RESOLUÇÃO Nº 8/CCENFCH/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2010 do Curso de Enfermagem do Campus Chapecó

A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA 3ª Reunião Extraordinária CCENF/UFFS/2023 de 29 de maio de 2023, e considerando:

  1. a proposição de novos componentes curriculares (CCRs) no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem Matriz 2025;

  2. o período de tramitação interna UFFS para aprovação do referido PPC;

  3. o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2024/2025, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;

  4. a urgência na oferta de CCRs propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes desde 2023;

  5. o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir os Componentes Curriculares abaixo relacionados, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2010, do Curso de Enfermagem, conforme ementários:

 

Curso de graduação em Enfermagem – Bacharelado

Campus Chapecó

Atividadesa

Total de

Horas

Aulas presenciais

Aulas

Extensionista

Código

Componente Curricular

GSA0493

Fundamentos do Cuidado Psicossocial e da Clínica em Álcool e Outras Drogas

60

 

60

GSA0494

Gestão do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem

45

15

60

GSA0495

Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Homem nos diferentes Ciclos da Vida

45

15

90

GSA171

Atenção à Saúde: epidemiologia e bioestatística

60

 

60

Parágrafo único – O componente GSA171 Atenção à Saúde: epidemiologia e bioestatística tem como pré-requisito o componente GEX006 Estatística básica.

Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GSA0493

Fundamentos do Cuidado Psicossocial e da Clínica em Álcool e Outras Drogas

60

EMENTA

Aspectos éticos e políticas de saúde. Política para a Atenção Integral aos usuários de álcool e outras drogas. O cuidado de enfermagem centrado na pessoa. Estrutura e técnicas do Relacionamento Interpessoal e tecnologias leves de cuidado psicossocial. O uso e abuso de álcool e outras drogas. Aspectos culturais relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Modalidades de tratamento para uso nocivo para saúde e síndrome de dependência. Epidemiologia do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Efeitos fisiológicos das drogas no organismo. Respeito à autonomia e dignidade humana no manejo clínico e desenvolvimento do raciocínio clínico e aplicação do Processo de Enfermagem, junto aos indivíduos que consomem substâncias psicoativas Instrumentos de avaliação de padrão de uso de drogas. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Ético políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos.

OBJETIVO

Objetivo Geral: Instrumentalizar os estudantes a respeito dos fundamentos e estratégias necessárias para o desenvolvimento do cuidado psicossocial, raciocínio clinico, aplicação do raciocínio clínico para o processo de enfermagem aos indivíduos em uso e abuso de álcool e outras drogas, com base no modelo de cuidado enfermagem centrado na pessoa e relacionamento interpessoal.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DIEHL, Alessandra; CORDEIRO, Daniel Cruz; LARANJEIRA, Ronaldo (org.). Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 6. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

TOWNSEND, Mary C.; MORGAN, Karyn I. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidados na pratica baseada em evidencias. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM - 5 . 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BARRETO, Selene Franco; PINTO, Luiz Guilherme da Rocha (org.). Dependência química: uma história a se tratar. Rio de Janeiro: MedBook, 2022.

PEPLAU, Hildegard E. Selected works: interpersonal theory in nursing. London: Bloomsbury Academic, 1994.

RIBEIRO, Maurides de Melo. Drogas e redução de danos: os direitos das pessoas que usam drogas. São Paulo: Saraiva, 2013. E-book.

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GSA0494

Gestão do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem

60

EMENTA

Aspectos éticos e políticas de saúde. Gestão do trabalho. Educação Permanente e Educação continuada como estratégias para gestão e gerenciamento de políticas e coletivos. Gestão de pessoas: atribuições da equipe de enfermagem, dimensionamento, recrutamento e seleção de profissionais, avaliação de desempenho e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Gestão de instrumentos de enfermagem (POP’s, manuais, normas técnicas, RDCs). Habilidades exigidas dos profissionais para o futuro: Liderança, comunicação, trabalho em equipe e conflitos. Marcos conceituais da Quarta Revolução Industrial. Competências técnicas (Hard Skils). Competências emocionais e sociais (Soft Skils). Inteligência Emocional para o processo de trabalho.. Tipos de Inovação. Empreendedorismo. Mudanças nas relações de trabalho. Características empreendedoras. Métodos Ágeis para desenvolvimento e ativação de ideias, Health Techs e o mercado brasileiro. Vivência de desenvolvimento de ideias e seminários com empreendedores enfermeiros. Marketing Digital e Mídias Sociais. Contempla Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Ético políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos.

OBJETIVO

Aprofundar os diferentes conceitos relacionados à Gestão do trabalho, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e Enfermagem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4. ed. Barueri: Manole, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol J.; MAGALHÃES, Ana Maria Müller de; CHAVES, Enaura Helena Brandão. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

TOSTA, Humberto Tonani et al. (org.). A Educação empreendedora na Universidade Federal da Fronteira Sul Florianópolis, SC: Trem da Ilha, 2021. E-book.

PEREIRA NETO, André; FLYNN, Matthew B (org.). Internet e saúde no Brasil: desafios e tendências. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.

BLANK, Steve; DORF, Bob. Startup: manual do empreendedor o guia passo a passo para construir uma grande companhia. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de saúde digital para o Brasil 2020-2028. Brasília, 2020. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. São Paulo: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

KURCGANT, Paulina (org.). Gerenciamento em enfermagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

LOTTENBERG, Claudio; SILVA, Patrícia Ellen da; KLAJNER, Sidney. A revolução digital na saúde: como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. São Paulo: Editora dos Editores, 2019.

SCHESTATSKY, Pedro. Medicina do amanhã: Como a genética, o estilo de vida e a tecnologia juntos podem auxiliar na sua qualidade de vida. São Paulo: ‎Gente

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GSA0495

Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Homem nos diferentes Ciclos da Vida

90

EMENTA

Aspectos éticos e políticas de saúde. Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da mulher. Política Nacional de Saúde do Homem. Política Nacional de Planejamento Familiar. Saúde sexual e reprodutiva feminina e masculina; gametogênese e fertilização; gênero, prevenção de violências e agravos. Cuidados de Enfermagem centrado nos diferentes ciclos da vida do homem, da mulher no ciclo não gravídico e da família. Planejamento Familiar. Desenvolvimento do raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem. Principais condições crônicas e agudas relacionadas à saúde do homem e da mulher; prevenção do câncer de mama, de tumores ginecológicos e das infecções sexualmente transmissíveis. Cuidado de Enfermagem no climatério, menopausa e andropausa. Contempla Atividades Práticas em Laboratório e Serviços de Saúde e Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Ético políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos.

OBJETIVO

Proporcionar ao estudante o aprendizado sobre à saúde da mulher e do homem frente às ações de promoção, prevenção, terapêutica e reabilitação no processo de cuidado.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BARROS, Sonia Maria Oliveira de (org). Enfermagem obstétrica e ginecológica: guia para a prática assistencial. 2. ed. São Paulo: ROCA, 2009.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. 871 p. (Saúde em debate ; 170).

HELMAN, Cecil. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 431 p.

MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PASSOS, Eduardo Pandolfi, et al. (org.). Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BANKOWSKI, Brandon J.; SAVARIS, Ricardo. Manual de ginecologia e obstetrícia do Johns Hopkins. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de. Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 440 p.

COHEN, Barbara; WOOD, Dena Lin. O corpo humano na saúde e na doença. 9. ed. Barueri: Manole, 2002.

KAROUN, M.; SOUZA, R. Tratado de adolescência: um estudo multidisciplinar. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1991.

SADLER, T. W. Langman: embriologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

SCHOENWOLF, G. C.; BLEYL, S. B.; BRAUER, P. R.; FRANCIS-WEST, P. H. Larsen. Embriologia humana. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GSA 171

Atenção à Saúde: epidemiologia e bioestatística

60

EMENTA

Princípios da Epidemiologia. Medidas de frequência e associação em Epidemiologia. Tipos e características de estudos epidemiológicos. Técnicas de informática aplicadas à saúde e aos métodos epidemiológicos de estudo. Noções básicas de bioestatística. Métodos bioestatísticos para análise e interpretação de dados em saúde. Medicina Baseada em Evidência e pirâmide da evidência científica. Avaliação de Testes Diagnósticos

OBJETIVO

Desenvolver um processo educativo-reflexivo para compreensão e utilização da epidemiologia e da bioestatística na atenção de saúde e em estudos científicos, visando à utilização dessas ferramentas na orientação do planejamento, execução e avaliação da atenção à saúde.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M.L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

HULLEY, S.B.; et al. Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

MEDRONHO, R.A. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

VIEIRA, Sonia. Introdução à Bioestatística. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à epidemiologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

ROUQUAYROL, M.Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e saúde. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

FLETCHER, R.; FLETCHER, S. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 5ª ed Porto Alegre: Artmed, 2014.

JEKEL, J.F.; KATZ, D.L.; ELMORE, J.G. Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PEREIRA, J.C.R. Bioestatística em outras palavras. São Paulo: Edusp, 2010.

PAGANO, Marcelo; GAUVREAU, Kimberlee. Princípios de Bioestatística. Tradução: Luiz Sérgio de Costa Paiva. Revisão Técnica: Lúcia Pereira Barroso. São Paulo: Centage Learning, 2013. 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Chapecó-SC, 03 de dezembro de 2024.
Data de publicação: 03 de dezembro de 2024.

Denise Consuelo Moser Aguiar
Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó