DECISÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2024

Aprova relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 
O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, faz saber que a CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), considerando:
a. o Processo nº 23205.011903/2024-09; e
b. as deliberações ocorridas na 6ª Sessão Ordinária de 2024,


DECIDE:

Art. 1º Aprovar o relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional, da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O curso, com carga horária de 405 (quatrocentas e cinco) horas, foi ofertado pelo Campus Erechim-RS, no período de março de 2023 a abril de 2024.
 
Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 6ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 10 de julho de 2024.

 

JOÃO ALFREDO BRAIDA
Presidente do Conselho Universitário

JOVILES VITORIO TREVISOL
Presidente em exercício da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
 
 
ANEXO I
DA DECISÃO Nº 15/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2024
 
RELATÓRIO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM:
GESTÃO ESCOLAR: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL, OFERTADO NO CAMPUS ERECHIM
 

1. Dados de identificação do curso

Nome do curso: Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional

Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES):

Forma de oferta: Presencial

Proponente:

( X ) Curso de Graduação ou Pós-Graduação

Especificar: Pedagogia

( ) Grupo de Pesquisa

Especificar:

( ) Pró-Reitoria(as)

Especificar:

Campus de oferta: Erechim

Documento de aprovação da oferta do curso: DECISÃO Nº 31/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2022 

 

2. Dados do coordenador do curso

Nome completo: Jerônimo Sartori

Titulação acadêmica: Doutor

Portaria de designação: Portaria nº 35/GR/UFFS/2023

E-mail: jetori55@yahoo.com.br

Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267208594636934

 

3. Caracterização do curso

Data de início: 31-03-2023

Data de término: 20-04-2024

Carga horária total: 405 horas

 

Alteração no cronograma:

O curso cumpriu com o cronograma de início e término, conforme o cronograma proposto.

 

 

4. Das vagas, Matrículas e Concluintes

Vagas ofertadas: 45

Inscritos: 43

Matriculados: 37

Desistentes: 04

Evasão: 03

*Que não formalizaram a desistência

Concluintes (Especialistas): 32

Certificados de Aperfeiçoamento: 01

Declarações de Estudo: 00

 

5. Público Alcançado

A proposta previa atender docentes que já atuam ou pretendem, num futuro próximo, atuar na gestão escolar, seja na coordenação pedagógica, na supervisão escolar ou mesmo na direção de escola. Assim, podemos afirmar que o curso atendeu a proposta de contar com participantes das redes de ensino tanto do município de Erechim, como de municípios próximos, tanto do Rio Grande do Sul, como de Santa Catarina.

 

6. Matriz Curricular e Docentes

Disciplina

Carga horária

Período de Oferta

Professor Responsável

(nome completo)

Titula-ção

Gestão Educacional e Escolar

45

31-03-2023 a 29-04-2023

Sandra Simone Höpner Pierozan

Doutora

Políticas Educacionais

30

05-05-2023 a 20-05-2023

Maria Silvia Cristofoli

Doutora

Pesquisa em Educação

30

02-06-2023 a 17-06-2023

Almir Paulo dos Santos

Moises Marques Prsybyciem

Doutor

Doutor

Fundamentos de inclusão no ambiente educativo contemporâneo

45

23-06-2023 a 12-08-2023

Sonize Lepke

Doutora

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na gestão escolar

30

07-07-2023 a 15-07-2023

Ana Maria de Oliveira Pereira

Bárbara Cristina Pasa

Doutora

 

Doutora

Teorias da Supervisão Educacional

45

25-08-2023 a 16-09-2023

Jerônimo Sartori

Sandra Simone Höpner Pierozan

Doutor

Doutora

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico

45

29-09-2023 a 21-10-2023

Eliara Zavieruka Levinski

Ádria Brum de Azambuja

Doutora

Mestre

Coordenação do Processo Pedagógico

45

10-11-2023 a 25-11-2023

Jerônimo Sartori

Doutor

Processos avaliativos: avaliação institucional e da aprendizagem

30

08-12-2023 a 16-12-2023

Adriana Salete Loss

Doutora

Trabalho de Conclusão de Curso

60

18-12-2023 a 30-03-2024

Orientadores

 

Obs.: Justificar as mudanças e alterações ocorridas em relação ao corpo docente.

 

6.1 Dados do Corpo docente substituto:

Nome completo: Não se aplica

Titulação: Não se aplica

Forma de contratação: Não se aplica

Experiência acadêmica e profissional: Não se aplica

 

Endereço Currículo Lattes: Não se aplica

 

7. Descrição dos pontos fortes do curso

Realizou-se uma pesquisa com os cursistas, a qual não coletava identificação, em que obtivemos 29 respostas. O formulário ficou disponível para preenchimento por 10 (dez) dias. Para as questões de nº 1 a 6 utilizou-se a seguinte escala: 5 – Excelente; 4 – Bom; 3 – Regular; 2 – Ruim; e, 1 – Péssimo. As questões nº 7 e 10 apresentavam as opções de nota de 0 a 10; as questões 8 e 9 possuíam 5 opções de resposta, conforme se vê na própria descrição a seguir.

Com as respostas, podemos dizer que os pontos fortes do curso foram: o programa; o cronograma e períodos de aulas; o local de realização do curso; o tempo para realização do trabalho de finalização; o corpo docente; a dedicação dos alunos ao curso; a relevância para a vida profissional dos egressos e a recomendação do curso. Para os itens que tratam da avaliação das disciplinas, a nota obtida foi considerada boa (75,9%).

 

  1. Programa (organização das disciplinas): Excelente - 15 respostas (51,7%); Bom – 11 respostas (37,9%); Regular – 3 respostas (10,3%) e nenhuma resposta para Ruim ou Péssimo;

  2. Organização das disciplinas (cronograma e períodos de aula): soma das respostas Excelente e Bom: 82,7%; Regular: 17,2% e zero resposta para Ruim ou Péssimo;

  3. Processo de avaliação nas disciplinas: (forma clara e objetiva): soma das respostas Excelente e Bom: 75,9; Regular: 20,7%; Ruim: 3,4% e zero resposta para Péssimo;

  4. Local de realização do Curso: soma das respostas Excelente e Bom: 96,5%; Regular: 3,4% e zero resposta para Péssimo;

  5. Tempo destinado para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso: soma das respostas Excelente e Bom: 96,6%; Regular: 3,4% e zero resposta para Péssimo;

  6. Atuação do corpo docente: soma das respostas Excelente e Bom: 94,1%; Regular: 6,8% e zero resposta para Péssimo;

  7. Qual a nota geral que você dá para o Curso? Na escala de 0 a 10: nota 10 - 15 respostas (55,2%); nota 9 – 8 respostas (27,6%); nota 8 – 2 respostas (6,9%). Para as notas 6, 5 e 4 recebemos uma resposta em cada opção (com a soma totalizando 10,2%);

  8. Qual foi seu nível de dedicação ao Curso? Bastante: 62,1%; 31% além do esperado; 3,4% suficiente; 3,2% pouco, e, zero respostas para a opção Nenhum;

  9. Como você se sentiu em relação ao curso? Completamente motivado: 48,3%; Motivado: 41,4%; Indiferente: 3,4%; Minimamente desmotivado: 6,8% e zero respostas para a opção Completamente Desmotivado;

  1. - Relevância do Curso para a sua vida profissional: Na escala de 0 a 10: nota 10 - 19 respostas (66,5%); nota 9 – 6 respostas (20,7%); nota 8 – 1 resposta (3,4%). Para as notas 6, 5 e 2 recebemos uma resposta em cada opção (com a soma totalizando 10,2%);

  2. -Você recomendaria este curso? 93,1% SIM e 6,9% NÃO.

 

 

8. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso

Consideramos, neste quesito, as respostas descritivas atribuídas para as seguintes perguntas: (sem limite de respostas por cursista:

Qual a sua sugestão para melhorar a próxima edição deste curso, caso venha a ser reeditado?

Você quer fazer mais algum comentário, reclamação ou dar ideias para outros cursos?

 

  1. Para mim está ótimo;

  2. Está ótimo;

  3. Melhoras na organização dos trabalhos;

  4. Mais cobranças em relação ao uso de celulares, tablets, computadores e conversas paralelas.

  5. Fazer mais cobranças das leituras dos textos: fichamento, estudo dirigido por exemplo.

  6. Construir estratégias para que a turma participe das discussões em sala de aula.

  7. Que os docentes, dediquem mais tempo em aulas expositivas dialogadas. Os seminários têm sua importância, mas as pessoas faziam às pressas para acabar logo a aula.

  8. Mudança de local da sala de aula, para uma menor, em que os discentes fiquem mais próximos.

  9. As aulas nas sextas-feiras a tarde comprometem o horário de trabalho, dificultando a presença de estudantes que não são liberados de seus espaços de trabalho.

  10. Maior pontualidade na entrega dos trabalhos por parte dos estudantes (foi dado muita chance para entregas em atraso), fazendo com que as devolutivas tenham vindo quase no final do curso. Alguns professores dar a devolutiva dentro de um prazo exequível, pois alguns não deram devolutiva dos trabalhos, apenas colocaram a nota no portal.

  11. Acredito que o curso está ótimo e quem realmente quer estudar se dedica, talvez um tempo maior para algumas disciplinas. Um tempo maior para a realização dos trabalhos entre as disciplinas.

  12. Manter a mesma metodologia, que em meu ver é excelente.

  13. Disciplinas que ensinem a parte burocrática (licitação, carta-convite, merenda escolar).

  14. Estudar mais o papel do diretor, parte administrativa, que envolva projetos, finanças.

  15. Se possível a disciplina de Pesquisa em Educação ser ministrada na metade do curso, sendo assim, os discentes têm mais bagagem para elaboração e escrita do artigo.

  16. Aulas online no sábado.

  17. Trabalhar mais o papel do diretor e como ele lida com as burocracias e administração. Mais aulas no período noturno.

  18. A melhoria sempre é necessária, mas, de imediato, não estou à altura de sugerir nada.

  19. Talvez uma carga de leitura menor, mas visando um aprofundamento maior nos textos lidos.

  20. No meu caso um entrave, foi que algumas disciplinas deram choque com as disciplinas do mestrado, mas consegui conciliar e os professores foram atenciosos neste quesito.

  21. O curso foi maravilhoso, entendo que o foco é discutir a gestão educacional e escolar de maneira genérica, na sua amplitude. No entanto, olhando para o público da turma, acho que a temática poderia ser aproximada das especificidades, por exemplo, das escolas indígenas e das escolas de educação infantil, as quais tinham grande representatividade.

  22. Mais carga horária.

  23. Que a coordenação do curso oriente todos os professores a enviar feedback dos trabalhos solicitados nas disciplinas aos estudantes a fim de que possam saber onde reside seus pontos fortes e fracos, podendo, assim, melhorar academicamente ao longo do curso.

  24. A disciplina de Pesquisa em Educação, por exemplo, que tinha como principal missão, no meu ponto de vista, orientar os estudantes na escrita do artigo, não deu nenhum retorno deles para os estudantes. Isso acaba sendo frustrante em certa medida porque o que queremos é mais do que ver a nota no portal, queremos um retorno do trabalho, da produção escrita. Apenas esse aspecto ficou a desejar e nessa disciplina.

  25. No momento não tenho sugestões, está ótimo.

  26. Minha sugestão é que também sejam trabalhados conteúdos relacionados a temática da Educação Escolar Indígena.

  27. Utilizar o tempo dos encontros presenciais com informações relevantes.

  28. Ser um curso mais prático e não tão teórico. Preparar o futuro gestor para tratar de questões e problemas que podem surgir no dia a dia escolar.

  29. Nenhuma .

  30. Que os Planos de Ensino sejam disponibilizados com maior antecedência.

  31. Alternar seminários (em que cada grupo apresenta um texto) com reflexões que articulem os textos (geralmente, realizado pelos professores, mas que poderiam ser articulados pelos alunos enviando previamente um texto apresentando em que os textos se assemelham ou diferem).

  32. Agradecer a oportunidade, da oferta deste curso de especialização. Dizer que isto motiva para que cada vez mais, pessoas capacitadas possuam ocupar estes espaços, não somente por interesses pessoais, mas, principalmente, para a mudança na escola.

  33. Que tenha próximas turmas.

  34. A qualidade foi além do esperado, fui chamada para o estado (RS) na mesma semana de conclusão do curso, para o cargo de supervisora educacional.

  35. Disponibilizar novas turmas para a especialização, é de fundamental importância para a formação docente.

  36. Gostaria de agradecer todo corpo docente, também ao meu orientador, dizer que me senti acolhida e super motivada a lutar pela educação.

  37. Adorei minha experiência na universidade, pretendo seguir nela.

  38. Reavaliar como foram feitas as avaliações. Seria bom ouvir um pouco os professores, a maioria propôs seminários, grande parte do curso foi os alunos apresentando trabalhos.

  39. Identificar no início do curso o acesso e formas de transporte dos alunos.

  40. As aulas na sexta-feira poderiam encurtar o intervalo da tarde e terminar às 21h30min ou de acordo com os horários de ônibus disponível. Quem pega o último ônibus das 22h35min chega muito tarde para retornar no sábado de manhã.

 

 

9. Considerações finais

A coordenação do curso, ouvindo os docentes e cursistas, entende que a terceira edição da especialização em Gestão Escolar atendeu plenamente as expectativas, tendo sido realizado em tempo adequado e oportunizando novos conhecimentos sobre coordenação pedagógica, direção e supervisão escolar e educacional. As manifestações que indicam pouco aproveitamento ou interesse pelo curso servem sempre de alerta para que busquemos envolver ainda mais docentes e discentes na proposta do curso. A oferta de nova edição do curso já é solicitada pela comunidade escolar regional, isto também é um ponto relevante nesta caminhada de fazer a pós-graduação lato sensu, gratuita de qualidade e atendendo a demanda da comunidade escolar e da sociedade em geral.

 

 

 

 

 

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 11 de julho de 2024.
Data de publicação: 11 de julho de 2024.

Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura