RESOLUÇÃO Nº 2/CCACL/UFFS/2021
A Coordenação do Curso de Graduação em Agronomia - Bacharelado – Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º Incluir o Componente Curricular GCA140 – Desenvolvimento Rural no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2010, em extinção, do Curso de Agronomia, conforme ementa abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCA140 |
DESENVOLVIMENTO RURAL |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Compreensão do desenvolvimento a partir do enfoque territorial e das dinâmicas do meio ambiente. Uso de indicadores de sustentabilidade para o planejamento do desenvolvimento rural sustentável. Teorias, conceitos e evolução do pensamento sobre o desenvolvimento rural. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar os principais elementos teóricos relativos à evolução da compreensão do desenvolvimento rural. Caracterizar os sistemas agrários e de produção e estabelecer sua relação com as características socioeconômicas, ambientais e culturais. Aprimorar conceitos e medidas sobre sustentabilidade, desenvolvimento e ruralidade. Avaliar indicadores, caracterizá-los e identificar suas potencialidades num contexto de desenvolvimento rural. Estudar experiências de planejamento do desenvolvimento dos territórios rurais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
ABRAMOVAY, R. Desenvolvimento Rural Territorial e Capital Social. In: SABOURIN, E.; TEIXEIRA, O. (Org.). Planejamento do Desenvolvimento dos Territórios Rurais – Conceitos, controvérsias e experiências. Brasília: UFPB/CIRAD/EMBRAPA, 2002. p. 113-128. FAVARETO, A. Paradigmas do desenvolvimento rural em questão – do agrário ao territorial. São Paulo: Iglu/Fapesp, 2007. KAGEYAMA, A. Desenvolvimento Rural: conceito e medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 21, n. 3, p. 379-408, set./dez. 2004. ROMEIRO, A. R. Meio ambiente e dinâmica de inovações na agricultura. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1998. 277 p. VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de janeiro: Garamond, 2010. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2007. ALMEIDA, J.; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. SCHNEIDER, S. A pluriatividade como estratégia de reprodução social da agricultura familiar no Sul do Brasil. Estudos, sociedade e agricultura. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2001. VEIGA, J E. Indicadores de sustentabilidade. Estudos Avançados, n. 68, jan.-abr. de 2010. VEIGA, J E. O desenvolvimento agrícola: uma visão histórica. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2007. |
Art. 2º O CCR em questão já compõe a Matriz Curricular 2017 do Curso de Agronomia.
JULIANE LUDWIG
Coordenadora do Curso de Graduação em Agronomia - Bacharelado
Data do ato: Cerro Largo-RS, 14 de abril de 2021.
Data de publicação: 16 de abril de 2021.
Juliane Ludwig
Coordenadora do Curso de Graduação em Agronomia do Campus Cerro Largo