DECISÃO Nº 17/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023
DECIDE:
Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
DECISÃO Nº 17/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2023, DE 20 DE julho DE 2023
RELATÓRIO FINAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ESCOLA DA TERRA OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL-PR
1. Dados de identificação do curso
Nome do curso: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ESCOLA DA TERRA |
Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): Educação CÓDIGO DO CNPq 7.08.00.00-6 |
Forma de oferta: PRESENCIAL - ALTERNÂNCIA |
Proponente: ( )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação Especificar: Pós Graduação em Realidade Brasileira - Turma 2; Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas. ( X ) Grupo de Pesquisa Especificar: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia ( ) Pró-Reitoria(as) Especificar: Pesquisa e Pós-graduação |
Campus de oferta: Laranjeiras do Sul, PR |
Documento de aprovação da oferta do curso: DECISÃO Nº 27/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2021
|
2. Dados do coordenador do curso
Nome completo: Ana Cristina Hammel |
Titulação acadêmica: Doutora |
Portaria de designação: PORTARIA DE PESSOAL Nº 120/GR/UFFS/2022
|
E-mail: ana.hammel@uffs.edu.br |
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902013686022606 |
3. Caracterização do curso
Data de início: 02/2022 |
Data de término: 03/2023 |
Carga horária total: 400 horas |
|
Alteração no cronograma: Houve um atraso no início das aulas devido ao período da matrícula que foi prorrogado e as aulas iniciaram apenas em maio de 2022, isso ocasionou etapa mais próximas e o tempo comunidade com menos intervalo, porém não teve alteração no prazo final o curso que foi previsto para março de 2023.
|
4. Das vagas, Matrículas e Concluintes
Vagas ofertadas: 50 |
Inscritos: 50 |
Selecionados: 50 |
Matriculados: 49 |
Desistentes: |
Evasão: |
Concluintes: 33 |
5. Público Alcançado
O público alvo foi composto por educadores/as que atuam nas escolas de educação básica das redes estadual e municipal de ensino; Educadores/as e gestores/as que atuam em escolas do campo, organizadas em multisseries, multianos e ciclos de formação humana; Egressos/as do Programa de formação Continuada Escola da Terra. A formação buscou contribuir com a formação continuada dos professores em diálogo com a comunidade e com as necessidades que demandam da realidade.Foram quatro guias que agora retornam para a escola e para a comunidade. |
6. Matriz Curricular e Docentes
Disciplina |
Carga horária |
Período de Oferta |
Professor Responsável (nome completo) |
Titulação |
O impacto das políticas neoliberais na educação |
20 |
05/05/2022 a 30/08/2022 |
Régis Clemente da Costa |
Doutor |
Fundamentos da Educação rural e Educação do Campo |
20 |
07/07/2022 a 30/09/2022 |
Maria Antônia de Souza |
Doutora |
A periodização do desenvolvimento humano |
20 |
05/05/2022 a 30/08/2022 |
Natacha Eugênia Janata |
Doutora |
Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares |
40 |
08/07/2022 a 30/09/2022 |
Ana Cristina Hammel
Maria Eloá Gehlen |
Doutora
Doutora |
A cooperação na escola e na comunidade |
40 |
27/09/2022 a 30/10/2022 |
Fábio Luiz Zeneratti
Anelize Campos |
Doutor
Doutora |
Princípios e práticas agroecológicas na Educação do Campo |
40 |
27/09/2022 a 30/10/2022 |
Roberto Antônio Finatto Anelize Campos |
Doutor
Doutora |
Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida |
30 |
05/05/2022 a 30/07/2022 |
Marcos Gehrke
|
Doutor |
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso |
40 |
09/09/2022 a 20/02/2023 |
Ana Cristina Hammel |
Doutora |
Metodologia da Pesquisa |
30 |
09/09/2022 a 20/02/2023 |
Roberto Antônio Finatto |
Doutor |
Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas |
40 |
29/09/2023 a 12/12/2023 |
Fábio Luiz Zeneratti
Fabio Pontarolo
|
Doutor
Doutor
Doutora |
Práticas pedagógicas na área das linguagens |
40 |
29/09/2023 a 12/12/2023 |
Christiane Maria Nunes de Souza Alonso Nilson de Souza |
Doutora
Doutor |
Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática |
40 |
29/09/2023 a 12/12/2023 |
Josimeire Apª Leandrini
Vitor de Moraes |
Doutora
Doutor |
Obs: Houve duas alterações de professores: o professor Régis Clemente da Costa assumiu uma a disciplina O Impacto das políticas neoliberais na educação, sendo a sua área de atuação; e o professor Afonso Nilson de Souza assumiu junto com a professora Christiane a disciplina de Práticas pedagógicas na área das linguagens, pois a professora Suzamara não pode assumir a disciplina.
6.1 Dados do Corpo docente substituto:
Nome completo: Régis Clemente da Costa |
Titulação: Doutor |
Forma de contratação: Efetivo |
Experiência acadêmica e profissional: Professor da educação básica; professor do Ensino Superior
|
Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2354609009403083 |
Nome completo: Afonso Nilson de Souza |
Titulação: Doutor |
Forma de contratação: Colaborador |
Experiência acadêmica e profissional: Artista popular, especialista em teatro. |
Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1362414736513347 |
7. Desempenho Acadêmico
Acadêmicos(as) (nome completo, sem abreviaturas, conforme deve constar no certificado) |
Componente Curricular - Conceito |
||||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
||
ALESSANDRA LOPES RIBEIRO |
A |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
ALICE SAVI WUST |
A |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
B |
A |
A |
|
CAMILA JESSICA ROTERMEL |
B |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
A |
A |
B |
A |
B |
|
CERIZE MARIA DE CASTILHO |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
CILIANA FEDERICI |
B |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
B |
|
CLAUDIA ELENA DOS SANTOS |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
DANIELI CONRADO |
C |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
DIOMARA RENHRA LOURENÇO MATHIAS |
C |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
A |
A |
B |
A |
B |
|
ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
C |
A |
|
EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI |
C |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
EVERLI THALIA BORRE |
A |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
|
FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
|
FRANCIELI DE SOUZA LEITE |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
B |
|
GEVERTON VIEIRA |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
JAQUELINE BAIM |
B |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
A |
|
JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS |
A |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
B |
A |
A |
|
JESSE SILVA MARQUES |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
C |
A |
A |
A |
B |
|
JOCELAINE ALVES DE MIRANDA |
B |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
C |
A |
B |
A |
B |
|
JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
B |
|
MAICON DIEKSON COSTA LEITE |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
MARCOS BORTOLLI |
B |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
|
22) |
MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
23) |
MARILDA CANDIDO DOS SANTOS ARCANJO |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
24) |
MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
25) |
MARLI JOSÉ DE ALMEIDA |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
26) |
NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS |
A |
A |
B |
C |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
B |
27) |
NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE |
B |
A |
A |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
28) |
ROBERTO SOARES DE MELO SILVA |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
B |
A |
A |
A |
A |
C |
29) |
SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
C |
A |
A |
A |
B |
30) |
SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
31) |
SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
A |
32) |
SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
33) |
VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO |
B |
A |
C |
C |
A |
A |
B |
B |
A |
A |
A |
B |
Legenda:
1 - O impacto das políticas neoliberais na educação
2 - Fundamentos da Educação rural e Educação do Campo
3 - A periodização do desenvolvimento humano
4 - Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares
5 - A cooperação na escola e na comunidade
6 - Princípios e práticas agroecológicas na Educação do Campo
7 - Práticas pedagógicas e a relação entre escola e vida
8 - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
9 - Metodologia da Pesquisa
10 - Práticas pedagógicas na área de ciências sociais e humanas
11 - Práticas pedagógicas na área das linguagens
12 - Práticas pedagógicas na área das ciências da natureza e matemática
8. Conceituação no Trabalho de Conclusão do Curso (monografia ou artigo)
Acadêmicos(as) |
Título da Monografia/TCC |
Conceito |
|
1) |
ALESSANDRA LOPES RIBEIRO |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
2) |
ALICE SAVI WUST |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
3) |
CAMILA JESSICA ROTERMEL |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
4) |
CERIZE MARIA DE CASTILHO |
Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita |
B |
5) |
CILIANA FEDERICI |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
6) |
CLAUDIA ELENA DOS SANTOS |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
7) |
DANIELI CONRADO |
Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita |
B |
8) |
DIOMARA RENHRA LOURENÇO MATHIAS |
Terra Indígena Rio das Cobras: guia metodológico para as escolas indígenas da terra indígena Rio das Cobras |
A |
9) |
ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS |
Guia metodológico do inventário da realidade para as escolas da Terra Indígena Rio das Cobras |
A |
10) |
EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI |
Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita |
B |
11) |
EVERLI THALIA BORRE |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
12) |
FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
13) |
FRANCIELI DE SOUZA LEITE |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
14) |
GEVERTON VIEIRA |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
15) |
JAQUELINE BAIM |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
16) |
JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
17) |
JESSE SILVA MARQUES |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
18) |
JOCELAINE ALVES DE MIRANDA |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
19) |
JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
20) |
MAICON DIEKSON COSTA LEITE |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
21) |
MARCOS BORTOLLI |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
22) |
MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
23) |
MARILDA CANDIDO DOS SANTOS ARCANJO |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
24) |
MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
25) |
MARLI JOSÉ DE ALMEIDA |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
26) |
NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
27) |
NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
28) |
ROBERTO SOARES DE MELO SILVA |
A construção dos planos de ensino por ciclos de formação humana com complexos de estudos para as escolas itinerantes do Paraná - Ensino Fundamental I |
B |
29) |
SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA |
Guia metodológico de alfabetização: práticas de oralidade, leitura e escrita |
B |
30) |
SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
31) |
SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
32) |
SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS |
A produção e a importância de materiais didáticos na educação do campo: o guia metodológico para as escolas do campo multianos no Paraná |
A |
33) |
VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO |
Guia metodológico do inventário da realidade para as escolas da Terra Indígena Rio das Cobras |
A |
9. Relação dos Acadêmicos com direito a Certificado de Especialização
Nome do (a) Acadêmico (a) |
|
1) |
ALESSANDRA LOPES RIBEIRO |
2) |
ALICE SAVI WUST |
3) |
CAMILA JESSICA ROTERMEL |
4) |
CERIZE MARIA DE CASTILHO |
5) |
CILIANA FEDERICI |
6) |
CLAUDIA ELENA DOS SANTOS |
7) |
DANIELI CONRADO |
8) |
DIOMARA RÉNHRA LOURENÇO MATHIAS |
9) |
ELIZANDRA FYGSÃNH FREITAS |
10) |
EVANIZE DE FATIMA DA SILVA CHAGAS KOVALSKI |
11) |
EVERLI THALIA BORRE |
12) |
FABIANA LUZIA BELTRAME SIGNORINI |
13) |
FRANCIELI DE SOUZA LEITE |
14) |
GEVERTON VIEIRA |
15) |
JAQUELINE BAIM |
16) |
JAQUELINE PENTEADO DOS SANTOS |
17) |
JESSE SILVA MARQUES |
18) |
JOCELAINE ALVES DE MIRANDA |
19) |
JONES FERNANDO JEREMIAS DE LIMA |
20) |
MAICON DIEKSON COSTA LEITE |
21) |
MARCOS BORTOLLI |
22) |
MARICLEIA OLIVEIRA DE AZEVEDO |
23) |
MARILDA CÂNDIDO DOS SANTOS ARCANJO |
24) |
MARILENE HOCHMANN SIQUEIRA |
25) |
MARLI JOSÉ DE ALMEIDA |
26) |
NATALIA ELISABETH ROQUE ROJAS |
27) |
NEFERTITI CANZI LEGRAMANTE |
28) |
ROBERTO SOARES DE MELO SILVA |
29) |
SIDINÉIA DA SILVA DA COSTA |
30) |
SILMARA CRISTINA DA SILVA BUENO |
31) |
SONIA MARIA DOMINGOS DE OLIVEIRA |
32) |
SÔNIA REGINA HOLUB DOS REIS |
33) |
VIVIANE KELLEN VYGTE BARÃO |
9. Relação dos Acadêmicos com direito a Certificado de Aperfeiçoamento
(Somente os alunos que cursaram no mínimo 180 horas e/ou não concluíram o TCC)
NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) |
NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) |
||
1. |
PAULA MORENO BOTONI |
4. |
|
2. |
TATIANI SILVA MARQUES
|
5. |
10. Relação dos Acadêmicos com direito a Declaração de Estudos
(Alunos que cursaram carga horária inferior 180 horas)
Nome do Acadêmico |
Nome do Acadêmico |
||
SOLANGE FERNANDES BARROZO DEBORTOLI
|
11. Descrição dos pontos fortes do curso
Alternância - os períodos de foram organizados em "momentos" pedagógicos que interagem, chamados de "Tempo Universidade", que compreende o tempo de formação na UFFS, e o "Tempo Escola-Comunidade" que envolveu a formação em serviço, acompanhados por formadores e pelos tutores, com atividades específicas do curso de formação realizadas nas comunidades. Essa articulação foi imprescindível para o uso de ferramentas de comunicação durante os diferentes tempos e espaços de formação. Trabalho de Conclusão de Curso - Contou com encontros sistemáticos para sua conclusão do trabalho. Foi previsto um orientador para cada trabalho elaborado. A proposta do TCC foi um estudo teórico-prático de uma questão ou dimensão específica levantada a partir dos estudos realizados ao longo dos eixos, escolhida preferencialmente nas primeiras etapas do curso, que respeite a trajetória e os interesses de aprofundamento de cada participante e que tenha a potencialidade, prática e teórica, necessária para tornar-se uma espécie de foco articulador do conjunto de conteúdos trabalhados nos eixos. A partir dos TCCs foram disponibilizados quatro guias, para serem utilizados como materiais didáticos: 1. Guia metodológico para escola multiseriadas do Paraná; 2. Guia metodológico para escolas multianos do Paraná 3. Guia metodológico: Inventário da Realidade da Terra Indígena Rio das Cobras; 4. Guia metodológico: Plano de Estudos para os anos iniciais das escolas organizadas em Ciclos de Formação Humana com complexos de estudos. |
12. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
Embora tivemos um índice considerável de desistência, para além do que projetamos, em considerando as demais ofertadas pela UFFS, foi a que mais se formou no último período. Também destacamos as qualidades dos TCCs produzidos que voltaram para escola de forma a contribuir na prática pedagógica. Serão quatro guias que ganharam fôlego nesse período. |
13. Considerações finais
O curso permitiu a formação de especialista em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo, com qualificação técnica e pedagógica para qualificar e fortalecer o trabalho nas escolas do campo. Além disso a partir do Trabalho de Conclusão de Curso foi possível produzir guias que serão utilizados nas escolas de abrangência do projeto e para além delas.
|
Data do ato: Chapecó-SC, 20 de julho de 2023.
Data de publicação: 20 de julho de 2023.
Patricia Romagnolli
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura