RESOLUÇÃO Nº 5/CCLHER/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Estrutura Curricular 2012 do Curso de História do Campus Erechim - RS.

A Coordenação do Curso de Graduação em História do Campus Erechim-RS, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 8ª Reunião CCLH-ER/UFFS/2024 de 12 de novembro de 2024, e considerando:

  1. a proposição de novos componentes curriculares (CCR’s) no Projeto Pedagógico do Curso de História Matriz 2012;

  2. o período de tramitação interna da UFFS para aprovação do referido PPC;

  3. o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2024/2025, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;

  4. a urgência na oferta de CCR’s propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes desde 2023;

  5. o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCR’s Optativos da Estrutura Curricular 2012, do Curso de História, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em História – Licenciatura

Campus Erechim

Atividades

Total de

Horas

Aulas presenciais

Aulas

Extensionista

Código

Componente Curricular

GCH1991

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E A PRÁTICA DOS HISTORIADORES I

30

90

120

 

Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1991

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E A PRÁTICA DOS HISTORIADORES I

120

EMENTA

Formação do historiador, o conhecimento histórico e a sociedade. O historiador e seus públicos. Propostas de extensão sobre o conhecimento histórico e a história da América.

OBJETIVO

 

Promover o debate sobre as possibilidades de extensão da formação do licenciado em história.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

COSTA, Aryana Lima. A extensão na formação de profissionais de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p. 35-53, 2010.

MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, vol. 37, n. 74, 2017.

NEVES, Joana. Participação da comunidade, ensino de história e cultura histórica. Saeculum: revista de História, João Pessoa: DH/PPGH/UFPB, n.6/7, p.35-47, jan.-dez. 2000/20.

SCHMIDT, Benito Bisso. Conhecimento histórico e diálogo social. Revista Brasileira de História (Online), v. 34, p. 325-345, 2014.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALVES, Ronaldo Cardoso. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Espaço Pedagógico. Passo Fundo: UPF, v. 21, p. 274-287, 2014.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: A constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.

FERREIRA, Marieta Moraes; OLIVEIRA, Margarida Dias de (Org.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2019, p. 66-71.

GIL, Carmem Zeli de Vargas Gil (og). Da Vila Dique ao Porto Novo: extensão popular, rodas de memórias e remoções urbanas. São Leopoldo: Oikos, 201

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo; SANTHIAGO, Ricardo (Org.) História Pública no Brasil - Sentidos e Itinerários. Belo Horizonte: Letra & Voz, 2016.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. “História Pública: um desafio democrático aos historiadores”. In: REIS, Tiago Siqueira (Orgs). Coleção História do Tempo Presente: volume 2. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

SCHMIDT, Benito Bisso. Complexificando a interseccionalidade: Perspectivas queer sobre o mundo do trabalho. Revista Mundos do Trabalho (online), v. 10, p. 31-41, 2019


Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Data do ato: Erechim-RS, 12 de novembro de 2024.
Data de publicação: 27 de novembro de 2024.

Renan Santos Mattos
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Erechim