EDITAL Nº 627/GR/UFFS/2014

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL

O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) com ingresso em 2015.1, conforme descrito a seguir.

1 DO PÚBLICO-ALVO

1.1 Poderão se inscrever no Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.

1.2 A inscrição de candidato portador de diploma de graduação expedido por instituição estrangeira e reconhecido pelo MEC ou instância legal do país onde o curso foi realizado, poderá ser admitida desde que o mesmo comprove, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil - conforme regulamento geral de pós-graduação da UFFS.

2 DAS VAGAS

2.1 São oferecidas até 20 vagas no Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, para ingresso no primeiro semestre de 2015.

2.1.1 O preenchimento das vagas existentes fica condicionado à aprovação de candidatos no Processo Seletivo e a disponibilidade de orientador.

2.2 As vagas serão distribuídas entre os docentes das linhas de pesquisa do PPGCTA, sendo até 10 vagas para a linha de Sustentabilidade dos Agroecossistemas e até 10 vagas para a linha de Conservação dos Recursos Naturais.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições devem ser realizadas de 6 de outubro a 7 de novembro de 2014, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na secretaria Geral de Cursos, campus Erechim pessoalmente ou por meio de procuração autenticada.

3.2 Será aceito envio de inscrições pelo Correio, via Sedex, para o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, aos cuidados do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, campus Erechim, Av. Dom João Hoffmann, 313, Bairro Fátima Erechim, RS, CEP 99700-000, desde que a postagem ocorra até o dia 7 de novembro de 2014. É importante que no envelope conste a frase: Inscrição para o mestrado.

3.2.1 A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da prestação de serviços dos Correios.

3.3 Para a inscrição, o candidato deve instruir seu requerimento com os seguintes documentos:

I - formulário de inscrição, disponível na secretaria Geral de Cursos do campus Erechim (ANEXO I) e no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) devidamente preenchido.

II - cópia simples do documento de identidade e do CPF;

III - cópia simples do diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula.

IV - cópia simples do Histórico Escolar da graduação;

V - cópia do currículo Lattes, junto com a planilha do Curriculum vitae (Anexo II) preenchida e impressa, disponível em: www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, com cópia de documentos comprobatórios (somente os comprovantes dos itens constantes na planilha);

VI - pré-projeto de pesquisa impresso, de acordo com o item 4.3 deste edital;

VII - cópia simples de documentos que provam estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro, e dos documentos exigidos pela legislação específica, no caso de candidato estrangeiro;

VIII - certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.

3.4 No ato da inscrição, o candidato deverá informar a linha de pesquisa e orientador a que está concorrendo.

3.5 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

3.6 O candidato deverá ter currículo Lattes atualizado e disponível para consulta online da comissão de seleção.

3.7 O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá indicar, no formulário de inscrição, os recursos especiais necessários.

3.8 Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.

3.9 A relação das inscrições homologadas para a primeira etapa do Processo Seletivo será divulgada a partir de 14 de novembro de 2014, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental).

4 DO PROCESSO SELETIVO

4.1 O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGCTA, designada pelo colegiado do programa.

4.2 O Processo Seletivo constará de três etapas diferenciadas, na seguinte ordem:

a) pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, peso 40%.

b) prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, peso 20%

c) análise do Curriculum Lattes e Planilha de Curriculum vitae, de caráter classificatório, peso 40%.

4.2.1 Todas as etapas do Processo Seletivo serão realizadas na UFFS campus Erechim, em datas, conforme item 5.1, e em salas e horários a serem divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental).

4.2.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova munido de original do documento oficial de identidade com foto, conforme informado na inscrição.

4.3 O pré-projeto de pesquisa deverá estar formatado de acordo com este edital, conforme "Tema para o Projeto", indicado no ANEXO III deste edital.

4.3.1 O candidato deverá optar por um único "Tema para o Projeto" e por um professor orientador do mestrado, indicado na folha de rosto do projeto.

4.3.2 O pré-projeto deverá possuir no máximo 5 páginas, não incluindo a capa, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e margens 2,5 (superior/inferior) e 3,0 (esquerda/direita).

4.3.3 O pré-projeto deve conter as seguintes partes: capa contendo título, autor, tema para o projeto, indicação do orientador; resumo, introdução, objetivos e hipóteses, material e métodos, cronograma e referências bibliográficas.

4.3.4 O projeto não deve conter resultados obtidos.

4.3.5 O envio de mais de um projeto resultará na eliminação do candidato.

4.3.6 Projetos enviados em desacordo com a formatação deste edital serão desqualificados, resultando na eliminação do candidato.

4.3.7 Os critérios para avaliação do pré-projeto serão: excelência quanto aos aspectos científicos, tecnológicos e originalidade; clareza dos objetivos da proposta; viabilidade da metodologia da proposta e clareza da escrita e terminologia utilizada no projeto.

4.3.8 O candidato será aprovado para a próxima etapa se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) no pré-projeto.

4.3.9 O tema do pré-projeto não garante que este será desenvolvido pelo aluno na dissertação.

4.4 A prova escrita consistirá de análise crítica de um artigo científico (com tema relacionado às Linhas de Pesquisa do PPG-CTA), na forma de questões teóricas elaboradas pela Comissão de Seleção.

4.4.1 Serão objetos de avaliação na prova escrita:

a) domínio e conhecimento da temática da questão;

b) clareza e adequação da linguagem científica;

c) estruturação e articulação do conteúdo.

4.4.2 Durante a prova, não será permitida a consulta a quaisquer materiais nem o uso de equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets, telefones celulares e outros.

4.4.3 A prova escrita será identificada apenas com um número dado ao candidato no início da mesma e qualquer tentativa de identificação o candidato será desclassificado.

4.4.4 A prova escrita terá a duração mínima de 30 minutos e máxima de 2 (duas) horas.

4.4.5 A prova escrita deverá ser redigida em língua portuguesa, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4.4.6 À prova escrita será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez).

4.4.7 Somente os candidatos com projetos aprovados poderão fazer a prova escrita.

4.4.8 Serão considerados aprovados nesta etapa do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

4.5 A análise do Curriculum Lattes e Planilha de Curriculum vitae será realizada dentro dos itens constantes na planilha de Curriculum vitae apresentada pelo candidato, comparando com os documentos comprobatórios.

4.5.1 Serão avaliados somente os itens indicados pelo candidato na planilha de curriculum vitae e documentos comprobatórios, entregues no ato da inscrição.

4.5.2 Quando os documentos comprobatórios apresentados pelo candidato apresentarem discordância com a planilha preenchida, a pontuação do candidato será refeita pela banca e uma nova planilha será preenchida para aquele candidato, com justificativa da banca examinadora.

4.5.3 A composição da nota (5,0 a 10,0) da análise do currículo será realizada da seguinte forma: o currículo que apresentar a maior pontuação de acordo com a planilha de Curriculum vitae receberá nota máxima (10,0) em cada linha, sendo que as demais serão ajustadas proporcionalmente.

4.6 Os resultados da seleção serão divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental), contendo a classificação dos candidatos por linha de pesquisa.

4.7 Para efeito de classificação final dos aprovados em todas as etapas do processo seletivo será considerada os pesos citados no item 4.2 das etapas classificatórias do processo seletivo (Pré-projeto, Prova escrita e Análise do Curriculum vitae)

4.7.1 Ocorrendo empate na nota final, para efeito de classificação, o primeiro critério de desempate será a nota da análise do Curriculum vitae. Caso o empate persista, o segundo critério de desempate será o pré-projeto. Caso o empate ainda persista o terceiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, conforme dispõe o parágrafo único do Art. 27 da Lei Federal 10.741/03.

5 DO CRONOGRAMA

5.1 As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

ETAPAS

DATA e HORÁRIO

Inscrições

De 6/10/2014 a 7/11/2014, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Homologação das inscrições

A partir de 14/11/2014.

Resultados dos pré-projetos

A partir de 28/11/2014.

Prova escrita sobre conhecimento específico

5/12/2014, às 14h.

Divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo: prova escrita e análise do currículo.

A partir de 15/12/2014.

Divulgação do Resultado final do Processo Seletivo

A partir de 17/12/2014.

Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo

A partir de 19/12/2014.

5.2 O ensalamento da prova escrita do Processo Seletivo será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) a partir de 28 de novembro de 2014.

5.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma acima.

6 DOS RECURSOS

6.1 O candidato poderá interpor recurso do resultado de cada uma das etapas do processo de seleção em até 24 horas após a publicação do resultado da etapa no sítio da UFFS.

6.2 Os recursos deverão ser protocolados somente na Secretaria Geral de Cursos do campus Erechim e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.

6.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

6.4 A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.

6.4.1 A Comissão de Seleção emitirá parecer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.

6.4.2 O parecer será disponibilizado na Secretaria Geral de Cursos do campus Erechim.

7 DA MATRÍCULA

7.1 O período de matrícula será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) após o encerramento do processo seletivo.

7.2 As disciplinas do curso de Mestrado poderão ser ofertadas em turno integral.

7.2.1 Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada ou sequencial.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O candidato, ao assinar o formulário de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.

8.2 Os candidatos não selecionados terão o prazo de 60 (sessenta) dias, após a finalização do Processo Seletivo, para retirar seus documentos na Secretaria Geral de Cursos do campus Erechim ao final do qual serão inutilizados.

8.3 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.

8.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.

ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

Universidade Federal da Fronteira Sul

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome do(a) candidato(a):

RG:

CPF:

Endereço

Rua:

Nº :

Bairro:

Cidade:

UF:

CEP:

Contato

Telefone residencial:

Celular:

E-mail 1:

E-mail 2:

Cursos

Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Pós-Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Pós-Graduação em:

Instituição:

Ano conclusão:

Ocupação Profissional

Instituição:

Cargo:

Telefone:

Linha de pesquisa pretendida:

Nome do provável orientador*:

Necessita de condições especiais para a prova?

(__) Não. (__) Sim. Quais?

* A opção é apenas em caráter de preferência, cabendo à comissão de seleção a indicação de um orientador ao final do processo seletivo de acordo com a classificação final e com o disposto no edital de seleção.

Declaro que li e concordo com as normas do Edital Nº _ _ _ _ _/PPGCTA/UFFS/2014.

Assinatura do(a) Candidato(a)

PARA USO DA ASSESSORIA DO PPG APÓS A INSCRIÇÃO.

(__) Cópia simples do documento de identidade e do CPF.

(__) Cópia simples do diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula.

(__) Cópia simples do Histórico Escolar da Graduação.

(__) Cópia do Currículo Lattes.

(__) Planilha do Curriculum vitae impresso, na versão fornecida pelo PPGCTA com documentos comprobatórios.

(__) Pré-projeto impresso.

(__) Cópia simples de documentos que comprovem estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro, e dos documentos exigidos pela legislação específica, no caso de candidato estrangeiro.

(__)Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.

Protocolo n.º

 

Data:

 

Assinatura:

 

Protocolo n.º

 

Data:

 

Assinatura:

 

ANEXO II

MODELO DA PLANILHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO.

A planilha deve ser obtida no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Stricto Sensu > Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) e preenchida online. Após o preenchimento deve ser impressa, assinada e entregue com os respectivos documentos comprobatórios. A planilha do candidato será analisada e comparada com todos os documentos pela comissão de seleção.

PLANILHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS

PONTOS

1. Graduação:

1.1 - Formação científica: (informe o tempo em anos ou fração de ano).

1.1.1 - Monitoria

1,5 pontos por ano

1.1.2 - Bolsista de iniciação científica

3 pontos por ano

1.1.3 - Número de cursos assistidos (mínimo de 20 horas por curso)

0,25 pontos por curso

1.1.4 - Estágio em pesquisa

(Universidades ou outras instituições) (500 horas = 1 ano)

1 ponto por ano

2. Atividades Pós Formado:

2.1 - Formação científica: (informe o tempo em anos ou fração de ano).

2.1.2 - Estágio em pesquisa em área afim (500 horas = 1 ano)

1 ponto por ano

2.1.3 - Especialização concluída

(duração mínima de meio ano; indicar o nº de especializações)

3 pontos por especialização

4. Produção científica

 

4.1 - Artigos aceitos e/ou publicados, na área de Ciências Ambientais

4.1.1 - Revista qualis A1

16 pontos por artigo

4.1.2 - Revista qualis A2

14 pontos por artigo

4.1.3 - Revista qualis B1

12 pontos por artigo

4.1.4 - Revista qualis B2

10 pontos por artigo

4.1.5 - Revista qualis B3

8 pontos por artigo

4.1.6 - Revista qualis B4

5 pontos por artigo

4.1.7 - Revista qualis B5

4 pontos por artigo

4.3 - Trabalhos apresentados em eventos (informe o número de trabalhos em cada item).

4.3.1 - Artigo completo ou resumo expandido em evento

1 ponto por resumo

4.3.1 - Resumo em congresso de sociedade internacional

1 ponto por resumo

4.3.2 - Resumo em congresso de sociedade nacional

0,5 pontos por resumo

4.3.3 - Resumo apresentado em congresso local

0,3 pontos por resumo

4.4 - Outras publicações

4.4.1 - Capítulos de livros

5 pontos por capítulo

ANEXO III

DOCENTES E TEMAS PARA PRÉ-PROJETOS

DOCENTE

LINHA DE PESQUISA

(no Programa)

TEMAS DE PESQUISA

Altemir José Mossi

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

Conservação dos Recursos Naturais

1 Manejo alternativo de pragas em agroecossistemas.

2 Manejo de alternativo de plantas concorrentes: Bioherbicidas.

3 Sustentabilidade de abelhas nativas Meliponinae.

Clevison Luiz Giacobbo

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Manejo de pomares e condução de plantas frutíferas.

2 Propagação de plantas lenhosas e avaliação de porta-enxertos.

3 Melhoramento e avaliação da adaptação de espécies frutíferas para as condições de climas amenos.

Fabio de Oliveira Sanches

Conservação dos Recursos Naturais

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Climatologia no Alto Uruguai gaúcho e no sudoeste do Rio Grande do Sul.

2 Variabilidade e Mudanças climáticas.

3 Estudo sobre os possíveis cenários climáticos futuros.

Gean Delise Leal Pasquali Vargas

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

Conservação dos Recursos Naturais

1 Aproveitamento de subprodutos e rejeitos agroindustriais visando obtenção de enzimas microbianas.

2 Tratamento de efluentes utilizando enzimas.

3 Tratamento de efluentes, utilizando processos oxidativos avançados e adsorção.

Geraldo Ceni Coelho

Conservação dos Recursos Naturais

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Sistemas Agroflorestais.

2 Restauração ecológica florestal.

3 Interações bióticas em agroflorestas com ênfase em mutualismo.

Helen Treichel

Conservação dos Recursos Naturais

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Produção, imobilização e aplicação de enzimas na obtenção de biocombustíveis.

2 Avaliação e otimização da produção e recuperação de Biogás.

3 Uso de microrganismos e enzimas em tratamento de resíduos.

José Mario Vicensi Grzybowski

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

Conservação dos Recursos Naturais

1 Modelagem de sistemas ambientais.
2 Modelagem matemática de bioprocessos.
3 Modelagem da dinâmica populacional.

Lauri Lourenço Radünz

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Secagem e armazenagem de grãos.

2 Métodos alternativos para o controle de pragas de armazenagem.

3 Influências das etapas de produção e colheita sobre a qualidade de pós-colheita de grãos.

Leandro Galon

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Manejo integrado de plantas daninhas infestantes de culturas agrícolas.

2 Resistência e Tolerância de Plantas a herbicidas.

3 Impacto ambiental de agrotóxicos.

Marilia Teresinha Hartmann

Conservação dos Recursos Naturais

1 Biologia e conservação de anfíbios.

2 Impacto de atividades humanas sobre a fauna.

3 Impacto de contaminantes ambientais sobre as espécies de anfíbios brasileiras.

Paulo Hartmann

Conservação dos Recursos Naturais

1 Ecologia de estradas - impactos de estradas em diferentes componentes da biodiversidade.

2 Biodiversidade e conservação da fauna.

3 Ecologia e história natural de serpentes.

Roberto Valmir da Silva

Conservação dos Recursos Naturais

1 Modelagem de sistemas ambientais.

2 Modelagem matemática hidrológica e hidráulica.

3 Monitoramento hidrológico e previsão de enchentes com uso de SIGs.

Rosilene Rodrigues Kaizer Perin

Sustentabilidade dos Agroecossistemas

1 Enzimologia toxicológica.

2 Toxicologia de metais e compostos orgânicos.

3 Neurotoxicologia.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 03 de outubro de 2014.
Data de publicação: 10 de outubro de 2016.

Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Documento Histórico

EDITAL Nº 627/GR/UFFS/2014