RESOLUÇÃO Nº 1/CCCBLCL/UFFS/2022
Art. 1º Incluir no rol de Componentes Curriculares Optativos do Projeto Pedagógico do Curso versão 2018, os componentes curriculares conforme segue:
Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura |
Atividades (em horas) |
Total de Horas |
Pré-requisitos |
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Aulas presenciais |
Estágio |
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Nº |
Domínio |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Teórica |
Prática |
PCCr |
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CX |
GCH300 |
Fundamentos Sócioantropológicos da Educação |
2 |
2 |
0 |
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DC |
GCH291 |
Introdução ao pensamento social |
4 |
4 |
0 |
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ES |
GEX230 |
Química Orgânica |
3 |
3 |
0 |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Teórica |
Prática |
Horas |
GCH300 |
FUNDAMENTOS SÓCIO |
2 |
0 |
30 |
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EMENTA |
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Educação como processo social. Educação e sociedade no pensamento socioantropológico clássico. Educação e sociedade no pensamento socioantropológico contemporâneo. |
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OBJETIVO |
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Compreender as contribuições das ciências sociais à análise da educação enquanto processo social, construído em contextos específicos e a partir da interação de sujeitos concretos. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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COSTA, Luis Dias da Culturas e escola: sociologia da educação na formação de professores. Lisboa: Horizontes, 1997. QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. TURA, Maria de Lourdes Rangel (Org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2002 |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Brasília: Ed. UNB; São Paulo: Martins Fontes, 1987. COSTA, Maria Cristina C. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966. FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986. MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia uma introdução. São Paulo: Atlas, 2001. |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Teórica |
Prática |
Horas |
GCH291 |
INTRODUÇÃO AO |
4 |
4 |
0 |
60 |
EMENTA |
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Cultura e processos sociais: senso comum e desnaturalização. Fundamentos do pensamento sociológico, antropológico e político clássico e contemporâneo |
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OBJETIVO |
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Proporcionar aos estudantes o contato com as ferramentas conceituais e teóricas que lhes permitam interpretar e analisar científica e criticamente os fenômenos sociais, políticos e culturais. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. LALLEMENT, M. História das ideias sociológicas: das origens a Max Weber. Petrópolis:Vozes, 2005. LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988. QUINTANERO, T.; BARBOSA, M.; OLIVEIRA, M. Um toque de clássicos. 2. ed. BeloHorizonte: UFMG, 2010. TEIXEIRA, A. (Org.). Utópicos, heréticos e malditos. São Paulo/Rio de Janeiro: Record, 2002 |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ADORNO, T. Introdução à sociologia. São Paulo: Unesp, 2008. CORCUFF, P. As novas sociologias: construções da realidade social. Bauru: EDUSC,2010. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GIDDENS, A.; TURNER, J. (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999. LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Buenosaires: CLACSO, 2005. LEVINE, D. N. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994. OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. (Org.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Teórica |
Prática |
Horas |
GEX230 |
QUÍMICA ORGÂNICA |
3 |
3 |
0 |
45 |
EMENTA |
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Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos. Compostos aromáticos. Estereoquímica. Acidez e basicidade de compostos orgânicos. Reações de substituição e eliminação alifática. Reações de substituição eletrofílica aromática. Reações de compostos carbonílicos e carboxílicos. |
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OBJETIVO |
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Proporcionar aos estudantes o conhecimento básico sobre as principais funções orgânicas, para que os mesmos sejam capazes de relacionar as estruturas das substâncias orgânicas com suas correspondentes propriedades físicas e químicas. Fazer uso de instrumentos culturais como a fala, a escrita e a leitura como mecanismos para a transposição didática no decorrer do semestre, numa relação entre os conteúdos e a educação básica. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALLINGER, N.; CAVA, M. P.; JONGH, D. C. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1976. MCMURRY, J. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1997. SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2005. VOLHARDT, K. P. C. Química Orgânica: Estrutura e função. Porto Alegre: Bookman, 2004. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAMPOS, M. M. Fundamentos de Química Orgânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1997. MORRINSON, R.; BOYD, R. Química Orgânica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, |
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura do Campus Cerro Largo RS, 1ª Sessão Ordinária, em 21 de fevereiro de 2022.
Data do ato: Cerro Largo-RS, 08 de março de 2022.
Data de publicação: 25 de março de 2022.
Nessana Dartora
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo