DECISÃO Nº 3/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2024
DECIDE:
WILLIAN SIMÕES
FPROEC001 - FORMULÁRIO DE PROJETO NA MODALIDADE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
1. Natureza |
( x ) Extensão ( ) Cultura |
2. Título |
ECAFS Jr. - Extensão Rural Universitária |
3. Coordenador |
Prof. Dr. Bernardo Berenchtein |
4. Programação das atividades Descrição completa das atividades |
-Integração da Equipe e Organização do calendário de atiidadees -Apreeentação da Ecafe Jrs e realização de atiidadee de integração com oe demaie eetudantee do cureo de agronomias -Preparar e organizar toda a equipe para eetarmoe aptoe a iniciar oe trabalhoe como uma empreea de coneultoria Jrs -Realizar coniereae e inetgar a realização de parceriae, -Realizar Relatórioe meneaie e ao fnal um relatório geral de tudo que foi realizado durante a geetãos
|
5. Sistemas de avaliação |
-Questionário online ou impresso com perguntas sobre o desempenho da equipe e quanto foi relevante para o auxiliado. -Aplicação de um questionário rápido com perguntas pré-definidas com um sistema de avaliação de 0 a 10 para o produtor responder em virtude da experiência que o mesmo vivenciou durante o acompanhamento pela ECAFS Jr., aplicado por algum dos integrantes.
A sistemática da ação pela equipe executora se dará através da avaliação de desempenho após cada projeto desenvolvido. Nesta avaliação constará pontos fortes e pontos a serem melhorados no próximo trabalho a ser executado. |
6. Impactos esperados |
6.1. Impactos da ação para a equipe executora -Fazer uma extensão de conhecimento técnicos visando o melhor manejo nas areas solicitadas |
pelo produtor rural, sanando suas respectivas dúvidas sobre o campo em que trabalha. -Fornecer um maior conhecimento prático a campo, auxiliando nos estudos e na sociabilidade com o produtor rural.
6.2. Impactos da ação para o público-alvo -Trabalhar com o produtor visando o desenvolvimento sustentável da propriedade e gerar maior vínculo da sociedade com a universidade |
7. Alcance da proposta Caso a ação conte com parceria externa, com ou sem o envolvimento de recursos, inserir no Sistema Prisma a manifestação formal do interesse da entidade parceira, com os demais documentos da proposta |
( ) Parcerias externas ( ) Recursos Externos |
8. Publicações e outros Produtos Acadêmicos Caracterizam-se como produção de Publicações (manual, jornal, revista, livro, relatório técnico, anais, outros) e como Produtos Acadêmicos (audiovisual: filmes, vídeos; CD's, programa de rádio, programa de TV, outros) os resultados das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica (FORPROEX) |
|
9. Plano de Trabalho do(s) Estudante(s) Descrição das atividades que serão realizadas pelo(s) estudante(s) |
-Integração da Equipe e Organização do calendário de atividades. -Apresentação da Ecafs Jr. e realização de atividades de integração com os demais estudantes do curso de agronomia. -Preparar e organizar toda a equipe para estarmos aptos a iniciar os trabalhos como uma empresa de consultoria Jr. -Realizar conversas e instigar a realização de parcerias; -Realizar Relatórios mensais e ao final um relatório geral de tudo que foi realizado durante a gestão; -Prestar assistência técnica ao produtor rural; - Fazer pesquisas e estudos sobre a demanda dada a equipe pelo produtor; |
10. Resultados Esperados |
Os resultados esperados são a realização de grandes parcerias entre produtores, empresas, comunidade em geral, gerando grande satisfação da comunidade beneficiada, que as atividades realizadas possam trazer conhecimentos técnicos e científicos, buscando em primeiro lugar melhorar a forma de produção dos agricultores e aumentar a capacitação profissional dos alunos integrantes do projeto. Esperamos aumentar a qualificação tecnológica das propriedades atendidas e satisfação pelos produtos oferecidos. Que os cursos, palestras, oficinas, dias de campo, entre outras atividades possam melhorar as técnicas para se buscar eficiências produtivas no campo agrário, e que através da satisfação a empresa ganhe novos apoiadores e sócios discentes. |
11. A ação proposta promove oportunidade de aprendizagem discente, em alinhamento ao |
perfil do egresso e contribui para o cumprimento dos objetivos do(s) Projeto(s) Pedagógico(s) do(s) Curso(s) em questão? Contexto conforme PPC, incluindo número da página de referência |
O projeto pedagógico do curso de agronomia em Erechim tem como objetivo proposto, formar engenheiros agrônomos capacitados técnico e cientificamente para atuar em todas as áreas da Agronomia, com ênfase em Agroecologia, e comprometidos com a agricultura familiar; Capacitar profissionais para promover o manejo sustentável em agroecossistemas; Promover a conservação, preservação e recuperação dos recursos naturais; Compreender a realidade social, econômica, técnica, cultural e política da sociedade, em particular o meio rural, visando integrar- se em suas transformações e atuar como sujeito ativo no processo; Desenvolver pesquisa e extensão com ênfase na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul; Preparar profissionais com capacidade de atuar em equipes interdisciplinares, para planejar; analisar, executar e/ou monitorar sistemas de produção, processamento, beneficiamento e comercialização agropecuária, visando fortalecer a agroindústria familiar; proporcionar a compreensão dos princípios fundamentais e das técnicas e tecnologias adequadas ao cultivo das plantas e à produção zootécnica integrada às demais atividades do meio rural; recuperar as experiências e os conhecimentos dos agricultores em saberes tradicionais; estimular a interação do conhecimento científico e tradicional com a realidade da agricultura familiar; tornar público os conhecimentos técnicos, científicos e culturais produzidos no âmbito do curso. O egresso do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul deverá ter capacidade técnica e científica para atuação profissional em todas as áreas da Agronomia considerando valores humanísticos, princípios éticos, capacidade de comunicação e visão socioambiental e econômica. Tais características habilitará o egresso para a atuação integrada aos profissionais de outras áreas do conhecimento a fim de atender as demandas do desenvolvimento sustentável. Para isso, o profissional necessitará de formação humanística e técnico-científica integradas, com o objetivo de estabelecer relações participativas com os sujeitos sociais dos territórios ou das cadeias produtivas. Também deverá ter habilidade para integrar sua atividade profissional a princípios ambientais e socioeconômicos que promovam a sustentabilidade numa perspectiva multidimensional. Enfim, um profissional comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, respeitando o ambiente e os produtores rurais. Sendo assim, as ações aqui propostas doravante denominada “Empresa Júnior ECAFs Jr.” se encaixam diante os objetivos e perfil de egresso exposto. |
Data do ato: Chapecó-SC, 01 de março de 2024.
Data de publicação: 01 de março de 2024.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura