EDITAL Nº 26/PROGRAD/UFFS/2020
O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor através da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PET/Conexão de Saberes - Políticas Públicas e Agroecologia, do Programa de Educação Tutorial – PET, Campus Laranjeiras do Sul.
1. DOS OBJETIVOS DO PET (Portaria 976/2010, Artigo 2º)
1.1 O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:
I - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
III - estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV - formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V - estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
VI - introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
VII - contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;
VIII - contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior - IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.
1.2 O PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia, do Campus Laranjeiras do Sul, é um grupo interdisciplinar composto por estudantes de comunidades populares rurais, tendo a agroecologia e o acesso a políticas públicas como temas unificadores dos cinco cursos de graduação do campus: Agronomia (Linha de formação em Agroecologia), Ciências Econômicas (Linha de formação Desenvolvimento e Cooperativismo), Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação no Campo – Ciências da Natureza. Seu objetivo principal é contribuir para a superação das desigualdades sociais e educacionais do meio rural da região Cantuquiriguaçu/PR, através da elevação da qualidade da formação de estudantes de graduação, filhos de camponeses e assentados da reforma agrária e seu envolvimento em processos de pesquisa e extensão junto às comunidades rurais.
2. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA E DO VOLUNTÁRIO
2.1 São deveres do estudante bolsista e do voluntário:
I - zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II - participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III - participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV - manter bom desempenho acadêmico no curso de graduação;
V - contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;
VI - publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
VII - fazer referência à sua condição de bolsista ou de voluntário do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
VIII - cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.
2.2 Os estudantes não bolsistas estarão sujeitos aos mesmos requisitos de ingresso e permanência e aos mesmos deveres exigidos para o estudante bolsista (Artigo 21°, Portaria MEC n°343 de 24 de abril de 2013).
2.3 Os estudantes não bolsistas terão, no caráter de suplente e na ordem estabelecida pelo processo de seleção, prioridade para substituição de estudante bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição (Artigo 21°, Portaria MEC n°343 de 24 de abril de 2013).
3. INFORMAÇÕES GERAIS
3.1 O estudante que candidatar-se para bolsista e voluntário do PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia, Campus Laranjeiras do Sul, deverá observar os seguintes requisitos:
I - estar regularmente matriculado em um dos cursos da UFFS Campus Laranjeiras do Sul: Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação no Campo – Ciências da Natureza;
II - ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho das atividades previstas no programa durante todo o período de vigência da bolsa;
III - ser oriundo do meio rural, podendo ser filho de agricultor familiar ou camponês sem-terra em qualquer modalidade (posseiro, parceiro, arrendatário, meeiro, etc.), ou assentado da reforma agrária, ou quilombola, ou indígena;
IV - participar do processo de seleção que é composto por: 1- avaliação de conhecimento do Manual de Orientações Básicas do PET (MOB), Regimento Interno do Grupo e conhecimento das atividades realizadas pelo grupo; 2 - entrevista on-line com Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2; 3- avaliação dos certificados enviados por e-mail; 4- desempenho acadêmico (índice acadêmico); 5- carta de intenção.
V - conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.
3.2 O candidato poderá ser bolsista de outro programa, desde que o programa ao qual esteja vinculado permita esse acúmulo.
4. VAGAS
4.1 Estão abertas para seleção de 8 (oito) vagas para estudantes regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação no Campo – Ciências da Natureza, do Campus Laranjeiras do Sul, distribuídas da seguinte forma:
I - 4 (quatro) vagas para bolsista (com recebimento de bolsa);
II - 4 (quatro) vagas para voluntários (sem recebimento de bolsa).
5. INSCRIÇÃO
5.1 Para a inscrição no presente Edital, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScx4L3832VjguhIWeZp-YTeLfrxqhR1Gu7hUxFE5ou4DfjtvQ/viewform, conforme período definido no cronograma (item 9.1).
5.2 Um dia antes da entrevista on-line, deverão ser enviados para o e-mail do PET (petuffs@gmail.com) os seguintes documentos:
I - Documento comprobatório de matrícula e frequência no curso da UFFS Campus Laranjeiras do Sul e histórico de notas (histórico escolar);
II - horário das disciplinas cursadas do semestre 2020/1;
III - declaração de disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho de atividades previstas;
IV - declaração de qual programa possui bolsa (se for o caso);
V - cópias dos certificados de participação em projetos de pesquisa, iniciação científica, extensão (ou declaração do coordenador do projeto) e de participação em eventos da UFFS ou de outras Instituições;
VI - cópia de documentos: RG e CPF;
VII - comprovante ou declaração de que reside em comunidade do campo ou quilombola (DAP atualizada ou nota de produtor e comprovante de residência no campo (conta de 2 meses de luz);
VIII - carta (máximo uma página) onde conste que contribuições você pode trazer as atividades que o grupo PET realiza, dois pontos positivos e dois pontos negativos seus e porque você deveria ser escolhido para participar do PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia. A carta deve ser preenchida no formulário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTWXWL73JWXmxVK17EC_0EBVEPSxpSk2j8MxDd2MVtYnd--w/viewform
5.3 Não serão aceitas cópias e documentos ilegíveis ou com rasuras, podendo o candidato ser desclassificado caso apresente documentos nestas condições.
6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1 A seleção dos candidatos seguirá os critérios estabelecidos neste Edital, a partir dos quais será selecionado a indicação do estudante como bolsista e voluntário:
I - desempenho acadêmico comprovado por histórico emitido pela UFFS, mínimo 6,0;
II - entrevista com Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2;
III - avaliação on-line;
IV - apresentação de cópias dos certificados de participação em projetos de pesquisa, iniciação científica, extensão ou declaração do coordenador do projeto e de participação em eventos da UFFS ou de outras Instituições;
V - entrega da documentação exigida no edital;
VI- envio da Carta de intenções.
7. PARÂMETROS DE ANÁLISE PARA SELEÇÃO e DESCLASSIFICAÇÃO
7.1 Durante a fase de análise técnica dos documentos e entrevista, os critérios de avaliação e os membros da Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2 seguirão as etapas e pesos seguintes:
I - índice acadêmico contidos no histórico de notas (histórico escolar) - (peso 1.0). Alunos do primeiro semestre que ainda não tem índice acadêmico, receberão nota 6,0;
II - nota na entrevista com Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2, em que o candidato será questionado/observado em quesitos sobre: participação, possibilidade de projetos, aprendizagens, compromisso com a proposta, adequação à proposta, facilidade de trabalho em grupo, podendo a entrevista ser feita de forma coletiva ou individual, via skype ou outra plataforma, a critério da comissão. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) por cada membro da Comissão. A nota desta etapa será dada pela média aritmética simples entre as notas dos membros da comissão - (peso 4.0);
III - avaliação on-line podendo ter questões descritivas e objetivas, abordando temas relacionados ao Programa PET e ao grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia e seu regulamento (documentos presentes em http://petuffs.wix.com/agroecologia ) - (peso 1,5);
IV - participação em projeto de pesquisa, iniciação científica e extensão - serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) – (peso 2); participação em eventos científicos e palestras da UFFS ou externos – (peso 1), caso o evento seja organizado pelo grupo PET (peso 2). Estudantes que não tiverem pontuação nessa fase não serão desclassificados, apenas não terão nota atribuída;
V - carta de apresentação e intenções do candidato, conforme modelo padrão - nota de 0 a 10, peso (1,5).
7.2 A nota final será dada em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, pela média ponderada (com os pesos acima descritos) entre as notas de cada etapa.
8. CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE ENTRE OS CANDIDATOS
8.1 A classificação será feita com base na análise da seleção pela comissão e resultará em uma lista com a classificação de todos os candidatos que participaram integralmente do processo de seleção.
8.2 Serão chamados a integrar o grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia os 8 (oito) primeiros colocados, sendo os 4 (quatro) primeiros candidatos classificados como bolsistas e 4 (quatro) candidatos subsequentes, classificados como voluntários (sem recebimento de bolsa). Os demais classificados neste edital com média superior a 6,0 serão chamados assim que novas vagas forem disponibilizadas.
8.3 Havendo situações de empate após a análise, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios, considerando os índices de classificação:
I - nota da entrevista com Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2;
II - mérito acadêmico – média geral do histórico de notas na UFFS;
III - nota de participação em projeto de pesquisa, iniciação científica, extensão ou evento da UFFS.
8.4 Persistindo o empate, haverá classificação a partir dos cursos menos contemplados no grupo PET, a critério da Comissão de Seleção.
8.5 Os candidatos que tiveram a classificação a partir da 9ª colocação formarão a lista de reserva, tendo validade de 2 (dois) semestres.
8.6 Caso haja necessidade (nos casos de saída de algum membro do grupo e conforme avaliação do tutor do grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia) os candidatos da lista de reserva poderão ser chamados, na ordem estabelecida pelo processo de seleção, para substituição de estudante bolsista e voluntário, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.
9. CRONOGRAMA
9.1 A seleção de bolsistas para o Grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia – 2020.2 observará o calendário abaixo:
Etapa |
Período |
Inscrições |
20 a 30/07/2020 |
Homologação das inscrições e divulgação dos horários das entrevistas |
31/07/2020 |
Apresentação de pedidos de Recursos por parte dos candidatos, referente à fase de inscrições |
03/08/2020 |
Análise dos Recursos |
04/08/2020 |
Homologação Final |
05/08/2020 |
Período de realização de avaliação e entrevistas |
06, 07 e 10/08/2020 |
Divulgação preliminar dos/as estudantes selecionados |
11/08/2020 |
Período de apresentação de Recursos pelos candidatos, referente à fase de Análise para Seleção (Histórico, Entrevista e Experiência em Projetos e Programas) |
12/08/2020 |
Análise dos Recursos |
13/08/2020 |
Homologação Final |
14/08/2020 |
Assinatura do Termo de Compromisso pelos Bolsistas |
17 e 18/08/2020 |
Encaminhar à PROGRAD o Processo de Seleção |
19/08/2020 |
9.2 A divulgação das homologações bem como horários de entrevistas e outras comunicações referentes ao processo seletivo será por e-mail e estará disponível no site http://petuffs.wix.com/agroecologia na aba PROCESSO SELETIVO, conforme as datas previstas.
9.3 A partir da divulgação do resultado do processo de seleção, o estudante terá o prazo estipulado no cronograma para solicitar a revisão da sua classificação no processo seletivo, mediante recurso devidamente fundamentado.
9.4 Caso haja recurso, os mesmos deverão ser encaminhados via e-mail para petuffs@gmail.com com o assunto RECURSO.
10. DESLIGAMENTO DO GRUPO (Artigo 20°, Portaria MEC n°343 de 24 de abril de 2013)
10.1 O integrante discente será desligado do grupo nos seguintes casos:
I - conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono de curso de graduação;
II - desistência;
III - rendimento escolar insuficiente;
IV - acumular duas reprovações em disciplinas após o seu ingresso no PET;
V - descumprimento das obrigações junto à Pró-Reitoria de Graduação;
VI - prática ou envolvimento em ações não condizentes com os objetivos do PET ou com o ambiente universitário.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 Os candidatos classificados como bolsistas e voluntários deverão assinar um Termo de Compromisso.
11.2 O cumprimento dos prazos e exigências definidas neste Edital é de inteira responsabilidade do estudante interessado e a não observância destes procedimentos indicará desclassificação do processo.
11.3 Será eliminado do processo o candidato que:
I - não preencher corretamente a ficha de inscrição;
II - não apresentar toda a documentação necessária;
III - não comparecer à entrevista on-line, agendada previamente com a Comissão de Seleção;
IV - em qualquer uma das fases, incorrer em falsidade de informações e incoerência entre os dados apresentados e a sua comprovação.
11.4 Haverá tolerância de atraso de no máximo 15 minutos no dia da avaliação/entrevista on-line.
11.5 A falsidade e/ou omissão de informações, independentemente da época em que for constatada, acarretará a suspensão sumária do benefício (quando houver), ficando sujeito o estudante a processo disciplinar, observado o disposto na legislação pertinente.
11.6 Somente a inscrição no processo de seleção não garante a concessão do benefício.
11.7 As bolsas dos estudantes serão pagas pelo Fundo Nacional de Educação – FNDE, mediante o repasse de recursos pela SESu/SECAD, conforme dados constantes no cadastro do Sistema de Informação Gerencial para o Programa de Educação Tutorial – SIGPET.
11.8 Durante a vigência do Programa de Educação Tutorial – PET/Conexões de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia, o aluno deverá manter seu aproveitamento nos componentes curriculares, com a frequência e rendimento acadêmico exigido pela Instituição, não acumulando mais que uma reprovação.
11.9 Os casos omissos serão analisados pela Comissão de Seleção PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia/2020.2, Campus Laranjeiras do Sul, composta pelos seguintes membros:
I - Profa. Dra. Josimeire Aparecida Leandrini (Siape 1643670) - Tutora PET/Conexões de Saberes - Políticas Públicas e Agroecologia – Presidente;
II - Profa. Dra. Cláudia Simone Madruga Lima (Siape 1261454) – docente do curso de Agronomia (convidada) - Titular;
III - Profa. Dra. Larissa Canhadas Bertan (Siape 1755905) – docente do curso de Engenharia de Alimentos (convidada);
IV - Prof. Dr. Thiago Bergler Bitencourt (Siape 1768806) - Coordenador Acadêmico do Campus Laranjeiras do Sul;
V - Jaíne do Amaral Pare (Matrícula 1712310020), bolsista do grupo PET/Conexões de Saberes
Políticas Públicas e Agroecologia.
Data do ato: Chapecó-SC, 13 de julho de 2020.
Data de publicação: 13 de julho de 2020.
Jeferson Saccol Ferreira
Pró-reitor de Graduação