica, composto das seguintes partes: a) Relatório de Observação (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise das práticas de Ensino de História; considerações finais; bibliografia, anexos); b) Projeto de Pesquisa e Intervenção (com apresentação; fundamentação teórico-metodológica; descrição da proposta de intervenção; cronograma; bibliografia; anexos).
IV. Estágio Curricular Supervisionado em História IV (120 horas)
30 h – Aulas teóricas;
15 h – Preparação de aulas para o Ensino Médio;
15 h – Regência no Ensino Médio;
30 h – Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Intervenção;
30 h – Elaboração do Relatório de Pesquisa Didático-Histórica, composto das seguintes partes: a) Relatório de Regência (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise das aulas ministradas; considerações finais; bibliografia, anexos.); b) Relatório do Projeto de Pesquisa e Intervenção (com apresentação; fundamentação teórico-metodológica; relato da execução do projeto; avaliação das atividades desenvolvidas; considerações finais; bibliografia; anexos).
Leia-se:
Art. 8º A carga horária das disciplinas que integram o Estágio Curricular Supervisionado é de 420 horas, assim distribuídas:
I. Estágio Curricular Supervisionado em História I (90 horas)
I - 45 h – Aulas teóricas e/ou práticas e seminários de discussão e qualificação das Propostas de Intervenção Didático-Históricas, a cargo do(a) docente do CCR.
a) 3 créditos para o docente e 3 para o estudante.
II - 15 h - elaboração do Relatório de Observação e Avaliação, a cargo do(a) estudante sob orientação de um(a) docente do curso, composto das seguintes partes: 1) Relatório de Observação (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as práticas observadas; considerações finais; bibliografia; anexos); 2) Plano de estágio e intervenção (com avaliação e apontamentos fundamentados para intervenção a partir da observação).
a) 1 crédito para o(a) estudante.
III - 30 h - atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio, acompanhado(a) por um(a) orientador(a): observação Ensino Fundamental.
a) 2 créditos para o estudante.
IV – Para os itens II e III, a distribuição de créditos para os orientadores dar-se-á da seguinte maneira:
a) 1 crédito para cada 4 estudantes.
b) No caso do número de estudantes não ser múltiplo de 4, proceder-se-á da seguinte forma: 1 aluno excedente = mantém a carga horária; 2 ou mais = 1 crédito para o orientador.
c) o(a) orientador(a) ou os orientadores pode(m) ser qualquer docente do curso com formação inicial em História.
d) o número de orientadores depende da quantidade de estudantes matriculados em estágio I e da distribuição de carga horária entre os docentes do curso com formação inicial em História.
Estágio Curricular Supervisionado I (90 h) 6 créditos |
|||
Atividade |
Aulas teóricas e/ou práticas e seminários |
Elaboração do Relatório de Observação e Avaliação |
Atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio |
Carga horária |
45 horas |
15 horas |
30 horas |
Créditos Docente |
3 |
0 |
0 |
Créditos Orientador(es) |
0 |
0 |
1 para cada 4 estudantes |
Créditos Estudante |
3 |
1 |
2 |
II. Estágio Curricular Supervisionado em História II (90 horas)
I – 15 h – aulas teóricas, a cargo do Docente do CCR.
a) 1 crédito para o estudante e 1 crédito para o docente do CCR.
II – 45 h – Planejamento de Estágio (elaboração de Plano de Ensino e elaboração de Planos de aula) e Elaboração de Relatório de Regência (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as aulas ministradas; considerações finais; bibliografia; anexos), sob orientação de professor(a) orientador(a);
a) 3 créditos para o estudante.
III – 30 h – Regência no Ensino Fundamental, com acompanhamento de professor(a) orientador(a).
a) 2 créditos para o estudante
IV – Para os itens II e III, a distribuição de créditos para os orientadores dar-se á da seguinte maneira:
a) 1 crédito para cada 2 estudantes
b) No caso do número de estudantes não ser múltiplo de 2, acresce-se um crédito ao orientador(a);
c) o(a) orientador(a) ou os orientadores pode(m) ser qualquer docente do curso com formação inicial em História.
d) o número de orientadores depende da quantidade de estudantes matriculados em estágio I e da distribuição de carga horária entre os docentes do curso com formação inicial em História.
Estágio Curricular Supervisionado II (90 h) 6 créditos |
|||
Atividade |
Aulas teóricas |
Planejamento de Estágio e Elaboração de Relatório de Regência |
Atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio |
Carga horária |
15 horas |
45 horas |
30 horas |
Créditos Docente |
1 |
0 |
0 |
Créditos Orientador(es) |
0 |
0 |
1 para cada 2 estudantes |
Créditos Estudante |
1 |
3 |
2 |
III. Estágio Curricular Supervisionado em História III (120 horas)
I - 45 h – Aulas teóricas e/ou práticas e seminários de discussão e qualificação das Propostas de Intervenção Didático-Históricas, a cargo do(a) docente do CCR.
a) 3 créditos para o(a) docente e 3 para o(a) estudante.
II - 45 h - elaboração do Relatório de Observação e Avaliação, a cargo do(a) estudante sob orientação de um(a) docente do curso, composto das seguintes partes: 1) Relatório de Observação (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as práticas observadas; considerações finais; bibliografia; anexos); 2) Plano de estágio e intervenção (com avaliação e apontamentos fundamentados para intervenção a partir da observação).
a) 3 créditos para o(a) estudante.
III - 30 h - atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio, acompanhado(a) por um(a) orientador(a): observação Ensino Fundamental.
a) 2 créditos para o estudante.
IV – Para os itens II e III, a distribuição de créditos para os orientadores dar-se-á da seguinte maneira:
a) 1 crédito para cada 4 estudantes.
b) No caso do número de estudantes não ser múltiplo de 4, proceder-se-á da seguinte forma: 1 aluno excedente = mantém a carga horária; 2 ou mais = 1 crédito para o orientador.
c) o(a) orientador(a) ou os orientadores pode(m) ser qualquer docente do curso com formação inicial em História.
d) o número de orientadores depende da quantidade de estudantes matriculados em estágio I e da distribuição de carga horária entre os docentes do curso com formação inicial em História.
Estágio Curricular Supervisionado III (120 h) 8 créditos |
|||
Atividade |
Aulas teóricas e/ou práticas e seminários |
Elaboração do Relatório de Observação e Avaliação |
Atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio |
Carga horária |
45 horas |
45 horas |
30 horas |
Créditos Docente |
3 |
0 |
0 |
Créditos Orientador(es) |
0 |
0 |
1 para cada 4 estudantes |
Créditos Estudante |
3 |
3 |
2 |
IV. Estágio Curricular Supervisionado em História IV (120 horas)
I – 15 h – aulas teóricas, a cargo do Docente do CCR.
II – 75 h – Planejamento de Estágio (elaboração de Plano de Ensino e elaboração de Planos de aula) e Elaboração de Relatório de Regência (com introdução; fundamentação teórico-metodológica; discussão sobre as aulas ministradas; considerações finais; bibliografia; anexos), sob orientação de professor(a) orientador(a);
a) 5 créditos para o estudante.
III – 30 h – Regência no Ensino Médio, com acompanhamento de professor(a) orientador(a).
a) 2 créditos para o estudante
IV – Para os itens II e III, a distribuição de créditos para os orientadores dar-se á da seguinte maneira:
a) 1 crédito para cada 2 estudantes
b) No caso do número de estudantes não ser múltiplo de 2, acresce-se um crédito ao orientador(a);
c) o(a) orientador(a) ou os orientadores pode(m) ser qualquer docente do curso com formação inicial em História.
d) o número de orientadores depende da quantidade de estudantes matriculados em estágio I e da distribuição de carga horária entre os docentes do curso com formação inicial em História.
Estágio Curricular Supervisionado IV (120 h) 8 créditos |
|||
Atividade |
Aulas teóricas |
Planejamento de Estágio e Elaboração de Relatório de Regência |
Atividades de estágio desenvolvida pelo(a) estudante na Unidade Concedente de Estágio |
Carga horária |
15 horas |
75 horas |
30 horas |
Créditos Docente |
1 |
0 |
0 |
Créditos Orientador(es) |
0 |
0 |
1 para cada 2 estudantes |
Créditos Estudante |
1 |
5 |
2 |
Parágrafo primeiro: A abrangência geográfica para a realização das atividades do curso de História da UFFS campus Chapecó compreende os municípios que fazem parte do município de Chapecó, tanto a rede estadual quanto a rede municipal. A área de abrangência pode exceder o previsto desde que com a anuência por escrito do orientador de estágio e do Coordenador de Estágio do Curso.
Parágrafo segundo: O docente do curso de História bolsista do Programa de Residência pedagógica será o responsável pela orientação de todos os estudantes vinculados ao programa e a atividade não computará horas aula.
Art. 2º Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em História - Licenciatura do Campus Chapecó, 5ª Reunião Ordinária, em 25 de junho de 2018.
Prof. Dr. Ricardo Machado
Coordenador do Curso de Graduação em História - Licenciatura
UFFS – Campus Chapecó
Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD
Data do ato: Chapecó-SC, 25 de junho de 2019.
Data de publicação: 22 de agosto de 2019.
Ricardo Machado
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Chapecó