EDITAL Nº 120/GR/UFFS/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR SUBSTITUTO

O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, consoante com Lei Nº 8.112/90 e Decreto Nº 7.485/11, torna público o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor de Magistério Superior Substituto - classe auxiliar, na área e quantidade especificada no Anexo I, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária nos termos da Lei Nº 8.745/93.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado será realizado sob a responsabilidade e supervisão da Comissão Permanente de Concurso Público da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

1.2 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação irrestrita das instruções e das condições do Processo Seletivo Simplificado, tais como se acham estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações relativas ao certame, que passarão a fazer parte do instrumento convocatório como se nele estivessem transcritos e acerca dos quais não poderá o candidato alegar desconhecimento.

1.3 As inscrições estarão abertas no período compreendido entre as 08h30 do dia 22 de abril de 2013 às 11h30 do dia 29 de abril de 2013.

1.4 Os candidatos poderão obter esclarecimentos ou informações a respeito do processo seletivo por e-mail enviado ao endereço: cpcp@uffs.edu.br.

1.5 Informações a respeito das etapas do processo seletivo, homologação das inscrições, resultados, e avisos relacionados aos editais e ao presente Processo Seletivo Simplificado serão publicados no endereço eletrônico: www.uffs.edu.br, opção Concursos - Processo Sel. Simplificados Abertos.

2 DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

2.1 Não ser docente vinculado à Lei Nº 12.772/2012.

2.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

2.3 Nos termos da Lei Nº 8.745/93 fica impedido de assumir o cargo o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei Nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

2.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei 8.112/90.

2.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta do Anexo I.

3 DA REMUNERAÇÃO

3.1 A remuneração se dará conforme a titulação do candidato aprovado, que será devidamente comprovada no momento da contratação, de acordo com o quadro abaixo.

Carga horária de 20 (vinte) horas semanais.

 

Titulação

Vencimento Básico (VB)

Retribuição por Titulação

Total

Auxílio Alimentação

Graduação

R$ 1.914,58

R$ 0,00

R$ 1.914,58

R$ 186,50

Aperfeiçoamento

R$ 1.914,58

R$ 69,82

R$ 1.984,40

R$ 186,50

Especialização

R$ 1.914,58

R$ 152,35

R$ 2.066,93

R$ 186,50

Mestrado

R$ 1.914,58

R$ 428,07

R$ 2.342,65

R$ 186,50

Doutorado

R$ 1.914,58

R$ 785,93

R$ 2.700,51

R$ 186,50

Carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

 

Titulação

Vencimento Básico (VB)

Retribuição por Titulação

Total

Auxílio Alimentação

Graduação

R$ 2.714,89

R$ 0,00

R$ 2.714,89

R$ 373,00

Aperfeiçoamento

R$ 2.714,89

R$ 110,22

R$ 2.825,11

R$ 373,00

Especialização

R$ 2.714,89

R$ 253,13

R$ 2.968,02

R$ 373,00

Mestrado

R$ 2.714,89

R$ 835,05

R$ 3.549,94

R$ 373,00

Doutorado

R$ 2.714,89

R$ 1.934,76

R$ 4.649,65

R$ 373,00

4 DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

4.1 Para participar do presente Processo Seletivo Simplificado o candidato deverá inscrever-se e seguir estritamente as normas deste Edital.

4.2 A inscrição deverá ser efetuada no Setor de Gestão de Pessoas no Campus da respectiva vaga, iniciando as 08h30 do dia 22 de abril de 2013 e finalizando às 11h30 do dia 29 de abril de 2013, no horário de atendimento das 08h30 às 11h30 e 13h30 às 17h, nos seguintes endereços:

I - Campus Chapecó: Av. Fernando Machado, nº 108 E - Bairro Centro. Chapecó-SC.

II - Campus Erechim: Rua Dom João Hoffmann, 313 - Bairro Fátima. Erechim - RS.

III - Campus Laranjeiras do Sul: Rod BR 158, Km 7. Laranjeiras do Sul - PR.

IV - Campus Realeza: Rod PR 182, Km 466. Realeza - PR.

4.2.1 As inscrições deverão ser efetuadas pelo próprio candidato ou por seu procurador legalmente constituído mediante procuração simples.

4.3 Para efetivar a sua inscrição o candidato deverá:

I - Ler atentamente o edital e cientificar-se de que possui a escolaridade e habilitações exigidas;

II - Preencher o Requerimento de Inscrição - Anexo V;

III - Imprimir uma cópia do Requerimento de Inscrição;

IV - Entregar o Requerimento de Inscrição, cópia de RG e CPF, e o Curriculum Vitae documentado conforme subitens 5.2 e 5.2.1, no endereço indicado no subitem 4.2;

V - Solicitar protocolo de inscrição.

4.4 É vedada a inscrição condicional, extemporânea, via postal, via fax, ou por qualquer outra via não especificada neste edital.

4.5 O preenchimento legível do Requerimento de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

4.6 Havendo mais de uma inscrição do mesmo candidato será confirmada unicamente a última inscrição feita.

4.7 As homologações provisória e final das inscrições serão publicadas no sítio do processo seletivo: www.uffs.edu.br, opção Concursos - Processo Sel. Simplificados Abertos, de acordo com o cronograma abaixo.

DATA

HORÁRIO

EVENTO

29/04/2013

13h

Publicação do edital provisório de homologação de inscrição.

29/04/2013

18h

Publicação do edital de homologação de inscrição.

5 DA REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O Processo Seletivo constará das seguintes etapas:

I - Prova de Títulos;

II - Prova Didática.

5.1.1. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas no respectivo Campus da UFFS onde a vaga é ofertada.

5.2 Para a Prova de Títulos o candidato deverá entregar, no ato de inscrição, uma cópia do Curriculum Vitae documentado.

5.2.1 É de responsabilidade do candidato a entrega dos documentos comprobatórios da Prova de Títulos nas seguintes condições: encadernados ou grampeados e ordenados na sequência indicada no Anexo III deste Edital. Em hipótese alguma serão aceitas folhas avulsas para comprovação de títulos.

5.2.2 O candidato que não proceder de acordo com o especificado no item imediatamente anterior não terá seus títulos avaliados e será eliminado do Processo Seletivo.

5.2.3 Os títulos serão avaliados conforme pontuação constante do Anexo III do presente Edital.

5.2.3.1 O candidato que tiver concluído o Doutorado ou o Mestrado ou a Especialização e não estiver de posse do respectivo diploma, poderá obter a pontuação correspondente na Prova de Títulos se, apresentar histórico escolar e declaração oficial da instituição responsável informando que o candidato concluiu o curso e que nada deve junto ao programa de pós-graduação.

5.2.4 Ao conjunto de títulos apresentados será atribuída nota 0 (zero) até 10 (dez).

5.2.5 A nota atribuída a cada candidato nesta etapa do Concurso será uma nota única, dos três membros da Banca Examinadora, estabelecida em consenso, obedecida a valoração constante no Anexo III do presente edital.

5.2.6 A Prova de Títulos, eliminatória e classificatória, será pontuada de acordo com o seguinte critério: o candidato de uma determinada área que conseguir a maior pontuação receberá 10 e os outros candidatos da mesma área receberão notas de 0 a 10, proporcionalmente aos seus pontos em relação ao candidato com a maior pontuação.

5.2.7 O número máximo de candidatos aprovados por área de conhecimento na Prova de Títulos segue a tabela abaixo, conforme o Decreto 6944, de 21 de agosto de 2009.

VAGAS PREVISTAS NO EDITAL (por área)

Quantidade de aprovados

1

5

2

9

5.2.8 Todos os candidatos empatados na última posição da classificação estarão aptos para a próxima etapa.

5.3 A Prova Didática consistirá em uma aula, de no mínimo 30 e no máximo 40 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente, conforme Anexo IV.

5.3.1 A Prova Didática é pública, porém é vedada a participação dos demais candidatos, não podendo haver arguição ao candidato.

5.3.2 A entrada nos locais de prova só será admitida mediante a apresentação de documento de identificação original com foto, no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura, não se aceitando cópias mesmo que autenticadas.

5.3.2.1 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identificação, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

5.3.3 O ponto da Prova Didática será único para todos os candidatos classificados em uma mesma Área de Conhecimento, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital e será sorteado conforme subitem 5.4.

5.3.4 A Prova Didática será gravada em áudio, conforme Decreto Nº 6.944, de 21 de agosto de 2009.

5.4 O sorteio do ponto é aberto ao público e será realizado no Campus Chapecó pela Comissão Permanente de Concurso Público da UFFS, sendo a presença do candidato no sorteio do ponto facultativa.

5.4.1 Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no sítio do processo seletivo: www.uffs.edu.br, opção Concursos - Processo Sel. Simplificados Abertos.

5.5 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova de Títulos.

5.5.1 O candidato que não estiver presente, no local de prova, no momento que for convocado a apresentar a prova didática, será automaticamente excluído do certame.

5.6 Para a prova didática a UFFS disponibilizará quadro, giz, caneta, computador e projetor multimídia. Demais materiais são de responsabilidade do candidato.

5.6.1 Em face de ocorrências de queda de luz ou outras falhas, a UFFS não garante a disponibilidade de equipamentos elétricos ou eletrônicos, incluindo projetor multimídia, durante a realização da Prova Didática. O candidato fica responsável por garantir a aula no tempo exigido mesmo sob as condições citadas neste item.

5.7 Cada examinador, individualmente, atribuirá à Prova Didática uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), observando os critérios estabelecidos no Anexo IV.

5.7.1 Para obtenção da média na Prova Didática, a Banca Examinadora calculará a média aritmética das notas conferidas, individualmente, pelos seus membros.

5.7.2 O candidato será desclassificado do certame se nesta etapa:

I - não obtiver média igual ou superior a 6 (seis);

II - obtiver duas notas inferiores a 6 (seis) atribuídas pelos membros da Banca Examinadora;

III - não cumprir os tempos mínimo e máximo previstos.

5.8 O candidato é responsável pelo acompanhamento das publicações e localização do seu horário e local de prova, os quais serão publicados no sítio do processo seletivo: www.uffs.edu.br, opção Concursos - Processo Sel. Simplificados Abertos, conforme cronograma a seguir.

DATA

HORÁRIO

EVENTO

29/04/2013

Até 20h

Publicação do Resultado provisório da prova de títulos.

30/04/2013

18h

Publicação do Resultado final das provas de títulos.

30/04/2013

19h

Sorteio do Ponto.

30/04/2013

20h

Publicação do Ponto de prova sorteado, ensalamento e ordem de apresentação.

02/05/2013

14h

Início da Prova Didática.

02/05/2013

Até 20h

Publicação do resultado geral.

03/05/2013

17h

Publicação do edital de homologação final do certame.

6 DAS BANCAS EXAMINADORAS

6.1 A Banca Examinadora da Prova de Títulos e da Prova Didática será composta por 3 (três) membros titulares sendo que um dos membros presidirá a Banca.

6.2 Os membros da Banca Examinadora, antes do início do conjunto das etapas de avaliação (Prova de Títulos e Prova Didática), deverão declarar por escrito a inexistência de possibilidade de favorecimento ou desfavorecimento por relações de amizade, de inimizade, de parentesco ou interações profissionais e acadêmicas diretas.

7 DOS RECURSOS

7.1 Aos candidatos caberão recursos:

I - Da não homologação da inscrição no processo seletivo;

II - Do resultado provisório da prova de títulos;

III - Do resultado geral.

7.2 Os recursos deverão ser interpostos via email cadastrado na ficha de requerimento de inscrição, destinado ao email cpcp@uffs.edu.br, constando no assunto inscrição do candidato e o evento alvo do recurso, conforme cronograma a seguir:

DATA

HORÁRIO

EVENTO

29/04/2013

13h até 17h

Recebimento de recursos da não homologação da inscrição no processo seletivo.

29/04/2013

20h

Abertura do recebimento de recursos do resultado provisório da prova de títulos.

30/04/2013

12h

Término do recebimento de recursos do resultado provisório da prova de títulos.

02/05/2013

20h

Abertura do recebimento de recursos do resultado geral provisório.

03/05/2013

12h

Término do recebimento de recursos ao resultado geral provisório.

7.3 Não serão considerados os recursos intempestivos, inconsistentes ou interpostos por qualquer outra forma ou meio que não a descrita no edital.

7.4 Em virtude de decisão exarada pela Comissão Permanente de Concurso em recurso interposto ou por decisão desta em virtude de erro material, poderá ser alterada a nota da prova de título e/ou do resultado final e/ou classificação do candidato para posição superior ou inferior, ou mesmo a sua desclassificação, caso não alcance a pontuação exigida pelo edital.

7.5 O despacho dos recursos e as respostas aos recorrentes serão encaminhados ao endereço eletrônico disponibilizado pelo candidato na ficha de inscrição.

7.6 A decisão exarada nos recursos pela Comissão Permanente de Concurso da UFFS, é irrecorrível na esfera administrativa.

8 DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

8.1 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente segundo a média ponderada final das notas obtidas nas etapas do certame, calculada da seguinte forma:

MF = NT*0,3 + MD*0,7,

sendo MF a média final, NT a nota da prova de títulos e MD a média da prova didática.

8.2 Ocorrendo empate na nota final, será aplicado para o desempate, a maior nota na prova didática, permanecendo o empate, será aplicado o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

8.2.1 Para os candidatos que não estão amparados pelo item anterior, o desempate beneficiará o que tiver a maior idade contada com base na idade em dia, meses e anos.

9 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O candidato convocado para prover a vaga, de acordo com a ordem de classificação, terá dois dias úteis, contados a partir da data de convocação e até o horário das 17 horas, para comparecer pessoalmente e apresentar à UFFS, no respectivo campus da vaga concorrida, a documentação exigida para a sua contratação.

9.2 O não pronunciamento do candidato aprovado no prazo estabelecido facultará à Administração da UFFS a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído da lista de classificação.

9.3 Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público nos termos da Lei Nº 8.745/93, como Docente Substituto da Carreira de Magistério Superior - classe auxiliar, da UFFS, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida.

9.4 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano, sendo renovável por igual período, a critério da UFFS, a contar da data da homologação do resultado final.

9.6 Os Candidatos Estrangeiros deverão comprovar no ato da contratação o Visto Temporário V ou Visto Permanente, de acordo com a legislação vigente.

9.7 Havendo vagas não ocupadas em determinado campus e candidatos aprovados para a mesma área de conhecimento em outros campi, a UFFS poderá chamá-los para ocupar tais vagas, observando a média final obtida pelos candidatos. Os candidatos terão a liberdade de aceitar ou não a oferta, isto é, o fato de declinarem da eventual proposta feita não os retirará da sua posição na lista de aprovados no campus por eles escolhido.

9.8 A critério da Administração e no interesse do candidato poderá ser alterado o regime semanal de trabalho de 20 para 40 horas, ou de 40 para 20 horas semanais.

9.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso da UFFS.

 

ANEXO I

RELAÇÃO DAS ÁREAS, VAGAS, REGIME DE TRABALHO, TITULAÇÃO MÍNIMA E CAMPUS

Área de conhecimento

Vagas

Regime Trabalho (semanal)

Local de Prova e Atuação

Requisitos

Filosofia Antiga e Medieval

1

40h

Chapecó

Graduação em Filosofia

Sociologia e Ciência Política

1

40h

Chapecó

Graduação em Sociologia

Engenharia Ambiental: Energias Renováveis

1

20h

Chapecó

Graduação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Elétrica; ou área afim

 

Saúde Coletiva e Contexto Social e Profissional da Enfermagem

1

20h

Chapecó

Graduação em Enfermagem

Agronomia/

Desenvolvimento Rural

1

20h

Laranjeiras do Sul

Graduação em Agronomia ou graduação em Desenvolvimento Rural ou em Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-Industrial

 

Fundamentos da Educação

1

40h

Realeza

Graduação em Pedagogia ou qualquer outra licenciatura

 

Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e Estágio Supervisionado

1

40h

Erechim

Graduação em Filosofia

Cartografia e Geotecnologias

1

20h

Erechim

Graduação em Geografia ou área afim

 

Projeto Arquitetônico e Sistemas Estruturais

1

20h

Erechim

Graduação em Arquitetura ou Engenharia Civil ou área afim

 

 

ANEXO II

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

Área de conhecimento

Programa

Filosofia Antiga e Medieval

1. Mito e filosofia no pensamento grego;

2. As diversas concepções da "arkhé" no pensamento dos pré-socráticos;

3. Verdade e aparência, ser e devir no pensamento antigo;

4. A teoria platônica das ideias;

5. A Filosofia Primeira de Aristóteles: seu objeto e sua relação com as demais ciências;

6. Virtudes e Justiça na ética aristotélica;

7. Aristóteles: política e sociabilidade;

8. O pensamento helenístico e a ética;

9. A filosofia moral na Idade Média;

10. Fé e Razão na filosofia medieval;

11. A Patrística e a Filosofia;

12. O conceito de tempo e a ideia de história em Santo Agostinho;

13. O conceito de causalidade e as vias da existência de Deus em Santo Anselmo e Santo Tomás;

14. O pensamento político de Marcílio de Pádua e Santo Tomás;

15. A questão dos universais.

Sociologia e Ciência Política

1. Sociologia e Política: as perspectivas clássicas;

2. Sociologia e Política: as perspectivas contemporâneas;

3. Transformações sociais e suas implicações teóricas e epistemológicas;

4. Formação e transformação do Estado no Brasil;

5. Poder e política no pensamento sociológico contemporâneo;

6. Estado, mercado e sociedade civil;

7. Movimentos sociais e ações coletivas;

8. Políticas públicas;

9. Cultura e socialização política;

10. Classes sociais, grupos de interesse e estratificação social;

11. Capitalismo e sociedade rural;

12. Instituições sociais e ordem social.

Engenharia Ambiental: Energias Renováveis

1. A energia da biomassa;

2. Centrais termelétricas;

3. Usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas;

4. Usinas eólicas e aerogeradores;

5. Energia solar térmica e aquecedores solares;

6. Sistemas fotovoltaicos de energia solar;

7. Geração de energia utilizando células a combustível;

8. Biocombustíveis;

9. Geração distribuída e sistemas de cogeração de energia;

10. Política ambiental e energias renováveis no Brasil.

 

Saúde Coletiva e Contexto Social e Profissional da Enfermagem

 

1. O Sistema Único de Saúde;

2. Análise histórica das políticas de saúde no Brasil, na região Sul e no Estado de Santa Catarina;

3. Promoção da saúde;

4. Atenção no suporte básico de vida;

5. Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde;

6. Fundamentação teórica, metodológica e gerencial do cuidado de enfermagem;

7. Evolução histórica da prática de enfermagem;

8. Aspectos éticos na saúde e na enfermagem;

9. Pesquisa em enfermagem;

10. Processo de trabalho na saúde e na enfermagem.

Agronomia/

Desenvolvimento Rural

 

1. Agricultura familiar e agronegócio no Brasil;

2. Atribuições profissionais e campo de atuação do Engenheiro Agrônomo;

3. Agricultura orgânica e agroecologia;

4. Agricultura urbana e periurbana no Brasil;

5. Cadeias e complexos agroindustriais;

6. Desenvolvimento rural e a relação sociedade-natureza;

7. Desenvolvimento e meio ambiente;

8. Desenvolvimento socioeconômico e agricultura;

9. Desenvolvimento territorial e novas ruralidades;

10. Estado, instituições e atores sociais no espaço rural;

11. História agrária do Brasil e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

12. História da agricultura;

13. Mudança técnica e modernização na agricultura brasileira;

14. Pesquisa agronômica, assistência técnica e extensão rural no Brasil;

15. Questão agrária brasileira.

 

 

Fundamentos da Educação

 

1. Educação: conceitos, meios, fins/objetivos, valores, fatores e agentes da educação;

2. Elementos históricos: a educação nos diferentes modos de produção/diferentes sociedades;

3. Correntes filosóficas e suas implicações pedagógicas;

4. Tendências/concepções da educação no Brasil;

5. Educação: trabalho, ciência - tecnologia e cultura;

6. Educação: produção e reprodução;

7. As diversas dimensões/aspectos determinantes da educação no Brasil: econômico, político, biológico, cultural, psicológico, social;

8. Educação e justiça;

9. Fundamentos do direito à educação;

10. Comunicação e educação.

 

 

Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e Estágio Supervisionado

1. Relação entre formação filosófica e a especificidade de formação de professores de filosofia nos cursos de licenciatura em filosofia;

2. Relação entre formação filosófica, estágios supervisionados e práticas de componentes curriculares na organização dos cursos de licenciatura em filosofia;

3. Sobre a função dos Estágios supervisionados no Processo de formação do licenciando em filosofia;

4. Proposta pedagógica (conteúdos, métodos e avaliação) do ensino de filosofia na escola: ensino fundamental;

5. Proposta pedagógica (conteúdos, métodos e avaliação) do ensino de filosofia na escola: ensino médio;

6. Justificação da presença da disciplina de filosofia nos currículos escolares;

7. Sobre materiais didáticos pra o ensino de filosofia na escola;

8. Ensino de filosofia e outras linguagens: cinema, música, literatura, artes plásticas;

9. Desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao ensino de filosofia na escola;

10. Relação entre o ensino de filosofia e o ensino das demais disciplinas.

 

Cartografia e Geotecnologias

1. Noções elementares de cartografia: escalas, orientação, projeções, representações, simbologias e convenções;

2. A cartografia universitária e a cartografia na Educação Básica;

3. A importância da fotointerpretação na ciência geográfica;

4. Cartografia temática: representações quantitativas, ordenadas e qualitativas;

5. Cartografia temática e suas aplicações no ensino de geografia;

6. Cartografia geopolítica;

7. Possibilidades do uso da cartografia na sala de aula;

8. A importância de produtos cartográficos e do sensoriamento remoto como apoio didático-pedagógico nas aulas de geografia;

9. Sensoriamento remoto e suas aplicações;

10. O uso de Sistemas de Informação Geográfica.

 

Projeto Arquitetônico e Sistemas Estruturais

1. Sistemas estruturais na concepção do projeto arquitetônico;

2. A evolução dos sistemas construtivos na história da arquitetura;

3. A prática e a experimentação no ensino e na aprendizagem do projeto arquitetônico;

4. Pré-dimensionamento de elementos estruturais de aço, concreto e madeira, aplicado ao projeto arquitetônico;

5. A construção de protótipos na aprendizagem do projeto arquitetônico;

6. A sustentabilidade na arquitetura: escolha e aplicação dos sistemas estruturais;

7. A interdisciplinariedade no ensino/aprendizagem no projeto arquitetônico;

8. Comportamento mecânico dos diferentes materiais de construção e sua aplicação no projeto arquitetônico;

9. Mecânica dos solos e topografia aplicada às decisões projetuais;

10. O uso de materiais e de técnicas construtivas regionais.

 

ANEXO III

PROVA DE TÍTULOS

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- Os documentos comprobatórios apresentados para a Prova de Títulos devem ser grampeados ou encadernados de acordo com a ordem em que são relacionados neste Anexo, sob pena de desclassificação.

- Os documentos comprobatórios devem estar organizados em ordem cronológica decrescente.

- Quanto aos itens constantes no Grupo I, para efeito de pontuação: a) os títulos são acumulativos, respeitadas as pontuações máximas; b) somente serão considerados válidos os títulos reconhecidos pela legislação vigente.

GRUPO I - Títulos Acadêmicos

1.1 Doutorado ou Livre-Docência: 30 pontos cada, limitado a 60 pontos.

1.2 Mestrado: 13 pontos cada, limitada a 26 pontos.

1.3 Especialização (Latu Sensu): 5 pontos cada, limitada a 10 pontos.

GRUPO II - Atividades no Magistério Superior

2.1 Atividades didáticas no magistério superior (presencial ou a distância): 2 pontos por semestre.

2.2 Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação: 0,5 ponto por orientação.

 

ANEXO IV

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

Critérios

 

Pontuação

1. Plano de aula

1,0

2. Organização do conteúdo (coerência).

1,0

3. Domínio do conteúdo trabalhado.

2,0

4. Clareza, exatidão da exposição e adequação da linguagem a alunos de graduação (tom, nível de abstração, ilustrações, figuras de linguagem, exemplos). Adequação do material didático empregado aos objetivos propostos.

2,5

5. Domínio dos procedimentos didáticos.

1,0

6. Postura: comunicabilidade, motivação e criatividade.

1,0

7. Síntese dos pontos fundamentais: revisão, generalização, inferências, esclarecimentos, implicações.

0,5

8. Adequação ao tempo disponível.

0,5

9. Referências bibliográficas.

0,5

TOTAL

 

10,0

 

ANEXO V

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

SECRETARIA ESPECIAL DE GESTÃO DE PESSOAS - SEGEP

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SUBSTITUTO - EDITAL Nº 120/UFFS/2013

NSCRIÇÃO Nº_____/_____/______

DADOS DO CANDIDATO:

Nome do candidato:____________________________________________________

Data de nascimento:____/____/_______

RG: _______________________ CPF: _________________________

Endereço:____________________________________________________________

Número:_________ Complemento:_____________________

Bairro:_________________________ CEP: _____________-____

Cidade:____________________________________ UF: __________

E-mail: (informação obrigatória) ___________________________________________

Telefone: (___) _____________________ Celular: (___) ____________________

DADOS DA ÁREA DE INTERESSE:

Nome da área:_______________________________________________________

Campus pretendido:____________________________________________________

Número de folhas apresentadas como anexo:___________

_______________________,________de_____________ de 2013.

___________________________________________

Assinatura do candidato

VIA DO CANDIDATO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SUBSTITUTO - EDITAL Nº 120/UFFS/2013

INSCRIÇÃO Nº_____/_____/______

Nome do candidato:___________________________________________________

CPF:_________________________________________

Número de folhas apresentadas como anexo:__________

___________________________________________________

Assinatura servidor da SEGEP

 

Data do ato: Chapecó-SC, 18 de abril de 2013.
Data de publicação: 12 de outubro de 2016.

Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Documento Histórico

EDITAL Nº 120/GR/UFFS/2013