ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLLCH/UFFS/2019
A Coordenação do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura – Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na Portaria do MEC, nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, na Resolução nº 5/2014 – CONSUNI/CGRAD, no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol, ano 2010, e a decisão do Colegiado do Curso registrada na Ata nº 04/CCLL – CH/UFFS/2019,
DELIBERA:
Art. 1º Alterar o Item 8.1.1 do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol.
Onde se lê:
“Poderão ser orientadas atividades até o limite de 20% do componente curricular, ficando sob responsabilidade do professor da disciplina tutelar os trabalhos extraclasse”.
Leia-se: “Poderão ser orientadas atividades não presenciais até o limite de 20% da carga horária total do Curso, ficando sob responsabilidade do professor de cada componente curricular que for ofertado na modalidade semipresencial o acompanhamento e a orientação dos trabalhos extraclasse”.
Art. 2º Inserir, no Item 8 do Projeto Pedagógico do Curso a seção “8.1.9 Fundamentação teórico-metodológica acerca da incorporação do uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem do Curso”, com a seguinte redação:
A formação integral de profissionais da área de Letras, que pressuponha autonomia e protagonismo pedagógico, pode ser fomentada também pela modalidade de ensino a distância, articulada à modalidade tradicional de formação, pautada em aulas presenciais. Para Moran, Masetto e Behrens (2000, p. 135)1,
Nos próprios cursos do ensino superior, o uso de tecnologia adequada ao processo de aprendizagem e variada para motivar o aluno não é tão comum, o que faz com que os novos professores do ensino fundamental e médio, ao ministrarem suas aulas, praticamente copiem o modo de fazê-lo e o próprio comportamento de alguns de seus professores de faculdade, dando aula expositiva e, às vezes, sugerindo algum trabalho em grupo com pouca ou nenhuma orientação.
O uso de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) abre perspectivas para novos ritmos e dimensões de ensinar e aprender (KENSKI, 2003)2, ampliando os tempos e locais onde a construção do conhecimento ocorre e modificando, inclusive, a forma pela qual se ensina e se aprende. Modifica-se, assim, a lógica sob a qual os processos de ensinar e aprender submetem-se, ultrapassando os limites impostos pelos espaços e horas tradicionais, os quais são ainda válidos, mas não mais exclusivos.
No Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, aulas não presenciais serão incorporadas a componentes curriculares como parte de sua carga horária teórica e presencial. A semipresencialidade, nesse contexto, está de acordo com a Resolução Nº 5/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014, a qual dispõe sobre a oferta de componentes curriculares ministrados no formato semipresencial nos cursos de graduação presenciais da UFFS, limitando essa oferta a até 20% da carga horária total do Curso. Componentes curriculares dos Domínios Comum, Conexo e Específico serão ofertados no formato semipresencial.
O sistema de gerenciamento das aulas não-presenciais adotado pelo Curso será aquele fornecido pela UFFS. Atualmente, dispomos de estrutura institucional via plataforma virtual de ensino e de aprendizagem Moodle já em funcionamento, ou seja, as condições necessárias quanto ao AVEA (ambiente virtual de ensino e de aprendizagem) já são fornecidas pela instituição. Sumariamente, por meio da plataforma Moodle, é possível valer-se de metodologias como o trabalho a partir de atividades de chat, de fórum, de lista de tarefas ou lição, de construção colaborativa de texto (escrita colaborativa), de elaboração de base de dados (para download e para upload de arquivos pelo professor e pelos estudantes). Todos esses recursos, conforme nosso entendimento, podem ser utilizados como possibilidades de avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem ofertados a distância.
Sobre a utilização dos recursos disponíveis no Moodle, é importante destacar que
[...] as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação audiovisual, e estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, entre o estar juntos e o estarmos conectados a distância. Mas, se ensinar dependesse só de tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000, p. 12).
Nesse sentido, parece necessário refletir sobre o uso das tecnologias no que respeita à mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar com o desenvolvimento desse mesmo processo de ensino e aprendizagem (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000), e deve ser usada como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que favoreça a mediação, por parte do professor, no processo de construção do conhecimento por parte do aluno.
Assim, compreendemos que capacitações docente no que se refere ao uso pedagógico dos recursos disponíveis no Moodle para atividades de ensino são essenciais, pois, conforme destacam Pallof e Pratt (2002, p. 195, grifos dos autores)3, “[...] muitos professores ainda não têm muita intimidade com o ambiente de aprendizagem on-line e com o que tal ambiente demanda para que se tenha um resultado positivo nessa aprendizagem”. Isso porque é necessário que o docente desenvolva não só habilidades básicas relacionadas ao uso dos programas e conhecimento operacional, mas competências que culminem no aproveitamento criativo dos recursos. Essas capacitações são necessárias também para que o docente possa ministrar CCRs que sejam ofertados no formato semipresencial, uma vez que, de acordo com a Resolução Nº 5/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014, o professor deve, obrigatoriamente, possuir capacitação específica para Educação a Distância – EaD e para o ambiente virtual de ensino-aprendizagem.
Por fim, destacamos que os processos de avaliação das atividades não presenciais respeitarão os regramentos do atual Regulamento de Graduação da UFFS e demais determinações estabelecidas pelo Colegiado de Curso, em seu PPC e em atos normativos e deliberativos posteriores. Além disso, em seus Planos de Ensino, os componentes curriculares que passam a atuar também na modalidade de ensino semipresencial deverão apresentar detalhamento da metodologia empregada no CCR, detalhamento dos processos de avaliação próprios de cada modalidade de ensino, descrição das atividades de ensino e de aprendizagem e a indicação dos horários de disponibilidade do docente responsável pelo CCR para atendimento didático-pedagógico.
No quadro a seguir estão listados os componentes curriculares que terão carga horária não presencial:
CCR |
Aulas presenciais |
Aulas não presenciais |
Total de horas |
Leitura e produção textual I |
50 |
10 |
60 |
Introdução à informática |
50 |
10 |
60 |
Matemática instrumental |
50 |
10 |
60 |
Direitos e cidadania |
50 |
10 |
60 |
Introdução aos estudos linguísticos |
35 |
10 |
45 |
Estudos da língua espanhola I |
60 |
15 |
75 |
Leitura e produção textual II |
50 |
10 |
60 |
Introdução ao pensamento social |
50 |
10 |
60 |
Meio ambiente, economia e sociedade |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua espanhola II |
50 |
10 |
60 |
Iniciação à prática científica |
50 |
10 |
60 |
Introdução aos estudos literários |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua portuguesa I: fonética e fonologia |
35 |
10 |
45 |
Estudos da língua espanhola III |
50 |
10 |
60 |
Literatura hispânica I |
35 |
10 |
45 |
Teoria e crítica literária |
35 |
10 |
45 |
Estatística básica |
50 |
10 |
60 |
Linguística textual |
35 |
10 |
45 |
História da fronteira Sul |
50 |
10 |
60 |
Política educacional e legislação do ensino no Brasil |
35 |
10 |
45 |
Estudos da língua espanhola IV: morfossintaxe |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua portuguesa II: morfossintaxe |
35 |
10 |
45 |
História das línguas românicas |
35 |
10 |
45 |
Literatura hispânica II |
35 |
10 |
45 |
Fundamentos da educação |
35 |
10 |
45 |
Fundamentos da crítica social |
50 |
10 |
60 |
Oficina I |
10 |
5 |
15 |
Estudos da língua espanhola V: fonética e fonologia |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua portuguesa III: morfossintaxe |
50 |
10 |
60 |
Literatura brasileira I |
35 |
10 |
45 |
Literatura hispânica III |
50 |
10 |
60 |
Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano |
35 |
10 |
45 |
Literatura infantil e juvenil |
50 |
10 |
60 |
Oficina II |
10 |
5 |
15 |
Estudos da língua espanhola VI: sintaxe |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua portuguesa IV: morfossintaxe |
35 |
10 |
45 |
Linguística aplicada ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa |
35 |
10 |
45 |
Linguística aplicada ao ensino e aprendizagem da língua espanhola |
35 |
10 |
45 |
Literatura hispânica IV |
50 |
10 |
60 |
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua portuguesa |
35 |
10 |
45 |
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua espanhola |
35 |
10 |
45 |
Estudos da língua espanhola VII: sintaxe |
35 |
10 |
45 |
Psicolinguística: processos de leitura e escrita |
50 |
10 |
60 |
Estudos da significação I: semântica e pragmática |
50 |
10 |
60 |
Literaturas de língua portuguesa |
50 |
10 |
60 |
Estudos avançados em língua espanhola I: prática de textos |
50 |
10 |
60 |
Literatura brasileira II |
50 |
10 |
60 |
Estudos da língua portuguesa V: diversidade linguística |
35 |
10 |
45 |
Estudos da significação II: enunciação e discurso |
50 |
10 |
60 |
Seminário temático I |
10 |
5 |
15 |
Estudos avançados em língua espanhola II: teorias e práticas de tradução |
35 |
10 |
45 |
Língua brasileira de sinais (Libras) |
50 |
10 |
60 |
Literatura brasileira III |
50 |
10 |
60 |
Seminário temático II |
10 |
5 |
15 |
Estudos avançados em língua espanhola III: prática oral |
50 |
10 |
60 |
Literaturas catarinense, paranaense e sul-riograndense |
35 |
10 |
45 |
|
|
|
|
Optativas: |
Aulas presenciais |
Aulas não presenciais |
Total de horas |
A construção do texto falado |
25 |
5 |
30 |
Aquisição da linguagem |
25 |
5 |
30 |
As vanguardas europeias e o modernismo brasileiro |
25 |
5 |
30 |
Cultura de língua espanhola |
25 |
5 |
30 |
Filosofia da linguagem |
25 |
5 |
30 |
Gêneros do discurso e ensino |
25 |
5 |
30 |
Gramáticas do português brasileiro |
25 |
5 |
30 |
História das ideias linguísticas |
25 |
5 |
30 |
História do ensino de língua portuguesa |
25 |
5 |
30 |
História do português brasileiro |
25 |
5 |
30 |
Informação, comunicação e educação |
25 |
5 |
30 |
Língua brasileira de sinais (Libras) |
25 |
5 |
30 |
Língua espanhola instrumental |
25 |
5 |
30 |
Linguagem e ideologia |
25 |
5 |
30 |
Linguística e psicanálise |
25 |
5 |
30 |
Literatura de tradição oral |
25 |
5 |
30 |
Literatura dramática |
25 |
5 |
30 |
Literatura e cinema |
25 |
5 |
30 |
Literatura e história nos escritos de viajantes |
25 |
5 |
30 |
Literatura portuguesa (poesia e teatro) |
25 |
5 |
30 |
Literatura portuguesa (prosa) |
25 |
5 |
30 |
Literatura universal |
25 |
5 |
30 |
Norma padrão do português |
25 |
5 |
30 |
Política linguística no Brasil |
25 |
5 |
30 |
Processamento linguístico |
25 |
5 |
30 |
Teoria do conto |
25 |
5 |
30 |
Teorias do discurso |
25 |
5 |
30 |
Teorias linguísticas: desenvolvimentos recentes |
25 |
5 |
30 |
Teorias linguísticas modernas |
25 |
5 |
30 |
Tópicos de crítica literária |
25 |
5 |
30 |
Tópicos em fonética, fonologia e prosódia do português |
25 |
5 |
30 |
Tópicos em morfossintaxe de português |
25 |
5 |
30 |
Tópicos em semântica e pragmática |
25 |
5 |
30 |
Tópicos especiais em línguas e cultura hispanas |
25 |
5 |
30 |
Variação linguística e ensino |
25 |
5 |
30 |
Art. 3º Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Chapecó, 4ª Reunião Ordinária, em 07 de junho de 2019.
Morgana Fabiola Cambrussi
Coordenadora Interina do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura
UFFS – Campus Chapecó
Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD
1 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
2 KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
3 PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de *aula on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Data do ato: Chapecó-SC, 07 de junho de 2019.
Data de publicação: 24 de junho de 2019.
Morgana Fabiola Cambrussi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Chapecó