EDITAL Nº 1/GDIR ER/UFFS/2018
O DIRETOR DO CAMPUS ERECHIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de seleção de bolsista para atuar como auxiliar de estudante com deficiência nas atividades acadêmicas de graduação, da UFFS - Campus Erechim.
1 OBJETIVO
1.1 Fomentar ações que auxiliem na permanência e no pleno desenvolvimento das atividades dos acadêmicos com necessidades educacionais especiais na universidade, visando sua inserção efetiva em todos os espaços e contextos que permeiam a vida acadêmica.
2 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
2.1 Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
I – Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFFS – Campus Erechim;
II – Não possuir vínculo empregatício;
III – Não possuir outra bolsa remunerada dessa modalidade, de outros programas da UFFS ou órgãos conveniados que exijam o cumprimento de carga horária, conforme estabelecido na Resolução N° 1/2013 – CONSUNI/CEXT;
IV – Dispor de 20 (vinte) horas semanais, nos turnos da manhã, tarde e/ou noite para desenvolver as atividades (será definido conforme necessidade do setor).
3 ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
I – Realizar adaptação de materiais para estudantes com deficiência (digitar, escanear ou digitalizar e revisar materiais impressos e digitais);
II – Prestar apoio aos estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas e mobilidade nos espaços universitários;
III – Manter diálogo constante com o Setor de Acessibilidade, a Coordenação do Curso e os professores sobre a adaptação, o desenvolvimento e possíveis necessidades do estudante;
IV – Participar das atividades de formação e planejamento quando necessário;
V – Elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas.
4 VALOR DA BOLSA
4.1 O valor da bolsa será de R$ 500,00 mensais, sendo que o bolsista desempenhará atividades durante 20 horas semanais.
5 DAS INSCRIÇÕES
5.1 Os candidatos devem comparecer nos dias 05, 06 e 07 de março de 2018, no Setor de Acessibilidade (Sala 205 – Bloco A), das 13h às 18h, para realizar a inscrição e entrevista, mediante entrega dos seguintes documentos:
I – Ficha de inscrição (Anexo I);
II – Documento oficial de identidade com foto (original e cópia);
III – Histórico escolar atualizado.
6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1 A seleção dos candidatos será realizada pelos servidores do Setor de Acessibilidade, por meio de:
I – Entrevista.
II – Análise de histórico escolar (Desempenho Geral Acadêmico).
6.2 A entrevista terá o objetivo de avaliar o perfil, aptidões para atuação no setor, bem como a disponibilidade de horários dos candidatos.
6.3 A entrevista terá duração de 15 minutos;
6.4 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o desempenho na entrevista e na análise do histórico escolar.
6.5 Em caso de empate terá preferência o candidato que tiver mais tempo de vivência nas atividades que desenvolverá.
7 RESULTADOS
7.1 O resultado provisório com a classificação dos candidatos será divulgado no dia 08 de março de 2018 no site www.uffs.edu.br, bem como no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.
7.2 Após a divulgação da classificação, os candidatos poderão protocolar recurso até as 15h do dia 09 de março de 2018. O recurso pode ser entregue no Setor de Acessibilidade ou enviado para o e-mail acessibilidade.er@uffs.edu.br.
7.3 A homologação do resultado final do processo seletivo será divulgada a partir do dia 12 de março de 2018 no site www.uffs.edu.br e no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim
7.4 Os recursos protocolados no Setor de Acessibilidade, em conformidade com a data proposta neste edital, serão analisados pelos servidores lotados no setor responsável pela realização desta seleção.
8 VIGÊNCIA
8.1 A validade da seleção será de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
8.2 Será firmado termo de compromisso entre o bolsista e a UFFS, pelo período de 10 meses, prorrogável conforme interesse e necessidade do setor de atuação, não podendo ultrapassar o total de 2 anos.
8.3 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista ou por solicitação do Setor de Acessibilidade, caso o bolsista não cumpra suas obrigações.
9 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
9.1 Para assinatura do Termo de Compromisso, entregar cópia dos seguintes documentos:
I – Atestado de frequência;
II – Histórico escolar;
III – RG;
IV – CPF;
V – Cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta-corrente individual, em nome do bolsista, no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito;
VI – Termo de Compromisso assinado pelo bolsista.
10 DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos junto ao Setor de Acessibilidade do campus;
10.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica e Setor de Acessibilidade do Campus.
11 CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
DATA/HORÁRIO |
LOCAL |
Inscrição e entrevista |
De 05 à 07/03/2018 13h às 18h |
Setor de Acessibilidade |
Resultado provisório |
08/03/18 |
Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus |
Recursos |
Até as 15h de 09/03/18 |
Setor de Acessibilidade ou via e-mail acessibilidade.er@uffs.edu.br |
Homologação do resultado final |
12/03/2018 |
Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus |
Entrega da documentação e início das atividades |
15/03/2018 |
Setor de Acessibilidade Campus Erechim |
Data do ato: Erechim-RS, 22 de fevereiro de 2018.
Data de publicação: 22 de fevereiro de 2018.
Anderson André Genro Alves Ribeiro
Diretor do Campus Erechim