EDITAL Nº 1129/GR/UFFS/2022

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E RETORNO DE ALUNO-ABANDONO DA UFFS TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO DE GRADUADO

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública as condições de habilitação às vagas oferecidas pela UFFS para admissão em seus cursos de graduação, mediante processo seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado, com validade para o ingresso no primeiro período letivo de 2023, para os Campi Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim.
 
1 DAS VAGAS E MODALIDADES DE INGRESSO
1.1  O número de vagas, bem como os critérios de classificação e desempate constantes no presente Edital, estão definidos nos termos do Regulamento da Graduação da UFFS, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 4/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014, de 26 de junho de 2014, alterada pela RESOLUÇÃO Nº 9/CONSUNI CGAE/UFFS/2018, de 13 de novembro de 2018, e conforme Atos Normativos expedidos pelos Colegiados de Curso relacionados no Anexo I deste Edital.
1.2  As vagas estão distribuídas por curso, turno e modalidade de ingresso e são relacionadas no item 1.5 deste Edital.
1.3  As modalidades de ingresso, de acordo com o Art. 32 do Regulamento de Graduação da UFFS, são as seguintes:
1.3.1  Considera-se Transferência Interna a troca de turno, de curso ou de campus no âmbito da UFFS, sendo permitida a inscrição nesta modalidade para estudante em seu primeiro semestre na UFFS.
1.3.2  Entende-se por Aluno-abandono da UFFS aquele que já esteve regularmente matriculado e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso.
1.3.3  Considera-se Transferência Externa a concessão de vaga a estudante regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior - IES, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFFS.
1.3.4  Considera-se Retorno de Graduado a concessão de vaga na UFFS, para graduado da UFFS ou de outra IES que pretenda fazer novo curso.
1.4  De acordo com o Regulamento de Graduação da UFFS não poderá concorrer às vagas ofertadas neste edital:
I -  Para Retorno de Aluno-abandono: estudante com vínculo jubilado, nos termos da Res.4/2014/CONSUNI/CGRAD;
II -  Para Retorno de Aluno-abandono e Transferência Externa: estudante cuja matrícula tenha sido excluída na UFFS por processo disciplinar.
1.5  Quadro de vagas por campus , curso, turno e modalidade de ingresso.
Campus
Curso - Modalidade - Turno
Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS
Transferência Externa
Retorno de Graduado
Total de vagas
CCH
1100 - Ciência da Computação - B/V
4
3
3
10
CCH
1101 - Ciência da Computação - B/N
4
3
3
10
CCH
1110 - Matemática - L/N
20
20
20
60
CCH
1301 - Engenharia Ambiental - B/I
21
21
22
64
CCH
1400 - Enfermagem - B/I
6
6
6
18
CCH
1501 - Agronomia - B/I
14
14
15
43
CCH
1600 - Administração - B/M
23
23
12
58
CCH
1601 - Administração - B/N
10
11
6
27
CCH
1701 - Filosofia - L/N
31
23
24
78
CCH
1711 - Geografia - L/N
28
28
29
85
CCH
1721 - História - L/N
13
13
14
40
CCH
1730 - Pedagogia - L/M
16
16
16
48
CCH
1731 - Pedagogia - L/N
15
16
16
47
CCH
1741 - Ciências Sociais - L/N
24
24
24
72
CCH
1801 - Letras: Português e Espanhol - L/N
12
12
13
37
CLS
2202 - Ciências Biológicas - L/I
19
19
20
58
CLS
2310 - Engenharia de Alimentos - B/I
25
26
26
77
CLS
2503 - Agronomia - B/I
14
14
14
42
CLS
2510 - Engenharia de Aquicultura - B/I
24
25
25
74
CLS
2531 - Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências de Natureza - L/N
22
23
23
68
CLS
2550 - Interdisciplinar em Educação do campo: Ciências Sociais e Humanas - L/I*
3
3
4
10
CLS
2601 - Ciências Econômicas - B/N
14
14
15
43
CLS
2713 - Ciências Sociais/ - L/N
9
9
9
27
CLS
2714 - Ciências Sociais - B/N
8
8
9
25
CRE
3101 - Física - L/N
10
10
10
30
CRE
3121 - Química - L/N
11
11
11
33
CRE
3201 - Ciências Biológicas - L/N
10
10
11
31
CRE
3410 - Nutrição - B/I
11
11
12
34
CRE
3530 - Medicina Veterinária - B/I
2
2
1
5
CRE
3602 - Administração Pública - B/N
2
2
2
6
CRE
3803 - Letras: Português e Espanhol - L/N
10
10
11
31
CCL
4100 - Física - L/N
10
10
10
30
CCL
4120 - Química - L/N
13
13
13
39
CCL
4131 - Matemática - L/N
2
2
2
6
CCL
4200 - Ciências Biológicas - L/I
27
27
27
81
CCL
4300 - Engenharia Ambiental - B/I
21
22
22
65
CCL
4500 - Agronomia - B/I
7
10
2
19
CCL
4601 - Administração - B/M
14
15
15
44
CCL
4802 - Letras: Português e Espanhol - L/N
7
7
7
21
CER
5203 - Ciências Biológicas - B/I
2
3
3
8
CER
5302 - Engenharia Ambiental - B/I
17
14
13
44
CER
5502 - Agronomia - B/I
5
20
2
27
CER
5510 - Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - L/I*
6
6
6
18
CER
5610 - Arquitetura e Urbanismo - B/I
1
5
1
7
CER
5702 - Filosofia - L/N
23
18
18
59
CER
5712 - Geografia - L/N
13
13
13
39
CER
5713 - Geografia - B/N
10
10
11
31
CER
5722 - História - L/N
22
22
22
66
CER
5732 - Pedagogia - L/N
9
9
10
28
CER
5742 - Ciências Sociais - L/N
8
6
6
20
1.5.1  Legenda
Sigla
Descrição
CCH
Campus Chapecó
CLS
Campus Laranjeiras do Sul
CRE
Campus Realeza
CCL
Campus Cerro Largo
CER
Campus Erechim
B/M
Bacharelado/Matutino
B/V
Bacharelado/Vespertino
B/N
Bacharelado/Noturno
B/I
Bacharelado/Integral
L/M
Licenciatura/Matutino
L/N
Licenciatura/Noturno
L/I
Licenciatura/Integral
*
Curso ofertado em regime de alternância
 
2 DA INSCRIÇÃO
2.1  O candidato deve realizar a inscrição por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição , das 8h do dia 01/12/2022 até as 17h do dia 15/12/2022 e anexar nos campos específicos do formulário a documentação relacionada nos itens 2.2 a 2.4 conforme a modalidade de inscrição pretendida.
2.1.1  O Formulário Eletrônico de Inscrição estará disponível na página do processo seletivo e poderá ser acessado por meio link https://forms.gle/kZ91cUtjGdAxeuhA8 .
2.1.2  As orientações para preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição e para envio da documentação exigida, conforme modalidade de inscrição, estarão disponíveis no link informado no item 2.1.1.
2.1.3  Se identificada mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada a última inscrição registrada. Inscrições realizadas fora do período definido neste edital não serão consideradas.
2.1.4  Somente será aceita uma inscrição por e-mail e candidato, sendo possível a edição da inscrição durante o período.
2.1.5  As inscrições estão condicionadas à existência de vaga no curso, turno e modalidade de ingresso pretendidos (de acordo com o item 1.5 deste Edital).
2.1.6  Além dos documentos especificados no edital o candidato deve consultar o Ato Normativo do curso de interesse relacionado no Anexo I deste edital, para verificar a necessidade de envio de documentos complementares. Em caso de exigência os documentos precisam ser enviados pelo candidato na forma especificada neste edital, em campo específico constante no Formulário Eletrônico de Inscrição.
2.2  O candidato a Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS deverá preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição disponibilizado no link informado no item 2.1.1 e anexar os seguintes documentos:
I -  Registro Geral (RG) ou equivalente. Para candidatos estrangeiros, serão aceitos como documentos de identificação cópia simples do passaporte com visto permanente ou visto temporário de estudante e cédula de identidade emitida pelo Ministério da Justiça ou, na falta desta, o protocolo de registro no Departamento de Polícia Federal (Art. 19 da LEI Nº 13.445 de 24 de maio de 2017);
II -  Histórico Escolar de Graduação referente ao último vínculo com a UFFS;
III -  Documentos adicionais exigidos pela coordenação de curso por meio de Ato Normativo, quando for o caso. Os documentos adicionais constam nos Atos Normativos relacionados no Anexo I deste edital.
2.3  O candidato a Transferência Externa deverá preencher o formulário de inscrição disponibilizado no link informado no item 2.1.1 e anexar nos campos específicos os seguintes documentos:
I -  Registro Geral (RG) ou equivalente. Para candidatos estrangeiros, serão aceitos como documentos de identificação cópia simples do passaporte com visto permanente ou visto temporário de estudante e cédula de identidade emitida pelo Ministério da Justiça ou, na falta desta, o protocolo de registro no Departamento de Polícia Federal (Art. 19 da LEI Nº 13.445 de 24 de maio de 2017);
II -  Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição emitido por meio do site www.receita.fazenda.gov.br. Dispensável caso o Registro Geral (RG) já contenha o número do CPF;
III -  Histórico Escolar de Graduação emitido pela IES de origem, com assinatura digital, código verificador e endereço eletrônico para conferência de sua autenticidade, contendo as seguintes informações: comprovante de vínculo acadêmico (matrícula ativa ou trancada) na data de inscrição; comprovante de reconhecimento ou autorização do curso pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselhos Estaduais de Educação (CEE), ou órgão equivalente no país de origem no caso de IES estrangeira; comprovante da situação no ENADE, para estudante de IES brasileira; número de horas de cada disciplina cursada, as notas ou menções e a carga horária total obtida no curso de procedência;
IV -  Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certidão de Exame supletivo ou documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio, expedido pela Secretaria Estadual de Educação, quando o candidato concluiu este nível de estudos no exterior (Art. 5º da RESOLUÇÃO 09/CFE/1978);
V -  Documentos adicionais exigidos pela coordenação de curso por meio de Ato Normativo quando for o caso. Os documentos adicionais constam nos Atos Normativos relacionados no Anexo I deste edital.
2.3.1  Caso uma ou mais informações relacionadas no inciso “III” do item 2.3 não estiver disponível no Histórico Escolar de Graduação, deverá constar em declaração complementar expedida pela IES de origem.
2.3.2  Caso a comprovação da situação do ENADE não seja realizada na inscrição, o candidato oriundo de IES brasileira selecionado para matrícula na modalidade de transferência externa deverá, obrigatoriamente, apresentar a comprovação no momento da matrícula por meio de declaração complementar expedida pela IES de origem.
2.3.3  Caso o histórico escolar de graduação não possua assinatura digital, código verificador e endereço eletrônico para conferência de autenticidade, deverá estar assinado e carimbado pela IES de origem. Neste caso o original deverá ser apresentado caso o candidato seja selecionado para matrícula.
2.4  O candidato a Retorno de Graduado deverá preencher o formulário de inscrição disponibilizado no link informado no item 2.1.1 e anexar nos campos específicos os seguintes documentos:
I -  Registro Geral (RG) ou equivalente. Para candidatos estrangeiros, serão aceitos como documentos de identificação cópia simples do passaporte com visto permanente ou visto temporário de estudante e cédula de identidade emitida pelo Ministério da Justiça ou, na falta desta, o protocolo de registro no Departamento de Polícia Federal (Art. 19 da LEI Nº 13.445 de 24 de maio de 2017);
II -  Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição emitido por meio do site www.receita.fazenda.gov.br. Dispensável caso o Registro Geral (RG) já contenha o número do CPF;
III -  Histórico Escolar de Graduação emitido pela IES de origem;
IV -  Diploma de Curso de Graduação (frente e verso) registrado ou Certificado de Conclusão de Curso;
V -  Certificado de Conclusão do Ensino Médio. (dispensável se o nome da escola de conclusão do Ensino Médio estiver disponível no Histórico Escolar de Graduação);
VI -  Documentos adicionais exigidos pela coordenação de curso por meio de Ato Normativo quando for o caso. Os documentos adicionais constam nos Atos Normativos relacionados no Anexo I deste edital.
2.5  O documento citado no inciso “II” dos itens 2.3 e 2.4 têm a apresentação dispensada, desde que esteja disponível para consulta na base de dados oficial da administração pública federal, em atendimento ao DECRETO Nº 9.094, DE 17 DE JULHO DE 2017.
2.6  Os originais dos documentos anexados na inscrição devem ser apresentados pelos candidatos selecionados para matrícula no momento de realização do registro sob pena de desclassificação do certame, além dos demais documentos exigidos para registro no edital específico.
2.7  O preenchimento do formulário de inscrição eletrônico e anexação dos documentos, na página do processo seletivo, é obrigatória para fins de inscrição.
2.7.1  A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas de natureza técnica e/ou operacional vinculadas ao preenchimento, envio e recebimento das inscrições, tampouco relacionadas à anexação e envio da documentação exigida para inscrição.
2.7.2  O candidato às vagas ofertadas para Transferência Externa ou Retorno de Graduado poderá realizar a inscrição com documento oficial de identificação com foto em substituição ao Registro Geral (RG). Caso o candidato seja selecionado para matrícula deverá apresentar, obrigatoriamente, o Registro Geral (RG).
2.8  Será aceita a inscrição de candidato provável formando da UFFS ou de outra IES para a modalidade de Retorno de Graduado. Caso selecionado, sua matrícula ficará condicionada à conclusão do curso em que está matriculado na instituição de origem.
2.9  Os Colegiados de Curso poderão exigir, para fins de deferimento da inscrição, classificação e desempate dos candidatos, a apresentação de documentos complementares e/ou que comprovem o atendimento aos critérios adicionais, os quais são apontados nos Atos Normativos relacionados no Anexo I deste Edital e acessados no site da UFFS, os quais devem ser anexados no momento da inscrição. A não apresentação da documentação adicional pode implicar no indeferimento ou na desclassificação do candidato do processo seletivo.
2.10  Somente serão aceitas inscrições para transferência externa de candidatos provenientes de cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC ou órgão equivalente no país de origem.
2.11  Todos os documentos expedidos em idioma estrangeiro devem estar autenticados pela autoridade consular brasileira do país que os expediu e acompanhados por tradução pública juramentada para o idioma português.
2.11.1  Estão dispensados da apresentação de tradução os documentos expedidos em idioma francês, espanhol e inglês, de acordo com o disposto no parágrafo 5º do art. 7º da RESOLUÇÃO Nº 3/2016-CNE/CES, DE 22 DE JUNHO DE 2016.
2.11.2  Para os documentos expedidos pelos países signatários da convenção sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (celebrada em Haia, em 5 de outubro de 1961), será dispensada legalização diplomática ou consular de documentos públicos, com exigência de aposição nos documentos, da apostila de autenticação, conforme modelo definido pela respectiva convenção.
2.12  No caso de retorno de graduado, o diploma expedido por IES estrangeira deverá estar revalidado por uma IES pública brasileira.
2.13  O interessado somente poderá inscrever-se para um único curso, turno, campus e modalidade ofertados no Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado para ingresso em 2023/1.
2.14  Na inscrição para Transferência Interna e/ou retorno de Aluno-abandono da UFFS será considerada, para fins de análise, a situação de matrícula e a documentação referente ao último vínculo do candidato com a UFFS.
2.15  A relação de inscritos por campus , curso, e modalidade de inscrição será publicada na data especificada no item 4 - cronograma.
2.15.1  É de responsabilidade do candidato efetuar a verificação de seus dados na relação de inscritos (nome, campus , curso, e modalidade de inscrição) e, em caso de divergência, notificar a UFFS por meio do e-mail ps.uffs@uffs.edu.br.
2.15.2  Não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos após o período de realização das inscrições.
2.16  A inscrição somente será válida mediante preenchimento do formulário de inscrição e a anexação nos campos correspondentes da documentação exigida conforme modalidade de inscrição, no prazo determinado no edital.
2.17  O candidato selecionado dentro do número de vagas terá o registro de matrícula realizado presencialmente pela Secretaria Acadêmica do campus de acordo com os prazos e procedimentos definidos no respectivo edital de registro de matrícula, a ser publicado no site www.uffs.edu.br. Os locais e horários serão informados por ocasião da divulgação dos resultados.
2.17.1  Compete ao candidato acompanhar a divulgação dos resultados e o processo de registro de matrícula em caso de obtenção da vaga, bem como solucionar as eventuais pendências de acordo com a solicitação da Secretaria Acadêmica.
2.18  O candidato pode tirar dúvidas referentes à inscrição através do e-mail da Secretaria Acadêmica do campus /curso escolhido:
I -  Campus Chapecó: matriculas.ch@uffs.edu.br
II -  Campus Laranjeiras do Sul: matriculas.ls@uffs.edu.br
III -  Campus Realeza: matriculas.rl@uffs.edu.br
IV -  Campus Cerro Largo: matriculas.cl@uffs.edu.br
V -  Campus Erechim: matriculas.er@uffs.edu.br
VI -  Processo Seletivo: ps.uffs@uffs.edu.br
 
3 DA ANÁLISE DOS PEDIDOS
3.1  A classificação e a seleção dos candidatos serão realizadas nos termos do Regulamento de Graduação da UFFS e, quando for o caso, conforme critérios de classificação estabelecidos pelos Colegiados de Curso constantes nos Atos Normativos relacionados no Anexo I deste Edital.
3.2  Somente serão analisadas inscrições que contenham a documentação completa e que atendam as disposições relacionadas neste edital, de acordo com a modalidade de concorrência selecionada.
3.2.1  Será indeferida pela coordenação do curso a inscrição quando averiguada falta de documentação, divergência de dados ou informações na documentação apresentada, que coloquem em dúvida a autenticidade da mesma ou realizada para curso que não contenha oferta de vagas e que não haja possibilidade de remanejamento.
3.2.2  A falta da documentação exigida pelos Atos Normativos dos Colegiados de Curso pode acarretar no indeferimento da inscrição do candidato no processo seletivo.
3.3  O resultado provisório será publicado na data constante no item 4 - cronograma.
3.4  O candidato poderá solicitar recurso referente ao resultado provisório no período constante no item 4 - cronograma, por meio do e-mail da Secretaria Acadêmica do campus escolhido:
I -  Campus Chapecó: matriculas.ch@uffs.edu.br
II -  Campus Laranjeiras do Sul: matriculas.ls@uffs.edu.br
III -  Campus Realeza: matriculas.rl@uffs.edu.br
IV -  Campus Cerro Largo: matriculas.cl@uffs.edu.br
V -  Campus Erechim: matriculas.er@uffs.edu.br
3.5  O recurso deve conter:
II -  Documentos anexos que comprovem a pertinência da solicitação de recurso, se necessário.
3.6  O recurso será analisado pela coordenação do curso e o resultado publicado no site da UFFS, conforme datas constantes no item 4 - cronograma.
3.7  Não serão considerados recursos relativos à falta de documentação e/ou não atendimento dos critérios estabelecidos neste edital, tampouco serão aceitos pedidos de inclusão de documentos adicionais aos protocolados na inscrição, seja relativo à documentação exigida para inscrição ou documentos solicitados pelos Atos Normativos dos Colegiados de Curso.
3.8  Após análise, o resultado do recurso será divulgado no site da UFFS e o edital de resultado definitivo e registro de matrícula publicado na data constante no item 4 - cronograma.
3.9  A classificação dos candidatos para preenchimento das vagas disponíveis para Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado, ocorrerá na seguinte prevalência, conforme Art. 34 da RESOLUÇÃO Nº 4/CONSUNI CGRAD/UFFS/2014 (Regulamento de Graduação da UFFS) e suas alterações.
I -  Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS:
a)  mudança de turno do mesmo curso;
b)  retorno de aluno-abandono para o mesmo curso do ingresso anterior;
c)  transferência interna para estudante que ingressou no curso pelo processo seletivo regular;
d)  retorno de aluno-abandono para outro curso;
e)  transferência interna para estudante que ingressou no curso por transferência externa;
f)  transferência interna para estudante que ingressou no curso por retorno de graduado;
g)  transferência interna para estudante que ingressou no curso por transferência interna.
II -  Transferência Externa:
a)  transferência externa de estudante oriundo do mesmo curso;
b)  transferência externa de estudante oriundo de outro curso, mas da mesma área de conhecimento;
c)  transferência externa de estudante oriundo de outro curso.
III -  Retorno de Graduado:
a)  retorno de graduado na UFFS em curso da mesma área de conhecimento do curso pretendido;
b)  retorno de graduado em outra instituição de ensino superior na mesma área de conhecimento do curso pretendido;
c)  retorno de graduado na UFFS em curso de outra área de conhecimento do curso pretendido;
d)  retorno de graduado em outra instituição de ensino superior em outra área do conhecimento do curso pretendido.
3.10  Conforme disposto no Regulamento de Graduação da UFFS, para ocupação das vagas disponíveis, obedecida a prevalência indicada para os incisos I, II e III, caberá ao colegiado de curso definir os demais critérios de classificação e desempate para o preenchimento das vagas.
3.11  No caso do colegiado de curso não definir as regras adicionais, as vagas deverão ser preenchidas com base no Índice de Aproveitamento Acumulado - IAA ou equivalente, do curso de origem do candidato.
3.12  Em caso de empate entre candidatos; nos termos do item 3.10 e 3.11 e quando não houver Ato Normativo do curso, terá prevalência o candidato mais idoso.
3.13  Serão selecionados para matrícula os candidatos classificados dentro do número de vagas, de acordo com a modalidade de ingresso.
3.14  Após a análise dos pedidos, restando vagas não ocupadas em alguma das modalidades de ingresso, as mesmas serão realocadas para ocupação por candidato classificado em outra modalidade ingresso do mesmo curso/turno que não foi convocado para matrícula.
3.15  O resultado definitivo será publicado por meio de edital no endereço eletrônico www.uffs.edu.br, de acordo com a data especificada no item 4 - cronograma.
3.16  A relação de documentos e os procedimentos do registro da matrícula serão divulgados em edital próprio a ser publicado no site www.uffs.edu.br.
 
4 DO CRONOGRAMA
I -  O cronograma do processo seletivo está especificado no quadro abaixo.
Datas
Procedimentos
30/11/22
Publicação do edital de abertura do processo seletivo.
Das 8h do dia 01/12/2022 até as 17h do dia 15/12/2022
Período para inscrição no processo seletivo (exclusivamente online).
Até 04/01/2023
Publicação da relação provisória de inscritos (nome, curso, campus, modalidade).
Até 06/01/2023
Data limite para notificação à UFFS da correção dos seguintes dados de inscrição: nome, campus, curso, e modalidade de inscrição.
09/01/2023
Publicação da relação final de inscritos.
Até 23/02/2023
Publicação do edital de resultado provisório.
24 a 27/02/2023
Período para protocolo de recursos.
02/03/2023
Publicação do edital de resultado definitivo.
9, 10 e 13/03/2023
Período de registro de matrícula e inclusão das disciplinas.
 
5 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1  A inscrição do candidato neste processo seletivo implica em ciência e tácita aceitação das condições estabelecidas no presente Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.
5.2  O candidato assume total responsabilidade pela veracidade das informações prestadas na inscrição.
5.3  Caso identificada inscrição de aluno da UFFS enquadrados na modalidade de transferência interna e retorno de aluno-abandono para a opção equivocada, a inscrição será regularizada de ofício para a opção correta.
5.4  As inscrições são exclusivamente por meio de formulário eletrônico, com documentação anexada nos campos específicos do formulário, não sendo aceitos documentos enviados por e-mail, fax ou meios não especificados neste edital.
5.5  A UFFS não se responsabiliza por inscrições não efetivadas por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, ou outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário online ou envio da documentação nos formatos não especificados no edital.
5.6  O presente Edital e os demais editais referentes a este processo seletivo serão divulgados no endereço eletrônico www.uffs.edu.br.
5.7  De acordo com a LEI Nº 12.089/09, a mesma pessoa não poderá assumir vaga simultaneamente em duas IES públicas.
5.8  O candidato selecionado que não comparecer, ou não constituir procurador para efetuar o registro de matrícula, no prazo estabelecido, perderá o direito à vaga.
5.9  Será cancelada a matrícula, a qualquer época, caso for comprovado que o candidato não atendeu às disposições do presente Edital, ou utilizou de quaisquer meios ilícitos, assegurado contraditório e ampla defesa.
5.10 Os procedimentos especificados neste edital poderão sofrer alterações em decorrência emergências sanitárias ou similares. Caso ocorram alterações, estas estarão especificadas nos respectivos editais de chamada ou nota técnica específica.
5.11  Serão realizadas chamadas até a data limite para inclusão de disciplinas, conforme calendário acadêmico de graduação vigente.
5.12  Os horários mencionados neste edital referem-se ao horário Oficial de Brasília.
5.13  Casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação, ouvidos os Coordenadores de Curso.
 
ANEXO I
 
RELAÇÃO DE ATOS NORMATIVOS
 
CAMPUS CHAPECÓ
1.1  Administração - B/M e B/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCADCH/UFFS/2018
1.3  Ciência da Computação - B/V e B/N - ATO DELIBERATIVO Nº 2/CCCCCH/UFFS/2014
1.4  Ciências Sociais - L/N - não possui Ato Normativo.
1.5  Enfermagem - B/I - RESOLUÇÃO Nº 2/CCENFCH/UFFS/2022
1.6  Engenharia Ambiental e Sanitária - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCEACH/UFFS/2020
1.9  História - L/N - não possui Ato Normativo.
1.10  Letras: Português e Espanhol - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLLCH/UFFS/2018
1.11  Matemática - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 4/CCMCH/UFFS/2019
1.12  Pedagogia - L/M e L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLPCH/UFFS/2018
 
CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
2.2  Ciências Biológicas - L/I - não possui Normativo.
2.3  Ciências Econômicas - B/N - ATO DELIBERATIVO Nº 2/CCCELS/UFFS/2015
2.4  Ciências Sociais - L/N - não possui Ato Normativo.
2.5  Ciências Sociais - B/N - não possui Ato Normativo.
2.6 Engenharia de Alimentos - B/I - ATO DELIBERATIVO Nº 3/CCEALLS/UFFS/2015
2.7  Engenharia de Aquicultura - B/I - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCEAQ-LS/UFFS/2018
2.8  Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 4/CCCNLS/UFFS/2019
2.9  Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - L/I - não possui Ato Normativo.
 
CAMPUS REALEZA
3.1  Ciências Biológicas - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCCBLRE/UFFS/2014
3.4  Letras: Português e Espanhol - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLL-RE/UFFS/2017
3.5  Nutrição - B/I - não possui Ato Normativo.
3.6  Medicina Veterinária - B/I - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCMVRE/UFFS/2015
3.7  Administração Pública - B/N - não possui Ato Normativo.
 
CAMPUS CERRO LARGO
4.2  Administração - B/M - ATO DELIBERATIVO Nº 2/CCADMCL/UFFS/2016
4.3  Ciências Biológicas - L/I - ATO DELIBERATIVO Nº 2/CCCBLCL/UFFS/2015
4.4  Engenharia Ambiental e Sanitária - B/I - ATO DELIBERATIVO Nº 4/CCEACL/UFFS/2019
4.6  Letras: Português e Espanhol - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLLCL/UFFS/2014
4.8  Matemática - L/N - não possui Ato Normativo.
 
CAMPUS ERECHIM
5.2  Arquitetura - B/I - ATO DELIBERATIVO Nº 5/CCAUER/UFFS/2015
5.3  Ciências Sociais - L/N - ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCLCER/UFFS/2014
5.4  Engenharia Ambiental e Sanitária - B/I - RESOLUÇÃO Nº 1/CCEASER/UFFS/2022
5.5  Filosofia - L/N - RESOLUÇÃO Nº 3/CCLFER/UFFS/2022
5.6  Geografia - B/N - não possui Ato Normativo.
5.9  Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - L/I - não possui Ato Normativo.
5.11  Ciências Biológicas - B/I - não possui Ato Normativo.
 

Data do ato: Chapecó-SC, 30 de novembro de 2022.
Data de publicação: 30 de novembro de 2022.

Marcelo Recktenvald
Reitor

Documento Histórico

EDITAL Nº 1129/GR/UFFS/2022


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