ATO DELIBERATIVO Nº 8/CCMPF/UFFS/2015

Delibera sobre a oferta de componentes curriculares optativos no Curso de Graduação em Medicina.

 A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais:

 

 

DECIDE:

 

 

Art. 1º Inserir no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina dez Componentes Curriculares optativos com ementa aberta e seis Componentes Curriculares optativos de ementa fechada, descritos abaixo:

 

§ 1º Componentes Curriculares Optativos com Ementa aberta:

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

 

Fundamentos em Saúde I

02

30

 

 

Fundamentos em Saúde II

02

30

 

 

Fundamentos em Saúde III

02

30

 

 

Fundamentos em Saúde IV

02

30

 

 

Fundamentos em Saúde V

02

30

 

 

Tópicos Avançados em Saúde I

02

30

 

 

Tópicos Avançados em Saúde II

02

30

 

 

Tópicos Avançados em Saúde III

02

30

 

 

Tópicos Avançados em Saúde IV

02

30

 

 

Tópicos Avançados em Saúde V

02

30

 

 

§ Componentes Curriculares Optativos de Ementa fechada:

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Anatomia Cirúrgica

2

30

EMENTA

Anatomia topográfica com correlação Anátomo-Cirúrgica.

OBJETIVO

Comprender os principais mecanismos estruturais da anatomia cirúrgica e as técnicas cirúrgicas aplicadas a anatomia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

MOORE, K.L. et al. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana 3D. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SNELL, R.S. Anatomia clínica para estudantes de Medicina. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

DRAKE, R.L.; VOGT, W.; MITCHELL, A. Gray: anatomia clínica para estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

ZORZETTO, N.L. Curso de anatomia humana. 8 a Ed. São Paulo: LIPEL,2003.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GSA145

Comunicação e Saúde

2

30

EMENTA

Aprofundamento e desenvolvimento de habilidades de comunicação em Saúde. Especificidades, possibilidades e impossibilidades da interface Comunicação e Saúde. Aplicação da linguagem técnico-científica no trabalho em saúde: relação com o paciente e familiares, com a equipe e comunicação de má notícia.

OBJETIVO

Oportunizar a apropriação de conhecimentos teórico-práticos em Comunicação, desenvolvendo habilidades práticas e analíticas relacionadas a comunicação na área da saúde.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ABDO, Carmita Helena Najjar. Armadilhas da comunicação: o médico, o paciente e o diálogo. São Paulo, Lemos Editorial, 1996.

ARAÚJO, Inesita Soares & CARDOSO, Janine Miranda. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

BERLO, David K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. 4ª Ed. São Paulo: Loyola, 2001.

RODRIGUES, L. A. J.; KAYANO, R; LIPPE, T. L. & SCHRAIBER, L. B., 1996. Interação com usuários na unidade básica de saúde. In: Saúde do Adulto. Programas e Ações na Unidade Básica (L. B. Schraiber, M. I. B. Nemes & R. B. Mendes-Gonçalves, org.), pp. 262-275, São Paulo: Editora Hucitec.

SIQUEIRA, Cyro. A medicina e os meios de comunicação. Belo Horizonte, Edições C.L.A., 1999.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

VASCONCELOS, E.M. (org). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira. São Paulo, Editora Plêiade/Unimed Amparo, 1996.

HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e Doença. Porto Alegra: Artmed, 2003.

ISMAEL, J.C. O médico e o paciente: breve história de uma relação delicada. São Paulo, T. A. Queiroz, 2002.

MAIBACH, Edward e PARROT, Roxanne Louiselle (ed). Designing health messages: approaches from communication theory and public health practice. EUA, Sage Publications, 1995.

PAES DA SILVA, Maria Júlia. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo, Edições Loyola, 2002.

PAULINO, Fernando Oliveira (Org.). Comunicação e Saúde. Brasília: Casa das Musas, 2009.

PESSONI, Arquimedes. Comunicação & Saúde: parceria interdisciplinar. 1. ed. São Paulo: Midia Alternativa Comunicação e Editora Ltda, 2006. v. 1

SCLIAR, Moacyr. A linguagem médica. São Paulo, Publifolha, 2002.

SILVA, Jaqueline Oliveira; BORDIN, Ronaldo (orgs). Máquinas de sentido: processos comunicacionais em saúde. Porto Alegre: Dacasa. Escola de Gestão Social em Saúde/ Promed, 2003.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Estudos Interdisciplinares sobre Mente e Cérebro

2

30

EMENTA

Estudo sobre os diferentes conceitos e teorias sobre mente, cognição, consciência, conhecimento, representação e memória.

OBJETIVO

A partir de um estudo interdisciplinar com a filosofia, neurologia, psiquiatria, psicologia e demais áreas a fins, analisar as diferentes concepções de mente e cérebro.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CHURCHLAND, Paul. Matéria e Consciência: uma introdução à filosofia da mente. São Paulo:Unesp, 2004.

GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente. São Paulo: Edusp, 1996.

KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa, 4a ed.: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

KITCHER, Patricia. Kant´s Thinker. Oxford: Oxford University Press, 2011.

MATTHEWS, Eric. Mente: conceitos-Chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

TEIXEIRA, João de Fernandes. Mente, cérebro e cognição. Petrópolis: Vozes, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

COSTA, Claudio. Filosofia da Mente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

DENNETT, D.C. Tipos de Mente. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1997.

-----------.Brainstorms. Ensaios Filosóficos Sobre Mente e Psicologia. São Paulo:UNESP, 2006

HEIL, J. Filosofia da Mente, uma introdução contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios. São Paulo: Ed. Atheneu, 2001.

MALDONATO, M. A Mente Plural - Biologia, Evolução, Cultura. Marco Editora, 2006.

PENFIELD, W. O Mistério da Mente: um estudo crítico da consciência e do cérebro humano.

São Paulo: Ed. Atheneu, 1983.

RUSELL, B. A. W. Análise da Mente. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1976.

TEIXEIRA, J. de F. O que é Inteligência Artificial? São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Terapia e Avaliação Nutricional ao Paciente Clínico

2

30

EMENTA

Avaliação nutricional em coletividade sadia (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes). Avaliação nutricional no paciente hospitalizado. Classificação de dietas terapêuticas. Requerimentos dietéticos para a população geral. Terapia nutricional em doenças do sistema digestivo. Terapia nutricional em oncologia. Terapia nutricional para estresse metabólico. Terapia nutricional enteral e parenteral.

OBJETIVO

Capacitar o estudante para a identificação de deficiências nutricionais e necessidades e restrições dietéticas dos pacientes em diferentes condições.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CUPPARI, L. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar - Nutrição - Nutrição Clínica no Adulto. 3 ed. Rio de Janeiro; Manole, 2014.

ESCOTT-STUMP S, Mahan KL, RAYMOND JL. Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13 ed. Rio de Janeiro; Elsevier, 2012.

KAC G, SICHIERI R, GIGANTE DP. Epidemiologia Nutricional. Rio de Janeiro;

Fiocruz/Atheneu, 2007.

SOBOTKA, L. et al. Bases da Nutrição Clínica. 3 ed. Rio de Janeiro; Rubio, 2008.

WAITZBERG DL. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 4 ed. São Paulo; Atheneu, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

Instituto Nacional do Câncer. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. Rio de Janeiro; INCA, 2009.

Associação Médica Brasileira. Projeto Diretrizes. Acesso em: http://www.projetodiretrizes.org.br

Rasmussen KM, Yaktine AL, Committee to Reexamine IOM Pregnancy Weight Guidelines, Food and Nutrition Board. Weight gain during pregnancy: reexamining the guidelines. Washington, D.C.; The National Academies Press, 2009.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Tópicos Avançados de Embriologia Humana

2

30

EMENTA

O estudo dos ciclos reprodutivos do homem e da mulher, os principais eventos ocorridos durante o desenvolvimento do embrião, dos anexos embrionários e da placenta. Origem e a formação dos diversos sistemas. Malformações congênitas e terapias atuais.

OBJETIVO

Relacionar a embriologia humana com os principais mecanismos estruturais e funcionais envolvidos nos estágios da reprodução e desenvolvimento humano, bem como contribuir na compreensão de novas possibilidades terapêuticas associadas às novas tecnologias.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DUMM CG. Embriologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006.

MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 9ª ed., Elsevier, Rio de Janeiro, 2013.

MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. 7ª ed., Elsevier, Rio de Janeiro, 2013.

SADLER, T.W. Langman. Embriologia Médica. 9ª ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2005.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

CARLSON BM. Embriologia Humana e Biologia do Desenvolvimento. 5ª ed. Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2014.

CATALA M. Embriologia, Desenvolvimento Humano Inicial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.

LARSEN WJ. Human Embryology. 3ª ed. Philadelphia: Churchill Livingstone; 2001.

O'RAHILLY R, MULLER F. Embriologia & Teratologia Humanas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

ROHEN JW, LÜTJEN-DRECOLL E. Embriologia Funcional: o desenvolvimento dos sistemas funcionais do organismo humano. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Tópicos Avançados de Genética Humana

2

30

EMENTA

Bases moleculares da Genética. Conceitos fundamentais em genética. Genética mendeliana. Padrões de herança e síndromes monogênicas. Heredogramas. Erros inatos do metabolismo. Citogenética e síndromes cromossômicas. Genética do Câncer. Farmacogenética. Aplicações da metodologia molecular no diagnóstico de doenças genéticas humanas. Ética e Genética. Aconselhamento genético. Epigenética.

OBJETIVO

Compreender as bases genéticas conceituais e moleculares da herediatariedade e as principais doenças relacionadas à mutações genéticas e cromossômicas. Aprofundar o conhecimento da genética como ferramenta no diagnóstico e tratamento de doenças, e os aspectos éticos envolvidos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

GRIFFITHS, A. J. F.; et al. Introdução a Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

NUSSBAUM R.L.; MCINNES R. R.; WILLARD H.F. Thompson e Thompson. Genética Médica. 7. ed., Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2008.

PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

PASTERNAK, J. J. Uma introdução a Genética molecular humana: mecanismos das doenças hereditárias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

READ, A; DONNAI, D. Genética Clínica: uma nova abordagem. Porto Alegre: Artemed, 2008.

TURNPENNY, P; ELLARD, S. E. Genética Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

Art. Este Ato Deliberativo entra em vigor na data de sua publicação e revoga o ATO DELIBERATIVO Nº 004/2015CCM/PF.

 

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 10 de novembro de 2015.
Data de publicação: 16 de maio de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo