EDITAL Nº 1/GDIR ER/UFFS/2020

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSA INSTITUCIONAL DE APOIO À POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE DA UFFS

O DIRETOR DO CAMPUS ERECHIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de seleção de bolsista para atuar no Setor de Acessibilidade do Campus Erechim.

 

1 OBJETIVO

1.1 Fomentar ações que auxiliem na permanência e no pleno desenvolvimento das atividades dos acadêmicos com necessidades educacionais especiais na universidade, visando sua inserção efetiva em todos os espaços e contextos que permeiam a vida acadêmica.

 

2 DO PUBLICO-ALVO

2.1 Estudantes dos cursos de graduação da UFFS – Campus Erechim, que atenderem aos requisitos descritos no item 6.1 deste Edital

  

3 DAS VAGAS

3.1 Será ofertada 01 (uma) vaga para atuar no Setor de Acessibilidade do Campus Erechim.

 

4 DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

I – Realizar adaptação de materiais para estudantes com necessidades educacionais especiais (digitar, escanear ou digitalizar e revisar materiais impressos e digitais);

II – Prestar apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais nas atividades acadêmicas e mobilidade nos espaços universitários;

III – Manter diálogo constante com o Setor de Acessibilidade, a Coordenação do Curso e os professores sobre a adaptação, o desenvolvimento e possíveis necessidades do estudante;

IV – Participar das atividades de formação e planejamento quando necessário;

V – Elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas.

 

 

5 DO VALOR DA BOLSA

5.1 O valor da bolsa será de R$ 500,00 mensais, sendo que o bolsista desempenhará atividades durante 20 horas semanais.

 

6 DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

6.1 Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

I – Estar regularmente matriculado em curso de Licenciatura da UFFS – Campus Erechim;

II – Não possuir vínculo empregatício;

III – Não possuir outra bolsa remunerada dessa modalidade, de outros programas da UFFS ou órgãos conveniados que exijam o cumprimento de carga horária, conforme estabelecido na Resolução N° 1/2013 – CONSUNI/CEXT;

IV – Dispor de 20 (vinte) horas semanais, nos turnos da manhã, tarde e/ou noite para desenvolver as atividades (será definido conforme necessidade do setor).

 

7 DAS INSCRIÇÕES

7.1 Os candidatos devem comparecer nos dias 06 a 12 de março de 2020, no Setor de Acessibilidade (Sala 205 – Bloco A), das 13h às 18h, para realizar a inscrição, mediante entrega dos seguintes documentos:

I – Ficha de inscrição (Anexo I);

II – Documento oficial de identidade com foto (original e cópia);

III – Histórico escolar atualizado.

 

 

8 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

8.1 A seleção dos candidatos será realizada pelos servidores do Setor de Acessibilidade, e consistirá de uma prova escrita, com peso de 50% no resultado final, e de uma entrevista presencial, com peso de 50% no resultado final.

I- A Prova Escrita terá caráter eliminatório e classificatório, será discursiva e avaliada na escala de 0 (zero) a 10,0 (pontos).

II- Será classificado para entrevista o candidato(a) que atingir a nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos

8.1.1 Conhecimentos a serem avaliados na prova escrita

I- Atribuições do Setor de Acessibilidade. Documento disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgrad/2015-0006 ;

II- Conhecimentos gerais sobre: Inclusão, Acessibilidade e tipos de deficiência;

8.1.2 Habilidades a serem avaliadas na entrevista

I – Empatia;

II – Capacidade de se relacionar e de trabalhar em equipe;

III – Comunicação e capacidade de interação;

IV – Conhecimento e domínio de assuntos relacionados a inclusão e acessibilidade;

V – Disponibilidade de dedicação às atividades relacionadas ao Setor de Acessibilidade;

8.2 A prova escrita consistirá de uma prova com questões objetivas e será realizada no dia 13 de março de 2020 em local e horário a serem informados no ato da inscrição.

8.3. A entrevista será realizada nos dias 17 e 18 de março de 2020 em local e horário a serem informados (VIA E-MAIL) aos candidatos classificados na prova escrita.

8.4 A entrevista terá o objetivo de avaliar o perfil, aptidões para atuação no setor, bem como a disponibilidade de horários dos candidatos.

8.5 A entrevista terá duração de 15 minutos;

8.6 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o desempenho nas avaliações;

8.7 Em caso de empate será considerado a análise de histórico escolar (Desempenho Geral Acadêmico).

 

9 RESULTADOS

9.1 O resultado com a classificação dos candidatos será divulgado no dia 20 de março de 2020 no site www.uffs.edu.br, bem como no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.

9.2 Após a divulgação da classificação, os candidatos poderão protocolar recurso até as 15h do dia 24 de março de 2020. O recurso pode ser enviado para o e-mail assac.er@uffs.edu.br

9.3 A homologação do resultado final do processo seletivo será divulgada até dia 27 de março de 2020 no site www.uffs.edu.br e no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim

9.4 Os recursos protocolados no Setor de Acessibilidade, em conformidade com a data proposta neste edital, serão analisados pelos servidores lotados no setor responsável pela realização desta seleção.

 

10 VIGÊNCIA

10.1 A validade da seleção será de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

10.2 Será firmado termo de compromisso entre o bolsista e a UFFS, no prazo máximo de seis meses, prorrogável conforme interesse e necessidade do Setor de atuação, não podendo ultrapassar o total de dois anos.

10.3 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista ou por solicitação do Setor de Acessibilidade, caso o bolsista não cumpra suas obrigações.

 

11 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

11.1 Para assinatura do Termo de Compromisso, entregar cópia dos seguintes documentos:

I – Atestado de frequência;

II – Histórico escolar;

III – RG;

IV – CPF;

V – Cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta-corrente individual, em nome do bolsista, no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito;

VI – Termo de Compromisso assinado pelo bolsista.

 

12 DO CRONOGRAMA

 

ATIVIDADE

DATA/HORÁRIO

LOCAL

Inscrição

De 06 a 12/03/2020

13h às 18h

Setor de Acessibilidade

|Prova Escrita

13/03/2020

Local será informado no ato de inscrição

Resultado Prova Escrita

16/03/2020

Publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus

Entrevistas

17 e 18/03/2020

Local e horário será informado aos candidatos classificados na prova escrita VIA E-MAIL

Publicação do edital com resultado provisório

20/03/2020

Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus

Período de Recurso

24/03/2020

Via e-mail: assac.er@uffs.edu.br

Publicação do Resultado Final

Até dia 27/03/2020

Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus

 

 

13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos junto ao Setor de Acessibilidade do Campus;

13.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica e Setor de Acessibilidade do Campus.

 

Data do ato: Erechim-RS, 05 de março de 2020.
Data de publicação: 05 de março de 2020.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Diretor do Campus Erechim