EDITAL Nº 23/GR/UFFS/2022 (ALTERADO)
Alterado por:
PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS (PPGDPP) CURSO DE MESTRADO - 2022.1.
(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 158/GR/UFFS/2022)
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo para a realização de Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), Curso de Mestrado, com ingresso em 2022.1, conforme normas estabelecidas na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21/PROPEPG/UFFS/2018 e neste edital.
1 DO OBJETO E OBJETIVO
1.1 Entende-se por Estágio Pós-Doutoral a realização de atividades de pesquisa e de formação, sob a supervisão de um docente permanente do PPGDPP, com reconhecida experiência acadêmica.
1.2 O Estágio Pós-Doutoral tem como objetivo aprimorar a formação profissional do Pós-Doutorando como pesquisador e como docente, no sentido de contribuir para a excelência acadêmica e científica do PPGDPP e da Instituição.
1.3 As vagas a que se refere esse edital são de modalidade voluntária, sem disponibilidade de bolsa.
2 DAS VAGAS
2.1 São disponibilizadas 5 vagas para a realização de Estágio Pós-Doutoral para ingresso no primeiro semestre de 2022, vinculadas aos respectivos projetos de pesquisa institucionalizados no PPGDPP, com correspondente registro no Sistema Prisma e na Plataforma Sucupira, a saber:
a) Exposição de crianças a agrotóxicos, residentes no meio rural na Região das Missões, Rio Grande do Sul, sob a coordenação da professora Iara Denise Endruweit Batisti: uma vaga;
b) Incubadoras (ITCPs): atuação entre Universidade, Governo e empresas, sob a coordenação da professora Louise de Lima Roedel Botelho: uma vaga;
c) Desenvolvimento regional e políticas públicas: o Noroeste do Rio Grande do Sul, sob a coordenação do professor Edemar Rotta: uma vaga;
d) Direito ao desenvolvimento e seus territórios: história, forma e possibilidades para o Noroeste Rio-Grandense, sob a coordenação da professora Sandra Vidal Nogueira: duas vagas.
3 DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA
3.1 São requisitos para a candidatura ao Estágio Pós-Doutoral:
I - ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício ou;
II - ser estrangeiro residente no exterior, sem vínculo empregatício ou com liberação da instituição de origem para a realização do Estágio;
III - ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em Instituições de Ensino Superior (IES) ou instituições públicas de pesquisa;
IV - possuir o título de doutor obtido em cursos avaliados e reconhecido pela CAPES, quando do início das atividades, na seguinte condição:
a) poderão ser admitidos diplomas em cursos de doutorado no exterior, após análise e parecer da Comissão e do Colegiado do PPGDPP;
b) os diplomas de cursos de doutorado obtidos no exterior, devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;
V - disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo nos moldes do Lattes, histórico de registro de patentes e/ou publicação, em veículos qualificados, de trabalhos científicos e tecnológicos e/ou prêmios de mérito acadêmico;
VI - dispor de tempo parcial para a dedicação às atividades a serem desenvolvidas durante o período de realização do mesmo, previstas no plano de trabalho;
VII - não integrar o quadro de pessoal da UFFS.
3.2 Professores substitutos da UFFS poderão ser candidatos ao Estágio Pós-Doutoral, desde que não haja prejuízo de suas atividades de docência.
4 DAS INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria do Programa, mediante a apresentação da seguinte documentação:
a) Formulário de Inscrição disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/cerro-largo/cursos/mestradocl/mestrado_em_desenvolvimento_e_politicas_publicas/formularios.
b) Documentos originais acompanhados de cópia simples: documento de identidade (ou equivalente para caso de estrangeiro), CPF e Diploma de Doutorado;
c) Cópia impressa do Currículo Lattes atualizado; ou documento nos moldes do lattes para estrangeiro;
d) Projeto de pesquisa no qual conste o plano de trabalho, o cronograma e os resultados esperados;
e) O candidato, possuindo vínculo empregatício, deve apresentar documento da Instituição de origem que comprove tempo disponível e autorização para afastamento com vistas a realizar o Estágio Pós-Doutoral;
f) Termo de Compromisso de Estágio Pós-Doutoral sem bolsa disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/cerro-largo/cursos/mestradocl/mestrado_em_desenvolvimento_e_politicas_publicas/formularios.
5 DO CRONOGRAMA
Etapas
|
Datas
|
Período de Inscrições
|
01/02/2022 a 02/03/2022
|
Homologação das Inscrições
|
A partir de 07/03/2022
|
Divulgação dos resultados
|
A partir de 21/03/2020
|
Homologação do resultado final
|
28/03/2022
|
5 DO CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATAS |
Período de Inscrições |
01/02/2022 a 15/03/2022 |
Homologação das Inscrições |
A partir de 18/03/2022 |
Divulgação dos resultados |
A partir de 24/03/2022 |
Homologação do resultado final |
A partir de 31/03/2022 |
6 DA SELEÇÃO
6.1 A seleção dos candidatos será realizada pelo professor coordenador do respectivo projeto de pesquisa no qual o candidato realizar a opção por se integrar, de acordo com o formulário de inscrição.
6.2 A avaliação será realizada com base no projeto apresentado (50%) e no currículo lattes do candidato (50%).
6.3 A classificação, para o preenchimento das vagas em cada projeto de pesquisa, obedecerá ao critério de maior nota. Em caso de empate terá prioridade o candidato com maior idade.
6.4 Havendo desistências ou disponibilização de novas vagas, podem ser chamados os suplentes em cada projeto de pesquisa.
7 REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
7.1 O Estágio Pós-Doutoral terá duração mínima de 6 (seis) e máxima de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado conforme interesse do candidato e decisão do Colegiado do PPGDPP.
7.2 O Estágio constará, predominantemente de atividades de pesquisa, podendo incluir atividades de ensino na Graduação e na Pós-Graduação, coorientações de dissertações e atividades de extensão, desde que devidamente acompanhadas pelo Supervisor.
7.3 O Supervisor de Estágio Pós-Doutoral deverá institucionalizar, via Sistema Prisma da UFFS, o projeto a ser desenvolvido pelo pós-doutorando, em conformidade com o que estabelece o Regulamento da Pesquisa.
7.4 Após selecionado, o pós-doutorando deverá ser cadastrado no Sistema de Gestão da Pós-Graduação (SGP), pela Diretoria de Pós-Graduação, estando submetido às regras dos estudantes da UFFS, salvo em casos em que outros regulamentos institucionais estabeleçam o contrário.
7.5 A UFFS disponibilizará a infraestrutura e recursos já existentes na instituição para o desenvolvimento das atividades de pesquisa previstas no plano de trabalho do pós-doutorando, não estando obrigada a fornecer recursos materiais e financeiros adicionais, eventualmente demandados pela pesquisa.
7.6 O pós-doutorando deverá incluir, nas publicações resultantes da pesquisa desenvolvida durante o Estágio Pós-Doutoral, a informação de que é pesquisador do PPGDPP - UFFS.
7.7 Ao final do Estágio Pós-Doutoral, o pós-doutorando deverá entregar, na secretaria do programa, Relatório de Atividades desenvolvidas no período (cópia física e digitalizada), com ciência do Supervisor, contendo os principais resultados alcançados e artigos publicados e/ou enviados para publicação, para fins de análise e emissão de parecer por parte do colegiado do Programa.
7.8 No caso de aprovação do Relatório de Atividades, a Coordenação do PPGDPP encaminhará o processo à DPG, solicitando a emissão de Declaração de Realização de Estágio Pós-Doutoral.
7.9 Não caberá à UFFS a admissão de vínculo empregatício ou responsabilidade por remuneração, por indenizações reclamadas em virtude de eventuais danos ou prejuízos decorrentes das atividades desenvolvidas pelo pós-doutorando sem bolsa.
7.10 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGDPP - UFFS.
Data do ato: Chapecó-SC, 14 de janeiro de 2022.
Data de publicação: 14 de janeiro de 2022.
Marcelo Recktenvald
Reitor