EDITAL Nº 469/GR/UFFS/2014

PROCESSO SELETIVO 2015.1 PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS - PPGEL

O VICE-REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), com ingresso em 2015.1, conforme descrito a seguir.

1 DO PÚBLICO-ALVO

1.1 Poderão se inscrever no Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Estudos Linguísticos candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, ou candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de Graduação até o ato de matrícula.

1.2 Em caso de diplomas de curso superior de Graduação emitidos no exterior, serão aceitos somente os diplomas devidamente revalidados por órgão competente.

2 DAS VAGAS

2.1 São oferecidas 20 vagas no Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, para ingresso no primeiro semestre de 2015.

2.1.1 De acordo com o disposto no artigo 8º, da Resolução nº 33/2013 - CONSUNI, ficam reservadas 2 (duas) vagas do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado do PPGEL para candidatos autodeclarados indígenas, classificados no processo seletivo.

2.1.2 Observa-se que não havendo candidatos indígenas para ocuparem essas vagas, as mesmas serão preenchidas pelos demais candidatos, na ordem de sua classificação.

2.1.3 O preenchimento das vagas existentes fica condicionado à aprovação de candidatos no Processo Seletivo.

2.2 As vagas serão distribuídas entre os docentes das linhas de pesquisa do PPGEL.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições devem ser realizadas de 8 de setembro a 7 de outubro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados, na Secretaria Acadêmica, no endereço: Campus Chapecó (sede definitiva), sito à Rodovia SC-459, Km 02, Área Rural, Chapecó, SC.

3.2 Será aceito envio de inscrições pelo Correio, via Sedex, aos cuidados da Secretaria Acadêmica, desde que a postagem ocorra até o dia 7 de outubro de 2014, remetido à Rua General Osório, 413D, CEP: 89802-210, Caixa Postal 181, Bairro Jardim Itália, Chapecó-SC.

3.2.1 A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da prestação de serviços dos Correios.

3.3 Para a inscrição, o(a) candidato(a) deve instruir seu requerimento com os documentos a seguir na seguinte ordem:

I - Formulário de Inscrição, conforme Anexo I, devidamente preenchido e assinado;

II - Cópia simples do documento de identidade e do CPF;

III - Cópia simples do diploma de curso superior de graduação, reconhecido pelo MEC, ou do certificado de conclusão de curso superior, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula;

IV - Cópia simples do Histórico Escolar de graduação;

V - Curriculum vitae impresso, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (modelo resumido padrão), não documentado;

VI - Cópia simples do título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br), no caso de candidato brasileiro.

VII - Cópia simples de documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (apenas para candidatos do sexo masculino), no caso de candidato brasileiro. De acordo com a legislação vigente, este item não se aplica aos candidatos autodeclarados indígenas.

VIII - Pré-projeto de pesquisa vinculado obrigatoriamente a uma das linhas de pesquisa do Programa, conforme roteiro e formatação sugeridos no Anexo II. Deverá ser entregue uma cópia impressa e outra cópia digital em formato.pdf gravada em CD-ROM devidamente identificado com o nome do(a) candidato(a) e a linha de pesquisa pretendida;

IX - Atestado de aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira moderna realizado no Processo Seletivo 2014.1 do PPGEL, quando for o caso;

X - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato(a) estrangeiro(a).

3.3.1 Para os candidatos autodeclarados indígenas deverá ser acrescida à lista de documentos do item 3.3, a documentação de "manifestações de pertencimento à etnia", a seguir relacionada, conforme o artigo 6º, da Resolução nº 33/2013 - CONSUNI:

I - Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) e/ou do cacicado ou de outros órgãos de representação indígena;

II - Registro Administrativo de Nascimento de Índio (RANI);

III - Declaração pessoal de pertença a grupo indígena;

3.4 No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar em que língua estrangeira deseja prestar o exame de proficiência, dentre as opções oferecidas pelo PPGEL.

3.5 No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar a linha de pesquisa a que está concorrendo. As linhas de pesquisa do PPGEL são: 1. Práticas Discursivas e Subjetividades; 2. Diversidade e Mudança Linguística; 3. Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem.

3.5.1 No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) poderá indicar o nome do provável orientador segundo a linha de pesquisa pretendida.

3.6 No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá informar se necessita de atendimento especial para a realização de cada uma das etapas e os recursos especiais necessários.

3.7 Somente serão homologadas as inscrições de candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.

4 DO PROCESSO SELETIVO

4.1 O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGEL, designada por Portaria.

4.2 O Processo Seletivo compreenderá três etapas de avaliação diferenciadas e eliminatórias, na seguinte ordem:

a) exame de proficiência em língua estrangeira, de caráter eliminatório;

b) prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; e

c) arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae, de caráter eliminatório.

4.2.1 Todas as etapas do Processo Seletivo serão realizadas no Campus Chapecó (sede definitiva), sito à Rodovia SC-459, Km 02, Área Rural, Chapecó, SC.

4.2.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização de cada uma das etapas do Processo Seletivo munido de original do documento oficial de identidade com foto.

4.2.2.1 A Comissão de Seleção recomenda que o(a) candidato(a) compareça ao local designado para a realização das etapas descritas em 4.2, com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o seu início.

4.2.3 Durante as etapas do Processo Seletivo expressas em 4.2 não será permitida a consulta a quaisquer materiais nem o uso de equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets, telefones celulares e outros, salvo um dicionário na versão impressa, conforme 4.3.2.

4.2.4 O exame de proficiência em língua estrangeira e a prova escrita sobre conhecimento específico não poderão ser assinadas ou identificadas pelo candidato. A cada prova será atribuído um código pela Comissão de Seleção. Ao término da avaliação, após a atribuição da nota final, as provas dos candidatos serão identificadas pela Comissão de Seleção.

4.3 O exame de proficiência, primeira etapa do Processo Seletivo, poderá ser realizado em língua alemã, espanhola, francesa, inglesa ou italiana.

4.3.1 O candidato deverá prestar exame de proficiência em apenas uma língua estrangeira.

4.3.1.1 Será dispensado desta etapa do Processo Seletivo o candidato que apresentar atestado de aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira moderna realizado no Processo Seletivo 2014.1 do PPGEL;

4.3.2 Será permitido o uso de um dicionário, na versão impressa, para o exame de proficiência, não sendo autorizada a troca de material entre os candidatos.

4.3.3 O exame de proficiência será composto por questões objetivas e discursivas e terá como objeto de avaliação o nível de compreensão e interpretação textual em língua estrangeira.

4.3.4 As respostas às questões do exame de proficiência devem ser redigidas em língua portuguesa com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4.3.5 O exame de proficiência terá a duração mínima de 1 (uma) hora e máxima de 3 (três) horas.

4.3.6 O resultado do exame de proficiência será expresso pelos conceitos "aprovado" ou "reprovado", considerando-se aprovados apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

4.4 A prova escrita sobre conhecimento específico, segunda etapa do Processo Seletivo, será composta de questões discursivas, elaboradas a partir da bibliografia indicada em 4.4.5.

4.4.1 Apenas os candidatos aprovados no exame de proficiência em língua estrangeira poderão realizar a prova escrita sobre conhecimento específico.

4.4.2 Serão objetos de avaliação da prova escrita: domínio dos conteúdos da bibliografia indicada, capacidade de exposição escrita, nível de argumentação e capacidade de reflexão sobre a linguagem.

4.4.3 A prova escrita terá a duração mínima de 1 (uma) hora e máxima de 4 (quatro) horas.

4.4.4 As respostas às questões da prova escrita deverão ser redigidas em língua portuguesa, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4.4.5 A bibliografia indicada para a prova escrita sobre conhecimento específico é a que segue:

I - BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez. Volumes 1 e 2.

II - ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Ed. Cortez.

III - PINKER, Steven. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

IV - RASO, Tommaso; MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo V. (Orgs.). Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG.

V - TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática.

4.4.6 À prova escrita será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez).

4.4.7 Serão considerados aprovados nesta etapa do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

4.5 A arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae, terceira e última etapa do Processo Seletivo, será realizada perante Banca Examinadora composta por professores do PPGEL, integrantes da linha de pesquisa a que concorre o candidato.

4.5.1 Apenas os candidatos aprovados nas duas etapas anteriores poderão participar da arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae.

4.5.2 Serão objetos de avaliação da última etapa de seleção: as capacidades do candidato para a exposição oral sobre o seu pré-projeto de pesquisa, destacando a relação deste com sua experiência profissional e produção intelectual; clareza na exposição das partes que compõem o pré-projeto; aderência e relevância do pré-projeto à linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu; pertinência da bibliografia do pré-projeto quanto ao objeto, justificativa e problematização.

4.5.3 Cada candidato terá até 10 minutos para exposição oral. A Banca Examinadora, por sua vez, terá até 15 minutos para arguição do(a) candidato(a).

4.5.4 Não será permitida a utilização de equipamento audiovisual (datashow, notebook, etc.) durante a exposição oral do(a) candidato(a).

4.5.5 A arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae será gravada em áudio e não poderá ser assistida pelos demais candidatos.

4.5.6 Na avaliação da arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae, será atribuído pela Banca Examinadora apenas o conceito "aprovado" ou "reprovado".

4.5.7 Após a arguição de todos os candidatos, a banca emitirá ata, que será encaminhada à Comissão de Seleção.

4.6 Os resultados de cada uma das etapas do Processo Seletivo serão divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Estudos Linguísticos), contendo exclusivamente a relação dos candidatos classificados.

4.7 Para efeito de classificação final dos aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo, será considerada a nota obtida na prova escrita de conhecimento específico.

4.7.1 Ocorrendo empate na nota da prova escrita de conhecimento específico, para efeito de classificação, o critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei Federal 10.741/03.

4.8 Ao final do Processo Seletivo, será divulgada a lista dos candidatos classificados com a indicação das linhas de pesquisa.

5 DO CRONOGRAMA

5.1 As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

 

DATA e HORÁRIO

Inscrições

de 8/9 a 7/10/2014, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.

Homologação das inscrições

a partir de 14/10/2014

Exame de proficiência

17/11/2014, às 14h

Divulgação do resultado do exame de proficiência

a partir de 21/11/2014

Prova escrita sobre conhecimento específico

24/11/2014, às 14h

Divulgação do resultado da Prova escrita sobre conhecimento específico

a partir de 27/11/2014

Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae

de 1º a 5/12/2014, em dia e horário a serem definidos por cada linha de pesquisa

Divulgação do resultado da Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae

a partir de 8/12/2014

Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo

a partir de 15/12/2014

5.1.1 O ensalamento de cada uma das etapas do Processo Seletivo será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Estudos Linguísticos).

5.1.2 É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Estudos Linguísticos), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma acima.

6 DOS RECURSOS

5.2 Caberá recurso da homologação das inscrições e do resultado de cada uma das etapas de avaliação à Comissão do Processo Seletivo, no prazo de 1 (um) dia útil, a contar da publicação, sob pena de invalidação do recurso.

5.2.1 Serão recebidos recursos na Secretaria Acadêmica, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.

6.2.1 Em hipótese alguma será aceito recurso por via postal, fax, correio eletrônico, tampouco será aceito recurso extemporâneo.

6.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem as normas contidas neste Edital.

6.4 A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.

6.4.1 A Comissão de Seleção emitirá decisão no prazo de 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo de recurso.

6.4.2 A decisão da Comissão de Seleção será disponibilizada na Secretaria Acadêmica.

7 DA MATRÍCULA

7.1 O candidato classificado deverá efetuar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica, no período de 2 a 6 de março de 2015, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

7.2 As disciplinas do curso de Mestrado serão ofertadas nos turnos matutino e vespertino.

7.2.1 Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada, desde que garantidos a carga horária, a qualidade e o conteúdo programático.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O candidato, ao assinar o formulário de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.

8.2 Os candidatos terão o prazo de 60 (sessenta) dias, após a divulgação do resultado, para retirar os documentos expresso em 3.3, exceto o formulário de inscrição, na Secretaria Acadêmica, do Campus Chapecó (sede definitiva), sito à Rodovia SC-459, Km 02, Área Rural, Chapecó, SC, ao final do qual serão inutilizados. O horário para retirada dos documentos fica estabelecido das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

8.3 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.

8.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome do(a) candidato(a):

RG:

CPF:

Endereço residencial

Rua:

Bairro:

Complemento:

Cidade/UF:

CEP:

Contato

Telefone residencial:

Telefone celular:

E-mail 1:

E-mail 2:

Cursos

Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Pós-Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Ocupação Profissional

Instituição:

Cargo:

Telefone:

Endereço profissional

Rua:

Bairro:

Complemento:

Cidade/UF:

CEP:

Responda as seguintes questões de acordo com as normas do Edital:

1 Conforme subitem 3.4, a língua estrangeira na qual realizarei o exame de proficiência é: (__) alemã (__) espanhola (__) inglesa (__) italiana (__) francesa

2 Conforme subitem 3.5, a linha de pesquisa a que pretendo minha inscrição é:

(__) Práticas Discursivas e Subjetividades

(__) Diversidade e Mudança Linguística

(__) Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem

3 Conforme subitem 3.5.1, meu/minha provável orientador(a) segundo a linha de pesquisa pretendida é_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

4 Conforme subitem 3.6, necessito de condições especiais para as etapas do Processo Seletivo: (__) Não. (__) Sim. Quais condições? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

5) Conforme subitem 4.3.1.1, solicito a dispensa do exame de proficiência da seguinte língua: (__) alemã (__) espanhola (__) inglesa (__) italiana (__) francesa.

Declaro que li e concordo com as normas do presente Edital.

Assinatura do(a) candidato(a)

PARA CONFERÊNCIA DA SECRETARIA ACADÊMICA

1 Documentação anexada na seguinte ordem:

(__) formulário de inscrição, conforme Anexo I, devidamente preenchido e assinado;

(__) cópia simples do documento de identidade e do CPF;

(__) cópia simples do diploma de curso superior de graduação, reconhecido pelo MEC, ou do certificado de conclusão de curso superior, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula;

(__) cópia simples do Histórico Escolar de graduação;

(__) Curriculum vitae impresso, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (modelo resumido padrão), não documentado;

(__) cópia simples do título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br), no caso de candidato brasileiro.

(__) cópia simples de documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (apenas para candidatos do sexo masculino), no caso de candidato brasileiro. De acordo com a legislação vigente, este item não se aplica aos candidatos autodeclarados indígenas.

(__) cópia impressa do pré-projeto de pesquisa;

(__) cópia digital do projeto de pesquisa gravado em formato.pdf em CD-ROM;

(__) atestado de aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira moderna realizado no Processo Seletivo 2014.1 do PPGEL, quando for o caso;

(__) Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.

2 Para os candidatos autodeclarados indígenas deverá ser acrescida à lista de documentos do item 3.3, a documentação de "manifestações de pertencimento à etnia", a seguir relacionada, conforme o artigo 6º, da Resolução nº 33/2013 - CONSUNI:

(__) Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) e/ou do cacicado ou de outros órgãos de representação indígena;

(__) Registro Administrativo de Nascimento de Índio (RANI);

(__) Declaração pessoal de pertença a grupo indígena.

 

 

 

Protocolo n.º

 

 

 

Data

 

 

 

Assinatura

 

 

 

Protocolo n.º

 

 

 

Data

 

 

 

Assinatura

ANEXO II

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O PRÉ-PROJETO

1 Identificação

1.1 Título

1.2 Nome do(a) candidato(a)

1.3 Linha de pesquisa pretendida

2 Tema

3 Justificativa (contendo problematização, breve revisão de literatura sobre o tema, relevância)

4 Objetivos (geral e específicos)

5 Hipóteses (se for o caso)

6 Referencial Teórico

7 Metodologia

8 Cronograma de execução

9 Referências

Formatação:

O pré-projeto não poderá ultrapassar 15 páginas, incluindo Referências, sem Anexos, em papel A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, margens esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior 2 cm.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 04 de agosto de 2014.
Data de publicação: 09 de outubro de 2016.

Antônio Inácio Andrioli
Reitor pro tempore da UFFS, em exercício

Documento Histórico

EDITAL Nº 469/GR/UFFS/2014