EDITAL Nº 536/GR/UFFS/2017
CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL - PPGADR/UFFS
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada para Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADRS) - Curso de Mestrado, conforme normas estabelecidas neste edital.
1 FINALIDADE
1.1 Credenciar professores para o quadro docente permanente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), Curso de Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul.
2 DAS VAGAS
2.1 Serão ofertadas até 4 vagas para docentes permanentes e até 1 vaga para docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), Curso de Mestrado.
2.1.1 O preenchimento das vagas será para atuar na Linha de Pesquisa 1 (até 2 vagas) e Linha de Pesquisa 2 (até 2 vagas). Caso estas vagas não sejam preenchidas, ficará a critério do colegiado de curso definir o preenchimento total ou parcial das vagas.
2.2 O preenchimento das vagas ofertadas fica condicionado à aprovação dos pedidos de credenciamento pelas respectivas linhas de pesquisa e posterior análise do Colegiado do PPGADR, levando-se em consideração as necessidades do programa.
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições devem ser realizadas de 7 a 14 de junho de 2017, das 8h às 11 hs 30 min e dadas 14 hs às 16 h, na Secretaria do programa, sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR.
3.2 A inscrição deve ser realizado pelo professor solicitante, presencialmente ou mediante procuração, deve apresentar a indicação de qual das Linhas de Pesquisa é pretendida para atuação e disciplinas que se propõe a ministrar dentro do rol das existentes no programa (Anexo I), munido dos seguintes documentos:
I - Requerimento assinado dirigido ao Colegiado do PPGADR(Anexo II);
II - Currículo Lattes atualizado, formato resumido padrão (não documentado*);
III - Plano de trabalho do docente junto ao Programa, especificando as atividades que se propõe a desenvolver, conforme Anexo III.
4 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS
4.1 A avaliação dos pedidos de credenciamento levará em consideração os seguintes critérios de elegibilidade qualitativos:
a) O docente deve possuir título de doutor.
b) Adequação do plano de trabalho do candidato às áreas de interesse das linhas de pesquisa e ensino do PPGADR, incluindo a contribuição em componentes curriculares já existentes no programa (Anexo I)
c) Possuir perfil docente de acordo com as normativas da Capes, do Regulamento de Pós-Graduação da UFFS e do regimento do programa.
4.1.1 Caberá ao colegiado do programa a decisão final de aprovação de candidatos ao credenciamento com base nos critérios desse edital e às necessidades do programa.
4.2 A avaliação dos pedidos de credenciamento levará em consideração critérios de elegibilidade quantitativos de acordo com a tabela de avaliação de currículo a partir de janeiro 2014 (Anexo IV). Será eliminado o candidato que não apresentar produção científica mínima de 3 artigos (Qualis B4 ou superior na área interdisciplinar) e/ou livros/capítulos com ISBN neste período.
5 DO CRONOGRAMA
5.1 As etapas do processo de credenciamento de docentes no PPGADR -UFFS ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPA |
PERÍODO |
Inscrições |
07 a 14 de junho |
Divulgação da relação de inscrições homologadas |
A partir de 19 de junho |
Divulgação dos docentes aprovados para credenciamento |
A partir de 21 de junho |
Homologação da relação de docentes credenciados |
A partir de 26 de junho |
5.2 É de exclusiva responsabilidade do solicitante acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br, no link Laranjeira do Sul> Curso> Mestrado> Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma proposto neste edital.
6 DOS RECURSOS
6.1 O docente candidato poderá interpor recurso do resultado do processo de credenciamento em até 24 h após a publicação do resultado da avaliação dos pedidos de credenciamento no sítio da UFFS.
6.2 Os recursos deverão ser protocolados, presencialmente, na Secretaria do programa (PPGADR), sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 11:30 h e das 14:00 h às 16:30 h, exceto feriados, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e fundamentação para o pedido de revisão.
6.3 Após a apreciação do recurso, conduzida por uma Comissão Examinadora, constituída de ao menos dois docentes permanentes do programa, será emitido parecer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.
6.4 O parecer será disponibilizado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, sala 232, bloco docentes/administrativo do campus Laranjeiras do Sul, BR158, Km 405, Laranjeiras do Sul, PR.
7 DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 O candidato, ao assinar o requerimento de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.
7.2 A qualquer tempo, constatado inveracidade das informações, o candidato será desclassificado.
7.3 Os casos omissos neste Edital serão analisados pelo colegiado do PPGADR-UFFS.
Chapecó-SC, 06 de junho de 2017.
Prof. Jaime Giolo
Reitor da UFFS
ANEXO I
DISCIPLINAS
1 Agroecologia
2 Desenvolvimento Rural Sustentável
3 Metodologia e Epistemologia da Ciência
4 Oficinas de Prática Interdisciplinar I E II
5 Aspectos Sociais, Econômicos e Ambientais da Sustentabilidade em Agroecossistemas
6 Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas
7 Manejo Ecológico de Solo, e Fertilidade dos Sistemas
8 Economia Política da Natureza
9 Economia Solidária Agroecológica
10 Sanidade Vegetal e Plantas Bioativas em Agroecossistemas
11 Comportamento de Plantas sob Estresse Biótico e Abiótico em Agroecossistemas
12 Sistemas Agrossilvipastoris
13 Aquicultura Agroecológica
14 História Ambiental
ANEXO II
REQUERIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA UFFS
MESTRADO
À Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável:
Venho através deste manifestar meu interesse em colaborar com este Programa de Pós-Graduação, solicitando meu credenciamento como:
(__) Docente permanente linha 1
(__) Docente permanente linha 2
(__) Docente colaborador
DOCENTE
Seguem abaixo, as informações necessárias para apreciação deste pedido:
Nome:
CPF: Telefone:
SIAPE:
Campus: E-mail:
Local e Data
Assinatura
ANEXO III
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
1 Linha de Pesquisa:
2 Descrição e justificativa das atividades propostas destacando a aderência, possíveis disciplinas a serem ministradas e pertinência da proposta de trabalho ao programa e à linha de pesquisa indicada:
3 Projetos aprovados com recursos e parcerias:
ANEXO IV
TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO
A pontuação dos títulos deverá considerar apenas a partir de janeiro de 2014 até o presente momento.
I - Tabela de pontuação para avaliação de currículo
1. Produção científica |
Pontos |
1.1 – Artigos aceitos e/ou publicados, na área Interdisciplinar (conforme tabela Qualis Capes) |
|
1.1.1 - Revista qualis A1 |
15 pontos por artigo |
1.1.2 - Revista qualis A2 |
10 pontos por artigo |
1.1.3 - Revista qualis B1 |
8 pontos por artigo |
1.1.4 - Revista qualis B2 |
6 pontos por artigo |
1.1.5 - Revista qualis B3 |
4 pontos por artigo |
1.1.6 - Revista qualis B4 |
3 pontos por artigo |
1.1.7 - Revista qualis B5 |
2 ponto por artigo |
1.2 - Artigos aceitos e/ou publicados em revista com qualis até B5, fora da área Interdisciplinar |
1 ponto por artigo até o limite de 10 pontos |
1.3 – Trabalhos apresentados em eventos |
|
4.3.1 – Trabalho completo |
1,0 ponto por Trabalho completo |
4.3.1 - Resumo expandido em evento |
0,5 ponto por resumo até o limite de 10 pontos |
1.4 - Outras publicações |
|
1.4.1 – Livro publicado com ISBN |
8 pontos por livro |
1.4.2 - Capítulos de livros com ISBN |
4 pontos por capítulo |
1.4.3 – Patente publicada |
8 pontos por patente |
1.4.4 – Cartilhas e boletins técnicos |
0,5 ponto por trabalho até 10 pontos |
1.4.5 - Membro de corpo editorial de Revista Cientifica |
1 ponto por revista até o limite de 10 pontos |
2.4 – Atividades acadêmicas |
|
Atividades pesquisa e extensão em Agroecologia e Desenvolvimento rural Sustentável |
0,5 ponto por ano até o máximo de 5 pontos |
Orientação de tese concluída |
5 pontos por orientação |
Coorientação de tese concluída |
2 pontos por coorientação |
Orientação de dissertação concluída |
3 pontos por orientação |
Coorientação de dissertação concluída |
1 pontos por coorientação |
Supervisão de Pós-Doutorado |
3 pontos por supervisão |
Disciplina ministrada em Programas de Pós-graduação |
1 ponto por disciplina/semestre até um máximo de 10 pontos |
Participação em banca de dissertação/tese de outros que não os próprios orientandos. |
0,5 ponto por participação até o limite de 10 pontos. |
Coordenação de Acordo Internacional e Nacional de Cooperação |
5 pontos pelo triênio |
Coordenação de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento |
2 pontos por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos |
Colaboração de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento |
0,5 ponto por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos |
Coordenação de projetos de extensão aprovados em agências de fomento |
2 pontos por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos |
Colaboração de projetos de extensão aprovados em agências de fomento |
0,5 ponto por projeto aprovado até um máximo de 5 pontos |
Cursos palestras, mesas e redondas |
0,5 ponto por atividade até um máximo de 5 pontos |
2.5 – Atividades de gestão |
|
Atividades de gestão institucional (cargos de direção, coordenação de cursos, coordenação adjunta) |
2 pontos por ano até o máximo de 10 pontos |
Data do ato: Chapecó-SC, 06 de junho de 2017.
Data de publicação: 06 de junho de 2017.
Jaime Giolo
Reitor