DECISÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2024
a. o Processo nº 23205.011903/2024-09; e
b. as deliberações ocorridas na 6ª Sessão Ordinária de 2024,
DECIDE:
JOVILES VITORIO TREVISOL
GESTÃO ESCOLAR: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL, OFERTADO NO CAMPUS ERECHIM
1. Dados de identificação do curso
Nome do curso: Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional |
Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): |
Forma de oferta: Presencial |
Proponente: ( X ) Curso de Graduação ou Pós-Graduação Especificar: Pedagogia ( ) Grupo de Pesquisa Especificar: ( ) Pró-Reitoria(as) Especificar: |
Campus de oferta: Erechim |
Documento de aprovação da oferta do curso: DECISÃO Nº 31/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2022 |
2. Dados do coordenador do curso
Nome completo: Jerônimo Sartori |
Titulação acadêmica: Doutor |
Portaria de designação: Portaria nº 35/GR/UFFS/2023 |
E-mail: jetori55@yahoo.com.br |
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267208594636934 |
3. Caracterização do curso
Data de início: 31-03-2023 |
Data de término: 20-04-2024 |
Carga horária total: 405 horas |
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Alteração no cronograma: O curso cumpriu com o cronograma de início e término, conforme o cronograma proposto.
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4. Das vagas, Matrículas e Concluintes
Vagas ofertadas: 45 |
Inscritos: 43 |
Matriculados: 37 |
Desistentes: 04 |
Evasão: 03 *Que não formalizaram a desistência |
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Concluintes (Especialistas): 32 |
Certificados de Aperfeiçoamento: 01 |
Declarações de Estudo: 00 |
5. Público Alcançado
A proposta previa atender docentes que já atuam ou pretendem, num futuro próximo, atuar na gestão escolar, seja na coordenação pedagógica, na supervisão escolar ou mesmo na direção de escola. Assim, podemos afirmar que o curso atendeu a proposta de contar com participantes das redes de ensino tanto do município de Erechim, como de municípios próximos, tanto do Rio Grande do Sul, como de Santa Catarina. |
6. Matriz Curricular e Docentes
Disciplina |
Carga horária |
Período de Oferta |
Professor Responsável (nome completo) |
Titula-ção |
Gestão Educacional e Escolar |
45 |
31-03-2023 a 29-04-2023 |
Sandra Simone Höpner Pierozan |
Doutora |
Políticas Educacionais |
30 |
05-05-2023 a 20-05-2023 |
Maria Silvia Cristofoli |
Doutora |
Pesquisa em Educação |
30 |
02-06-2023 a 17-06-2023 |
Almir Paulo dos Santos Moises Marques Prsybyciem |
Doutor Doutor |
Fundamentos de inclusão no ambiente educativo contemporâneo |
45 |
23-06-2023 a 12-08-2023 |
Sonize Lepke |
Doutora |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na gestão escolar |
30 |
07-07-2023 a 15-07-2023 |
Ana Maria de Oliveira Pereira Bárbara Cristina Pasa |
Doutora
Doutora |
Teorias da Supervisão Educacional |
45 |
25-08-2023 a 16-09-2023 |
Jerônimo Sartori Sandra Simone Höpner Pierozan |
Doutor Doutora |
Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico |
45 |
29-09-2023 a 21-10-2023 |
Eliara Zavieruka Levinski Ádria Brum de Azambuja |
Doutora Mestre |
Coordenação do Processo Pedagógico |
45 |
10-11-2023 a 25-11-2023 |
Jerônimo Sartori |
Doutor |
Processos avaliativos: avaliação institucional e da aprendizagem |
30 |
08-12-2023 a 16-12-2023 |
Adriana Salete Loss |
Doutora |
Trabalho de Conclusão de Curso |
60 |
18-12-2023 a 30-03-2024 |
Orientadores |
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Obs.: Justificar as mudanças e alterações ocorridas em relação ao corpo docente.
6.1 Dados do Corpo docente substituto:
Nome completo: Não se aplica |
Titulação: Não se aplica |
Forma de contratação: Não se aplica |
Experiência acadêmica e profissional: Não se aplica
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Endereço Currículo Lattes: Não se aplica |
7. Descrição dos pontos fortes do curso
Realizou-se uma pesquisa com os cursistas, a qual não coletava identificação, em que obtivemos 29 respostas. O formulário ficou disponível para preenchimento por 10 (dez) dias. Para as questões de nº 1 a 6 utilizou-se a seguinte escala: 5 – Excelente; 4 – Bom; 3 – Regular; 2 – Ruim; e, 1 – Péssimo. As questões nº 7 e 10 apresentavam as opções de nota de 0 a 10; as questões 8 e 9 possuíam 5 opções de resposta, conforme se vê na própria descrição a seguir. Com as respostas, podemos dizer que os pontos fortes do curso foram: o programa; o cronograma e períodos de aulas; o local de realização do curso; o tempo para realização do trabalho de finalização; o corpo docente; a dedicação dos alunos ao curso; a relevância para a vida profissional dos egressos e a recomendação do curso. Para os itens que tratam da avaliação das disciplinas, a nota obtida foi considerada boa (75,9%).
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8. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
Consideramos, neste quesito, as respostas descritivas atribuídas para as seguintes perguntas: (sem limite de respostas por cursista: Qual a sua sugestão para melhorar a próxima edição deste curso, caso venha a ser reeditado? Você quer fazer mais algum comentário, reclamação ou dar ideias para outros cursos?
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9. Considerações finais
A coordenação do curso, ouvindo os docentes e cursistas, entende que a terceira edição da especialização em Gestão Escolar atendeu plenamente as expectativas, tendo sido realizado em tempo adequado e oportunizando novos conhecimentos sobre coordenação pedagógica, direção e supervisão escolar e educacional. As manifestações que indicam pouco aproveitamento ou interesse pelo curso servem sempre de alerta para que busquemos envolver ainda mais docentes e discentes na proposta do curso. A oferta de nova edição do curso já é solicitada pela comunidade escolar regional, isto também é um ponto relevante nesta caminhada de fazer a pós-graduação lato sensu, gratuita de qualidade e atendendo a demanda da comunidade escolar e da sociedade em geral.
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Data do ato: Chapecó-SC, 11 de julho de 2024.
Data de publicação: 11 de julho de 2024.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura