RESOLUÇÃO Nº 15/CCCC CH/UFFS/2024

Delibera acerca da inclusão de CCRs optativos na Matriz Curricular do PPC do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado - Campus Chapecó.

A coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação - Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº8 de 02 de Outubro de 2024,

DELIBERA:

Art. 1º Incluir no item "8.2 Componentes curriculares optativos" do PPC do curso de Ciência da Computação os componentes curriculares:

Código

Componente Curricular

Créditos

Horas

GEX1163

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

04

60

EMENTA

Introdução ao Curso de Ciência da Computação e à Universidade Federal da Fronteira Sul: principais estruturas e regulamentos. Introdução à área da Computação: inserção e desenvolvimento profissional, carreira acadêmica e técnica, tecnologias e seus impactos nas relações Étnico-Raciais e culturais. Conhecimentos e comandos básicos em sistemas operacionais abertos. Fundamentos básicos da Computação: história, principais componentes de hardware e software, sistemas de numeração, aritmética binária e suas operações. Principais ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento e versionamento de código.

OBJETIVO

Conhecer o Curso de Ciência da Computação e a Universidade Federal da Fronteira Sul, identificar a área de atuação do profissional da Computação na sociedade, reconhecer os componentes básicos de um computador (hardware e software) e utilizar as ferramentas e tecnologias fundamentais do Curso e da área.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Pearson, 2010.

GUIMARÃES, Carlos Henrique Costa. Sistemas de Numeração: aplicação em computadores digitais. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BARTH, Frederik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF- FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Frederik Barth. São Paulo: Editora da UNESP, 1998. p 185-228

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário/Câmara de Graduação. Resolução nº 40/2022, de 12 de dezembro de 2022. Dispõe sobre o Regulamento da Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: CONSUNI/Câmara de Graduação, 2022. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atosnormativos/resolucao/consunicgae/2022-0040.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Curso de Ciência da Computação do Campus Chapecó. PPC nº 3/2023. Dispõe sobre o Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Ciência da Computação - Bacharelado. Chapecó: CCCCCH/UFFS, 2023. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccccch.

FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G. P.; PERES, Fernando E. Introdução à ciência da computação. 2. ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

ALCALDE LANCHARRO, Eduardo; GARCIA LOPEZ, Miguel; PENUELAS FERNANDEZ, Salvador. Informática básica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004.

MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Horas

GEX1164

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB

04

60

EMENTA

Introdução à Web: histórico, estrutura e funcionamento. Desenvolvimento front-end para a Web: páginas estáticas com HTML e CSS. Conceitos sobre responsividade, acessibilidade e usabilidade em sistemas Web. Introdução a linguagem Javascript e a frameworks CSS.

OBJETIVO

Compreender e aplicar os fundamentos básicos relativos ao funcionamento e à codificação de páginas Web.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DUCKETT, Jon. HTML & CSS: projete e construa websites. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

DUCKETT, Jon. Javascript & jQuery: desenvolvimento de interfaces web interativas. Rio de Janeiro, Alta Books, 2016.

SILVA, Maurício Samy. Fundamentos de HTML5 e CSS3. 1. ed. [s.l]: Novatec, 2015.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FREEMAN, Elisabeth; FREEMAN, Eric. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2.
ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008. (Use a cabeça!)

POWERS, Shelley. Learning JavaScript. 2. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly, 2008.

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Horas

GEX1165

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

04

60

EMENTA

Conceito e construção de algoritmos. Tipos básicos de dados. Operadores. Expressões e diretivas. Comandos condicionais e de repetição. Vetores e matrizes. Funções. Estruturas.

OBJETIVO

Desenvolver o raciocínio lógico para a implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

LOPES, A.; GARCIA, G. Introdução à Programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

VILARIM, G. Algoritmos: Programação para Iniciantes. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.

FORBELLONE, A.; EBERSPACHER, H. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

LOPES, A.; GARCIA, G. Introdução à Programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

ARAÚJO, E. C. Algoritmos: Fundamentos e Prática. 3. ed. ampl. e atual. Florianópolis: Visual Books, 2007.

BORATTI, I. C. Introdução à Programação: Algoritmos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.

SANTOS, Marcela Gonçalves dos. Algoritmos e programação. Porto Alegre: SAGAH 2018.



Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único, do art. 4º, do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Chapecó-SC, 08 de outubro de 2024.
Data de publicação: 14 de outubro de 2024.

Braulio Adriano de Mello
Coordenador do Curso de Graduação em Ciência da Computação do Campus Chapecó