RESOLUÇÃO Nº 1/CCCBLCL/UFFS/2022

Inclusão de Componentes Curriculares Optativos no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Matriz 2019.

A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata Nº 01/CCCBL-CL/UFFS/2022, de 21 de fevereiro de 2022 (da 1ª Reunião Ordinária de 2022) e no uso de suas atribuições legais,


RESOLVE:

Art. 1º Incluir no rol de Componentes Curriculares Optativos do Projeto Pedagógico do Curso versão 2018, os componentes curriculares conforme segue:

Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura
Campus Cerro Largo

Atividades (em horas)

 

Total de Horas

Pré-requisitos

Aulas presenciais

 

Estágio

Domínio

Código

Componente Curricular

Créditos

Teórica

Prática

PCCr

 

CX

GCH300

Fundamentos Sócioantropológicos da Educação

2

2

0

       
 

DC

GCH291

Introdução ao pensamento social

4

4

0

       
 

ES

GEX230

Química Orgânica

3

3

0

       

 


Código

Componente Curricular

Créditos

Teórica

Prática

Horas

GCH300

FUNDAMENTOS SÓCIO
ANTROPOLÓGICOS DA
EDUCAÇÃO

 

2

0

30

EMENTA

Educação como processo social. Educação e sociedade no pensamento socioantropológico clássico. Educação e sociedade no pensamento socioantropológico contemporâneo.

OBJETIVO

Compreender as contribuições das ciências sociais à análise da educação enquanto processo social, construído em contextos específicos e a partir da interação de sujeitos concretos. 

REFERÊNCIAS BÁSICAS

COSTA, Luis Dias da Culturas e escola: sociologia da educação na formação de professores. Lisboa: Horizontes, 1997.

QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

TURA, Maria de Lourdes Rangel (Org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2002

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Brasília: Ed. UNB; São Paulo: Martins Fontes, 1987.

COSTA, Maria Cristina C. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997.

FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966. FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia uma introdução. São Paulo: Atlas, 2001.

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Teórica

Prática

Horas

GCH291

INTRODUÇÃO AO
PENSAMENTO SOCIAL

4

4

0

60

EMENTA

Cultura e processos sociais: senso comum e desnaturalização. Fundamentos do pensamento sociológico, antropológico e político clássico e contemporâneo

OBJETIVO

Proporcionar aos estudantes o contato com as ferramentas conceituais e teóricas que lhes permitam interpretar e analisar científica e criticamente os fenômenos sociais, políticos e culturais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LALLEMENT, M. História das ideias sociológicas: das origens a Max Weber. Petrópolis:Vozes, 2005.

LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

QUINTANERO, T.; BARBOSA, M.; OLIVEIRA, M. Um toque de clássicos. 2. ed. BeloHorizonte: UFMG, 2010.

TEIXEIRA, A. (Org.). Utópicos, heréticos e malditos. São Paulo/Rio de Janeiro: Record, 2002

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ADORNO, T. Introdução à sociologia. São Paulo: Unesp, 2008.

CORCUFF, P. As novas sociologias: construções da realidade social. Bauru: EDUSC,2010.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GIDDENS, A.; TURNER, J. (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.

LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Buenosaires: CLACSO, 2005.

LEVINE, D. N. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. (Org.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Teórica

Prática

Horas

GEX230

QUÍMICA ORGÂNICA

3

3

0

45

EMENTA

Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos. Compostos aromáticos. Estereoquímica. Acidez e basicidade de compostos orgânicos. Reações de substituição e eliminação alifática. Reações de substituição eletrofílica aromática. Reações de compostos carbonílicos e carboxílicos.

OBJETIVO

Proporcionar aos estudantes o conhecimento básico sobre as principais funções orgânicas, para que os mesmos sejam capazes de relacionar as estruturas das substâncias orgânicas com suas correspondentes propriedades físicas e químicas. Fazer uso de instrumentos culturais como a fala, a escrita e a leitura como mecanismos para a transposição didática no decorrer do semestre, numa relação entre os conteúdos e a educação básica.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALLINGER, N.; CAVA, M. P.; JONGH, D. C. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1976.

MCMURRY, J. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1997.

SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

VOLHARDT, K. P. C. Química Orgânica: Estrutura e função. Porto Alegre: Bookman, 2004.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAMPOS, M. M. Fundamentos de Química Orgânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1997.
COSTA, P. R. R.; FERREIRA, V. F.; ESTEVES, P. M. 
Ácidos e bases em Química
Orgânica
. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MORRINSON, R.; BOYD, R. Química Orgânica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
1995

 

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura do Campus Cerro Largo RS, 1ª Sessão Ordinária, em 21 de fevereiro de 2022.

 

Data do ato: Cerro Largo-RS, 08 de março de 2022.
Data de publicação: 25 de março de 2022.

Nessana Dartora
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo