RESOLUÇÃO Nº 5/CCLHER/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em História do Campus Erechim-RS, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 8ª Reunião CCLH-ER/UFFS/2024 de 12 de novembro de 2024, e considerando:
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a proposição de novos componentes curriculares (CCR’s) no Projeto Pedagógico do Curso de História Matriz 2012;
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o período de tramitação interna da UFFS para aprovação do referido PPC;
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o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2024/2025, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;
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a urgência na oferta de CCR’s propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes desde 2023;
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o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCR’s Optativos da Estrutura Curricular 2012, do Curso de História, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em História – Licenciatura Campus Erechim |
Atividades |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Aulas |
Extensionista |
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Código |
Componente Curricular |
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GCH1991 |
SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E A PRÁTICA DOS HISTORIADORES I |
30 |
90 |
120 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1991 |
SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E A PRÁTICA DOS HISTORIADORES I |
120 |
EMENTA |
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Formação do historiador, o conhecimento histórico e a sociedade. O historiador e seus públicos. Propostas de extensão sobre o conhecimento histórico e a história da América. |
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OBJETIVO
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Promover o debate sobre as possibilidades de extensão da formação do licenciado em história. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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COSTA, Aryana Lima. A extensão na formação de profissionais de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p. 35-53, 2010. MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, vol. 37, n. 74, 2017. NEVES, Joana. Participação da comunidade, ensino de história e cultura histórica. Saeculum: revista de História, João Pessoa: DH/PPGH/UFPB, n.6/7, p.35-47, jan.-dez. 2000/20. SCHMIDT, Benito Bisso. Conhecimento histórico e diálogo social. Revista Brasileira de História (Online), v. 34, p. 325-345, 2014. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALVES, Ronaldo Cardoso. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Espaço Pedagógico. Passo Fundo: UPF, v. 21, p. 274-287, 2014. FERREIRA, Marieta de Moraes. A história como ofício: A constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013. FERREIRA, Marieta Moraes; OLIVEIRA, Margarida Dias de (Org.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2019, p. 66-71. GIL, Carmem Zeli de Vargas Gil (og). Da Vila Dique ao Porto Novo: extensão popular, rodas de memórias e remoções urbanas. São Leopoldo: Oikos, 201 MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo; SANTHIAGO, Ricardo (Org.) História Pública no Brasil - Sentidos e Itinerários. Belo Horizonte: Letra & Voz, 2016. ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. “História Pública: um desafio democrático aos historiadores”. In: REIS, Tiago Siqueira (Orgs). Coleção História do Tempo Presente: volume 2. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. SCHMIDT, Benito Bisso. Complexificando a interseccionalidade: Perspectivas queer sobre o mundo do trabalho. Revista Mundos do Trabalho (online), v. 10, p. 31-41, 2019 |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Data do ato: Erechim-RS, 12 de novembro de 2024.
Data de publicação: 27 de novembro de 2024.
Renan Santos Mattos
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Erechim