EDITAL Nº 536/GR/UFFS/2017

Chamada para Credenciamento de Docentes Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável PPGADR UFFS

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL - PPGADR/UFFS

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada para Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADRS) - Curso de Mestrado, conforme normas estabelecidas neste edital.

 

1 FINALIDADE

1.1 Credenciar professores para o quadro docente permanente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), Curso de Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul.

 

2 DAS VAGAS

2.1 Serão ofertadas até 4 vagas para docentes permanentes e até 1 vaga para docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), Curso de Mestrado.

2.1.1 O preenchimento das vagas será para atuar na Linha de Pesquisa 1 (até 2 vagas) e Linha de Pesquisa 2 (até 2 vagas). Caso estas vagas não sejam preenchidas, ficará a critério do colegiado de curso definir o preenchimento total ou parcial das vagas.

2.2 O preenchimento das vagas ofertadas fica condicionado à aprovação dos pedidos de credenciamento pelas respectivas linhas de pesquisa e posterior análise do Colegiado do PPGADR, levando-se em consideração as necessidades do programa.

 

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições devem ser realizadas de 7 a 14 de junho de 2017, das 8h às 11 hs 30 min e dadas 14 hs às 16 h, na Secretaria do programa, sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR.

3.2 A inscrição deve ser realizado pelo professor solicitante, presencialmente ou mediante procuração, deve apresentar a indicação de qual das Linhas de Pesquisa é pretendida para atuação e disciplinas que se propõe a ministrar dentro do rol das existentes no programa (Anexo I), munido dos seguintes documentos:

I - Requerimento assinado dirigido ao Colegiado do PPGADR(Anexo II);

II - Currículo Lattes atualizado, formato resumido padrão (não documentado*);

III - Plano de trabalho do docente junto ao Programa, especificando as atividades que se propõe a desenvolver, conforme Anexo III.

 

4 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

4.1 A avaliação dos pedidos de credenciamento levará em consideração os seguintes critérios de elegibilidade qualitativos:

a) O docente deve possuir título de doutor.

b) Adequação do plano de trabalho do candidato às áreas de interesse das linhas de pesquisa e ensino do PPGADR, incluindo a contribuição em componentes curriculares já existentes no programa (Anexo I)

c) Possuir perfil docente de acordo com as normativas da Capes, do Regulamento de Pós-Graduação da UFFS e do regimento do programa.

4.1.1 Caberá ao colegiado do programa a decisão final de aprovação de candidatos ao credenciamento com base nos critérios desse edital e às necessidades do programa.

4.2 A avaliação dos pedidos de credenciamento levará em consideração critérios de elegibilidade quantitativos de acordo com a tabela de avaliação de currículo a partir de janeiro 2014 (Anexo IV). Será eliminado o candidato que não apresentar produção científica mínima de 3 artigos (Qualis B4 ou superior na área interdisciplinar) e/ou livros/capítulos com ISBN neste período.

 

5 DO CRONOGRAMA

5.1 As etapas do processo de credenciamento de docentes no PPGADR -UFFS ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

ETAPA

PERÍODO

Inscrições

07 a 14 de junho

Divulgação da relação de inscrições homologadas

A partir de 19 de junho

Divulgação dos docentes aprovados para credenciamento

A partir de 21 de junho

Homologação da relação de docentes credenciados

A partir de 26 de junho

5.2 É de exclusiva responsabilidade do solicitante acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br, no link Laranjeira do Sul> Curso> Mestrado> Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma proposto neste edital.

 

6 DOS RECURSOS

6.1 O docente candidato poderá interpor recurso do resultado do processo de credenciamento em até 24 h após a publicação do resultado da avaliação dos pedidos de credenciamento no sítio da UFFS.

6.2 Os recursos deverão ser protocolados, presencialmente, na Secretaria do programa (PPGADR), sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 11:30 h e das 14:00 h às 16:30 h, exceto feriados, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e fundamentação para o pedido de revisão.

6.3 Após a apreciação do recurso, conduzida por uma Comissão Examinadora, constituída de ao menos dois docentes permanentes do programa, será emitido parecer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.

6.4 O parecer será disponibilizado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR.

 

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O candidato, ao assinar o requerimento de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.

7.2 A qualquer tempo, constatado inveracidade das informações, o candidato será desclassificado.

7.3 Os casos omissos neste Edital serão analisados pelo colegiado do PPGADR-UFFS.

 

Chapecó-SC, 06 de junho de 2017.

 

 

 

Prof. Jaime Giolo

Reitor da UFFS


ANEXO I

DISCIPLINAS

 

Agroecologia

Desenvolvimento Rural Sustentável

Metodologia e Epistemologia da Ciência

Oficinas de Prática Interdisciplinar I E II

Aspectos Sociais, Econômicos e Ambientais da Sustentabilidade em Agroecossistemas

Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas

Manejo Ecológico de Solo, e Fertilidade dos Sistemas

Economia Política da Natureza

Economia Solidária Agroecológica

10 Sanidade Vegetal e Plantas Bioativas em Agroecossistemas

11 Comportamento de Plantas sob Estresse Biótico e Abiótico em Agroecossistemas

12 Sistemas Agrossilvipastoris

13 Aquicultura Agroecológica

14 História Ambiental


ANEXO II

REQUERIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA UFFS

 

MESTRADO

À Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável:

Venho através deste manifestar meu interesse em colaborar com este Programa de Pós-Graduação, solicitando meu credenciamento como:

(__) Docente permanente linha 1

(__) Docente permanente linha 2

(__) Docente colaborador

 

DOCENTE

Seguem abaixo, as informações necessárias para apreciação deste pedido:

Nome:

CPF:                                                       Telefone:

SIAPE:

Campus:                                                  E-mail:

 

Local e Data

 

 

 

Assinatura

 

ANEXO III

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

 

Linha de Pesquisa:

Descrição e justificativa das atividades propostas destacando a aderência, possíveis disciplinas a serem ministradas e pertinência da proposta de trabalho ao programa e à linha de pesquisa indicada:

Projetos aprovados com recursos e parcerias:

 

 

ANEXO IV

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

A pontuação dos títulos deverá considerar apenas a partir de janeiro de 2014 até o presente momento.

I - Tabela de pontuação para avaliação de currículo

1. Produção científica

Pontos

1.1 – Artigos aceitos e/ou publicados, na área Interdisciplinar (conforme tabela Qualis Capes)

 

1.1.1 - Revista qualis A1

15 pontos por artigo

1.1.2 - Revista qualis A2

10 pontos por artigo

1.1.3 - Revista qualis B1

8 pontos por artigo

1.1.4 - Revista qualis B2

6 pontos por artigo

1.1.5 - Revista qualis B3

4 pontos por artigo

1.1.6 - Revista qualis B4

3 pontos por artigo

1.1.7 - Revista qualis B5

2 ponto por artigo

1.2 - Artigos aceitos e/ou publicados em revista com qualis até B5, fora da área Interdisciplinar

1 ponto por artigo até o limite de 10 pontos

1.3 – Trabalhos apresentados em eventos

 

4.3.1 – Trabalho completo

1,0 ponto por Trabalho completo

4.3.1 - Resumo expandido em evento

0,5 ponto por resumo até o limite de 10 pontos

1.4 - Outras publicações

 

1.4.1 – Livro publicado com ISBN

8 pontos por livro

1.4.2 - Capítulos de livros com ISBN

4 pontos por capítulo

1.4.3 – Patente publicada

8 pontos por patente

1.4.4 – Cartilhas e boletins técnicos

0,5 ponto por trabalho até 10 pontos

1.4.5 - Membro de corpo editorial de Revista Cientifica

1 ponto por revista até o limite de 10 pontos

2.4 – Atividades acadêmicas

 

Atividades pesquisa e extensão em Agroecologia e Desenvolvimento rural Sustentável

0,5 ponto por ano até o máximo de 5 pontos

Orientação de tese concluída

5 pontos por orientação

Coorientação de tese concluída

2 pontos por coorientação

Orientação de dissertação concluída

3 pontos por orientação

Coorientação de dissertação concluída

1 pontos por coorientação

Supervisão de Pós-Doutorado

3 pontos por supervisão

Disciplina ministrada em Programas de Pós-graduação

1 ponto por disciplina/semestre até um máximo de 10 pontos

Participação em banca de dissertação/tese de outros que não os próprios orientandos.

0,5 ponto por participação até o limite de 10 pontos.

Coordenação de Acordo Internacional e Nacional de Cooperação

5 pontos pelo triênio

Coordenação de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento

2 pontos por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos

Colaboração de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento

0,5 ponto por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos

Coordenação de projetos de extensão aprovados em agências de fomento

2 pontos por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos

Colaboração de projetos de extensão aprovados em agências de fomento

0,5 ponto por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos

Cursos palestras, mesas e redondas

0,5 ponto por atividade até um máximo de 5 pontos

2.5 – Atividades de gestão

 

Atividades de gestão institucional (cargos de direção, coordenação de cursos, coordenação adjunta)

2 pontos por ano até o máximo de 10 pontos

Data do ato: Chapecó-SC, 06 de junho de 2017.
Data de publicação: 06 de junho de 2017.

Jaime Giolo
Reitor

Documento Histórico

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