EDITAL Nº 1171/GR/UFFS/2018 (TORNADO SEM EFEITO, ALTERADO)
Tornado sem efeito por:
Alterado por:
EDITAL Nº 230/GR/UFFS/2019 (TORNADO SEM EFEITO)
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
O REITOR EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para inscrições no Processo Seletivo de candidatos às vagas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura, ofertado na UFFS Campus Cerro Largo, para ingresso em 2019/1, conforme as normas estabelecidas nesse edital.
1 DO CURSO, DO LOCAL DE OFERTA E DAS VAGAS
1.1 Serão ofertadas 35 vagas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura, modalidade presencial, para oferta no Campus Cerro Largo - RS.
1.2 De acordo com o disposto na Resolução nº 8/2017 - CONSUNI, ficam reservadas vagas do Processo Seletivo para o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura, da UFFS, para candidatos autodeclarados indígenas, com deficiência e autodeclarados negros, classificados no processo seletivo, conforme distribuição a seguir.
1.3 Ficam reservadas 2 (duas) vagas para candidatos autodeclarados indígenas, aprovados e classificados no processo seletivo.
1.4 Fica reservada 1 (uma) vaga para candidatos com deficiência, aprovados e classificados no processo seletivo.
1.5 Fica reservada 1 (uma) vaga para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), aprovados e classificados no processo seletivo.
1.6 Não havendo candidatos selecionados para ocuparem as vagas reservadas dos itens 1.3, 1.4 e 1.5, estas serão preenchidas por outros candidatos, obedecendo a ordem de classificação.
1.7 O preenchimento total das vagas ofertadas fica condicionado à aprovação de candidatos no Processo Seletivo.
2 DO PÚBLICO ALVO
2.1 Egressos de cursos de licenciatura em Letras e áreas afins e professores que atuam preferencialmente nas disciplinas da Área das Linguagens e Ciências Humanas no Ensino Fundamental e Médio, e demais profissionais das áreas de Ciências Humanas e Sociais, desde que portadores de diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC.
3 DOS OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: O curso de especialização em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura para oferta no Campus Cerro Largo tem como principal objetivo promover a formação continuada dos docentes da área das Linguagens e Ciências Humanas em exercício nas escolas da Educação Básica e dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e em áreas afins, propiciando o aprofundamento de estudos e a atualização teórico-metodológica dos processos de ensino.
3.2 Objetivos Específicos:
I - Promover discussões teórico-metodológicas sobre a prática de leitura de textos literários, a fim de possibilitar a (re)construção das abordagens de ensino, com vistas ao letramento crítico dos alunos da educação básica;
II - Articular criticamente a teoria e a prática pedagógica, com a finalidade de proporcionar a formação reflexivo-crítica do profissional da área das linguagens;
III - Refletir criticamente sobre as abordagens ao texto literário no espaço escolar para a (re)construção de propostas didático-pedagógicas a serem adotadas na Educação Básica.
4 DA ESTRUTURA CURRICULAR
4.1 O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura apresenta os seguintes componentes curriculares:
Componente Curricular
|
Carga horária
|
Metodologia de Pesquisa
|
60h
|
Panorama da Literatura Brasileira contemporânea
|
60h
|
Literaturas afro-brasileira e africanas de Língua Portuguesa
|
60h
|
Filosofia, literatura e educação
|
60h
|
Aproximações entre Literatura, memória e história
|
60h
|
Metodologia do Ensino de Literatura
|
60h
|
Trabalho de Conclusão de Curso
|
60h
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
420h
|
4.2 As aulas serão ministradas de acordo com cronograma disponível no site da UFFS www.uffs.edu.br> Campus Cerro Largo > Cursos > Especialização> Especialização em Tendências contemporâneas para o Ensino de Literatura, nos seguintes dias da semana, turnos e horários:
a) turno matutino (aos sábados): das 8h às 12h;
b) turno vespertino (às sextas-feiras): das 13h e 30min às 17h e 30min;
c) turno noturno (às sextas-feiras): das 19h às 23h.
4.3 Caso o cronograma sofra alterações, por motivo de qualquer ordem, os acadêmicos serão comunicados com a devida antecedência.
5 DAS INSCRIÇÕES
5.1 As inscrições serão realizadas no período de 01 de fevereiro a 04 de março de 2019 , de segunda a sexta-feira, no horário de expediente em vigor, na Secretaria dos Cursos de Pós-graduação - Rua Major Antônio Cardoso, 590 (Antigo Seminário São José), sala 1-2-16, Campus Cerro Largo - RS, pessoalmente ou por meio de procuração devidamente reconhecida em cartório.
5.2 Serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, via Sedex , aos cuidados da Secretaria dos cursos de Pós-graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) Campus Cerro Largo - RS, especificando no envelope ser referente à Inscrição para curso de Pós-graduação Lato Sensu em Tendências Contemporâneas para o Ensino de Literatura , para o seguinte endereço: Rua Major Antônio Cardoso, 590 (Antigo Seminário São José), sala 1-2-16, Cerro Largo - RS, CEP 97.900-000.
5.3 No caso de envio da documentação por Sedex, somente serão consideradas as inscrições postadas até o dia 01 de março de 2019 .
5.4 A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da prestação de serviços dos Correios.
5.5 Não serão aceitas inscrições via e-mail ou outra forma eletrônica.
5.6 Os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato de inscrição, os seguintes documentos, devidamente encadernados:
I - Formulário de Inscrição, conforme ANEXO I, devidamente preenchido e assinado. O candidato que utilizar a reservas de vaga, definida na Resolução Nº 08/2017 - CONSUNI/CPPGEC, deverá indicar no formulário de inscrição, para qual das vagas está concorrendo;
II - cópia simples do documento de identidade e do CPF;
III - cópia simples do diploma de Curso Superior de Graduação reconhecido pelo MEC ou declaração de Instituto de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato da matrícula;
IV - cópia simples do Histórico Escolar de Graduação;
V - Curriculum vitae impresso, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (modelo padrão) (http://lattes.cnpq.br/), documentado.
VI - Memorial descritivo apresentando a trajetória acadêmica e profissional na educação, com no mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco) laudas.
VII - Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Seleção.
6 CRONOGRAMA
Etapas
|
Datas e horários
|
Período de inscrição
|
De 01/02/19 a 04/03/19 (segunda a sexta feira, exceto feriados, no horário de funcionamento da Secretaria dos cursos de Pós-graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) Campus Cerro Largo - RS).
|
Homologação das inscrições
|
A partir de 13/03/19
|
Análise curricular e do memorial descritivo (processo seletivo)
|
18/03/19 a 22/03/19
|
Resultado da etapa única do processo seletivo
|
A partir de 25/03/19
|
Homologação do Resultado Final
|
A partir de 27/03/19
|
Período de Matrículas
|
01 a 05/04/2019
|
Início das aulas
|
05/04/2019
|
1 DO PROCESSO SELETIVO
1.1 O processo de seleção será conduzido por Comissão de Seleção específica, designada em Portaria. O processo seletivo será constituído por uma etapa com dois instrumentos:
I - Primeiro instrumento - Eliminatório.
a) Análise do currículo apresentado (Anexo II), na qual serão considerados os seguintes aspectos:
a.1) adequação do currículo e da atuação profissional do candidato ao campo da educação;
a.2) comprovação de atuação em atividades de Gestão Escolar;
a.3) comprovação de participação em cursos, seminários, encontros na área da educação;
a.4) Comprovação de publicações em eventos acadêmicos, jornais, revistas e livros.
II - Segundo instrumento - Classificatório
b) Memorial Descritivo com extensão entre 03 (três) e de 05 (cinco) laudas, que contenha:
b.1) Argumentação sobre a trajetória acadêmica e profissional e relação com o currículo apresentado, evidenciando a contribuição das atividades na formação acadêmica e continuada do docente;
b.2) Exposição das intenções de pesquisa em relação à temática do curso.
1.2 Cada instrumento da seleção terá peso 5,0 (cinco).
1.3 A média final será calculada com base nas notas dos dois instrumentos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete), em uma escala de 0 a 10,0.
1.4 Serão classificados os candidatos com as melhores médias, até o limite de vagas disponíveis. Os demais aprovados comporão lista de suplentes.
1.5 Em caso de empate, a classificação dos candidatos será decidida com base na nota do currículo.
1.6 Persistindo empate na classificação final do processo seletivo, para efeito de classificação, o critério de desempate será a idade do candidato dando-se preferência ao de idade mais elevada, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei Federal 0.741/03.
2 DAS MATRÍCULAS
2.1 Os documentos necessários para matrícula, bem como as datas e horários, serão divulgados no edital de homologação do resultado final do processo seletivo.
3 DOS RECURSOS
3.1 O candidato poderá interpor recurso a homologação das inscrições e ao resultado da etapa única do Processo Seletivo em até 24 horas após a publicação do resultado no site da UFFS.
3.2 Os recursos deverão ser protocolados na Secretaria do Secretaria dos cursos de Pós-graduação, sala 1-2-16 do Seminário, Rua Major Antônio Cardoso, nº 590, Centro, CEP 97900-000 - Cerro Largo (RS), durante o horário de expediente do setor, de segunda a sexta-feira, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
3.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
3.4 A Comissão de Seleção emitirá decisão no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.
3.5 A decisão da Comissão de Seleção será disponibilizada na Secretaria dos cursos de Pós- graduação do Campus.
4 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1 Os candidatos, ao assinarem o formulário de inscrição, declaram que leram e concordam com as normas deste Edital
4.2 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição e/ou a matrícula do candidato.
4.3 A UFFS reserva para si o direito de não ofertar o curso caso o número mínimo de candidatos inscritos e/ou aprovados seja inferior a 25 (vinte e cinco);
4.4 Os candidatos não selecionados terão o prazo de 30 (trinta) dias, após a finalização do Processo Seletivo, para retirar seus documentos na Secretaria dos cursos de Pós-graduação, situada na sala 1-2-16 do Seminário, Rua Major Antônio Cardoso, nº 590, Centro, CEP 97900- 000 - Cerro Largo (RS), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Os documentos não retirados até o final do prazo serão inutilizados.
4.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS.
ANEXO I
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Nome do(a) candidato(a):
|
||||
RG:
|
CPF:
|
|||
Endereço/rua:
|
||||
Nº
|
Bairro: | |||
Cidade/UF:
|
CEP:
|
|||
Contato:
|
||||
Telefone residencial:
|
Celular:
|
|||
E-mail 1:
|
||||
E-mail 2:
|
||||
Formação:
|
||||
Graduação em:
|
||||
Instituição
|
Ano de conclusão:
|
|||
Graduação em:
|
||||
Instituição
|
Ano de conclusão:
|
|||
Pós-graduação em:
|
Ano de conclusão:
|
|||
Pós-graduação em:
|
Ano de conclusão:
|
|||
Ocupação profissional:
|
||||
Instituição:
|
||||
Cargo:
|
Telefone:
|
|||
Concorrerá vaga para pessoa com deficiência? Sim (__) não (__)
|
||||
Concorrerá vaga para indígenas? Sim (__) não (__)
|
||||
Concorrerá vaga para negros (pretos e pardos)? Sim (__) não (__)
|
||||
Declaro que li e concordo com as normas do presente Edital.
Local e Data
Assinatura do candidato
ANEXO II
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO E MEMORIAL DESCRITIVO
Tabela 1 - Currículo (Instrumento I)
Currículo
|
Pontuação individual (ano/evento/publicação/participação)
|
Pontuação máxima
|
Regência de classe na Educação Básica ou Infantil
|
0,50
|
5,0
|
Cargo de Gestão Escolar e/ou acadêmica.
|
0,50
|
1,0
|
Trabalho publicado (resumo) ou participação (apresentação oral) em evento acadêmico.
|
0,50
|
1,5
|
Artigo publicado em jornal ou revista.
|
0,25
|
1,5
|
Artigo completo publicado em periódico acadêmico ou anais de evento acadêmico.
|
0,50
|
2,0
|
Capítulo publicado em livro de não-ficção com ISBN.
|
0,50
|
1,0
|
Organização ou publicação individual de obra de não-ficção com ISBN.
|
1,0
|
1,0
|
Organização ou publicação individual de obra de ficção (conto, romance, poesia, crônica) com ISBN.
|
1,0
|
1,0
|
Participação como ouvinte em curso de extensão, seminário, eventos acadêmicos e atividades afins com carga horária entre 8 e 20h.
|
0,50
|
3,0
|
Participação em curso de extensão, grupo de estudos, projetos de pesquisa, PIBID, PET e atividades afins com carga horária entre 8 e 20h.
|
1,0
|
3,0
|
PONTUAÇÃO MÁXIMA NESTA ETAPA
|
-
|
10,0
|
* Conforme Currículo Lattes com comprovação apresentada por meio de certificado, atestado ou declaração fornecido pela Instituição responsável. Só serão considerados válidos os documentos apresentados em cópias. Para resumos, trabalhos completos e artigos em revistas acadêmicas, só é necessária a página que contenha o nome do autor e o ISSN. Para livros, é necessária a ficha catalográfica com ISBN, índice e primeira página para capítulos. Se for autor ou organizador, só a ficha catalográfica com ISBN. Para publicação em jornais, é necessária cópia da página de todo o artigo, em que apareçam os seguintes dados: Nome do Jornal, data e página. Para regência de classe, comprovante da escola, em papel timbrado, com nome do diretor, assinatura e carimbo ou cópia de um contra-cheque de cada ano de docência.
Tabela 2- Memorial Descritivo (Instrumento II)
Memorial descritivo
|
Pontuação
|
Argumentação sobre a trajetória acadêmica e profissional e relação com o currículo apresentado, evidenciado a contribuição das atividades na formação acadêmica e continuada do docente.
|
5,0
|
Exposição das intenções de pesquisa em relação à temática do curso.
|
3,0
|
Uso na norma culta da Língua Portuguesa e extensão do texto entre 03 (três) e de 05 (cinco) laudas.
|
2,0
|
TOTAL
|
10,0
|
* Recomenda-se a entrega do Memorial Descritivo em via digitada, impressa em cor preta, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens Superior e Esquerda 3 cm, Inferior e Direita 2 cm.
Data do ato: Chapecó-SC, 29 de novembro de 2018.
Data de publicação: 29 de novembro de 2018.
Antônio Inácio Andrioli
Reitor em exercício