ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLLCH/UFFS/2019

Delibera sobre a carga horária não presencial no Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, Campus Chapecó.

A Coordenação do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura – Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na Portaria do MEC, nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, na Resolução nº 5/2014 – CONSUNI/CGRAD, no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol, ano 2010, e a decisão do Colegiado do Curso registrada na Ata nº 04/CCLL – CH/UFFS/2019,

 

DELIBERA:

Art. 1º Alterar o Item 8.1.1 do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol.

Onde se lê:

“Poderão ser orientadas atividades até o limite de 20% do componente curricular, ficando sob responsabilidade do professor da disciplina tutelar os trabalhos extraclasse”.

Leia-se: “Poderão ser orientadas atividades não presenciais até o limite de 20% da carga horária total do Curso, ficando sob responsabilidade do professor de cada componente curricular que for ofertado na modalidade semipresencial o acompanhamento e a orientação dos trabalhos extraclasse”.

 

Art. 2º Inserir, no Item 8 do Projeto Pedagógico do Curso a seção “8.1.9 Fundamentação teórico-metodológica acerca da incorporação do uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem do Curso”, com a seguinte redação:

A formação integral de profissionais da área de Letras, que pressuponha autonomia e protagonismo pedagógico, pode ser fomentada também pela modalidade de ensino a distância, articulada à modalidade tradicional de formação, pautada em aulas presenciais. Para Moran, Masetto e Behrens (2000, p. 135)1,

 

Nos próprios cursos do ensino superior, o uso de tecnologia adequada ao processo de aprendizagem e variada para motivar o aluno não é tão comum, o que faz com que os novos professores do ensino fundamental e médio, ao ministrarem suas aulas, praticamente copiem o modo de fazê-lo e o próprio comportamento de alguns de seus professores de faculdade, dando aula expositiva e, às vezes, sugerindo algum trabalho em grupo com pouca ou nenhuma orientação.

 

O uso de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) abre perspectivas para novos ritmos e dimensões de ensinar e aprender (KENSKI, 2003)2, ampliando os tempos e locais onde a construção do conhecimento ocorre e modificando, inclusive, a forma pela qual se ensina e se aprende. Modifica-se, assim, a lógica sob a qual os processos de ensinar e aprender submetem-se, ultrapassando os limites impostos pelos espaços e horas tradicionais, os quais são ainda válidos, mas não mais exclusivos.

No Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, aulas não presenciais serão incorporadas a componentes curriculares como parte de sua carga horária teórica e presencial. A semipresencialidade, nesse contexto, está de acordo com a Resolução Nº 5/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014, a qual dispõe sobre a oferta de componentes curriculares ministrados no formato semipresencial nos cursos de graduação presenciais da UFFS, limitando essa oferta a até 20% da carga horária total do Curso. Componentes curriculares dos Domínios Comum, Conexo e Específico serão ofertados no formato semipresencial.

O sistema de gerenciamento das aulas não-presenciais adotado pelo Curso será aquele fornecido pela UFFS. Atualmente, dispomos de estrutura institucional via plataforma virtual de ensino e de aprendizagem Moodle já em funcionamento, ou seja, as condições necessárias quanto ao AVEA (ambiente virtual de ensino e de aprendizagem) já são fornecidas pela instituição. Sumariamente, por meio da plataforma Moodle, é possível valer-se de metodologias como o trabalho a partir de atividades de chat, de fórum, de lista de tarefas ou lição, de construção colaborativa de texto (escrita colaborativa), de elaboração de base de dados (para download e para upload de arquivos pelo professor e pelos estudantes). Todos esses recursos, conforme nosso entendimento, podem ser utilizados como possibilidades de avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem ofertados a distância.

Sobre a utilização dos recursos disponíveis no Moodle, é importante destacar que

[...] as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação audiovisual, e estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, entre o estar juntos e o estarmos conectados a distância. Mas, se ensinar dependesse só de tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000, p. 12).

 

Nesse sentido, parece necessário refletir sobre o uso das tecnologias no que respeita à mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar com o desenvolvimento desse mesmo processo de ensino e aprendizagem (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000), e deve ser usada como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que favoreça a mediação, por parte do professor, no processo de construção do conhecimento por parte do aluno.

Assim, compreendemos que capacitações docente no que se refere ao uso pedagógico dos recursos disponíveis no Moodle para atividades de ensino são essenciais, pois, conforme destacam Pallof e Pratt (2002, p. 195, grifos dos autores)3, “[...] muitos professores ainda não têm muita intimidade com o ambiente de aprendizagem on-line e com o que tal ambiente demanda para que se tenha um resultado positivo nessa aprendizagem”. Isso porque é necessário que o docente desenvolva não só habilidades básicas relacionadas ao uso dos programas e conhecimento operacional, mas competências que culminem no aproveitamento criativo dos recursos. Essas capacitações são necessárias também para que o docente possa ministrar CCRs que sejam ofertados no formato semipresencial, uma vez que, de acordo com a Resolução Nº 5/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014, o professor deve, obrigatoriamente, possuir capacitação específica para Educação a Distância – EaD e para o ambiente virtual de ensino-aprendizagem.

Por fim, destacamos que os processos de avaliação das atividades não presenciais respeitarão os regramentos do atual Regulamento de Graduação da UFFS e demais determinações estabelecidas pelo Colegiado de Curso, em seu PPC e em atos normativos e deliberativos posteriores. Além disso, em seus Planos de Ensino, os componentes curriculares que passam a atuar também na modalidade de ensino semipresencial deverão apresentar detalhamento da metodologia empregada no CCR, detalhamento dos processos de avaliação próprios de cada modalidade de ensino, descrição das atividades de ensino e de aprendizagem e a indicação dos horários de disponibilidade do docente responsável pelo CCR para atendimento didático-pedagógico.

 

No quadro a seguir estão listados os componentes curriculares que terão carga horária não presencial:

 

CCR

Aulas presenciais

Aulas não presenciais

Total de horas

Leitura e produção textual I

50

10

60

Introdução à informática

50

10

60

Matemática instrumental

50

10

60

Direitos e cidadania

50

10

60

Introdução aos estudos linguísticos

35

10

45

Estudos da língua espanhola I

60

15

75

Leitura e produção textual II

50

10

60

Introdução ao pensamento social

50

10

60

Meio ambiente, economia e sociedade

50

10

60

Estudos da língua espanhola II

50

10

60

Iniciação à prática científica

50

10

60

Introdução aos estudos literários

50

10

60

Estudos da língua portuguesa I: fonética e fonologia

35

10

45

Estudos da língua espanhola III

50

10

60

Literatura hispânica I

35

10

45

Teoria e crítica literária

35

10

45

Estatística básica

50

10

60

Linguística textual

35

10

45

História da fronteira Sul

50

10

60

Política educacional e legislação do ensino no Brasil

35

10

45

Estudos da língua espanhola IV: morfossintaxe

50

10

60

Estudos da língua portuguesa II: morfossintaxe

35

10

45

História das línguas românicas

35

10

45

Literatura hispânica II

35

10

45

Fundamentos da educação

35

10

45

Fundamentos da crítica social

50

10

60

Oficina I

10

5

15

Estudos da língua espanhola V: fonética e fonologia

50

10

60

Estudos da língua portuguesa III: morfossintaxe

50

10

60

Literatura brasileira I

35

10

45

Literatura hispânica III

50

10

60

Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano

35

10

45

Literatura infantil e juvenil

50

10

60

Oficina II

10

5

15

Estudos da língua espanhola VI: sintaxe

50

10

60

Estudos da língua portuguesa IV: morfossintaxe

35

10

45

Linguística aplicada ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa

35

10

45

Linguística aplicada ao ensino e aprendizagem da língua espanhola

35

10

45

Literatura hispânica IV

50

10

60

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua portuguesa

35

10

45

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua espanhola

35

10

45

Estudos da língua espanhola VII: sintaxe

35

10

45

Psicolinguística: processos de leitura e escrita

50

10

60

Estudos da significação I: semântica e pragmática

50

10

60

Literaturas de língua portuguesa

50

10

60

Estudos avançados em língua espanhola I: prática de textos

50

10

60

Literatura brasileira II

50

10

60

Estudos da língua portuguesa V: diversidade linguística

35

10

45

Estudos da significação II: enunciação e discurso

50

10

60

Seminário temático I

10

5

15

Estudos avançados em língua espanhola II: teorias e práticas de tradução

35

10

45

Língua brasileira de sinais (Libras)

50

10

60

Literatura brasileira III

50

10

60

Seminário temático II

10

5

15

Estudos avançados em língua espanhola III: prática oral

50

10

60

Literaturas catarinense, paranaense e sul-riograndense

35

10

45

 

 

 

 

Optativas:

Aulas presenciais

Aulas não presenciais

Total de horas

A construção do texto falado

25

5

30

Aquisição da linguagem

25

5

30

As vanguardas europeias e o modernismo brasileiro

25

5

30

Cultura de língua espanhola

25

5

30

Filosofia da linguagem

25

5

30

Gêneros do discurso e ensino

25

5

30

Gramáticas do português brasileiro

25

5

30

História das ideias linguísticas

25

5

30

História do ensino de língua portuguesa

25

5

30

História do português brasileiro

25

5

30

Informação, comunicação e educação

25

5

30

Língua brasileira de sinais (Libras)

25

5

30

Língua espanhola instrumental

25

5

30

Linguagem e ideologia

25

5

30

Linguística e psicanálise

25

5

30

Literatura de tradição oral

25

5

30

Literatura dramática

25

5

30

Literatura e cinema

25

5

30

Literatura e história nos escritos de viajantes

25

5

30

Literatura portuguesa (poesia e teatro)

25

5

30

Literatura portuguesa (prosa)

25

5

30

Literatura universal

25

5

30

Norma padrão do português

25

5

30

Política linguística no Brasil

25

5

30

Processamento linguístico

25

5

30

Teoria do conto

25

5

30

Teorias do discurso

25

5

30

Teorias linguísticas: desenvolvimentos recentes

25

5

30

Teorias linguísticas modernas

25

5

30

Tópicos de crítica literária

25

5

30

Tópicos em fonética, fonologia e prosódia do português

25

5

30

Tópicos em morfossintaxe de português

25

5

30

Tópicos em semântica e pragmática

25

5

30

Tópicos especiais em línguas e cultura hispanas

25

5

30

Variação linguística e ensino

25

5

30

 

Art. 3º Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Chapecó, 4ª Reunião Ordinária, em 07 de junho de 2019.

 

Morgana Fabiola Cambrussi

Coordenadora Interina do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura

UFFS – Campus Chapecó

 

Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD

1 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

2 KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

3 PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de *aula on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Data do ato: Chapecó-SC, 07 de junho de 2019.
Data de publicação: 24 de junho de 2019.

Morgana Fabiola Cambrussi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Chapecó