RESOLUÇÃO Nº 4/CCLHER/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2012 do Curso de História – Licenciatura do Campus Erechim.

A Coordenação do Curso de Graduação em História – Licenciatura do Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 8º Reunião de 12 de novembro de 2024, e considerando:

  1. a urgência da elaboração do Plano de Matrícula para vinculação dos ingressantes do processo seletivo 2025.1;

  2. a oferta de CCR’s que não estão no rol de componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2012;

     

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir os Componentes ANTROPOLOGIA III, EDUCAÇÃO COMPARADA, TÓPICOS ESPECIAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS I e TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E FEMINISMO B no rol de CCR’s optativos da Matriz Curricular 2012, do Curso de História – Licenciatura, conforme quadros de ementários abaixo:

 

a) ANTROPOLOGIA III:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH660

ANTROPOLOGIA III

04

60

EMENTA

Desdobramentos e apropriações da história e teoria antropológicas; temas e universos de pesquisa antropológica; perspectivas antropológicas contemporâneas; antropologias do mundo.

OBJETIVO

Apresentar as principais inovações teóricas e conceituais com relação aos conceitos fundamentais da antropologia, discutindo e situando as diferentes perspectivas emergentes na história e nas linhagens do pensamento antropológico.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura entre aspas. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

CHATERJEE, Partha. Colonialismo, modernidade e política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/FAPERJ, 2002.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.

STRATHERN, Marilyn. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas: Ed. Unicamp, 2006.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

RIBEIRO, G. L.; ESCOBAR, A. (Org.). Antropologias mundiais: transformações da disciplina em sistemas de poder. Brasília: Editora da UnB/LetrasLivres, 2012.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro:

Civilização brasileira, 2003.

DESCOLA, Phillipe. As lanças do crepúsculo. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

ESCOBAR, Arturo. Más allá del tercer mundo: globalización y diferencia. Bogotá: ICANH, 2005.

FISCHER, Michael. Futuros antropológicos: redefinindo a cultura na era tecnológica. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

SAHLINS, Marshall. Esperando Foucault, ainda. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

TADEU, T. (Org.); HARAWAY, D.; KUNZRU, H. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009


b) EDUCAÇÃO COMPARADA:


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1153

EDUCAÇÃO COMPARADA

04

60

EMENTA

Histórico da Educação comparada. Enfoques teóricos e metodológicos dos estudos comparados em educação. Características e tendências nos estudos comparados em educação. Comparação de sistemas educacionais.

OBJETIVO

Compreender a educação comparada como campo de estudo e pesquisa, identificar conceitos básicos e diferentes possibilidades de método e análise para realização de estudos de natureza comparativa e conhecer diferentes realidades de educação no país e no mundo.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BONITATIBUS, Suely Grant. Educação Comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU, 1989.

BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (orgs.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015.

COWEN, Robert, KAZAMIAS, Andreas M. ULTERHALTER, Elaine (orgs.) Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. V. 1 e v.2. Brasília: UNESCO, CAPES, 2012.

SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINEZ, Silvia Alicia (orgs.). Educação Comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AMARAL, Marcelo Parreira do. Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade. RBEP(online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 259-281, maio/ago. 2015.

CABALLERO, A et al. Investigación en Educación Comparada: Pistas para investigadores noveles. RELEC, Buenos Aires, a 7, nº9, 2016, p. 39-56.

FERREIRA, António Gomes. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educ. e Realidade, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.

FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educ.&Soc., ano 21, n. 72, ago. 2000.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Educação comparada. Organiz. Ruy Lourenço Filho, Carlos Monarcha. 3 ed. Brasília: INEP/MEC, 2004.

MALET, R. Do estado-nação ao espaço-mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada.. Educ. & Soc., v. 25, n. 89, set./dez. 2004, p. 1301-1332.

MARCONDES, Martha Aparecida Santana. Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações. ECCOS, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 139-163, jun. 2005.

SCHRIEWER, Jurgen. Sistema mundial e inter-relacionamento de redes: a internacionalização da educação e o papel da pesquisa comparativa. RBEP, Brasília, v.76, n.182/183, jan./jun, 1995, p.241-304.

SOUZA, Rosa Fátima de. Cruzando fronteiras regionais: repensando a história comparada da educação em âmbito nacional. RBE, Rio de Janeiro, v. 21 n. 67 out.-dez. 2016, p.833-850.


c) TÓPICOS ESPECIAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS I:


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH724

TÓPICOS ESPECIAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS I

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ensino no curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

OBJETIVO

Aprofundar reflexivamente uma dimensão da prática de ensino em Ciências Sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

 

 

d) TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E FEMINISMO B:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1604

TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E FEMINISMO B

04

60

EMENTA

A ser definida pelo colegiado.

OBJETIVO

A ser definida pelo colegiado.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A ser definida pelo colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A ser definida pelo colegiado.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Data do ato: Erechim-RS, 26 de novembro de 2024.
Data de publicação: 26 de novembro de 2024.

Renan Santos Mattos
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Erechim