DECISÃO Nº 38/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2024
a. o Processo nº 23205.027336/2024-02; e
b. as deliberações ocorridas na 10ª Sessão Ordinária de 2024,
DECIDE:
WILLIAN SIMÕES
OFERTADO NO CAMPUS ERECHIM
1. Dados de identificação do curso
Nome do curso: Especialização em Gestão Pública |
Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): 60202009 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
Forma de oferta: Presencial |
Proponente: ( )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação Especificar: ( X ) Grupo de Pesquisa Especificar: ( ) Pró-Reitoria(as) Especificar: Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos |
Campus de oferta: Erechim |
Documento de aprovação da oferta do curso: Decisão nº 17/2022/CONSUNI/CPPGEC |
2. Dados da coordenadora do curso
Nome completo: Débora Regina Schneider Locatelli |
Titulação acadêmica: Doutorado |
Portaria de designação: PORTARIA DE PESSOAL Nº 652/GR/UFFS/2022 |
E-mail: debora.locatelli@uffs.edu.br |
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4807989844884003 |
3. Caracterização do curso
Data de início: Março/2023 |
Data de término: Setembro/2024 |
Carga horária total: 400 horas |
|
Alteração no cronograma: (O curso cumpriu com o cronograma de início e término proposto? Expor algumas considerações sobre as alterações do cronograma.) Sim, no que tange ao cronograma das aulas. Foi solicitada mudança de encerramento para 22/09/2024, atingindo os 18 meses do início até seu encerramento com a entrega dos TCC por parte dos alunos. |
4. Das vagas, Matrículas e Concluintes
Vagas ofertadas: 25 |
Inscritos: 61 |
Matriculados: 25 |
Desistentes: 6 |
Evasão: 4 *Que não formalizaram a desistência |
|
Concluintes (Especialistas): 19 |
Certificados de Aperfeiçoamento: 2 |
Declarações de Estudo: 2 |
5. Público Alcançado
O curso conseguiu atingir o público pretendido. Nos ingressantes do curso tivemos uma formação bem diferenciada, como pode ser verificado no Gráfico 1
Gráfico 1. Formação dos ingressantes na primeira turma da Especialização em Gestão Pública (No relatório em anexo)
Quanto as IES dos alunos ingressantes, o Gráfico 2 apresenta que tinham egressos da UFFS, como também formados pelas IES da região de abrangência do Campus Erechim.
Gráfico 2. IES de origem dos alunos ingressantes da Especialização em Gestão Pública (No relatório em anexo)
Outro ponto a ser destacado é o perfil de atuação dos alunos ingressantes na primeira turma da Especialização em Gestão Pública abrangente e, na maioria, dos casos atuantes na esfera pública, como demonstrado no Gráfico 3 e 4. Sendo que dois eram ocupantes de cargos eletivos: um prefeito e um vereador, sendo que o vereador se identificou como professor na matrícula.
Gráfico 3. Atuação dos alunos ingressantes da Especialização em Gestão Pública (No relatório em anexo)
Gráfico 4. Esfera de atuação dos alunos ingressantes da Especialização em Gestão Pública (No relatório em anexo)
Quanto a abrangência regional do curso, observa-se que os alunos que ingressaram no curso tinham predominância de Erechim, por ser a cidade polo da região, mas tinham também alunos fora da região, como Passo Fundo e Santa Maria (Gráfico 5).
Gráfico 5. Cidades de origem dos alunos ingressantes da Especialização em Gestão Pública (No relatório em anexo)
|
6. Matriz Curricular e Docentes
Disciplina |
Carga horária |
Período de Oferta |
Professor Responsável (nome completo) |
Titula-ção |
Gestão pública |
60 h |
Março de 2023 a Julho de 2023 |
Débora Regina Schneider Locatelli |
Dra. |
Instituições e políticas públicas |
60 h |
Março de 2023 a Julho de 2023 |
Maurício Michel Rebello |
Dr. |
Gestão ambiental na administração pública |
60 h |
Agosto de 2023 a Dezembro de 2023 |
João Paulo Peres Bezerra/Liérson Borges de Castro |
Dr./Dr. |
Desenvolvimento e desigualdades |
30 h |
Agosto de 2023 a Dezembro de 2023 |
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva |
Dr. |
Metodologia de pesquisa |
30 h |
Agosto de 2023 a Dezembro de 2023 |
Gustavo Giora/ João Paulo Peres Bezerra |
Dr./Dr. |
Economia do setor público |
60 h |
Março de 2024 a Julho de 2024 |
Gustavo Giora |
Dr. |
Gestão local e desenvolvimento |
60h |
Março de 2024 a Julho de 2024 |
Clóvis Schmitt Souza |
Me. |
Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) – Elaboração do artigo |
40 h |
Março de 2024 a Julho de 2024 |
Débora Regina Schneider Locatelli/ Clóvis Schmitt Souza |
Dra./ Me |
Obs.: Justificar as mudanças e alterações ocorridas em relação ao corpo docente.
6.1 Dados do Corpo docente substituto:
Nome completo: |
Titulação: |
Forma de contratação: |
Experiência acadêmica e profissional: |
Endereço Currículo Lattes: |
7. Descrição dos pontos fortes do curso
Conforme avaliações realizadas em cada componente curricular, verifica-se os pontos fortes apontados de forma geral pelos alunos: - Ótimos professores, com experiência e domínio dos temas; - Boa didática empregada nas aulas, dinâmicas e com exemplos e atividades práticas; - Geração de bons debates;; - Bom relacionamento dos professores com os alunos; - Conteúdos relevantes que podem ser empregados na prática profissional.
|
8. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
Da mesma forma que foram coletados os pontos fortes também foram coletados os pontos fracos do curso, que são apresentados de forma geral: - Diminuir o número de trabalhos; - Abordar menos o assunto água; - Cuidar com debates muito extensos e pouco produtivos; - Proporcionar que todos os alunos discutam, alguns alunos não participam efetivamente das discussões; - Alguns planos de ensino não foram claros o suficiente quanto às avaliações; - Explorar mias o conhecimento individual dos alunos; - mais tempo para disciplinas de 30 horas. Alguns alunos apontaram sugestões para novas ofertas do curso, as quais são apresentadas de forma geral: - Mais atividades de campo e visitas técnicas; - Falar mais sobre o artigo final (TCC); - Incluir a disciplina de Planejamento financeiro na Administração Pública; - Alguns assuntos deveriam ter a forma de apresentação revistos.
|
9. Considerações finais
O curso de Especialização em Gestão Pública, desenvolvido no Campus Erechim, de forma geral transcorreu sem muitas intercorrências, todos os docentes estavam comprometidos com a proposta, bem como os alunos. Foi a oportunidade de alguns alunos conhecerem a UFFS, sendo este o primeiro contato com a instituição, podendo agora divulga-la pela região e também continuando seus estudos em outros cursos. Além disso, cabe destacar que, embora teve algumas desistências, elas foram motivadas segundos os alunos por carga profissional, período eleitoral e questões familiares, não houve problemas com relação ao curso especificamente.
|
Data do ato: Chapecó-SC, 14 de novembro de 2024.
Data de publicação: 19 de novembro de 2024.
Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura